Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Drenagem e Pavimentação no Bairro Mãe de Deus

Diversas ruas receberão capa asfáltica no bairro mais populoso de Peixoto de Azevedo

Drenagem e Pavimentação no Bairro Mãe de Deus
Foto: Vereadores vistoriam as obras
Cumprindo compromisso assumido em campanha eleitoral junto aos moradores do Bairro Mãe de Deus, o Prefeito Maurício Ferreira de Souza deu a ordem de serviço para que a Secretaria de Obras e Urbanismo execute a drenagem pluvial e pavimentação asfáltica nesta que que é a mais populosa comunidade Peixotense.
 
Homens e máquinas promovem a marcação topográfica e a abertura da vala para implantação de mais de 1.000 manilhas de concreto na Rua Argentina. Consta no Projeto de Infraestrutura o asfaltamento também da Rua Paraguai e todas as vias transversais, como as Ruas: Orquídeas, 13 de Maio, Ipê, São José, 7 de Setembro, Governador Valadares, Goiás, 1º de Outubro, Colibri, Pará, Paraíba, Amazonas, Piauí e Ceará.
 
Os vereadores Chiquinho Aboiador, Adriano da Pax, Mário do Gás e Caçula Lopes estão acompanhando os trabalhos iniciais, já que as melhorias estruturantes também estão sendo desenvolvidas com apoio da Câmara Municipal.
 
A drenagem pluvial e capa asfáltica irão eliminar a poeira e a lama desta região, valorizar os imóveis, garantir melhor fluidez do trânsito, diminuir gastos com manutenções e o embelezamento urbanístico do Bairro Mãe de Deus.
 
Segundo o Prefeito Maurício Ferreira, essa é uma resposta positiva e proativa ao desenvolvimento da cidade, pois atrai novos investidores, promove o bem estar e a qualidade de vida dos cidadãos, representa o emprego correto dos recursos arrecadados através dos impostos pagos pela municipalidade e a otimização da mobilidade segura pelas vias públicas de Peixoto de Azevedo.
 
Com a criação do Departamento Municipal de Trânsito, a expectativa é de que as ruas e avenidas pavimentadas recebam sinalização horizontal, vertical e onde se fizer necessário lombadas e passarelas elevadas.
 
“Além da drenagem e pavimentação asfáltica iremos realizar as obras complementares de guias, sarjetas e meio fio, bem como promover a substituição da passarela de madeira (pinguela) existente no Córrego das Lavadeiras por aduelas de concreto. Vamos avançando gradativamente nessas obras estruturantes determinadas pelo Prefeito Maurício Ferreira e que vem de encontro aos anseios da comunidade. Peço paciência e compreensão, uma vez que obras desta natureza trazem alguns transtornos passageiros durante a sua execução, mas depois de concluída garantirá a urbanização e elevação da autoestima dos moradores do Mãe de Deus”, disse o Secretário de Obras, Flávio Duarte.
 
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Coogavepe defende parceria institucional com Governos e Órgãos Fiscalizadores

O objetivo é garantir segurança jurídica às atividades regularmente licenciadas e evitar que maquinários e equipamentos utilizados por empreendimentos legalizados sejam destruídos durante operações de fiscalização.

Coogavepe defende parceria institucional com Governos e Órgãos Fiscalizadores
Foto: Reunião na Câmara de Vereadores

A Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) participou de uma importante reunião que reuniu representantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Comando Regional da Polícia Militar Ambiental, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e das cooperativas Coomipaz e Cooperrio para discutir medidas voltadas ao fortalecimento da mineração legal e sustentável.

Representando a Coogavepe, o vice-presidente Gabriel Cervantes defendeu a necessidade de um maior alinhamento entre as cooperativas, os poderes públicos, as forças de segurança e os órgãos fiscalizadores, com o objetivo de garantir segurança jurídica às atividades regularmente licenciadas e evitar que maquinários e equipamentos utilizados por empreendimentos legalizados sejam destruídos durante operações de fiscalização.

Durante o encontro, Gabriel também destacou a importância da desburocratização e da maior celeridade nos processos de licenciamento ambiental, além da construção de um trabalho conjunto, democrático e institucional capaz de aperfeiçoar as políticas públicas voltadas ao setor mineral. Entre as propostas apresentadas estão o incentivo a pesquisas, estudos, inovação tecnológica, assistência técnica, consultoria especializada, celebração de termos de cooperação, criação de linhas de crédito específicas e mecanismos de incentivo que fortaleçam a legalidade e a sustentabilidade ambiental.

“O garimpo legal não pode ser confundido com a extração mineral clandestina e criminosa. Quem trabalha dentro da legislação, cumpre as exigências ambientais, investe em tecnologia e promove a recuperação das áreas degradadas precisa ser reconhecido e respeitado. O combate deve ser direcionado à ilegalidade, preservando o direito de quem produz com responsabilidade e compromisso ambiental”, ressaltou o vice-presidente da Coogavepe.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Cooperrio solicita apoio do Governo de Mato Grosso

Cooperrio solicitou sensibilidade política e administrativa do Governo do Estado para a adoção de medidas que impeçam operações que resultem na queima de balsas, destruição de equipamentos e maquinários.

Cooperrio solicita apoio do Governo de Mato Grosso
Foto: Cooperativas presentes em Cuiabá-MT

O presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes, participou de uma importante audiência no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, com o governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, para discutir medidas voltadas ao fortalecimento da mineração legal por meio de balsas.

O encontro foi articulado pelo deputado estadual Diego Guimarães e reuniu representantes da Coogavepe, Coomipaz, Cooperrio, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Casa Civil de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT).

Durante a reunião, Vanderson Portes solicitou sensibilidade política e administrativa do Governo do Estado para a adoção de medidas que impeçam operações que resultem na queima de balsas, destruição de equipamentos e maquinários utilizados na atividade mineral.

Segundo ele, além dos elevados prejuízos financeiros e sociais causados aos garimpeiros, essas ações acabam contribuindo para a poluição dos rios, em razão dos destroços deixados nas águas e em suas margens.

O presidente destacou que a Cooperrio desenvolve uma ampla força-tarefa voltada à regularização da mineração em balsas, promovendo a adequação das embarcações às exigências legais e ambientais. O trabalho envolve melhorias estruturais, fortalecimento da segurança do trabalho, implantação de protocolos preventivos de proteção ambiental, obtenção de licenças, assistência técnica e jurídica aos cooperados, fortalecimento do cooperativismo, planejamento de recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento de projetos de responsabilidade social.

Como encaminhamento da audiência, ficou acordado que o Governo de Mato Grosso estudará mecanismos para promover o ressarcimento financeiro dos prejuízos ocasionados pela recente operação da Polícia Ambiental, que destruiu pelo menos 11 balsas de mineração que estavam fora de operação e em processo de legalização.

Outro avanço importante foi o compromisso de discutir, na Assembleia Legislativa, a criação da Frente Parlamentar da Mineração, iniciativa que contará com o apoio e a defesa do deputado estadual Diego Guimarães.

Ver Mais

Mais Vistas