Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Prefeito Maurício Ferreira lamenta adiamento de Ato de Entrega de Escrituras a famílias de União do Norte

Prefeito cumpre decisão e diz que oposição continua emperrando o crescimento da cidade de Peixoto de Azevedo

Prefeito Maurício Ferreira lamenta adiamento de Ato de Entrega de Escrituras a famílias de União do Norte
Foto: Prefeito Maurício Ferreira

O Prefeito de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira de Souza, concedeu entrevista e lamentou o adiamento do ato de entrega de Títulos Definitivos de Propriedade (Escrituras) que nesta etapa contemplaria 42 famílias que aguardam a mais de 30 anos o acesso ao documento de seus terrenos no Núcleo Urbano do Distrito União do Norte, o maior Projeto de Assentamento da América Latina, hoje com mais de 12.000 habitantes.

O gestor peixotense disse que o Ministério Público Estadual moveu uma ação, depois de receber denúncias via whatsapp dizendo que o evento ocasionaria aglomeração na sede da Uninorte, as margens da MT-322, onde existe um amplo pavilhão.

“Nós tomamos todas as precauções e seguimos todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e de nosso próprio Decreto Municipal com relação ao distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel, higienização do ambiente, não contato físico e outras medidas preventivas ao novo coronavírus. Isso sem contar que o evento não seria aberto ao público, e sim exclusivamente aos beneficiários. Mas, a Promotoria de Justiça recebeu a denúncia e cumpriu seu papel, obtendo decisão favorável do Poder Judiciário para o cancelamento temporário do ato de entregue de escrituras em União do Norte. Decisão esta que já estamos cumprindo”, disse o Prefeito Maurício Ferreira.

O Prefeito Peixotense falou que recebeu várias ligações e mensagens dos moradores do distrito, que por sua vez, disseram que as denúncias partiram daqueles que oposição a atual administração, como sendo mais uma manobra política em tempos de eleições, afim de desfazer ou desconstruir todo trabalho de regularização fundiária urbana e rural que vem sendo executado com muita responsabilidade e transparência.

“Os próprios beneficiários nos informaram isso, de forma indignada, afinal são décadas de espera para terem a escritura de seus terrenos, para poderem ter a segurança jurídica e legitimidade de posse de suas moradias. Atitudes como esta estão se tornando costumeira por parte de alguns políticos que estão pensando apenas na manutenção de seus cargos eletivos, e não no bem comum da coletividade, principalmente em se tratando de regularização fundiária. Isso é lamentável e trava o desenvolvimento e crescimento do município. Mas no momento oportuno o cidadão dará resposta a essas pseudas lideranças”, desabafou o Prefeito.

Maurício Ferreira ainda mencionou que na última sexta-feira, dia 19 de junho, alguns oposicionistas agendaram e organizaram uma reunião em uma chácara no distrito União do Norte, com a presença de um parlamentar estadual, onde a convocação foi feita por áudio no aplicativo whatsapp. A autora da gravação fez o convite para todos os membros da Comissão Pro Emancipação e chegou a mencionar que seria oferecido churrasco ao público presente.

A pauta da reunião foi a emancipação do distrito de Boa Esperança – município de Sorriso/MT e o tramitar do processo do distrito de União do Norte – município de Peixoto de Azevedo.

“Percebe-se uma nítida perseguição política a nossa administração. Em tempos de pandemia e o aumento do número de casos confirmados de coronavírus, inclusive em União do Norte, se realizar um ato visivelmente de cunho político e com oferecimento de churrasco aos participantes. Isso sim é aglomeração e injustificável. Mas a satisfação dos mesmos foi em impedir que realizássemos o ato de entrega de escrituras, mesmo sem servir um cafezinho se quer. A população deve avaliar esse tipo de postura daqueles que se dizem representantes do povo”, reclamou o Prefeito Maurício Ferreira de Souza.    

No total, 6.265 matrículas que estão em poder da prefeitura para entregar aos moradores do distrito União do Norte e esta priorização dada pela atual administração é um passo fundamental no caminho da futura emancipação político-administrativa.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Pesquisa da Exame Dados aponta aprovação de 90% da gestão em Guarantã do Norte

Realizado entre os dias 22 e 24 de novembro de 2025, o levantamento ouviu 400 moradores, utilizando metodologias e ferramentas atualizadas e confiáveis.

