Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Festival de Grafite é desenvolvido através da Lei Aldir Blanc

Muros e paredes de pontos estratégicos de Peixoto de Azevedo ganham expressões artísticas através do grafite

Festival de Grafite é desenvolvido através da Lei Aldir Blanc
Foto: Grafiteiros em ação
Está sendo desenvolvido em Peixoto de Azevedo através da Lei Aldir Blanc o Festival de Grafite.
 
Grafiteiros da região se juntaram para ilustrar paredes e muros em locais estratégicos com pinturas, desenhos, gravuras e expressões artísticas, que não são pichações, mas paisagens criativas e verdadeiras obras de arte que embelezam a cidade.
 
A criatividade, a ideia, a expressão, a mensagem e pôr fim, a arte propriamente dita, se torna visível através das tintas em spray, canetas squeezer e o látex das mais diferentes cores.
 
 
Atuando a mais de 15 anos na arte do grafite, Wilson, Eduardo e Caroline, mostram todo potencial de democratização dos espaços, da promoção da diversidade cultural, desta ferramenta de comunicação urbana que transmite mensagens de cunho social, cultural, ambiental e humanitário.
 
São traços, cores, desenhos e figuras dos grafiteiros que aguçam a imaginação das pessoas para sua interpretação pessoal da arte, que tem por objetivo a promoção da reflexão, mas também tem a intenção de revitalizar os ambientes.
 
 
Dentre os 26 projetos culturais aprovados para o recebimento de incentivo financeiro do Governo Federal, onde toda consultoria e assistência foi dada pelo Departamento de Cultura Peixotense está o ‘Festival de Grafite’ que realmente é de encher os olhos e a alma dos que visualizam as obras de arte no Centro Cultural Luiz Gonzaga, muros e paredes da cidade de Peixoto de Azevedo.
 
A Diretora de Cultura Selma Ferreira e o Coordenador de Projetos Culturais, Marciel Freitas, informaram que neste ano, a título de ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e que passaram por dificuldades durante a pandemia foram liberados mais de R$ 250.000,00.
 
 
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Saúde

Meta superada na Campanha de Doação de Sangue em Matupá

Foram mais de 130 doadores habituais e novos na campanha do último sábado na UBS Central.

Meta superada na Campanha de Doação de Sangue em Matupá
Foto: Doadores Solidários
Na manhã deste sábado, 16 de agosto de 2025, a Unidade Básica de Saúde Central de Matupá foi palco de mais uma importante ação de solidariedade: a Campanha de Doação de Sangue.
 
A iniciativa contou com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e demais profissionais da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hemocentro de Colíder-MT.
 
Durante o mutirão, os voluntários passaram pelo processo de triagem e avaliação clínica, seguindo todas as exigências de segurança para a coleta sanguínea. A etapa garantiu que cada doação atendesse aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, reforçando a responsabilidade e a seriedade da ação.
 
A campanha foi marcada pela presença de doadores habituais, que reafirmaram seu compromisso em salvar vidas, e também por novos voluntários que atenderam ao chamamento e realizaram a primeira doação. A solidariedade e o espírito comunitário deram o tom do evento, que fortaleceu a importância de manter os estoques do banco de sangue sempre abastecidos.
 
A doação de sangue é um ato simples, mas de grande impacto social, capaz de salvar inúmeras vidas em situações de emergência, cirurgias e tratamentos de doenças graves. Com campanhas como essa, Matupá reafirma sua vocação solidária e o compromisso com a saúde e a vida.
 
Doação de Sangue
 
 
Ver Mais

Matupá

Obras de Galerias e Bueiros concluídas na E-70 em Matupá

Prefeitura já substituiu mais de 30 pontes de madeira com infraestrutura de concreto nas estradas rurais Matupaenses

Obras de Galerias e Bueiros concluídas na E-70 em Matupá
Foto: Galeria na E-70

A Secretaria de Obras de Matupá concluiu com sucesso as obras de construção de 05 galerias de aduelas de concreto na estrada vicinal E-70, que liga Matupá a grandes fazendas produtivas do Vale do Iriri e aldeias indígenas.

As obras consistiram na substituição das antigas pontes de madeira por infraestrutura de concreto, garantindo maior segurança e durabilidade.

As aduelas de concreto têm um tempo de vida útil estimado em mais de 50 anos, o que representa uma solução duradoura e sustentável para a região.

Com a conclusão das obras, a logística de transporte agropecuária na região melhorou significativamente. Os produtores rurais e etnias indígenas agora podem escoar sua produção de forma mais eficiente e segura, o que contribui para o desenvolvimento econômico regional.

A administração do Prefeito Bruno Mena e Vice-prefeito Celso Sorgato tem trabalhado incansavelmente para melhorar a infraestrutura viária do município. Com a conclusão dessas obras, já são mais de 30 bueiros e galerias de tubos e aduelas de concreto construídos nas estradas rurais.

Ver Mais

Mais Vistas