Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Secretaria incentiva cadeias produtivas da Agricultura Familiar

Projeto de Cultivo de Hortaliças através de Hidroponia será implantada por pequeno produtor Peixotense

Secretaria incentiva cadeias produtivas da Agricultura Familiar
Foto: Gradeamento Chácaras Produtivas
O Secretário de Agricultura Alan Aires e os vereadores Evandro Kommers e Gleisson Noleto estiveram na região das Chácaras Produtivas acompanhando o serviço de preparação da terra através de gradeamento desenvolvido pela patrulha mecanizada direcionada exclusivamente para a agricultura familiar.
 
Nesta pequena área o produtor, Romildo Soares dos Santos, estará implantando o projeto de cultivo de hortaliças no sistema hidropônico, ou seja, ao invés de crescerem no solo as raízes das vegetações crescem em soluções de água dotadas de nutrientes. Nos próximos dias a estufa estará sendo construída para a instalação dos reservatórios, calhas, tubos e o composto de brita, areia ou outros materiais.
 
 
Com o gradeamento e nivelamento da terra e a assistência técnica a ser oferecida pelos engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas da Secretaria de Agricultura, o chacareiro ampliará o processo de diversificação de culturas em sua propriedade, onde já conta com o plantio de cupuaçu, pequi, mexerica, coco-da-bahia, mandioca e uma série de hortaliças, frutas e verduras predominantes da região.
 
A expectativa é de que sejam cultivados mais de 10.000 pés de alfaces, rúculas, tomates, moranguinhos e outros de alto padrão de qualidade, pois As plantas ficam em um ambiente mais controlado e protegido contra pragas e doenças.
 
“Daremos todo suporte de apoio através das patrulhas e implementos agrícolas, bem como, por meio da nossa equipe de assistência técnica de campo. Esses chacareiros poderão contar inclusive com a participação da secretaria de agricultura no processo de ingresso do produto no mercado local e regional”, disse o Secretário Alan Aires.
 
 
Os vereadores Evandro Kommers e Gleisson Noleto parabenizaram a iniciativa da Secretaria de Agricultura em colocar de forma efetiva seu corpo técnico e os equipamentos a disposição dos pequenos agricultores, como forma de potencializar as cadeias produtivas que fomentam a geração de emprego e renda nas chácaras e sítios aos arredores da cidade e nos 11 projetos de assentamentos rurais.
 
Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Guarantã do Norte

Prefeito entrega Moções Honrosas pela abertura de leitos de UTI

O Secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso Gilberto Figueiredo foi um dos homenageados.

Prefeito entrega Moções Honrosas pela abertura de leitos de UTI
Foto: Entrega de Moções Honrosas
O prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan realizou na manhã desta quinta-feira a entrega de uma moção honrosa para o secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso Gilberto Figueiredo e para a superintendente de Obras da SES-MT, Mayara Galvão Nascimento.
 
A moção honrosa foi concedida em referência à abertura de 10 leitos de UTI para o município e região de Guarantã do Norte e ao trabalho que o governo estadual vem desenvolvendo na saúde pública.
 
De acordo com o prefeito, a moção honrosa do poder executivo de Guarantã do Norte é um agradecimento ao secretário e ao governador Mauro Mendes pelo zelo no trato com a saúde pública.
 
“Esse benefício é um marco para a região e, com certeza, salvou muitas vidas na pandemia. A meta agora é fazer um grande trabalho para transformar essas UTIs Covid-19 em UTIs convencionais e continuar atendendo a população da região. Deixo aqui o meu agradecimento ao prefeito e a toda comunidade de Guarantã, pelo apoio que tivemos para enfrentar a pandemia pela Covid-19”, disse o secretário Gilberto.
Continue Lendo

Saúde

Unidades Básicas desenvolvem a campanha Outubro Rosa

Consultas, Coleta de Preventivo, Avaliação Clínica da Mama e Teste Rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Unidades Básicas desenvolvem a campanha Outubro Rosa
Foto: Equipe PSF Thays Zanette
Aconteceu nesta quarta-feira no Posto de Saúde Thays Zanette (Bairro Aeroporto) atendimentos de saúde preventiva da mulher.
 
A programação é alusiva a Campanha ‘Outubro Rosa’ e conta com o envolvimento de toda equipe de profissionais da Unidade Básica.
 
Foram desenvolvidas palestras orientativas, coleta do preventivo do câncer de colo uterino, consultas médicas, avaliação clínica das mamas, teste rápido de infecções sexualmente transmissíveis e encaminhamentos para exames de mamografia.
 
Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde promoveram a decoração temática do posto de saúde e prepararam um delicioso café da manhã as mulheres da comunidade.
 
“O objetivo da Secretaria de Saúde é intensificar no Outubro Rosa as ações de saúde preventiva que vão desde as orientações sobre os hábitos saudáveis, cuidados com a saúde íntima e a realização de exames preventivos, pois eles são imprescindíveis para a manutenção de uma vida saudável e, consequentemente, para o aumento da longevidade feminina”, disse a Coordenadora da Atenção Básica, Keu Amaral.
Continue Lendo

Mais lidas da semana