Pesquisa da Exame Dados aponta aprovação de 90% da gestão em Guarantã do Norte
Foto: Divulgação

Uma pesquisa quantitativa desenvolvida pela Exame Dados revelou índices amplamente positivos de aprovação da população de Guarantã do Norte em relação ao desempenho do prefeito Alberto Márcio Gonçalves (Novo) e ao plano de trabalho administrativo implementado nos primeiros 11 meses de mandato.

Realizado entre os dias 22 e 24 de novembro de 2025, o levantamento ouviu 400 moradores, utilizando metodologias e ferramentas atualizadas e confiáveis. Os entrevistados residem nos bairros 13 de Maio, Aeroporto, Centro, Cidade Nova, Cotrel, Cristo Rei, Horizonte, Jardim Cidade Nova, Jardim Araguaia, Jardim das Palmeiras, Jardim Guaranorte, Jardim Vitória, Parque do Lago, Setor Industrial e Zona Rural.

Entre os principais questionamentos aplicados no trabalho de campo, a pesquisa buscou identificar a percepção da população sobre os rumos e o direcionamento da cidade. O resultado foi expressivo: 90,50% dos entrevistados afirmaram que o município vive um momento de retomada da credibilidade político-administrativa e está no caminho certo. Apenas 1,25% avaliaram que a cidade segue na direção errada, enquanto 8,25% não souberam ou preferiram não responder.

Desde que assumiu a administração, o prefeito Márcio Gonçalves vem promovendo enfrentamentos considerados responsáveis para “colocar a Casa em Ordem”, especialmente no que diz respeito ao déficit financeiro herdado, à organização de prestações de contas inconsistentes, à manutenção das certidões negativas e à correção de distorções técnicas, políticas e administrativas. No campo político, a gestão também enfrenta resistências de parte da bancada de oposição no Legislativo Municipal, cenário que, segundo aliados do governo, acaba por restringir e retardar algumas ações governamentais, gerando conflitos considerados inoportunos para o processo de desenvolvimento do município.

Após o processamento e a análise dos dados, a pesquisa também aferiu o nível de aprovação pessoal do gestor, que atingiu 72,54%, índice considerado elevado e estratégico para a tomada de decisões, planejamento de trabalho, cumprimento de metas, definição de prioridades e, sobretudo, para a continuidade do Plano de Governo 2025–2028. O relatório conclusivo aponta ainda que 14,11% desaprovam a gestão e 13,35% não souberam ou não responderam. A pesquisa conta com margem de erro de ±4,87% e nível de confiança de 95%, assegurando a precisão estatística dos resultados.

Ao final, o estudo reforça que a maioria absoluta da população guarantaense — cerca de 90% — demonstra confiança e credibilidade na atual gestão, avaliando de forma positiva a postura e o perfil do governo e demonstrando expectativa de avanços em todos os setores públicos de Guarantã do Norte.

Ver Mais

Matupá

Novo Prédio da SMAS de Matupá é inaugura

Infraestrutura da Secretaria de Assistência Social Matupaense é uma referencia no Vale do Peixoto

Novo Prédio da SMAS de Matupá é inaugura
Foto: Inauguração

O prefeito Bruno Mena, ao lado de vereadores, secretários municipais e demais autoridades, inaugurou oficialmente o novo prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, no Bairro União, em Matupá.

A obra, executada com mais de R$ 2 milhões em recursos próprios, consolida o maior complexo de assistência social do Portal da Amazônia. A nova sede conta com recepção, gabinete da secretária, sala de oficinas, departamento de regularização fundiária e habitação, sala de reuniões, almoxarifado, coordenações de programas, salas de assistencia social e atendimento psicológico, cozinha, salão de eventos, banheiros e outros departamentos.

“O investimento garante melhores condições de trabalho aos servidores e um atendimento mais eficiente, digno e humanizado à população Matupaense”, disse a Secretária de Assistência Social, Juliana Carbonera.

Ver Mais

Mais Vistas