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Peixoto de Azevedo

Centro de Atendimento da COVID-19 de Peixoto de Azevedo registra aumento expressivo de casos

Índice de atendimentos subiu para mais de 70% desde dezembro de 2020. Isso é reflexo das aglomerações e desrespeito as medidas de prevenção.

Centro de Atendimento da COVID-19 de Peixoto de Azevedo registro aumento de casos
Foto: Dra. Adriane - Médica

A Médica Responsável pelo Centro de Atendimento a COVID-19 de Peixoto de Azevedo, Dra. Adriane Demleitner, fez um alerta à população devido ao aumento de casos notificados, suspeitos e confirmados no município.

Segundo ela, de setembro a outubro de 2020, as notificações haviam se estagnado devido ao cumprimento das medidas de prevenção por parte da comunidade. Com a chegada do período de festas de final de ano, principalmente devido as aglomerações, a procura praticamente dobrou de pessoas com sintomas gripais.

O Centro de Atendimento recebe as demandas das Unidades Básicas de Saúde, e desenvolve consultas, coleta de exames, procedimentos básicos de observação, distribuição de medicamentos e acompanha os casos confirmados em isolamento (quarentena), e quando necessário faz o encaminhamento para o Hospital Regional.  

A Médica Dra. Adriane, disse que em setembro atendia em média de oito a dez pessoas por dia, já nos meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 a procura chegou a 25 pacientes/dia no Centro de Atendimento a COVID-19, que funciona no antigo prédio da Creche Irmã Dulce.

“A situação é crítica e temerosa, pois o aumento do número de casos de coronavírus acontece na cidade e no distrito União do Norte. Precisamos da conscientização da população no cumprimento das medidas preventivas, principalmente no que diz respeito a higienização das mãos, utilização de álcool em gel, uso de máscara facial, distanciamento social e cumprimento da quarentena. Esses fatores são eficazes para minimizarmos a potencialidade da disseminação e contágio”, comentou a Dra. Adriane.

A gravidade está evidenciada no Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde que mostra 3.838 casos notificados, 1.569 confirmados, 100 casos suspeitos e 47 mortes pela COVID-19.

“Solicitamos que as pessoas ao sentirem os primeiros sintomas, procurem de imediato os postos de saúde e até mesmo o centro de atendimento. Iremos proceder todos os procedimentos preconizados pelo Ministério da Saúde, e se ocorrer casos de maior gravidade tomaremos as medidas de encaminhamento ao Hospital Referencial da COVID-19. Contamos com uma equipe multiprofissional para este acolhimento imediato, com médico, enfermeiro, técnicos e auxiliares”, esclareceu a Médica Dra. Adriane Demleitner.

O Centro de Atendimento a COVID-19 está estruturada com Consultório Médico, Sala de Triagem, Sala de Coleta de Exames, Farmácia, Sala de Observação e Recepção.

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Guarantã do Norte

Conselho Tutelar de Guarantã recebe veículo 0 km

A chegada do novo veículo representa um avanço importante para a logística de transporte dos conselheiros tutelares

Conselho Tutelar de Guarantã recebe veículo 0 km
Foto: Entrega do veículo

A secretária de Assistência Social de Guarantã do Norte, Xênia Lima, realizou a entrega de um veículo Fiat Strada 0 km ao Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente. A aquisição foi possível por meio de emenda parlamentar do senador Jayme Campos, solicitada pela própria Primeira-Dama Xênia e pelos vereadores David da Farmácia e Zilmar, que se uniram para fortalecer as políticas de proteção à infância no município.

A chegada do novo veículo representa um avanço importante para a logística de transporte dos conselheiros tutelares, que dependem de deslocamento ágil e seguro para atender denúncias, realizar visitas técnicas e acompanhar situações de risco envolvendo crianças e adolescentes. Em muitos casos, a resposta rápida pode ser determinante para garantir direitos e prevenir violações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além de reforçar a estrutura de trabalho, a entrega simboliza o reconhecimento do papel fundamental dos conselheiros tutelares no cotidiano da comunidade. São eles que atuam na linha de frente da defesa dos direitos, acolhendo famílias, mediando conflitos e articulando ações com a rede de proteção.

A gestão do prefeito Marcio Gonçalves também destacou que este é apenas um dos investimentos previstos para fortalecer o Conselho Tutelar. Segundo a administração, novos aportes serão realizados para garantir melhores condições de trabalho aos servidores, ampliando a eficiência e a qualidade do atendimento às crianças e adolescentes de Guarantã do Norte.

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Guarantã do Norte

Hospital de Guarantã do Norte terá NIR

O NIR permitirá o conhecimento da necessidade de leitos, por especialidades e patologias, além de ser essencial para regular e gerenciar os atendimentos ambulatoriais, internações, urgência

Hospital de Guarantã do Norte terá NIR
Foto: Equipe NIR Guarantã do Norte

Uma equipe técnica do Hospital Municipal de Guarantã do Norte participou de uma visitação ao Núcleo Interno de Regulação – NIR, do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo. O objetivo é capacitar os profissionais para a otimização do gerenciamento de leitos da unidade hospitalar de forma centralizada e servir de interface entre as Unidades de Saúde, as Centrais de Regulação e a Secretaria Municipal de Saúde.

A implantação do NIR no Hospital Nossa Senhora do Rosário é vital para a organização e eficiência dos atendimentos de média e alta complexidade, atuando no gerenciamento de vagas, no controle do fluxo de internações, na gestão, operação e planejamento de serviços de saúde.

Devem compor o NIR Guarantaense gestores do hospital, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos administrativos e demais profissionais.

Segundo a Diretora do Hospital Nossa Senhora do Rosário, Heyd Tauffer, a implantação do NIR permitirá o conhecimento da necessidade de leitos, por especialidades e patologias, além de ser essencial para regular e gerenciar os atendimentos ambulatoriais, internações, urgência e emergência e agendamentos cirúrgicos.

Witilla Naiara Meireles – Enfermeira NIR do Hospital Regional, destacou os avanços na saúde de Guarantã do Norte através da criação e implantação do NIR, quer seja, na coordenação do trabalho de regulação intra-hospitalar, no controle diário da disponibilidade de leitos, monitoramento do tempo médio de permanência de cada paciente, no planejamento, organização e melhoria dos indicadores e também nas estratégias de atuação, afim de cumprir protocolos e metas de trabalho de eficiência, qualidade, resolutividade e humanização de atendimento.

O Hospital Nossa Senhora do Rosário, o Instituto São Lucas, a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Guarantã do Norte estão engajados na eficiência do acesso e giro dos leitos para atender satisfatoriamente a população e o NIR é o modelo inovador de regulação de leitos, que conta com metodologias ágeis e ferramentas de gestão e controle.

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