Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Vereadores buscarão ampliação da frota de maquinários pesados de Subprefeitura

Vereadores Peixotenses farão gestão junto aos Governos Estadual e Federal para aquisição de maquinários visando a recuperação de estradas rurais

Vereadores buscarão ampliação da frota de maquinários pesados de Subprefeitura
Foto: Vereadores no Pátio de Máquinas de União do Norte

Com o propósito de ampliar a frota de maquinários da subprefeitura do distrito União do Norte, criada pelo Prefeito Maurício Ferreira de Souza em 2018, os vereadores Siqueira, Professor Renato, Caçula Lopes e Adriano da Pax estiveram conhecendo a realidade do pátio de máquinas daquela localidade.

Na ocasião averiguaram a necessidade de buscar junto as esferas de governo os recursos necessários para aquisição de motoniveladoras, caminhões basculantes, tratores de esteira, pá carregadeiras, retroescavadeiras, PCs e outras máquinas pesadas para fazer frente a demanda de estradas rurais não pavimentadas que todos os anos são fortemente castigadas pelas chuvas.

“O distrito União no Norte é essencialmente agrícola, porém temos outras atividades econômicas, como a mineração, base-florestal, turismo, pecuária de corte e de leite, agronegócio, entre outras. Precisamos garantir ao distrito, hoje com mais de 12.000 habitantes, um parque de máquinas capaz de suprir as necessidades, quer seja para o escoamento da produção, itinerário do transporte escolar pós pandemia e o direito de ir e vir das pessoas, dos travessões e linhas até o núcleo urbano e a própria sede do município”, destacou o vereador Adriano da Pax.

Os vereadores disseram que a estruturação do distrito será a base sólida para uma possível emancipação no futuro, pois a comunidade conta com agencia bancária, escolas e creches, postos de saúde, destacamento de polícia, comércios e empresas, órgãos estaduais, associações e cooperativas, igrejas, entre outros empreendimentos públicos e privados.

“Essa visitação é imprescindível para que foquemos os trabalhos legislativos nas prioridades. Buscaremos intermediar junto ao Prefeito Maurício Ferreira de Souza todas as melhorias sugeridas pelos habitantes deste que é o maior projeto de assentamento da América Latina. É notório que as coisas devem acontecer de forma gradativa, por conta da escassez de recursos, mas será possível garantir ações e projetos proativos ao desenvolvimento de União do Norte em todos os setores”, enfatizou o vereador Professor Renato.   

Acompanharam a comitiva de vereadores até o distrito, os secretários Sidney de Paula (Governo) e Alan Aires (Agricultura, Indústria e Comércio).

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos

O prefeito esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos
Foto: Secretário Irajá Lacerda e Prefeito Paulistinha

O prefeito, Paulistinha, esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O objetivo principal da agenda foi solicitar apoio institucional para dar maior celeridade aos processos de regularização fundiária rural dos assentamentos do município, especialmente aqueles localizados na região do distrito União do Norte.

Durante o encontro, Paulistinha destacou que a regularização é fundamental para garantir segurança jurídica, estabilidade às famílias agricultoras, acesso às linhas de crédito, participação em programas de incentivo governamental e valorização dos imóveis rurais. Segundo o prefeito, a formalização das áreas também é estratégica para prevenir conflitos agrários e promover melhores condições de vida no campo.

A solicitação foi acolhida pelo Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda, que reconheceu a urgência da pauta e demonstrou disposição em colaborar para que os processos avancem em parceria com os órgãos responsáveis pela política fundiária.

Outro ponto de grande relevância tratado foi a situação dos embargos ambientais que têm afetado dezenas de produtores de União do Norte. Muitos agricultores enfrentam multas elevadas, restrições para comercializar sua produção e impossibilidade de acessar crédito rural — um cenário que compromete diretamente o desenvolvimento local. O secretário Irajá Lacerda recebeu as demandas e manifestou empenho em buscar encaminhamentos para solucionar o problema, garantindo que o setor produtivo não seja ainda mais comprometido.

Para Paulistinha, a agenda política em Brasília reforça a necessidade de uma atuação articulada entre município, Estado e União.

Ver Mais

Mais Vistas