Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Secretaria incentiva cadeias produtivas da Agricultura Familiar

Projeto de Cultivo de Hortaliças através de Hidroponia será implantada por pequeno produtor Peixotense

Secretaria incentiva cadeias produtivas da Agricultura Familiar
Foto: Gradeamento Chácaras Produtivas
O Secretário de Agricultura Alan Aires e os vereadores Evandro Kommers e Gleisson Noleto estiveram na região das Chácaras Produtivas acompanhando o serviço de preparação da terra através de gradeamento desenvolvido pela patrulha mecanizada direcionada exclusivamente para a agricultura familiar.
 
Nesta pequena área o produtor, Romildo Soares dos Santos, estará implantando o projeto de cultivo de hortaliças no sistema hidropônico, ou seja, ao invés de crescerem no solo as raízes das vegetações crescem em soluções de água dotadas de nutrientes. Nos próximos dias a estufa estará sendo construída para a instalação dos reservatórios, calhas, tubos e o composto de brita, areia ou outros materiais.
 
 
Com o gradeamento e nivelamento da terra e a assistência técnica a ser oferecida pelos engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas da Secretaria de Agricultura, o chacareiro ampliará o processo de diversificação de culturas em sua propriedade, onde já conta com o plantio de cupuaçu, pequi, mexerica, coco-da-bahia, mandioca e uma série de hortaliças, frutas e verduras predominantes da região.
 
A expectativa é de que sejam cultivados mais de 10.000 pés de alfaces, rúculas, tomates, moranguinhos e outros de alto padrão de qualidade, pois As plantas ficam em um ambiente mais controlado e protegido contra pragas e doenças.
 
“Daremos todo suporte de apoio através das patrulhas e implementos agrícolas, bem como, por meio da nossa equipe de assistência técnica de campo. Esses chacareiros poderão contar inclusive com a participação da secretaria de agricultura no processo de ingresso do produto no mercado local e regional”, disse o Secretário Alan Aires.
 
 
Os vereadores Evandro Kommers e Gleisson Noleto parabenizaram a iniciativa da Secretaria de Agricultura em colocar de forma efetiva seu corpo técnico e os equipamentos a disposição dos pequenos agricultores, como forma de potencializar as cadeias produtivas que fomentam a geração de emprego e renda nas chácaras e sítios aos arredores da cidade e nos 11 projetos de assentamentos rurais.
 
Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Saúde

Peixoto começa a vacinar contra Covid-19 pessoas com comorbidades

Reunião com médicos das UBS foi realizada para cumprimento de meta vacinal deste público prioritário do Plano Nacional de Imunização

Peixoto começa a vacinar contra Covid-19 pessoas com comorbidades
Foto: Reunião de Trabalho
A Secretaria de Saúde de Peixoto de Azevedo através do Departamento de Imunização realizou reunião de trabalho para traçar estratégias de cumprimento da nova fase de vacinação contra o Covid-19 ao grupo de pessoas com doenças pré-existentes como problemas cardíacos e do pulmão, hipertensão arterial e diabetes que podem oferecer risco de agravamento da doença.
 
Participaram das discussões todos os médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelos bairros do perímetro urbano da cidade.
 
Dentre as tratativas esteve o cumprimento do esquema vacinal das pessoas de 55 a 59 anos de idade, seguindo a determinação para que seja dos mais velhos aos mais jovens, que por sua vez deverão obrigatoriamente apresentar no momento da imunização, o comprovante da comorbidade, ou seja, o Atestado Médico a ser fornecido pelos profissionais dos Postos de Saúde.
 
É importante lembrar que a vacinação ocorrerá nas dependências da Vila Olímpica para os indivíduos com síndrome de Down, pacientes que fazem hemodiálise, gestantes com comorbidades e imunossuprimidos, aqueles indivíduos que, por ação de algum medicamento tem reações adversas e a redução do seu sistema imunológico. Estes também poderão receber a primeira dose do imunizante.
 
