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Peixoto de Azevedo

Centro de Atendimento da COVID-19 de Peixoto de Azevedo registra aumento expressivo de casos

Índice de atendimentos subiu para mais de 70% desde dezembro de 2020. Isso é reflexo das aglomerações e desrespeito as medidas de prevenção.

Centro de Atendimento da COVID-19 de Peixoto de Azevedo registro aumento de casos
Foto: Dra. Adriane - Médica

A Médica Responsável pelo Centro de Atendimento a COVID-19 de Peixoto de Azevedo, Dra. Adriane Demleitner, fez um alerta à população devido ao aumento de casos notificados, suspeitos e confirmados no município.

Segundo ela, de setembro a outubro de 2020, as notificações haviam se estagnado devido ao cumprimento das medidas de prevenção por parte da comunidade. Com a chegada do período de festas de final de ano, principalmente devido as aglomerações, a procura praticamente dobrou de pessoas com sintomas gripais.

O Centro de Atendimento recebe as demandas das Unidades Básicas de Saúde, e desenvolve consultas, coleta de exames, procedimentos básicos de observação, distribuição de medicamentos e acompanha os casos confirmados em isolamento (quarentena), e quando necessário faz o encaminhamento para o Hospital Regional.  

A Médica Dra. Adriane, disse que em setembro atendia em média de oito a dez pessoas por dia, já nos meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 a procura chegou a 25 pacientes/dia no Centro de Atendimento a COVID-19, que funciona no antigo prédio da Creche Irmã Dulce.

“A situação é crítica e temerosa, pois o aumento do número de casos de coronavírus acontece na cidade e no distrito União do Norte. Precisamos da conscientização da população no cumprimento das medidas preventivas, principalmente no que diz respeito a higienização das mãos, utilização de álcool em gel, uso de máscara facial, distanciamento social e cumprimento da quarentena. Esses fatores são eficazes para minimizarmos a potencialidade da disseminação e contágio”, comentou a Dra. Adriane.

A gravidade está evidenciada no Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde que mostra 3.838 casos notificados, 1.569 confirmados, 100 casos suspeitos e 47 mortes pela COVID-19.

“Solicitamos que as pessoas ao sentirem os primeiros sintomas, procurem de imediato os postos de saúde e até mesmo o centro de atendimento. Iremos proceder todos os procedimentos preconizados pelo Ministério da Saúde, e se ocorrer casos de maior gravidade tomaremos as medidas de encaminhamento ao Hospital Referencial da COVID-19. Contamos com uma equipe multiprofissional para este acolhimento imediato, com médico, enfermeiro, técnicos e auxiliares”, esclareceu a Médica Dra. Adriane Demleitner.

O Centro de Atendimento a COVID-19 está estruturada com Consultório Médico, Sala de Triagem, Sala de Coleta de Exames, Farmácia, Sala de Observação e Recepção.

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Saúde

Matupá continua investindo no transporte humanizado de pacientes

Mais uma Ambulância Equipada foi entregue a Secretaria Municipal de Saúde Matupaense

Matupá continua investindo no transporte humanizado de pacientes
Foto: Ambulância 0 Km

A Prefeitura de Matupá continua fazendo investimentos no transporte seguro e humanizado de pacientes em situações de urgência e emergência.


O Prefeito Bruno Mena efetuou a entrega de mais uma ambulância 0 km para a Secretaria Municipal de Saúde. A unidade móvel é totalmente equipada oferecendo as condições adequadas para atendimento e suporte à vida.


A Secretária de Saúde, Célia Matos, disse que o veículo já está a disposição para garantia de agilidade, segurança, acesso e dignidade no cuidado à população Matupaense.


Adquirida com recursos próprios a ambulância está conta também equipe treinada e é uma ferramenta estratégica e essencial para salvar vidas.

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Saúde

Definido RGA de 2,38% para ACS e ACE Peixotenses

Reunião entre Prefeito, Vereadores e Comissão definiu percentual de Reajuste Geral Anual em Peixoto de Azevedo

Definido RGA de 2,38% para ACS e ACE Peixotenses
Foto: Reunião no Gabinete do Prefeito

Graças a uma forte mobilização dos profissionais que tiveram a causa abraçada pelos vereadores Peixotenses com relação ao direito de recebimento do Reajuste Geral Anual (RGA), ficou definido em reunião no gabinete do Prefeito, e que envolveu os legisladores e os representantes dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, que será encaminhado Projeto de Lei à Câmara de Vereadores concedendo 2,38% de RGA as categorias, reforçando o compromisso com a valorização desses profissionais que desempenham um papel fundamental na saúde pública.

O reajuste foi viabilizado após estudos técnicos e financeiros, respeitando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e considerando a importância da recomposição inflacionária dos vencimentos dos ACS e ACE.

A medida foi comemorada pela categoria e reforça o reconhecimento dos 13 vereadores ao trabalho incansável dos agentes, que atuam diretamente nas comunidades, prevenindo doenças, orientando a população e promovendo a saúde em todos os bairros e comunidades rurais do município.

O Presidente da Câmara, Thawê Dorta, destacou que, mesmo diante de limitações orçamentárias, a valorização dos servidores sempre esteve na pauta prioritária do Poder Legislativo.

“É com muito respeito e responsabilidade que buscamos garantir esse reajuste. Os agentes são peças-chave na atenção básica e merecem ter seus direitos respeitados. Continuaremos trabalhando para oferecer melhores condições de trabalho e remuneração a todos os servidores públicos.”

A previsão é de que o Projeto de Lei do RGA seja aprovado em sessão extraordinária reafirmando o compromisso com a saúde preventiva, com o funcionalismo e com a transparência nas atividades legislativas Peixotenses.

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Educação

Frota de Ônibus Escolares passa por revisão em Terra Nova do Norte

31 ônibus da frota estão sendo revisados e passando por manutenções preventivas

Frota de Ônibus Escolares passa por revisão em Terra Nova do Norte
Foto: Secretário acompanha serviços

A Prefeitura de Terra Nova do Norte tem reforçado o compromisso com a segurança e o bem-estar dos estudantes da rede municipal de ensino por meio da revisão e manutenção preventiva da frota de ônibus escolares.

Neste período de férias a Secretaria Municipal de Educação realiza os serviços que visam assegurar que os mais de 30 veículos estejam em plenas condições de uso, garantindo um transporte seguro, confortável e eficiente para os alunos.

“Além de ser uma exigência legal e um fator fundamental para evitar acidentes, a revisão dos ônibus escolares é uma demonstração de responsabilidade com o dinheiro público”, declarou o Secretário Reginaldo Marcolan.

Estão sendo desenvolvidos serviços de manutenção — que incluem revisão mecânica, elétrica, suspensão e outros.

“Estamos zelando pelo transporte dos nossos estudantes com um olhar cuidadoso e preventivo. A revisão da frota não só proporciona mais segurança, como também evita gastos maiores com consertos de última hora. É uma política de gestão eficiente do Prefeito Pascoal Alberton que prioriza o futuro das nossas crianças e adolescentes”, destacou Reginaldo.

Com a manutenção adequada, os ônibus escolares cumprem os trajetos com pontualidade e confiabilidade, fator essencial para o bom andamento do calendário escolar. Além disso, a conservação dos veículos reflete diretamente na autoestima dos alunos, que passam a ser transportados com mais dignidade.

Com esse cuidado contínuo com a frota, Terra Nova do Norte reafirma seu compromisso com a educação, a segurança e o uso consciente dos recursos públicos, assegurando um transporte escolar digno para todos os seus estudantes.

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