As Secretarias Municipais de Governo e Saúde de Peixoto de Azevedo convidaram os vereadores para conhecerem a realidade da Farmácia Básica Municipal que funciona no prédio da UPA no Bairro Alvorada.
Pautando suas ações e atividades pela transparência na aplicação correta dos recursos públicos, o Prefeito Maurício Ferreira de Souza determinou que fosse apresentada aos legisladores a dinâmica de trabalho organizacional e de planejamento nos procedimentos de aquisição, armazenamento, controle de qualidade e distribuição de medicamentos da atenção básica e daqueles destinados ao controle de sintomas, prevenção as infecções e o agravamento dos pacientes acometidos pelo coronavírus.
Os parlamentares, Evandro Kommers, Gleisson Noleto, Adriano Gomes e Mário do Gás conversaram com a Farmacêutica Responsável, Aliny Prado, que explanou sobre a funcionalidade da Farmácia Municipal que atende todas as Unidades Básicas de Saúde, UBS Plantão e o Centro de Triagem da Covid-19.

“Mostramos a comissão de parlamentares que não está faltando medicação para a população. É importante dizer que os remédios só poderão ser fornecidos após a avaliação e prescrição médica.
Com a receita em mãos os cidadãos podem nos procurar aqui na Farmácia Básica Municipal em anexo ao Hospital Regional que iremos disponilizar o tratamento medicamentoso que irá diminuir as chances de casos leves evoluírem para casos graves de Covid-19”, declarou a Farmacêutica Aliny Prado.
A Secretaria de Saúde tem mantido o estoque de medicação básica e para o coronavírus em níveis capazes de atender a demanda, sempre prezando pela lisura, transparência e responsabilidade em seus protocolos de distribuição.

Os vereadores enfatizaram que é preciso que a municipalidade se conscientize a procurar os postos de saúde e o centro de triagem já nos primeiros sintomas da doença, pois o diagnóstico e tratamento precoce são importantes para evitar o agravamento de casos e até mortes.
“Recebemos esse reclame de alguns cidadãos sobre uma possível falta de medicamentos da Covid no município de Peixoto de Azevedo. Checamos pessoalmente que existe um controle sistemático de estoque, cuja quantidade cobre as necessidades deste período crítico da pandemia. Parabenizamos o planejamento e organização dos servidores que atuam na Farmácia Básica Municipal e lembramos que os remédios só podem ser entregues mediante a apresentação do receituário emitido e assinado pelo médico”, disse o Presidente da Câmara, Evandro Kommers.
A Prefeitura e a Câmara reforçam a solicitação a municipalidade para que cumpra as medidas de prevenção, como o isolamento social, uso de máscaras faciais, higienização das mãos, utilização de álcool em gel e não aglomeração.
Por fim, que a população fique em alerta mediante de ‘Fake News’ constantemente postadas nas redes sociais, observando que manter-se bem informado é muito importante para combater a pandemia e a desinformação!

Medicamentos Disponíveis para Covid-19:
- Ivermectina
- Hidroxicloroquina
- Azitromicina
- Predimizona
- Zinco
- Dexametasona