A recomendação para este público alvo do Plano Nacional de Imunização é que procurem o mais breve possível as Unidades Básicas de Saúde para avaliação médica e o recebimento do atestado, que por sua vez deverá ser apresentado no ato vacinação para a equipe técnica de imunizadores.
 
A vacinação deste novo grupo prioritário começa nesta quarta-feira dia 05 de maio e o horário de atendimento na Vila Olímpica continua sendo o mesmo, das 8h as 11h e das 13h as 17h.
 
Saiba quais são as comorbidades
 
O Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde considera como comorbidades para a covid-19 diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, com anemia falciforme, câncer, HIV, síndrome de down, obesidade grave e gestantes ou puérperas que apresentem comorbidades.
Continue Lendo

Esportes

Obra Esportiva: Campo Sintético de Futebol do Bairro Nova Esperança

Prefeitura investe R$ 500 mil na construção do Campo Sintético de Futebol no Bairro Nova Esperança que deverá estar concluído em meados de julho

Obra Esportiva: Campo Sintético de Futebol do Bairro Nova Esperança
Foto: Obras do Campo Sintético
O Secretário de Esportes, Gilmar Santos Souza acompanhado do Coordenador Esportivo, Lenilton Mardine Neto e do encarregado das obras de construção do Campo Sintético de Futebol do Bairro Nova Esperança, Welington Roberto Soares esteve vistoriando a retomada dos trabalhos e serviços visando a conclusão do projeto previsto para meados de julho de 2021.
 
A obra adentrou na etapa final com a construção das arquibancadas, contra piso de concreto, alambrado, iluminação de LED, calçamento de piso intertravado com acessibilidade, traves de futebol e nos próximos dias deverá ser aplicado o gramado sintético de alto impacto e resistência.
 
O Secretário de Esportes, Gilmar Santos Souza, disse que este era um antigo sonho dos moradores, em especial da juventude e desportistas do Bairro Nova Esperança.
 
 
“Esse bairro margeia a rodovia BR-163 e fica na entrada da cidade. Ele está dotado de diversos equipamentos públicos como conjunto habitacional, posto de saúde e brevemente o novo prédio da Escola Estadual Luciene Cardoso. Assim que assumi a Secretaria de Esportes fiz questão de fazer a tratativa com a empreiteira para a retomada da obra e sua efetiva conclusão, isso por determinação do Prefeito Maurício Ferreira. Fizemos uma visita-vistoria nesta data e percebemos vários operários, materiais e a evolução do projeto de construção do campo de futebol sintético, e o que mais nos alegrou foi a previsão de entrega para julho deste ano, depois de sofrer várias paralizações em virtude inclusive da pandemia da Covid-19”, disse Gilmar Santos.
 
 
O secretário e vice-prefeito Peixotense destacou que já estão sendo providenciados materiais esportivos e alinhamentos ligados a contratação de educadores físicos e instrutores para as escolinhas de base que serão desenvolvidas neste complexo esportivo.
 
“Pós período de pandemia iremos abrir inscrições para as escolinhas esportivas e faremos a elaboração de um calendário de torneios, campeonatos e demais eventos neste campo de futebol sintético. Temos absoluta certeza que será um espaço de lazer, recreação, esporte, cultura e cidadania, que por sua vez será relevante socialmente para retirarmos nossas crianças, adolescentes e jovens da vulnerabilidade provocada pelas drogas, trabalho infantil, violência e outros malefícios”, declarou o secretário de esportes.
 
 
O Bairro Nova Esperança ainda será contemplado com drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e iluminação de LED, conforme já anunciado na imprensa pelo Prefeito Maurício Ferreira de Souza.
Com relação ao Campo Comunitário de Futebol estão sendo investidos mais de R$ 500.000,00 de recursos do Ministério do Esporte/Governo Federal.
 
Continue Lendo

Mais lidas da semana