Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

CPRM e Defesa Civil de MT mapeam Áreas de Risco em Peixoto de Azevedo

Mapeamento visa identificar as pessoas e comunidades vivendo em áreas de risco e irá auxiliar a Prefeitura Peixotense nas ações e políticas públicas

CPRM e Defesa Civil de MT mapeam Áreas de Risco em Peixoto de Azevedo
Foto: Prefeito recebe CPRM e Defesa Civil
Uma equipe do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apoiada pela Defesa Civil Estadual esteve ao longo de uma semana desenvolvendo o mapeamento situacional das áreas de risco geológico no município de Peixoto de Azevedo-MT.
 
As visitações técnicas em campo foram dirigidas pela Defesa Civil Municipal e Secretaria de Meio Ambiente, afim de identificar, registrar e catalogar as áreas com potencial ou histórico de ocorrências de desastres, a exemplo de deslizamentos de terra, inundações, enxurradas, processos erosivos e queda de rochas.
 
Esse mapeamento visa identificar também as pessoas e comunidades vivendo em áreas de risco e irá auxiliar a Prefeitura Peixotense nas ações e políticas públicas de infraestrutura, habitação, meio ambiente, sociais, saneamento básico e nos projetos e obras emergenciais, quando de Situações de Emergência ou Calamidade Pública.
 
“Recebemos com grande satisfação as equipes da CPRM e Defesa Civil de Mato Grosso, pois esta somatória de esforços permitirá que tenhamos as condições técnicas, científicas e legais para os diversos enfrentamentos que fazemos principalmente na época das chuvas, onde ocorrem alagamento de estradas, queda de pontes, destruição de bueiros, inundações e outros desastres e sinistros que causam grandes transtornos e prejuízos na sede do município e no distrito União do Norte”, salientou o Prefeito Maurício Ferreira de Souza.
 
Ele lembrou que o respaldo desses órgãos é fundamental em situação de emergência ou estado de calamidade pública, uma vez que ajudam na realização de relatórios e documentos cartográficos, que constituem uma importante ferramenta para auxiliar o Poder Público na adoção de medidas de prevenção de desastres e captação de recursos financeiros das esferas de governo.
 
O Chefe da Defesa Civil Municipal, Jacson Maciel (Graia), disse que os trabalhos foram desenvolvidos no período de 23 a 26 de fevereiro, e que a partir desta etapa de campo, os trabalhos seguem em escritório com a elaboração dos mapas, relatório, arquivos vetoriais e serão posteriormente publicados no site da CPRM.
 
“Peixoto de Azevedo poderá utilizar todo o material pesquisado, diagnosticado, mapeado e desenvolvido pela CPRM e Defesa Civil nas diversas atividades de prevenção de desastres e gerenciamento urbano”, mencionou Graia.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Presidentes das Câmara de Novo Mundo e Peixoto estão em Chapa a UCMMAT

Os presidentes das Câmaras de Peixoto de Azevedo, vereador Thawê Dorta, e de Novo Mundo, vereadora Valéria de Lima Vale, confirmaram participação na Chapa 10

Presidentes das Câmara de Novo Mundo e Peixoto estão em Chapa a UCMMAT
Foto: Vereadores Valéria e Thawê Dorta

A União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) contará em sua próxima eleição com uma chapa marcada pelo protagonismo feminino e pelo compromisso com o fortalecimento do poder legislativo municipal. Os presidentes das Câmaras de Peixoto de Azevedo, vereador Thawê Dorta, e de Novo Mundo, vereadora Valéria de Lima Vale, confirmaram participação na Chapa 10, encabeçada pelo vereador Edmar Fidelis.

Com a maior representatividade feminina já registrada em sua composição, a chapa reúne seis mulheres entre seus membros, reafirmando o compromisso de promover a igualdade de gênero nos parlamentos municipais e abrir mais espaço para lideranças femininas na política de Mato Grosso.

