Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Peixoto de Azevedo recebe Prêmio Internacional em Trabalho Epidemiológico da COVID-19

Foi o 1º Lugar no XII Encontro Científico Internacional do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Peixoto de Azevedo recebe Prêmio Internacional em Trabalho Epidemiológico da COVID-19
Foto: Prêmio Internacional de Epidemiologia
Pela primeira vez ao longo de sua história, o município de Peixoto de Azevedo através dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde foi premiado no XII Encontro Científico Internacional do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O evento aconteceu em Brasília nos dias 29 e 30 de outubro de 2020 de forma Online e Semipresencial, e foi organizado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPA).
 
O trabalho apresentado na Modalidade Pôster/EPISUS Fundamental, intitulado ‘COVID-19: Um estudo descrito das ações diretas para interrupção da cadeia de transmissão de caso índice de Peixoto de Azevedo em 2020’, foi merecedor do 1º lugar com publicação oficial no Caderno do Ministério da Saúde/Governo Federal.
 
 
Esse mérito é de todos os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, Resgate, Centro de Atenção Psicossocial, Vigilância Epidemiológica, Comitê de Enfrentamento, Centro de Operações Emergenciais, Hospital Regional, Centro Especializado de Atendimento à COVID-19 e do respaldo dado pelo Secretário Municipal de Saúde, Madson Fontoura.
 
“Foi um trabalho em conjunto desde a notificação do primeiro caso, e a partir daí, iniciamos as investigações epidemiológicas e de monitoramento dos contatos nos meios: laboral, domiciliar e social. Conseguimos então confirmar a ocorrência do contágio, descrever a sua evolução, e construir medidas eficazes para mitigação, prevenção e controle das situações de contágio e disseminação do coronavírus. E o que mais nos alegra, é que posteriormente, o Ministério da Saúde publicou protocolos e orientações aos profissionais e a população Brasileira”, explicou uma das Autoras do Trabalho, a Enfermeira Aline Danielli Silva.
 
 
A Secretaria Municipal de Saúde já desenvolve reuniões preparatórias de organização e planejamento estratégico de vacinação da população contra a COVID-19 e continua focada na intensificação de ações e medidas preventivas que possam minimizar o número crescente de notificações, casos confirmados e o índice de óbitos.
 
Os Autores do trabalho que foi classificado nos âmbitos estadual e nacional: Aline Danielli Silva, Davis Arestides Silva, Érica Letícia Rodrigues, Sérgio Bertinetti, Denisson Borges, Adriana Pereira e Orisvania Brandão, receberam Certificados e o Troféu de 1º Lugar do XII Encontro Científico Internacional do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
 
EpiSus
 
O programa, implantado no Brasil em março de 2017, foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde (TEPHINET), o Centers for Disease Control and Prevention (Atlanta/EUA) e as Secretarias Estaduais e o Distrito Federal.
 
Trata-se de iniciativa que visa implantar um modelo piramidal de treinamentos em epidemiologia de campo, com três níveis: Fundamental, Intermediário e Avançado. É um treinamento em serviço, com enfoque predominantemente prático no aprimoramento das habilidades do profissional em seu contexto de atuação.
 
O objetivo do treinamento é qualificar as ações realizadas pelos profissionais que atuam em Vigilância em Saúde, fortalecendo a capacidade de enfrentamento aos problemas relacionados às ações da área e de resposta ao Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Esportes

SECEL-MT garante apoio ao Esporte Peixotense

Secretário Adjunto de Esportes de MT disse que o município de Peixoto de Azevedo receberá incentivos do Governo do Estado

SECEL-MT garante apoio ao Esporte Peixotense
Foto: Reunião na SECEL-MT

O Vice-Prefeito e Secretário de Esportes de Peixoto de Azevedo, Gilmar Santos, acompanhado dos Coordenadores Esportivos, Lenilton Mardine e Wechinton Brito continua fazendo uma verdadeira peregrinação reivindicatória nos gabinetes da Assembleia Legislativa e em todas as Secretarias Estaduais que possam destinar recursos financeiros voltados a fomentação do esporte.

Eles estiveram recentemente na Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL/MT, reunidos com o Secretário Adjunto, Jeferson Neves. Na oportunidade foram tratadas as estratégias e parcerias entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Peixoto de Azevedo em programas e projetos que fortaleçam todas as modalidades esportivas na sede do município e nas comunidades rurais.

O Secretário Adjunto, Jeferson Neves, conheceu o cronograma de metas a serem alcançadas pela Secretaria de Esportes Peixotense, mesmo em tempos de pandemia, a exemplo da manutenção, limpeza e reestruturação dos espaços públicos para práticas esportivas, realização de campeonatos, torneios e olimpíadas, reativação das escolinhas de base, construção de campos sintéticos, incentivo ao esporte estudantil, comunitário e indígena, ampliação da frota de ônibus para o transporte de atletas, implantação do programa saúde do atleta, entre outras ações preestabelecidas como sendo prioridades.

“Fico muito feliz em constatar a força de vontade política do Secretário Gilmar Santos e de seus competentes Coordenadores de Esportes, inclusive já deixando claro que a cidade de Peixoto de Azevedo está pronta para as contrapartidas e até mesmo a formalização das parcerias dentro das exigências institucionais do Governo do Estado. Temos sim, programas e projetos onde em sua maioria absoluta são passíveis de execução no município, cujo histórico de grandes revelações de atletas para Mato Grosso e até o Brasil nos orgulha e motiva a continuar ajudando nesta evolução, inovação e transformação de vidas através do esporte”, comentou o Secretário Adjunto, Jeferson Neves.

Ao retornarem de Cuiabá-MT, o Secretário de Esportes Gilmar Santos e os Coordenadores Lenilton Mardine e Wechinton Brito trouxeram boas notícias, como a conquista de materiais esportivos e premiações para as competições locais, ajuda de custo da SECEL/MT na realização de cursos de capacitação e atualização de instrutores de escolinhas de base, árbitros e técnicos da pasta, articulação conjunta de emendas parlamentares para quadras poliesportivas, ginásios de esportes e campos de futebol, assessoramento e consultoria do Setor de Engenharia da AMM nos projetos dos novos complexos esportivos e outras conquistas significativas que irão alavancar o esporte amador Peixotense.    

Continue Lendo

Mais lidas da semana