Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Travessão 07 do PA Cachimbo II recebe Resfriador e Calcário

Secretário e Vereadores estiveram no assentamento fazendo a entrega de mais um resfriador de 1.000 litros e 10 toneladas de calcário

Travessão 07 do PA Cachimbo II recebe Resfriador e Calcário
Foto: Entrega de Resfriador
A gestão do Prefeito Maurício Ferreira de Souza está provocando transformações positivas no contexto da melhoria das condições de trabalho e de vida dos assentados rurais Peixotenses.
 
A Secretaria de Agricultura tem a frente, Alan Aires, que através de seu dinamismo tem conseguido colocar em prática o planejamento de trabalho em prol do fortalecimento da agricultura familiar, apoiando todas as cadeias produtivas predominantes nos 11 Projetos de Assentamentos do município.
 
“Temos consciência de que a agricultura familiar é responsável pela produção dos alimentos básicos que estão na mesa da população regional. Os grãos como feijão, arroz, milho, bem como, o leite e seus derivados, frutas, hortaliças, mandioca e a criação de pequenos animais, vem avançando no distrito União do Norte e precisamos garantir ao pequeno produtor as condições de ampliar sua produção, mecanizar a sua área, agregar valor através da industrialização, transporte e comercialização, viabilizar linhas de crédito, proporcionar assistência técnica e as condições para que permaneçam no campo”, comentou o Secretário Alan Aires.
 
Em parceria com o Governo Federal e a SEAF-MT são várias conquistas para o setor, tais como: Patrulhas e Implementos Agrícolas, Kits de Irrigação, Resfriadores de Leite, Calcário, Capacitação e Assistência Técnica, Logística de Transporte Hortifrutigranjeiros e outras.
 
Nesta semana, o Secretário Alan Aires e os Vereadores Dr. Siqueira e Zinha estiveram no Travessão 07 do PA Cachimbo II onde efetuaram a entrega de mais um resfriador de leite com capacidade de 1.000 litros e 10 toneladas de calcário.
 
“Nunca tivemos uma assistência técnica desta forma e esses incentivos fundamentais em nossas propriedades. A presença da Secretaria de Agricultura aqui, com sua patrulha mecanizada e a calcareadeira nos traz motivação e a certeza que não ficaremos desamparados para continuarmos na lida rural produzindo para o próprio consumo e o incremento da renda familiar. Eu só tenho que agradecer”, falou a nossa reportagem o agricultor, Valmir Delalibra.
 
A agricultora, Diva de Fátima, não conseguiu esconder a alegria de ver o Travessão 07 sendo contemplado com o resfriador de leite. Em seu sítio a produção é de cerca de 350 litros/dia e a complementação será feita com o armazenamento do leite vindo dos demais produtores daquela região para posterior retirada pelo Caminhão Térmico da Cooperativa.
 
A Vereadora Rosangela Matos Dias (Zinha) destacou o empenho do Prefeito Maurício Ferreira e do Secretário Alan Aires que tem colocado a agricultura familiar de Peixoto de Azevedo em evidencia no Portal da Amazônia.
 
“Tenho acompanhado de perto as atividades da Secretaria de Agricultura que tem focado suas ações nos pequenos e médios produtores que dependem de políticas públicas que facilitem o seu acesso às novas tecnologias. Todos esses incentivos proporcionam maior capacidade de lucratividade, investimento e ampliação da produtividade. A agricultura familiar Peixotense vive um novo momento graças ao nosso trabalho na Câmara de Vereadores e a atual administração pública municipal”, declarou a parlamentar.
 
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Projeto Poupadores do Futuro é lançado em Matupá

A ação contou com a importante parceria institucional do Sicredi e foi realizada na Escola Municipal Jane Pereira Lopes, envolvendo mais de 120 alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental

Projeto Poupadores do Futuro é lançado em Matupá
Foto: Parceiros do Projeto

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Matupá – Previ-Muni realizou em comemoração à Semana da Educação Financeira o lançamento oficial do Projeto “Poupadores do Futuro”, uma iniciativa desenvolvida em todo o Brasil pelo Ministério da Previdência Social em parceria com os RPPS.

No município, a ação contou com a importante parceria institucional do Sicredi e foi realizada na Escola Municipal Jane Pereira Lopes, envolvendo mais de 120 alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental em uma programação educativa, dinâmica e interativa.

Durante o evento foram ministradas palestras sobre educação financeira, planejamento econômico familiar e educação previdenciária, além de dinâmicas recreativas, painel de perguntas e respostas, atividades de recorte e colagem, caça-palavras e a entrega de cofrinhos personalizados e certificados de participação aos estudantes.

