Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Peixoto recebe máquinas e equipamentos do Governo de MT

Programa Mais MT - 01 motoniveladora, 01 caminhão refrigerado, 01 pick-up Hilux, 01 distribuidor de calcário, 01 ensiladeira e 01 farinheira.

Peixoto recebe máquinas e equipamentos do Governo de MT
Foto: Governador MM entrega máquinas
O Prefeito Maurício Ferreira de Souza esteve participando nesta sexta-feira (08) no Ginásio Aecin Tocantins em Cuiabá da solenidade de entrega de máquinas e equipamentos para a agricultura familiar e infraestrutura por meio da SEAF-MT e SINFRA-MT.
 
Nesta etapa do Programa Mais MT, Peixoto de Azevedo foi contemplado com 01 motoniveladora, 01 caminhão refrigerado, 01 pick-up Hilux, 01 distribuidor de calcário, 01 ensiladeira e 01 farinheira.
 
O município possui o maior projeto de assentamento da América Latina com mais de 12.000 habitantes e conta com diversas associações e cooperativas que recebem o apoio e incentivo da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT), quer seja em patrulhas agrícolas, maquinários pesados, implementos, insumos, regularização fundiária, assistência técnica e outros projetos, programas e ações governamentais.
 
 
O Deputado Estadual, Nininho, participou da solenidade e lembrou que neste ano de 2021 também foram entregues ao Consórcio Regional de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia, o qual Peixoto de Azevedo é integrante, 03 moto-niveladoras, 01 retroescavadeira hidráulica e 01 pá carregadeira.
 
Já a Associação Estruturante Santa Emília da Rodovia MT-322 ampliou seu parque de máquinas com 02 moto-niveladoras, 01 retroescavadeira hidráulica e 01 pá carregadeira.
 
Ambas associações atuam em parceria com a Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo nas demandas de recuperação de estradas, pontes e bueiros, garantindo a trafegabilidade e o escoamento da produção agropecuária regional.
 
 
O Prefeito Mauricio Ferreira de Souza agradeceu também ao Governador Mauro Mendes, Deputado Federal Neri Geller e ao Senador Carlos Fávaro e a toda Bancada de Parlamentares de Mato Grosso, que junto aos Ministérios e o Governo do Presidente Jair Messias Bolsonaro defendem as demandas de Peixoto de Azevedo.
Acompanharam a solenidade em Cuiabá, os vereadores Evandro Kammers e Rosângela Matos Dias e o Secretário Municipal de Agricultura Alan Aires.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Coogavepe defende parceria institucional com Governos e Órgãos Fiscalizadores

O objetivo é garantir segurança jurídica às atividades regularmente licenciadas e evitar que maquinários e equipamentos utilizados por empreendimentos legalizados sejam destruídos durante operações de fiscalização.

Coogavepe defende parceria institucional com Governos e Órgãos Fiscalizadores
Foto: Reunião na Câmara de Vereadores

A Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) participou de uma importante reunião que reuniu representantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Comando Regional da Polícia Militar Ambiental, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e das cooperativas Coomipaz e Cooperrio para discutir medidas voltadas ao fortalecimento da mineração legal e sustentável.

Representando a Coogavepe, o vice-presidente Gabriel Cervantes defendeu a necessidade de um maior alinhamento entre as cooperativas, os poderes públicos, as forças de segurança e os órgãos fiscalizadores, com o objetivo de garantir segurança jurídica às atividades regularmente licenciadas e evitar que maquinários e equipamentos utilizados por empreendimentos legalizados sejam destruídos durante operações de fiscalização.

Durante o encontro, Gabriel também destacou a importância da desburocratização e da maior celeridade nos processos de licenciamento ambiental, além da construção de um trabalho conjunto, democrático e institucional capaz de aperfeiçoar as políticas públicas voltadas ao setor mineral. Entre as propostas apresentadas estão o incentivo a pesquisas, estudos, inovação tecnológica, assistência técnica, consultoria especializada, celebração de termos de cooperação, criação de linhas de crédito específicas e mecanismos de incentivo que fortaleçam a legalidade e a sustentabilidade ambiental.

“O garimpo legal não pode ser confundido com a extração mineral clandestina e criminosa. Quem trabalha dentro da legislação, cumpre as exigências ambientais, investe em tecnologia e promove a recuperação das áreas degradadas precisa ser reconhecido e respeitado. O combate deve ser direcionado à ilegalidade, preservando o direito de quem produz com responsabilidade e compromisso ambiental”, ressaltou o vice-presidente da Coogavepe.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Cooperrio solicita apoio do Governo de Mato Grosso

Cooperrio solicitou sensibilidade política e administrativa do Governo do Estado para a adoção de medidas que impeçam operações que resultem na queima de balsas, destruição de equipamentos e maquinários.

Cooperrio solicita apoio do Governo de Mato Grosso
Foto: Cooperativas presentes em Cuiabá-MT

O presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes, participou de uma importante audiência no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, com o governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, para discutir medidas voltadas ao fortalecimento da mineração legal por meio de balsas.

O encontro foi articulado pelo deputado estadual Diego Guimarães e reuniu representantes da Coogavepe, Coomipaz, Cooperrio, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Casa Civil de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT).

Durante a reunião, Vanderson Portes solicitou sensibilidade política e administrativa do Governo do Estado para a adoção de medidas que impeçam operações que resultem na queima de balsas, destruição de equipamentos e maquinários utilizados na atividade mineral.

Segundo ele, além dos elevados prejuízos financeiros e sociais causados aos garimpeiros, essas ações acabam contribuindo para a poluição dos rios, em razão dos destroços deixados nas águas e em suas margens.

O presidente destacou que a Cooperrio desenvolve uma ampla força-tarefa voltada à regularização da mineração em balsas, promovendo a adequação das embarcações às exigências legais e ambientais. O trabalho envolve melhorias estruturais, fortalecimento da segurança do trabalho, implantação de protocolos preventivos de proteção ambiental, obtenção de licenças, assistência técnica e jurídica aos cooperados, fortalecimento do cooperativismo, planejamento de recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento de projetos de responsabilidade social.

Como encaminhamento da audiência, ficou acordado que o Governo de Mato Grosso estudará mecanismos para promover o ressarcimento financeiro dos prejuízos ocasionados pela recente operação da Polícia Ambiental, que destruiu pelo menos 11 balsas de mineração que estavam fora de operação e em processo de legalização.

Outro avanço importante foi o compromisso de discutir, na Assembleia Legislativa, a criação da Frente Parlamentar da Mineração, iniciativa que contará com o apoio e a defesa do deputado estadual Diego Guimarães.

Ver Mais

Mais Vistas