Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Seu Dico - Pioneiro Garimpeiro é homenageado pelo NotíciaVIP

Aos 80 anos o Sr. Raimundo Ferreira da Silva é um exemplo de persistência, coragem e trabalho. Boa parte do que conquistou foi através da garimpagem de ouro.

Seu Dico - Pioneiro Garimpeiro é homenageado pelo NotíciaVIP
Foto: Homenageado do Dia do Garimpeiro
A reportagem Noticiavip presta homenagem a todos os garimpeiros do Vale do Peixoto através deste grande pioneiro, desbravador e baluarte da corrida do ouro, Raimundo Ferreira da Silva.
 
Aos seus 80 anos de idade, o ‘Seu Dico’ como é popularmente conhecido continua sendo um homem sereno, lúcido e que carrega no rosto marcado, nas mãos calejadas, no olhar e sorriso e principalmente na mente e no coração, as lembranças de outrora quando deixara sua terra natal no estado do Maranhão em 1979 para travar uma intensa luta em busca de uma vida melhor e de fartura na extração de ouro na ainda não emancipada Peixoto de Azevedo.
 
Uma época onde não existiam estradas, a extração era ainda mais rudimentar, a malária assolava e matava, a distância da família sufocava e não existiam tecnologias e maquinários nas cavas de garimpo, fazendo com que o garimpeiro empregasse sua força física e trilhasse na labuta cotidiana as mais diferentes formas de extrair o metal precioso do solo, em muitos casos vindo a perder a sua própria vida.
 
Sempre destemido, trabalhador, corajoso e de muitas ambições positivas, Seu Dico atuou em praticamente todas as regiões de garimpagem existentes até hoje no município de Peixoto de Azevedo e já fez de um tudo dentro de uma frente de lavra, onde lucrou, ganhou, perdeu, caiu e se reergueu, mas sempre com sua fé inabalável, força de vontade e esperança de que, como dizia ele, “Tudo que é do homem, o bicho não come, vem na mão. Deus me recompensará”.
 
Perseverante em busca da realização de seus sonhos e mantendo seu pioneirismo em Peixoto de Azevedo na garimpagem de ouro, uma janela de oportunidade surgiu na década de 80 onde sem pestanejar e com sua experiência buscou no maior garimpo de ouro do mundo, Serra Pelada, a oportunidade de enriquecer-se e assegurar uma situação econômica melhor e mais favorável a toda sua família e por lá ficou por seis anos a fio.
 
Porém, conta o Seu Dico, o que restou foi tão somente um dente de ouro e um anel que o acompanha até hoje.
 
Acometido pela enfermidade e com a saúde debilitada, mas sem perder o entusiasmo e a alegria de viver, faz questão de frisar seu legado de permanecer morando em Peixoto de Azevedo, onde passou por dificuldades extremas, mas transpôs os obstáculos e espinhos da caminhada ao lado de sua saudosa esposa, Dona Lourencia Cordeiro da Silva, conseguindo criar seus 12 filhos e zelando pela harmonia junto aos seus 16 netos, sempre com muito amor, proteção, ternura, companheirismo e atenção.
 
Para relembrar dos muitos episódios de sua vida de garimpeiro, sempre que pode, o Seu Dico senta no banco da Praça Central e as lágrimas caem ao relembrar as histórias vividas, amizades construídas, companheiros falecidos e a evolução deste pedacinho do Brasil, que hoje é exemplo de desenvolvimento e progresso, tendo como principal fonte de renda a extração mineral legalizada e ambientalmente sustentável e onde o Trabalhador Garimpeiro tem o devido respeito e valor.
 
Raimundo Ferreira da Silva, Seu Dico, seu exemplo de vida e de trabalhador garimpeiro o dignifica a receber esta singela homenagem do site NotíciaVIP e de toda população Peixotense no Dia dos Garimpeiros, és merecedor do Título de ‘Cidadão de Ouro’.
 
Parabéns
!
NotíciaVIP - Portal da Amazônia / Vale do Peixoto
24 de Julho de 2021
 
Reportagem: Edeir Júnior
Arte: Leomix
Comentários
Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Justiça

Juiz determina exclusão de vídeo onde Fernando Zafonato faz acusações inverídicas contra a candidata Marinilde

Juiz da 33ª Zona Eleitoral determinou exclusão das postagens ofensivas sob pena de multa e crime de desobediência

Juiz determina exclusão de vídeo onde Fernando Zafonato faz acusações inverídicas contra a candidata Marinilde
Foto: Prefeito Cassado, Fernando Zafonato

O Juiz Substituto da 33ª Zona Eleitoral determinou nesta quarta-feira dia 28 de julho a retirada imediata de vídeo postado pelo prefeito cassado pelo Pleno do TSE, Fernando Zafonato, feita em sua rede social no Facebook , onde sordidamente mentiu ao dizer que a culpa de sua cassação por atos concretos de improbidade administrativa e danos ao erário público seria de responsabilidade da candidata Marinilde, mesmo notoriamente a mesma não estar figurando em nenhum momento do processo. 

