Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Prefeitura desenvolve ação para coibir invasões no Parque Ecológico Kreen Akarore em Peixoto

SEMMA, Defesa Civil e Secretaria de Obras realizam ação para impedir avanço de ocupação irregular de Área de Preservação Permanente.

Prefeitura desenvolve ação para coibir invasões do Parque Ecológico Kreen Akarore em Peixoto
Foto: Parque Kreen Akarore - Ação de Combate a Invasões

Em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) formalizado junto ao Ministério Público Estadual, após receber denúncias, a Prefeitura de Peixoto de Azevedo, desencadeou a fiscalização do avanço de invasões no denominado ‘Morro Ecológico’ localizado na margem direita do seguimento da Avenida Brasil nos Bairros Liberdade e São Judas Tadeu.

Esta área é de Preservação Permanente (APP), instituída como sendo Parque Ecológico Panará Kreen Akarore, através da Lei Municipal Nº 433/2002.

Ao longo dos anos a área de aproximadamente 25 hectares de reserva natural no perímetro urbano da cidade, tem sido alvo de invasões e edificações ilegais e irregulares, causando grandes impactos ambientais e problemas de cunho social.

Várias casas já foram construídas, porém tramita na Justiça um Processo de Desapropriação, ainda não concluso.

Mesmo com as recomendações da Promotoria de Justiça como o que impede a realização de ampliações e início de novas construções, percebe-se que em alguns pontos do morro estão sendo ilegalmente preparados para novas invasões, ou grilagens.

Com apoio da Polícia Militar, a Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, Departamento de Fiscalização e a Secretaria de Obras desenvolveram a ação de abertura de uma vala, um corte no solo, afim de coibir e dificultar o acesso de pessoas e qualquer tipo de veículo ou maquinário ao Parque Municipal Kreen Akarore.

Foi uma mobilização necessária, porém pacífica e ordeira, sem conflitos.

A Defesa Civil por mais uma vez vistoriou e detectou sérios problemas que certamente levam perigo as famílias no que tange ao grande potencial destrutivo devido a degradação provocada no Morro Ecológico, possibilitando ocorrências de deslizamentos de terra, rolagem de pedras e rochas, erosões e desmoronamentos, fatores que provocarão mortes e danos patrimoniais.  

A Secretaria de Meio Ambiente orienta os cidadão que: não comprem, não vendam, e não habitem as Áreas de Preservação Permanente, pois a fiscalização será intensificada, podendo ocorrer duras penalizações previstas em lei.  

Fique por dentro:

Conforme definição da Lei n. 12.651/2012, Área de Preservação Permanente (APP) é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Terra Nova do Norte

Avenida Rio Grande do Sul está com novo visual em Terra Nova do Norte

Obras de pavimentação asfáltica melhoram a fluidez do trânsito, valoriza os imóveis e melhora a qualidade de vida da população

Avenida Rio Grande do Sul está com novo visual em Terra Nova do Norte
Foto: Av. Rio Grande do Sul

 

A Avenida Rio Grande do Sul, uma das principais de Terra Nova do Norte, passou por uma grande transformação após as obras de asfalto.

Embora sempre tenha sido uma avenida dupla, as adequações realizadas – especialmente na ligação com a Avenida Norberto Schwantes – modernizaram o tráfego e deixaram a via mais funcional e segura.

O resultado é visível: valorização dos imóveis, maior qualidade de vida para quem mora ou circula pela região e um notável embelezamento da cidade. Um verdadeiro marco no desenvolvimento urbano de Terra Nova do Norte.

Após aplicação da camada asfáltica, agora os trabalhos seguem para construção dos meio-fios, calçadas e sinalização da avenida.

Antes da Execução das Obras

Ver Mais

Terra Nova do Norte

Prefeito Pascoal determina construção de ponte de concreto no interior

Será construída ponte com aduelas de concreto na São Pedro e correção do traçado sobre o Rio Batistão

Prefeito Pascoal determina construção de ponte de concreto no interior
Foto: Ponte Rio Batistão

Prefeitura de Terra Nova define construção de nova ponte com aduelas de concreto na São Pedro e correção do traçado sobre o Rio Batistão

Com objetivo de resolver de vez o problema da ponte sobre o Rio Batistão na Comunidade São Pedro, a Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte deu o pontapé inicial para a construção de uma galeria de concreto.

As aduelas fazem parte de uma parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso e serão instaladas de forma estratégica para garantir com sucesso a vazão do Rio Batistão no período da chuva.

O prefeito Pascoal Alberton, vice-prefeito Adelar Marcante, o secretário de Governo Valter Kuhn e o vereador Reginaldo da Uru estiveram no local para analisar também a mudança do traçado da estrada, corrigindo a curva acentuada para melhorar o trânsito de veículos e dar mais segurança no trajeto.

 

Ver Mais

Matupá

Matupá recebe mais 01 Retroescavadeira Hidráulica da Seaf-MT

Aquisição foi possível por intermédio do Deputado Estadual Dilmar Dalbosco.

Matupá recebe mais 01 Retroescavadeira Hidráulica da Seaf-MT
Foto: Aquisição de Retroescavadeira

 A Secretaria de Agricultura de Matupá recebeu mais uma Retroescavadeira Hidráulica para prestar serviços aos agricultores familiares das Glebas União, Padovani, Liberdade e Chácaras Produtivas.

A máquina já está no pátio de máquinas e deverá ser lançado no patrimônio e de imediato ser colocado em atividade nas pequenas propriedades rurais e nos projetos de assentamentos.

O Deputado Estadual Dilmar DalBosco foi fundamental na aquisição da retroescavadeira hidraulica junto à Seaf-MT, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento rural do município.

"Em nome do Prefeito Bruno Mena e dos Agricultores Matupaenses agradecemos ao Governador Mauro Mendes, Vice-Governador Otaviano Pivetta e à Secretária Estadual de Agricultura, Andréia Fujioka, pelo empenho em garantir infraestrutura Porteira a Dentro e fomentar as Cadeias Produtivas Matupaenses. Nossa missão é comtemplar o maior número de produtores possível e alavancar o setor produtivo através da disponibilidade de infraestrutura para escoar a produção", mencionou o Secretário de Agricultura, Levi Donizete.

Ver Mais

Mais Vistas