Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Secretaria de Agricultura faz aplicação de calcário em pequenas propriedades

Cerca de 100 produtores rurais do distrito União do Norte recebem calcário para correção de solo, calagem é feita pela Secretaria de Agricultura

Secretaria de Agricultura faz aplicação de calcário em pequenas propriedades
Foto: Aplicação de calcário

A Secretaria Municipal de Agricultura de Peixoto de Azevedo está desenvolvendo ações de gradeamento e aplicação de calcário nas propriedades rurais do distrito União do Norte. O objetivo é aumentar a eficiência da adubação e a produtividade do plantio através da calagem do solo.

Cerca de 100 produtores serão contemplados com a disponibilização das patrulhas agrícolas e 5 toneladas de calcário por agricultor.

A correção da acidez do solo é feita após análise de solo e com todo acompanhamento dos profissionais da pasta, como engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas.

“Estamos aqui em parceria com a AGRIPAC atuando no período noturno executando o lançamento e aplicação do calcário, pois neste horário existe a minimização dos impactos do vento no processo garantindo um aproveitamento melhor do produto, evitando que o insumo se perda e garantindo que haja uma maior uniformidade no calcareamento para que logo em seguida seja feita a aração de toda área”, comentou o Secretário Alan Aires.

O calcário é providencial para manter os nutrientes e os microrganismos no solo, potencializando a melhor produtividade no campo.

O Prefeito Maurício Ferreira de Souza garantiu maiores investimentos com ampliação do número de patrulhas mecanizadas, implementos, insumos agrícolas, kits de irrigação, assistência técnica, logística de industrialização, transporte e comercialização, entre outros incentivos aos 11 projetos de assentamentos rurais de Peixoto de Azevedo. 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Mais incentivo e apoio a Agricultura Familiar Matupaense

Prefeito, Deputado e Vereadores fazem entrega de máquinas, equipamentos e veículos em apoio a agricultura familiar

Mais incentivo e apoio a Agricultura Familiar Matupaense
Foto: Entrega de Farinheira

O Prefeito Bruno Mena, juntamente com o Deputado Estadual Dilmar Dalbosco e os Vereadores de Matupá, realizou nesta quinta-feira (11/09) a entrega de um importante pacote de investimentos para o setor produtivo do município. A solenidade contou com a entrega de uma retroescavadeira hidráulica, uma farinheira móvel, um veículo exclusivo para a Associação de Pequenos Produtores e Feirantes e duas picapes Montana para a Secretaria Municipal de Agricultura.

Esses equipamentos e veículos representam um marco para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à agricultura familiar e ao agronegócio sustentável. Eles irão contribuir diretamente para o desenvolvimento das cadeias produtivas agropecuárias, ampliando a capacidade de escoamento, mecanização e agregação de valor à produção nas Glebas União, Padovani, Liberdade, bem como nas chácaras e sítios do entorno da cidade.

Com a retroescavadeira hidráulica, será possível intensificar a abertura e manutenção de estradas vicinais, limpeza de reservatórios e melhoria da infraestrutura rural. A farinheira móvel dará suporte aos produtores de mandioca, permitindo a produção de farinha com mais qualidade e eficiência. Já as picapes Montana e o veículo para a Associação de Feirantes proporcionarão agilidade no transporte de insumos, produtos e serviços, fortalecendo a logística e o acesso ao mercado.



Durante o evento, o Prefeito Bruno Mena destacou que esses investimentos são frutos de uma grande articulação política e de parcerias institucionais. Ele agradeceu ao Governador Mauro Mendes, ao Vice-Governador Otaviano Pivetta, ao Deputado Federal Fábio Garcia, à Secretária Estadual de Agricultura Andreia Fujioka e ao empenho do Deputado Estadual Dilmar Dalbosco, que foi fundamental para a viabilização dos recursos junto ao Governo do Estado.

Segundo o Prefeito, as ações visam consolidar Matupá como um polo de referência na agricultura familiar, garantindo mais renda, sustentabilidade e qualidade de vida às famílias do campo.

Ver Mais

Matupá

Matupá participa do Seminário APS nos Territórios em Cuiabá

A participação da SMS de Matupá no seminário permitirá que as profissionais de saúde promovam de forma planejada e célere as ações da Atenção Básica no município

Matupá participa do Seminário APS nos Territórios em Cuiabá
Foto: Profissionais de Matupá

A Secretaria de Saúde de Matupá esteve presente no Seminário da Atenção Primária à Saúde (APS) nos Territórios, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) em parceria com o Ministério da Saúde. O evento ocorreu no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e reuniu gestores e profissionais de saúde de todo o estado.

As profissionais da Secretaria de Saúde Matupaenses que participaram do seminário foram:

Lidiane Ludke - Enfermeira
Danielle Calado - Dentista
Karla Alves - Enfermeira

Essas profissionais tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os novos indicadores do financiamento da Atenção Primária à Saúde e os exemplos práticos de registro das informações nos sistemas oficiais.

A participação da SMS de Matupá no seminário permitirá que as profissionais de saúde promovam de forma planejada e célere as ações da Atenção Básica no município, melhorando a gestão da saúde e o atendimento do SUS na rede pública municipal.

 

Ver Mais

Mais Vistas