Além do protagonismo das mulheres, a proposta da Chapa 10 busca consolidar a UCMMAT como instrumento legítimo de defesa dos legislativos municipais, fortalecendo a atuação dos vereadores em todas as regiões do estado. O projeto prevê ações estratégicas como:

  • Interlocução direta com as esferas estadual e federal de governo;
  • Ampla defesa institucional dos interesses dos parlamentos municipais;
  • Oferta de capacitação, atualização e aperfeiçoamento da atividade legislativa;
  • Apoio jurídico especializado às Câmaras Municipais;
  • Estímulo ao engajamento político de credibilidade e à ampliação da voz democrática.

Durante o lançamento da chapa, o presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, vereador Thawê Dorta, destacou a importância do movimento:

“A validação das demandas dos poderes legislativos do interior e o empoderamento político da mulher são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de ações que melhorem a qualidade de vida da população. Nossa luta é pelo fortalecimento dos vereadores, pela representatividade e pela credibilidade da política municipal”, ressaltou.

A presença da presidente da Câmara de Novo Mundo, Valéria de Lima Vale, também reforça o engajamento da chapa em ampliar o espaço das mulheres na política, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e valorizadas no cenário estadual.

Com esse perfil inovador e representativo, a Chapa 10 se apresenta como alternativa sólida para consolidar a UCMMAT como entidade parceira, estratégica e transformadora na defesa dos legislativos municipais e no fortalecimento da democracia em Mato Grosso.

Ver Mais

Política

Dep. Dilmar Dalbosco busca fortalecimento da Agricultura Familiar Matupaense

Presidente Dra. Andréia e Assessora Jurídica da Câmara de Vereadores, Dra. Fabrícia Nogueira acompanham tramitar de projetos protocolados junto a AL-MT e SEAF-MT

Dep. Dilmar Dalbosco busca fortalecimento da Agricultura Familiar Matupaense
Foto: Audiência com Dep. Dilmar Dalbosco

A Vereadora Dra. Andréia está cumprindo agenda em Cuiabá, acompanhada da Assessora Jurídica Dra. Fabricia Nogueira, para acompanhar o tramitar dos projetos protocolados na SEAF-MT e junto ao Gabinete do líder do Governo na AL-MT, deputado Dilmar DalBosco.

As tratativas incluem apoio na aquisição de calcário, patrulha agrícola mecanizada, kits de irrigação para cafeicultores e a construção de entreposto para avicultores Matupaenses.

Todas as justificativas e dados que demonstram a potencialidade do município nas cadeias produtivas foram elencados nas solicitações.

A expectativa é de que as reivindicações demandadas à SEAF-MT e emendas parlamentares sejam atendidos pelo Governador Mauro Mendes e Vice-Governador Otaviano Pivetta.

A Presidente do Legislativo, Dra. Andréia, e a Dra. Fabricia Nogueira têm participação direta na elaboração de projetos, indicações, leis, requerimentos e gestionamentos políticos que contemplem o setor produtivo e, em especial, as mulheres empreendedoras do campo.

Agradecemos o empenho e acolhimento das propostas por parte do deputado municipalista Dilmar DalBosco.

Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Agripac sedia projeto Visão Solidária

Consultas Oftalmológicas e Armações para Óculos de Grau gratuitos e lentes a preços e condições especiais para centenas de pessoas.

Agripac sedia projeto Visão Solidária
Foto: Avaliação Oftalmológica

A AGRIPAC está sendo parceira do Projeto Visão Solidária, que oferece consultas oftalmológicas gratuitas e doação de armações para óculos de grau a dezenas de pessoas.

A associação cedeu espaço físico e propagou o projeto em seus canais oficiais, enquanto o instituto forneceu profissionais e equipamentos. As pessoas com problemas de visão poderão pagar apenas as lentes dos óculos de grau, reduzindo os custos com os serviços itinerantes desenvolvidos no distrito União do Norte.

A ação de saúde da visão acontecerá nos dias 08, 09, 10 e 12 de setembro.

"Agradecemos especialmente ao empresário Lucas Calinoski e à vereadora Eliege Krul por terem viabilizado o projeto Visão Solidária Agripac 2025. O projeto Visão Solidária é uma iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, oferecendo acesso a cuidados oftalmológicos e reduzindo os custos com óculos de grau. Estamos abertos a novas parcerias", destacou a Presidente da Agripac, Fatima Sirlene Rasch.

Ver Mais

Mais Vistas