Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Leitos de UTI COVID-19 do Hospital Regional devem entrar em funcionamento

Equipamentos, Aparelhos, Medicação e Quadro de Profissionais já estão apostos, aguardando a implantação da Rede de Gases Medicinais

Leitos de UTI COVID-19 do Hospital Regional devem entrar em funcionamento
Foto: UTIs já montadas no Hospital Regional

A nossa equipe de reportagem esteve neste domingo (23) no Hospital Regional de Peixoto de Azevedo-MT. Fomos constatar os procedimentos de implantação de 10 Leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI-COVID).

As UTIs serão geridas pela Empresa Especializada - CURE Tratamentos em Saúde de Goiania-GO, por um período emergencial de seis meses.

Através de um Termo de Cooperação a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) disponibilizou camas elétricas, ventiladores pulmonares, monitores de sinais vitais, macas para obesos, mesas de cabeceiras, entre outros equipamentos e aparelhos de ultima geração, além de uma gama de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), seguindo as normativas da OMS.

Todos os aparelhos hospitalares foram instalados e testados, durante a semana uma empresa especializada fara a instalação da rede de gases medicinais que terá a função de garantir a funcionalidade para os leitos. A régua de gases deverá estar concluída até a próxima sexta-feira dia 28 de agosto, quando a Unidade de Terapia Intensifa entrará efetivamente em funcionamento.

O Enfermeiro Intensivista e Nefrologista, Dieimys Lucas Cândido Oliveira, representa a empresa Cure Tratamentos em Saúde e será o coordenador da frente de trabalho hospitalar da Covid-19, ele destacou que as UTIs contarão com um quadro composto por médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, nutricionistas e farmaceuticos, e que os profissionais que atuam no Hospital Regional também serão treinados e capacitados para desenvolverem os atendimentos conforme protocolos atualizados.

Outra boa notícia é de que os municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte e Novo Mundo, que fazem parte do consórcio intermunicipal de saúde poderão contar com equipamento de terapia renal substitutiva, conhecido como Máquina de Hemodiálise.

A supervisão, fiscalização e avaliação das atividades da empresa na gestão das UTIs será monitorada e desenvolvida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, Escritório Regional de Saúde e a Diretoria do Hospital Regional.

A nossa reportagem também constatou que a farmácia específica para casos de COVID-19 está abastecida para o tratamento medicamentoso dos pacientes.

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Guarantã do Norte

HM de Guarantã continua sendo aparelhado com alta técnologia

Foram adquiridos mais dois respiradores mecânicos e dois aparelhos CEPAP neonatal para o Hospital Nossa Senhora do Rosário.

HM de Guarantã continua sendo aparelhado com alta técnologia
Foto: Aparelhos Adquiridos
A Prefeitura de Guarantã do Norte, através da Secretaria Municipal de Saúde, com recursos próprios adquiriu mais dois respiradores mecânicos para serem utilizados no Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário.
 
Essa compra vem com o objetivo de prevenir casos de síndrome do desconforto respiratório agudo, o sintoma mais mortal causado por outras patologias clinicas.
 
Estes aparelhos tem por função promover respiração adequada aos pacientes que são diagnosticados com casos de síndrome do desconforto respiratório agudo, ou sintoma mais mortais que causam outras patologias clinicas.
 
A Secretária municipal de saúde Letícia Camargo, comenta que são investimentos importantes para garantir mais qualidade no atendimento aos pacientes do município e região. “A gestão tem priorizado os investimentos em aparelhos, parte de estrutura física a exemplo da reforma do Hospital que hoje soma-se a 21 respiradores, entre a ala da Uti Covid, hospital e transporte”, explicou a secretária.
 
O Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário recebeu também dois aparelhos CEPAP neonatal, que será utilizado para o atendimento de recém-nascidos prematuros, reduzindo assim a necessidade de ventilação mecânica invasiva quando o bebê necessita de ajuda para respirar.
 
“Esses equipamentos trazem uma segurança maior para as crianças recém-nascidas, o nosso objetivo é a prevenção porque quando é feito o atendimento com esse equipamento evitamos a intubação do bebê, com isso estamos realmente investindo em saúde, investindo em prevenção, e por fim é uma maneira de estarmos cuidando de nossas crianças”, finalizou a Secretária municipal de saúde Letícia Camargo.
 
Continue Lendo

Mais lidas da semana