Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Prefeito Maurício Ferreira publica novo Decreto com medidas preventivas a Covid-19

Seguindo recomendação do MPE medidas mais severas serão tomadas para minimizar o avanço da disseminação do coronavírus em território Peixotense

Prefeito Maurício Ferreira publica novo Decreto com medidas preventivas a Covid-19
Foto: Prefeito Maurício Ferreira

DECRETO Nº 051, DE 01 DE JULHO DE 2020.

ESTABELECE NOVAS MEDIDAS TEMPORÁRIAS DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE PEIXOTO DE AZEVEDO, PARA PREVENÇÃO DOS RISCOS DE DISSEMINAÇÃO DO CORONAVÍRUS (COVID-19), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”O PREFEITO MUNICIPAL DE PEIXOTO DE AZEVEDO, ESTADO DE MATO GROSSO, SENHOR MAURICIO FERREIRA DE SOUZA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, E

Considerando a Constituição Federal e a Lei Federal nº 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus;

Considerando o crescente número de casos confirmados e suspeitos de COVID19 no Município de Peixoto de Azevedo, conforme boletins epidemiológicos publicados pela

Secretaria Municipal de Saúde;

Considerando que na data de 12 de junho de 2020, o Ministério da Saúde, no Boletim Epidemiológico nº 11, disponibilizou Matriz de Risco contendo sugestões de medidas de distanciamento social a serem implementadas de acordo com fatores de Ameaça

e Vulnerabilidade, de acordo com o coeficiente de incidência de COVID-19 por 1.000.000 de habitantes e proporção de leitos de UTI ocupados por casos de SRAG;

Considerando que na data de 12 de junho de 2020, o Governador do Estado de Mato Grosso, por meio do Decreto nº 522/2020, alterado na data de 24 de junho de 2020, pelo Decreto nº 532/2020, também instituiu classificação de risco, com adoção de diretrizes para adoção, pelos Municípios, de medidas restritivas para prevenir a disseminação da COVID-19, de acordo com Taxa de Ocupação em Leitos de UTI e Taxa de Crescimento de Contaminação;

Considerando a Notificação Recomendatória Conjunta nº 01/2020, de 28 de junho de 2020, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Município de Peixoto de Azevedo;

D E C R E T A:

Art. 1º - Ficam estabelecidas novas medidas, por prazo determinado, de prevenção e enfrentamento da propagação decorrente do Novo Coronavirus (COVID-19) no âmbito do Município de Peixoto de Azevedo, Estado de Mato Grosso.

Art. 2º - Implementação de quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos

e grupos de risco definidos pela autoridade sanitárias.

Art. 3º - Suspensão de toda ou qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração, tais como festas, reuniões, confraternizações, shows, atividades esportivas, ainda que realizadas em âmbito domiciliar e/ou espaço público.

Art. 4º - Ficam suspensas, após as 20:30 horas, as realizações de cultos, missas, cultos e de quaisquer outras atividades religiosas presenciais, inclusive no que se refere às festividades.

Art. 5º - Toque de recolher com início, no mínimo, as 21:30 horas e término até 05:00 horas, ficando vedada a circulação de pessoas no âmbito do Município de Peixoto de Azevedo, com exceção dos casos de justificado deslocamento para aos serviços essenciais e trabalho.

Art. 6º - Fica determinado que todos os estabelecimentos comerciais e de serviços, deverão encerrar as atividades até as 20:30 horas.

Parágrafo Único: Ficam excetuados das medidas deste artigo os serviços essenciais e seguintes serviços e estabelecimentos, conforme segue:

I – postos de combustíveis com exceção de suas lojas de conveniência;

II – assistência médica e hospitalar;

III – funerárias e serviços relacionados;

IV – segurança privada;

V – imprensa;

VI – profissionais da área fim da saúde;

VII – servidores públicos das áreas de fiscalização e vigilância em saúde, quando

em pleno exercício da função;

VIII – setor de hotelaria;

IX – advogados no exercício de sua profissão;

X – farmácias e drogarias.

Art. 7º - Suspensão de aulas presenciais em escolas e universidades, públicas e particulares.

Art. 8º - Fica proibido a comercialização de bebidas alcoólicas para o consumo no local, inclusive nos estabelecimentos localizados nas paralelas da Rodovia BR-163.

Art. 9º - Fica mantida a suspensão de funcionamento dos centros esportivos, boates, casas noturnas, tabacarias e congêneres.

Art. 10 - Manter o distanciamento de pelo menos 5 (cinco) metros entre barracas expostas na feira dos produtores rurais.

Art. 11 - Em realização de velórios, fica limitado o acesso e permanência no local, simultaneamente, de no máximo 10 (dez) pessoa.

Art. 12 - Aplicam-se as demais medidas vigentes para os casos que não contrarie o presente Decreto, em especial, referentes ao uso de máscaras, distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas nas áreas internas e externas dos estabelecimentos a fim de evitar contato e aglomerações, referentes a limpeza, higienização e disponibilização aos frequentadores de local para lavar as mãos com água e sabão e/ou disponibilização de álcool na concentração de 70%.

Art. 13 - O descumprimento deste Decreto será considerado infração nos termos do artigo 212 do Código de Postura e acarretará penalidades (multas) bem como ensejará em outras medidas administrativas, civis e criminais.

Art. 14 - Este decreto entra em vigor a partir de 03 a 18 de julho de 2020, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal de Peixoto de Azevedo, Estado de Mato Grosso, ao 01º dia de Julho de 2020.

 

MAURICIO FERREIRA DE SOUZA

PREFEITO MUNICIPAL

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

CONSEG Matupá viabiliza melhorias para a DEPOL

Parcerias com a Prefeitura Municipal e o Ministério Público Estadual, o conselho tem contribuído diretamente para melhorias na estrutura da Delegacia Municipal de Polícia Judiciária Civil.

CONSEG Matupá viabiliza melhorias para a DEPOL
Foto: Carlos Águia e Delegado

O Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg) de Matupá tem se destacado como um dos mais atuantes da região do Vale do Peixoto, desenvolvendo importantes ações voltadas ao fortalecimento das forças de segurança no município. Por meio de parcerias com a Prefeitura Municipal e o Ministério Público Estadual, o conselho tem contribuído diretamente para melhorias na estrutura da Delegacia Municipal de Polícia Judiciária Civil.

Entre as mais recentes ações está a entrega de equipamentos que irão auxiliar no dia a dia de trabalho dos profissionais da segurança pública, sendo 01 televisor de 43 polegadas, 01 notebook e até 01 micro-ondas para a cozinha. Os itens passam a integrar a estrutura da delegacia, oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores e contribuindo para a eficiência no atendimento à população.

As iniciativas fazem parte de um conjunto de esforços que visam fortalecer a atuação das instituições responsáveis pela segurança pública em Matupá, garantindo mais estrutura e suporte aos agentes que atuam na linha de frente do combate à criminalidade.
O presidente do Conseg, Carlos Águia, destacou a importância da união de esforços entre as instituições para garantir avanços na área da segurança.

“Nosso objetivo é contribuir para a estruturação da Delegacia de Polícia Civil e também da Companhia da Polícia Militar, oferecendo melhores condições de trabalho aos profissionais que dedicam suas vidas à proteção da sociedade. Esse trabalho só é possível graças ao apoio e parceria da Promotoria de Justiça, da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, que têm sido fundamentais para que possamos continuar investindo e fortalecendo a segurança pública em nosso município”, ressaltou o presidente.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Com 236 votos Gilson e Gabriel estarão a frente da Coogavepe

Classe garimpeira elege nova diretoria da maior cooperativa do ramo mineral do estado de Mato Grosso

Com 236 votos Gilson e Gabriel estarão a frente da Coogavepe
Foto: Comissão Eleitoral e Chapa Eleita

Neste sábado foi realizada a Assembleia Geral para eleição da diretoria da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), reunindo cooperados e autoridades para um momento importante da história da instituição.

Os cooperados foram recepcionados pela equipe de colaboradores da cooperativa e, conforme determina o regimento interno, a abertura oficial dos trabalhos foi conduzida pelo atual presidente Gilson Camboim. Na ocasião, ele apresentou a Comissão Eleitoral e declarou oficialmente iniciado o processo de votação.

Toda a organização do pleito contou com urna, cédulas, identificação da comissão eleitoral e demais procedimentos conduzidos pelo Departamento Jurídico da cooperativa, garantindo transparência, segurança e legalidade ao processo eleitoral. A votação ocorreu das 08h00 às 12h00, com a participação dos cooperados devidamente identificados com suas Carteirinhas de Garimpeiro.

Ao final da apuração, a chapa denominada “Desenvolvimento e Sustentabilidade”, encabeçada por Gilson Camboim (Presidente) e Gabriel Servantes (Vice-Presidente), foi eleita com 236 votos. Mesmo com o sábado chuvoso, os cooperados compareceram em bom número para exercer o direito democrático de escolha da nova diretoria.

A eleição também foi prestigiada por autoridades políticas, representantes do setor empresarial, lideranças comunitárias, entidades filantrópicas e veículos de imprensa regional, reforçando a importância institucional da cooperativa para o desenvolvimento do norte Mato-grossense.

Após o anúncio do resultado oficial, Gilson e Gabriel agradeceram a confiança da classe garimpeira e destacaram o apoio institucional recebido de autoridades políticas nas esferas municipal, estadual e federal, além das manifestações positivas de clubes de serviço, instituições sociais, associações comerciais e da população dos municípios que integram a área de abrangência da cooperativa.

Ver Mais

Mais Vistas