A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Peixoto de Azevedo vem atuando de forma planejada no desenvolvimento estratégico de ações de educação ambiental que possam contribuir com o fortalecimento do turismo no município e distrito União do Norte.
Uma evidente demonstração deste esforço e resultado positivo está explícito na inclusão da cidade no Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, como parte integrante das 15 regiões turísticas de Mato Grosso.
A informação foi publicada no dia 28 de março pelo Ministério do Turismo. A inclusão na ‘Região Portal da Amazônia’ se deu por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT.
Segundo a Secretária de Meio Ambiente e Turismo, Ani Karini, a inclusão de Peixoto de Azevedo no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMapa), permitirá grandes avanços e a implementação de políticas públicas de incentivo a potencialização do turístico, inclusive possibilitando a alocação de recursos federais do Ministério do Turismo para execução dos projetos.
Dentre os trabalhos propostos pela SEMMA no âmbito do turismo e que são merecedores de destaque estão: Estruturação Turística da Cachoeira da 11, Morro Ecológico Parque Panará Kreen Akarore (Memorial das Vítimas da Covid-19), Festa dos Garimpeiros, Pesca Esportiva no Rio Peixoto, Rota Ciclística Regional com a participação de sete municípios, Pista de Caminhada as margens da rodovia BR-163 e o Complexo Turístico dos Lagos (Parque Municipal).
O município de Peixoto de Azevedo possui vocação para o ecoturismo, pesca esportiva, turismo indígena, turismo sustentável na mineração, turismo de aventura e outros atrativos.
“O compromisso da administração do Prefeito Maurício Ferreira de Souza é buscar os investimentos públicos para promoção dessa infraestrutura turística, potencialização do empreendedorismo do setor, preservação ambiental, divulgação do potencial turístico local e futuramente a qualificação da mão-de-obra para atendimento dos turistas que visitam o nosso município. Isso é gradativo, mas vai acontecer”, declarou a Secretária Ani Karini.
Neste ano, 80 municípios do Estado passaram a integrar o mapa. A atualização do instrumento visa nortear as políticas públicas para o setor, como a destinação de recursos do Ministério para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.
A Prefeitura Municipal continuará focada na consolidação da vocação turística de Peixoto de Azevedo e se comprometendo a adotar mecanismos de conscientização, mobilização e sensibilização relacionados a importância da conservação dos recursos naturais de forma que todos possam usufruir, preservando o meio ambiente na busca de melhor qualidade de vida para a atual e futuras gerações.