
Peixoto de Azevedo
Vereador viabiliza caminhonete de apoio para Secretaria de Agricultura de Peixoto
L-200 Cabine Dupla foi viabilizada pela Deputada Janaina Riva junto a SEAF-MT

Política
REURB garantirá regularização fundiária urbana em Peixoto
Projeto de implementação foi aprovado por unanimidade pelos vereadores Peixotenses

O Presidente da Câmara de Vereadores, