Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Leitos de UTI COVID-19 do Hospital Regional devem entrar em funcionamento

Equipamentos, Aparelhos, Medicação e Quadro de Profissionais já estão apostos, aguardando a implantação da Rede de Gases Medicinais

Leitos de UTI COVID-19 do Hospital Regional devem entrar em funcionamento
Foto: UTIs já montadas no Hospital Regional

A nossa equipe de reportagem esteve neste domingo (23) no Hospital Regional de Peixoto de Azevedo-MT. Fomos constatar os procedimentos de implantação de 10 Leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI-COVID).

As UTIs serão geridas pela Empresa Especializada - CURE Tratamentos em Saúde de Goiania-GO, por um período emergencial de seis meses.

Através de um Termo de Cooperação a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) disponibilizou camas elétricas, ventiladores pulmonares, monitores de sinais vitais, macas para obesos, mesas de cabeceiras, entre outros equipamentos e aparelhos de ultima geração, além de uma gama de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), seguindo as normativas da OMS.

Todos os aparelhos hospitalares foram instalados e testados, durante a semana uma empresa especializada fara a instalação da rede de gases medicinais que terá a função de garantir a funcionalidade para os leitos. A régua de gases deverá estar concluída até a próxima sexta-feira dia 28 de agosto, quando a Unidade de Terapia Intensifa entrará efetivamente em funcionamento.

O Enfermeiro Intensivista e Nefrologista, Dieimys Lucas Cândido Oliveira, representa a empresa Cure Tratamentos em Saúde e será o coordenador da frente de trabalho hospitalar da Covid-19, ele destacou que as UTIs contarão com um quadro composto por médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, nutricionistas e farmaceuticos, e que os profissionais que atuam no Hospital Regional também serão treinados e capacitados para desenvolverem os atendimentos conforme protocolos atualizados.

Outra boa notícia é de que os municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte e Novo Mundo, que fazem parte do consórcio intermunicipal de saúde poderão contar com equipamento de terapia renal substitutiva, conhecido como Máquina de Hemodiálise.

A supervisão, fiscalização e avaliação das atividades da empresa na gestão das UTIs será monitorada e desenvolvida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, Escritório Regional de Saúde e a Diretoria do Hospital Regional.

A nossa reportagem também constatou que a farmácia específica para casos de COVID-19 está abastecida para o tratamento medicamentoso dos pacientes.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Mais incentivo e apoio a Agricultura Familiar Matupaense

Prefeito, Deputado e Vereadores fazem entrega de máquinas, equipamentos e veículos em apoio a agricultura familiar

Mais incentivo e apoio a Agricultura Familiar Matupaense
Foto: Entrega de Farinheira

O Prefeito Bruno Mena, juntamente com o Deputado Estadual Dilmar Dalbosco e os Vereadores de Matupá, realizou nesta quinta-feira (11/09) a entrega de um importante pacote de investimentos para o setor produtivo do município. A solenidade contou com a entrega de uma retroescavadeira hidráulica, uma farinheira móvel, um veículo exclusivo para a Associação de Pequenos Produtores e Feirantes e duas picapes Montana para a Secretaria Municipal de Agricultura.

Esses equipamentos e veículos representam um marco para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à agricultura familiar e ao agronegócio sustentável. Eles irão contribuir diretamente para o desenvolvimento das cadeias produtivas agropecuárias, ampliando a capacidade de escoamento, mecanização e agregação de valor à produção nas Glebas União, Padovani, Liberdade, bem como nas chácaras e sítios do entorno da cidade.

Com a retroescavadeira hidráulica, será possível intensificar a abertura e manutenção de estradas vicinais, limpeza de reservatórios e melhoria da infraestrutura rural. A farinheira móvel dará suporte aos produtores de mandioca, permitindo a produção de farinha com mais qualidade e eficiência. Já as picapes Montana e o veículo para a Associação de Feirantes proporcionarão agilidade no transporte de insumos, produtos e serviços, fortalecendo a logística e o acesso ao mercado.



Durante o evento, o Prefeito Bruno Mena destacou que esses investimentos são frutos de uma grande articulação política e de parcerias institucionais. Ele agradeceu ao Governador Mauro Mendes, ao Vice-Governador Otaviano Pivetta, ao Deputado Federal Fábio Garcia, à Secretária Estadual de Agricultura Andreia Fujioka e ao empenho do Deputado Estadual Dilmar Dalbosco, que foi fundamental para a viabilização dos recursos junto ao Governo do Estado.

Segundo o Prefeito, as ações visam consolidar Matupá como um polo de referência na agricultura familiar, garantindo mais renda, sustentabilidade e qualidade de vida às famílias do campo.

Ver Mais

Matupá

Matupá participa do Seminário APS nos Territórios em Cuiabá

A participação da SMS de Matupá no seminário permitirá que as profissionais de saúde promovam de forma planejada e célere as ações da Atenção Básica no município

Matupá participa do Seminário APS nos Territórios em Cuiabá
Foto: Profissionais de Matupá

A Secretaria de Saúde de Matupá esteve presente no Seminário da Atenção Primária à Saúde (APS) nos Territórios, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) em parceria com o Ministério da Saúde. O evento ocorreu no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e reuniu gestores e profissionais de saúde de todo o estado.

As profissionais da Secretaria de Saúde Matupaenses que participaram do seminário foram:

Lidiane Ludke - Enfermeira
Danielle Calado - Dentista
Karla Alves - Enfermeira

Essas profissionais tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os novos indicadores do financiamento da Atenção Primária à Saúde e os exemplos práticos de registro das informações nos sistemas oficiais.

A participação da SMS de Matupá no seminário permitirá que as profissionais de saúde promovam de forma planejada e célere as ações da Atenção Básica no município, melhorando a gestão da saúde e o atendimento do SUS na rede pública municipal.

 

Ver Mais

Mais Vistas