Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

CPRM e Defesa Civil de MT mapeam Áreas de Risco em Peixoto de Azevedo

Mapeamento visa identificar as pessoas e comunidades vivendo em áreas de risco e irá auxiliar a Prefeitura Peixotense nas ações e políticas públicas

CPRM e Defesa Civil de MT mapeam Áreas de Risco em Peixoto de Azevedo
Foto: Prefeito recebe CPRM e Defesa Civil
Uma equipe do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apoiada pela Defesa Civil Estadual esteve ao longo de uma semana desenvolvendo o mapeamento situacional das áreas de risco geológico no município de Peixoto de Azevedo-MT.
 
As visitações técnicas em campo foram dirigidas pela Defesa Civil Municipal e Secretaria de Meio Ambiente, afim de identificar, registrar e catalogar as áreas com potencial ou histórico de ocorrências de desastres, a exemplo de deslizamentos de terra, inundações, enxurradas, processos erosivos e queda de rochas.
 
Esse mapeamento visa identificar também as pessoas e comunidades vivendo em áreas de risco e irá auxiliar a Prefeitura Peixotense nas ações e políticas públicas de infraestrutura, habitação, meio ambiente, sociais, saneamento básico e nos projetos e obras emergenciais, quando de Situações de Emergência ou Calamidade Pública.
 
“Recebemos com grande satisfação as equipes da CPRM e Defesa Civil de Mato Grosso, pois esta somatória de esforços permitirá que tenhamos as condições técnicas, científicas e legais para os diversos enfrentamentos que fazemos principalmente na época das chuvas, onde ocorrem alagamento de estradas, queda de pontes, destruição de bueiros, inundações e outros desastres e sinistros que causam grandes transtornos e prejuízos na sede do município e no distrito União do Norte”, salientou o Prefeito Maurício Ferreira de Souza.
 
Ele lembrou que o respaldo desses órgãos é fundamental em situação de emergência ou estado de calamidade pública, uma vez que ajudam na realização de relatórios e documentos cartográficos, que constituem uma importante ferramenta para auxiliar o Poder Público na adoção de medidas de prevenção de desastres e captação de recursos financeiros das esferas de governo.
 
O Chefe da Defesa Civil Municipal, Jacson Maciel (Graia), disse que os trabalhos foram desenvolvidos no período de 23 a 26 de fevereiro, e que a partir desta etapa de campo, os trabalhos seguem em escritório com a elaboração dos mapas, relatório, arquivos vetoriais e serão posteriormente publicados no site da CPRM.
 
“Peixoto de Azevedo poderá utilizar todo o material pesquisado, diagnosticado, mapeado e desenvolvido pela CPRM e Defesa Civil nas diversas atividades de prevenção de desastres e gerenciamento urbano”, mencionou Graia.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos

O prefeito esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos
Foto: Secretário Irajá Lacerda e Prefeito Paulistinha

O prefeito, Paulistinha, esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O objetivo principal da agenda foi solicitar apoio institucional para dar maior celeridade aos processos de regularização fundiária rural dos assentamentos do município, especialmente aqueles localizados na região do distrito União do Norte.

Durante o encontro, Paulistinha destacou que a regularização é fundamental para garantir segurança jurídica, estabilidade às famílias agricultoras, acesso às linhas de crédito, participação em programas de incentivo governamental e valorização dos imóveis rurais. Segundo o prefeito, a formalização das áreas também é estratégica para prevenir conflitos agrários e promover melhores condições de vida no campo.

A solicitação foi acolhida pelo Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda, que reconheceu a urgência da pauta e demonstrou disposição em colaborar para que os processos avancem em parceria com os órgãos responsáveis pela política fundiária.

Outro ponto de grande relevância tratado foi a situação dos embargos ambientais que têm afetado dezenas de produtores de União do Norte. Muitos agricultores enfrentam multas elevadas, restrições para comercializar sua produção e impossibilidade de acessar crédito rural — um cenário que compromete diretamente o desenvolvimento local. O secretário Irajá Lacerda recebeu as demandas e manifestou empenho em buscar encaminhamentos para solucionar o problema, garantindo que o setor produtivo não seja ainda mais comprometido.

Para Paulistinha, a agenda política em Brasília reforça a necessidade de uma atuação articulada entre município, Estado e União.

Ver Mais

Mais Vistas