Redes Sociais
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Peixoto de Azevedo

Reunião preparatória para o Censo do IBGE 2022 em Peixoto de Azevedo

Pelo menos 30 recenseadores atuarão no Censo Demográfico do IBGE no município.

Reunião preparatória para o Censo do IBGE 2022 em Peixoto de Azevedo
Foto: Reunião Censo 2022
Reunião preparatória e de acompanhamento do Censo Demográfico do IBGE 2022 aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo e contou com a participação de Secretários, Vereadores, Assessores, Imprensa e a Coordenação Técnica Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
 
Na oportunidade foi feita pelo Supervisor Regional, Pedro Spoladore e a Coordenadora de Área do IBGE, Monaliza Tenório, explanação dos procedimentos que serão desenvolvidos pelos recenseadores no período de junho a agosto de 2022 quando os domicílios urbanos, rurais e aldeias indígenas serão visitados para aplicação do questionário básico e o de amostra.
 
 
Os cidadãos poderão optar pelas entrevistas presenciais, pela internet ou por telefone.
 
Deverão ser contratados por meio de processo seletivo cerca de 30 recenseadores que atuarão em todo território Peixotense na coleta de dados, além de 02 agentes censitários supervisores (ACS) e 01 agente censitário municipal (ACM).
 
Ficou definido durante a reunião que a Prefeitura e a Câmara de Vereadores darão todo apoio na divulgação das inscrições do processo seletivo na mídia, cedência de espaços públicos, logística de transporte de recenseadores, fornecimento de rede de internet e implantação da Central de Apoio a Coleta do IBGE.
 
 
O Censo 2022 consiste em um questionário que investiga características demográficas, sociais e econômicas de todo o contingente populacional brasileiro e é realizado a cada 10 anos. Em 2020 não ocorreu por conta da pandemia do Covid-19.
 
A partir dos dados do censo, o governo federal distribui os recursos dos Fundos de Participação de Estados e Municípios (FPE e FPM).
 
 
Em contato com a nossa reportagem, o Prefeito Maurício Ferreira de Souza, que está cumprindo agenda em Cuiabá, solicitou que a população receba e responda as perguntas dos recenseadores que estarão uniformizados e identificados, pois é por meio dessas informações e dados demográficos que a administração pública municipal ampliará as políticas públicas e investimentos em saúde, educação, transporte, obras, habitação, segurança, infraestrutura, assistência social e outras áreas.
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Social

SMAS recebe equipamentos e mobílias

Departamentos, Coordenações e Repartições ligadas a Secretaria de Assistência Social são contemplados pela ação de governo Matupaense

SMAS recebe equipamentos e mobílias
Foto: Entrega de Equipamentos

A prefeitura de Matupá vem fazendo constantes investimentos na melhoria das condições de trabalho dos servidores das diferentes secretarias, departamentos, coordenações e repartições públicas.

Nesta semana foram entregues aparelhos tecnológicos como: projetores, monitores, impressoras, HDs externos, mouses óticos, câmeras de monitoramento, além de cadeiras almofadadas e ar condicionados.

Visando a melhor dinâmica e eficiência das atividades foram contempladas o CRAS, Casa Lar, Vigilância Socioassistencial, Capela Mortuária, Coordenação de Regularização Fundiária, entre outros setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com relação a mobílias, a gestão fez a entrega de camas, colchões, armários e também frízeres, fornos elétricos, liquidificadores, sanduicheiras e demais eletrodomésticos.

“Nós precisamos aparelhar os departamentos, repartições e os ambientes dos prédios públicos, e isso representa organização, praticidade, condições de trabalho e melhor atendimento à população, ou seja, com segurança, comodidade e agilidade. Esse tipo de investimento é um fator motivador aos funcionários e colaboradores tendo como principal meta a otimização dos serviços prestados aos cidadãos, em especial pela pasta de Assistência Social”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.  

Entrega

Entrega

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Terra Nova do Norte

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA

Força Tarefa do Titula Brasil Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e INCRA-MT para emissão de Títulos Definitivos aguardados a mais de 40 anos.

Dia 30 acontece o lançamento da Regularização Fundiária da Gleba ETA
Foto: Câmara de Vereadores

Acontecerá no próximo dia 30 de abril a solenidade de lançamento da Regularização Fundiária Rural do Projeto de Assentamento Gleba ETA que abrange os municípios de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo.

Na ocasião haverá a entrega de Contrato de Concessão de Uso – CCU e as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MT, efetuarão a coleta de documentos com vistas a emissão do Título Definitivo de Propriedade.

O Prefeito de Terra Nova do Norte, Pascoal Alberton, solicitou a concentração de esforços técnicos, administrativos e de logística para que o órgão federal garanta celeridade na entrega dos Títulos Definitivos de Propriedade da Gleba ETA, região de grande concentração de produção agropecuária.

A partir do lançamento do processo de regularização fundiária que acontecerá a partir das 9:00 horas do dia 30 de abril (Terça-Feira) nas dependências da Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte, a Unidade Regional do INCRA-MT providenciará todas as tratativas administrativas e jurídicas para a emissão dos Títulos aguardada a pelo menos quatro décadas pelas famílias em territórios Terranovense e Peixotense.

“São dezenas de agricultores que a muito tempo cumprem com seus direitos e obrigações, e que sempre cultivaram a esperança de obterem o documento de suas propriedades rurais, ou seja, o Título Definitivo. Esperamos que todos estejam presentes neste grande marco para regularização fundiária da Gleba ETA, pois assim que acessarem as escrituras poderão buscar créditos nas instituições financeiras, obterão a valorização do imóvel e também poderão ser contemplados pelos incentivos governamentais”, mencionou o Prefeito Pascoal.

O grupo de trabalho do ‘Titula Brasil’ de Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo estará desenvolvendo as seguintes atividades:

Coleta e Juntada de Documentos

Efetuando Homologações

Instruções Processuais

Baixas Resolutivas

Procedimentos de Regularização

A Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Rosângela Matos Dias (Zinha) tem acompanhado e apoiado as políticas publicas de regularização fundiária urbana e rural. Para ela a Titulação da Gleba ETA será um divisor de águas para a fomentação das cadeias produtivas devido a segurança jurídica que o documento providencia no sentido de viabilizar linhas de crédito para custeio, construções e ampliações, aquisição de máquinas, implementos e insumos, além da valorização imobiliária.

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Política

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri

Neri garantiu que a associação será contemplada com os equipamentos para mecanização das áreas de plantio dos agricultores familiares do assentamento rural.

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri
Foto: Neri Geller atende vereadoras
Em uma postagem nas redes sociais a Vereadora Roângela Matos Dias (Zinha) presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo disse que 'Credibilidade política se conquista com respeito, verdade e muito trabalho, e jamais se impõe'.
 
A parlamentar fez menção e agradeceu o Secretário Nacional de Políticas Agrícolas do MAPA-Governo Federal, Neri Geller por atender o pleito de 01 Patrulha Agricola Mecanizada para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Iriri, que é uma referência em produtividade no Projeto de Assentamento Planalto do Iriri, localizado a mais de 170 km da sede do município.
 
Ela frizou que a instituição abastece o mercado local, oferta alimentos para escolas, entidades e instituições filantrópicas, além de gerar empregos e renda no campo.
 
A expectativa é de que nos próximos 90 dias o trator e implementos sejam disponibilizados conforme anunciou em entrevista o Secretário Neri Geller.
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