Apesar de cassado, Fernando Zafonato é o representante legal da Coligação ‘Matupá é do Povo’ junto a Justiça Eleitoral e que tem como candidato Bruno Mena, seu então Vice-Prefeito.

Com objetivo de denegrir a imagem da candidata, Fernando Zafonato, fez considerações pejorativas, ofensivas e enganosas com a finalidade explicita de ludibriar e confundir os eleitores Matupaenses as vésperas do pleito eleitoral.

Diante deste fato, a Coligação ‘Matupá em Mãos Limpas, em Respeito a Você’ apresentou Representação junto a Justiça Eleitoral para que suspenda todas as postagens e exclua o vídeo veiculado pelo Prefeito Cassado Fernando Zafonato.

O pedido foi julgado procedente pelo Juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra.

Na ação, a coligação “Matupá em Mãos Limpas” afirma que os fatos sustentados pelo ex-prefeito Zafonato são sabidamente inverídicos e que o vídeo foi postado com o intuito de construir uma narrativa que justificasse a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que cassou unanimamente (7x0) o mandato do então gestor por crime de improbidade administrativa cometido entre os anos 2009 e 2012, período em que esteve à frente da administração do município.

Em sua decisão o juiz da 33ª Zona Eleitoral deixa claro que “o vídeo postado não condiz com a verdade dos fatos, uma vez que a candidata atacada, senhora Marinilde Dall Acqua, sequer figurou como parte da ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

Ele também considerou que “a divulgação inverídica provoca na mente do eleitorado um estado mental, emocional e/ou passional que pode afastar os votos daqueles eleitores que votariam na candidata Marinilde” nas eleições suplementares que acontecem no próximo domingo dia 1º de agosto.

Caso Zafonato não exclua o vídeo do Facebook em 24 horas, o juiz determinou multa no valor de R$ 5 mil por dia, além da consideração do não acolhimento como sendo crime de desobediência.  

Continue Lendo

Social

Reunião Preparatória Natal Solidário 2021

Peixoto de Azevedo adere ao Projeto Natal Solidário da Cometa Motocenter e fará coleta de alimentos não perecíveis

Reunião Preparatória Natal Solidário 2021
Foto: Secretarias e Departamentos estão na Comissão
Por mais um ano consecutivo a Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo fez adesão ao Projeto Natal Solidário da Cometa Motocenter.
 
Reunião preparatória foi realizada na sede do CRAS para tratar da grande mobilização de coleta de alimentos não perecíveis para montagem de cestas básicas que serão distribuídas as famílias em vulnerabilidade social.
 
Na 8ª edição do Natal Solidário as empresas e comércios parceiros terão em suas dependências caixas de coleta identificadas com banners e cartazes onde a clientela ao fazer as compras poderá efetuar a doação de alimentos e receber cupons para concorrer pela loteria federal a valiosos prêmios, dentre eles: 01 TV de LED 4K, 01 Fogão 04 Bocas, 01 Refrigerador 371 litros, 01 Moto Honda CG 160 CC 0 Km e 01 Automóvel New HB20 1.0 Sense Ano-modelo: 2022.
 
Neste primeiro momento todas as secretarias e departamentos foram convocados para compor a comissão organizadora e as frentes de atuação do Projeto Natal Solidário, logo em seguida serão contatadas as instituições parceiras para atuação conjunta nesta missão de arrecadação de alimentos que vem para minimizar a crise provocada pela Pandemia do Covid-19, onde as famílias enfrentam o distanciamento social, desemprego, a dificuldade econômica e o risco da segurança alimentar e nutricional.
 
 
“Desde já solicitamos a parceria dos comércios e empresas. Não temos dúvidas de que a campanha deste ano será abraçada pela própria comunidade, pois são centenas de famílias necessitando desta solidariedade para colocarem o alimento na mesa em seus lares. Os cupons serão distribuídos a partir da doação de 05 kg de alimentos e além de praticarem um gesto junto e nobre de auxílio ao próximo, as pessoas terão a oportunidade de ganhar esses valiosos prêmios, que para muitos são verdadeiros sonhos de consumo”, disse a Primeira Dama, Marisete Alberti Souza.
Ela aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio de todos os veículos de comunicação, rádios, TVs e sites.
Continue Lendo

Mais lidas da semana