Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Peixoto de Azevedo recebe Prêmio Internacional em Trabalho Epidemiológico da COVID-19

Foi o 1º Lugar no XII Encontro Científico Internacional do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Peixoto de Azevedo recebe Prêmio Internacional em Trabalho Epidemiológico da COVID-19
Foto: Prêmio Internacional de Epidemiologia
Pela primeira vez ao longo de sua história, o município de Peixoto de Azevedo através dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde foi premiado no XII Encontro Científico Internacional do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O evento aconteceu em Brasília nos dias 29 e 30 de outubro de 2020 de forma Online e Semipresencial, e foi organizado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPA).
 
O trabalho apresentado na Modalidade Pôster/EPISUS Fundamental, intitulado ‘COVID-19: Um estudo descrito das ações diretas para interrupção da cadeia de transmissão de caso índice de Peixoto de Azevedo em 2020’, foi merecedor do 1º lugar com publicação oficial no Caderno do Ministério da Saúde/Governo Federal.
 
 
Esse mérito é de todos os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, Resgate, Centro de Atenção Psicossocial, Vigilância Epidemiológica, Comitê de Enfrentamento, Centro de Operações Emergenciais, Hospital Regional, Centro Especializado de Atendimento à COVID-19 e do respaldo dado pelo Secretário Municipal de Saúde, Madson Fontoura.
 
“Foi um trabalho em conjunto desde a notificação do primeiro caso, e a partir daí, iniciamos as investigações epidemiológicas e de monitoramento dos contatos nos meios: laboral, domiciliar e social. Conseguimos então confirmar a ocorrência do contágio, descrever a sua evolução, e construir medidas eficazes para mitigação, prevenção e controle das situações de contágio e disseminação do coronavírus. E o que mais nos alegra, é que posteriormente, o Ministério da Saúde publicou protocolos e orientações aos profissionais e a população Brasileira”, explicou uma das Autoras do Trabalho, a Enfermeira Aline Danielli Silva.
 
 
A Secretaria Municipal de Saúde já desenvolve reuniões preparatórias de organização e planejamento estratégico de vacinação da população contra a COVID-19 e continua focada na intensificação de ações e medidas preventivas que possam minimizar o número crescente de notificações, casos confirmados e o índice de óbitos.
 
Os Autores do trabalho que foi classificado nos âmbitos estadual e nacional: Aline Danielli Silva, Davis Arestides Silva, Érica Letícia Rodrigues, Sérgio Bertinetti, Denisson Borges, Adriana Pereira e Orisvania Brandão, receberam Certificados e o Troféu de 1º Lugar do XII Encontro Científico Internacional do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
 
EpiSus
 
O programa, implantado no Brasil em março de 2017, foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde (TEPHINET), o Centers for Disease Control and Prevention (Atlanta/EUA) e as Secretarias Estaduais e o Distrito Federal.
 
Trata-se de iniciativa que visa implantar um modelo piramidal de treinamentos em epidemiologia de campo, com três níveis: Fundamental, Intermediário e Avançado. É um treinamento em serviço, com enfoque predominantemente prático no aprimoramento das habilidades do profissional em seu contexto de atuação.
 
O objetivo do treinamento é qualificar as ações realizadas pelos profissionais que atuam em Vigilância em Saúde, fortalecendo a capacidade de enfrentamento aos problemas relacionados às ações da área e de resposta ao Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Coogavepe recebe visita do influencer Jeferson Agostinelli, o FalaTchê

A agenda possibilitou ao comunicador conhecer de perto a realidade, o desenvolvimento e a modernização da extração mineral de pequeno e médio porte no norte de Mato Grosso.

Coogavepe recebe visita do influencer Jeferson Agostinelli, o FalaTchê
Foto: Visita a FlotMine

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Peixoto recebeu, em Peixoto de Azevedo, a visita do influencer Jeferson Agostinelli, conhecido nacionalmente como FalaTchê, com mais de 1 milhão de seguidores ele é uma referência nas redes sociais pela produção de conteúdos voltados a veículos, máquinas pesadas, tecnologia e grandes operações produtivas. A agenda possibilitou ao comunicador conhecer de perto a realidade, o desenvolvimento e a modernização da extração mineral de pequeno e médio porte no norte de Mato Grosso.

Na sede da Coogavepe o influencer conheceu as repartições técnicas e administrativas, além da dinâmica do cooperativismo mineral, que abrange cerca de nove municípios da região atuando diretamente na legalização, organização, pesquisa e no desenvolvimento sustentável da atividade garimpeira.

Durante a visita, Jeferson Agostinelli foi recebido pelo cooperado e empresário, Flávio Gomes, na empresa FlotMine Mineração, especializada na extração de minérios e no fornecimento de suprimentos, produtos, maquinários, equipamentos e materiais voltados à mineração. O influencer também conheceu o Centro Tecnológico de Mineração e o Viveiro de Mudas da cooperativa, responsável pela produção e fornecimento de mudas utilizadas na recuperação de áreas degradadas e no cumprimento das condicionantes ambientais, com total suporte técnico aos cooperados.

Outro ponto de destaque foi a visita a uma frente de lavra garimpeira, onde são empregadas sondagens tecnológicas, maquinários de grande porte e práticas modernas de produção, evidenciando uma cadeia produtiva que já avançou significativamente ao eliminar o uso de produtos químicos no beneficiamento do ouro, reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Em uma Compra de Ouro devidamente constituída, registrada e habilitada foi apresentado todo o processo de comercialização do metal, desde a pesagem, fundição, análise do teor de pureza, verificação da procedência até a emissão da nota fiscal, garantindo transparência, legalidade e rastreabilidade.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Produtores Atendidos: Linha 38 recuperada em Guarantã do Norte

Secretaria de Infraestrutura mobilizou caminhões basculantes, moto-niveladora, PC, rolo compactador e outros equipamentos

Produtores Atendidos: Linha 38 recuperada em Guarantã do Norte
Foto: Recuperação Linha 38

A Secretaria de Infraestrutura atendeu a uma demanda do setor produtivo e realizou a recuperação emergencial de um trecho da Linha 38, importante estrada rural do município. No local, que apresentava lama excessiva e atoleiro que comprometia o tráfego, foram executados serviços de patrolamento, cascalhamento e compactação, restabelecendo as condições de circulação.

A situação vinha dificultando o trânsito de caminhões graneleiros, pranchas, boiadeiros e outras máquinas pesadas, impactando diretamente o escoamento da produção agrícola e pecuária. Para a execução dos trabalhos, a secretaria mobilizou caminhões basculantes, moto-niveladora, PC, rolo compactador e outros equipamentos, sanando o problema apontado por agricultores e pecuaristas da região.



Segundo o secretário de Infraestrutura, Alex Pilatti, a recuperação foi realizada em tempo recorde. “Era um ponto crítico que exigia ação imediata. Conseguimos resolver rapidamente e hoje o trânsito já flui normalmente na Linha 38. Estamos atentos a solicitações e trabalhando com respeito aos munícipes. Essa é a verdadeira política de resultado”, destacou.

A ação reforça o compromisso da administração do prefeito Márcio Gonçalves em garantir a trafegabilidade, fortalecer a logística de transporte, assegurar o escoamento produtivo e manter a malha viária rural em boas condições, atendendo às necessidades de quem produz e movimenta a economia Guarantaense.

Ver Mais

Mais Vistas