A Diretora do Previ-Muni destacou a relevância do Projeto Poupadores do Futuro para a formação cidadã das crianças. “Estamos trabalhando conceitos importantes de responsabilidade financeira, organização e planejamento desde cedo. O conhecimento adquirido pelos alunos também chega até suas famílias, promovendo reflexões positivas dentro dos lares sobre consumo consciente, economia e preparação para o futuro”, enfatizou.

A Gerente de Negócios do Sicredi, Camila Nayana, ressaltou a satisfação da cooperativa em participar da iniciativa educacional. “É uma parceria muito importante, pois desperta nas crianças a consciência sobre o planejamento financeiro e a valorização do ato de poupar. Ficamos felizes em contribuir com um projeto que leva aprendizado, cidadania e visão de futuro aos estudantes”, comentou.

O Previ-Muni agradeceu de forma especial a Direção, Coordenação, Professores e Alunos da Escola Municipal Jane Pereira Lopes pela receptividade, participação efetiva e engajamento nas atividades desenvolvidas. De acordo com a instituição previdenciária, o Projeto Poupadores do Futuro passará a integrar oficialmente o Calendário de Ações Educativas do Previ-Muni em Matupá.

Ver Mais

Educação

Segue o Plano: Prefeitura conta com 12 novos ônibus escolares em Peixoto

Além dos ônibus escolares, a atual administração também entregou duas caminhonetes traçadas para reforçar o apoio logístico às escolas do campo

Segue o Plano: Prefeitura conta com 12 novos ônibus escolares em Peixoto
Foto: Onibus Escolares novos

A Prefeitura de Peixoto de Azevedo segue avançando na consolidação da frota própria do transporte escolar municipal. Durante as comemorações dos 40 anos do município, realizadas no Bairro Bela Vista, foram apresentados à população os 12 novos ônibus escolares adquiridos em pouco mais de um ano e cinco meses de gestão do prefeito Paulistinha, todos modelos padrão Caminho da Escola.

A nova frota ficou exposta durante a inauguração do Complexo Esportivo, Cultural e Turístico Leda Frizzon, evento que reuniu secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e centenas de moradores. Os investimentos foram viabilizados por meio de recursos próprios da prefeitura e convênio firmado com a SEDUC-MT.

Além dos ônibus escolares, a atual administração também entregou duas caminhonetes traçadas para reforçar o apoio logístico às escolas do campo, garantindo mais eficiência no atendimento das comunidades rurais.

Outro importante investimento destacado foi a aquisição de um moderno ônibus executivo, avaliado em cerca de R$ 2 milhões, destinado ao Departamento Municipal de Esportes para o transporte de atletas em competições intermunicipais e regionais.

O prefeito Paulistinha ressaltou que os investimentos representam compromisso com a educação, valorização dos estudantes e incentivo ao esporte. “Estamos trabalhando para garantir um transporte seguro, confortável, digno e humanizado às nossas crianças e adolescentes da cidade e do interior. Esses ônibus oferecem mais qualidade, segurança e tranquilidade para os alunos e suas famílias. E no esporte estamos realizando um sonho antigo dos nossos desportistas, que agora terão um ônibus moderno e adequado para representar Peixoto de Azevedo em competições regionais e estaduais”, declarou o gestor municipal.

Ver Mais

Guarantã do Norte

RGA de 6,69% aos servidores públicos de Guarantã do Norte

O projeto foi encaminhado em Regime de Urgência Urgentíssima e deverá ser analisado pelos nobres vereadores, que irão exarar pareceres e deliberar sobre sua aprovação.

RGA de 6,69% aos servidores públicos de Guarantã do Norte
Foto: Guarantã do Norte MT

O Prefeito de Guarantã do Norte, Márcio Gonçalves, encaminhou para apreciação da Câmara Municipal o Projeto de Lei Nº 007/2026, que dispõe sobre o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores públicos municipais no percentual de 6,69%, correspondente ao índice inflacionário apurado no período de janeiro de 2025 a abril de 2026.

A proposta assegura um direito legítimo do funcionalismo público, garantindo a recomposição salarial diante das perdas inflacionárias e fortalecendo o poder de compra dos servidores municipais.

A medida também contribui diretamente para a adimplência financeira das famílias, além de representar valorização profissional aos trabalhadores que atuam nas diferentes secretarias, departamentos, repartições e instituições da administração pública municipal.

De acordo com a gestão, a concessão da RGA é considerada um importante fator motivacional, reconhecendo o comprometimento e a dedicação dos servidores públicos no atendimento à população e na prestação dos serviços essenciais do município.

O projeto foi encaminhado em Regime de Urgência Urgentíssima e deverá ser analisado pelos nobres vereadores, que irão exarar pareceres e deliberar sobre sua aprovação.

A expectativa do Poder Executivo é de que o reajuste seja instituído ainda na folha salarial de maio de 2026, assegurando maior agilidade na efetivação do benefício aos servidores municipais.

Ver Mais

Mais Vistas