Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Centro de Atendimento da COVID-19 de Peixoto de Azevedo registra aumento expressivo de casos

Índice de atendimentos subiu para mais de 70% desde dezembro de 2020. Isso é reflexo das aglomerações e desrespeito as medidas de prevenção.

Centro de Atendimento da COVID-19 de Peixoto de Azevedo registro aumento de casos
Foto: Dra. Adriane - Médica

A Médica Responsável pelo Centro de Atendimento a COVID-19 de Peixoto de Azevedo, Dra. Adriane Demleitner, fez um alerta à população devido ao aumento de casos notificados, suspeitos e confirmados no município.

Segundo ela, de setembro a outubro de 2020, as notificações haviam se estagnado devido ao cumprimento das medidas de prevenção por parte da comunidade. Com a chegada do período de festas de final de ano, principalmente devido as aglomerações, a procura praticamente dobrou de pessoas com sintomas gripais.

O Centro de Atendimento recebe as demandas das Unidades Básicas de Saúde, e desenvolve consultas, coleta de exames, procedimentos básicos de observação, distribuição de medicamentos e acompanha os casos confirmados em isolamento (quarentena), e quando necessário faz o encaminhamento para o Hospital Regional.  

A Médica Dra. Adriane, disse que em setembro atendia em média de oito a dez pessoas por dia, já nos meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 a procura chegou a 25 pacientes/dia no Centro de Atendimento a COVID-19, que funciona no antigo prédio da Creche Irmã Dulce.

“A situação é crítica e temerosa, pois o aumento do número de casos de coronavírus acontece na cidade e no distrito União do Norte. Precisamos da conscientização da população no cumprimento das medidas preventivas, principalmente no que diz respeito a higienização das mãos, utilização de álcool em gel, uso de máscara facial, distanciamento social e cumprimento da quarentena. Esses fatores são eficazes para minimizarmos a potencialidade da disseminação e contágio”, comentou a Dra. Adriane.

A gravidade está evidenciada no Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde que mostra 3.838 casos notificados, 1.569 confirmados, 100 casos suspeitos e 47 mortes pela COVID-19.

“Solicitamos que as pessoas ao sentirem os primeiros sintomas, procurem de imediato os postos de saúde e até mesmo o centro de atendimento. Iremos proceder todos os procedimentos preconizados pelo Ministério da Saúde, e se ocorrer casos de maior gravidade tomaremos as medidas de encaminhamento ao Hospital Referencial da COVID-19. Contamos com uma equipe multiprofissional para este acolhimento imediato, com médico, enfermeiro, técnicos e auxiliares”, esclareceu a Médica Dra. Adriane Demleitner.

O Centro de Atendimento a COVID-19 está estruturada com Consultório Médico, Sala de Triagem, Sala de Coleta de Exames, Farmácia, Sala de Observação e Recepção.

Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Matupá

Secretaria de Agricultura irá revitalizar Viveiro Municipal e faz doação de mudas

Serão promovidas melhorias na estrutura do viveiro de mudas para otimizar sua operacionalidade e cumprimento do plano de trabalho.

Secretaria de Agricultura irá revitalizar Viveiro Municipal e faz doação de mudas
Foto: Viveiro Municipal de Matupá

A Secretaria de Agricultura de Matupá estará revitalizando o Viveiro Municipal localizado na Zona Regional. Segundo informações do Secretário Cleber Cardoso, a estrutura está deteriorada e precisa de reparos emergenciais, como por exemplo em toda tela de sombrite.

Também deverão ser executadas readequações nos canteiros de mudas e promovida uma limpeza em regra para ampliação das espécies, manejo, cultivo e organização do processo de distribuição.

“Já estamos levantando os custos para promover essas melhorias e garantir a funcionalidade de nosso Viveiro de Mudas. Gostaria de chamar a atenção dos sitiantes, chacareiros, assentados e da comunidade para doação de mudas de árvores ornamentais e frutíferas, que já estão quase que passando do tempo de remanejamento e plantio imediato. Solicito aos interessados que procurem a Secretaria de Agricultura para requerer e posteriormente fazer a retirada”, comentou o Secretário Cleber Cardoso.

A meta da Secretaria de Agricultura de Matupá é retomar a real finalidade e objetivo do Viveiro Municipal, disponibilizando mudas para arborização urbana, recuperação de áreas degradadas, renovação da mata ciliar das margens de rios e a fomentação da cadeia produtiva de fruticultura.

“Nosso propósito é formalizar parcerias com associações, sindicatos e cooperativas para promovermos projetos que possam garantir a arborização, reflorestamento e fonte de alimentos nas propriedades urbanas e rurais. Também estaremos de portas abertas para que as escolas públicas e privadas utilizem este espaço como ferramenta pedagógica no aspecto ecológico, florestal e de desenvolvimento sustentável”, disse Cleber Cardoso.

Continue Lendo

Mais lidas da semana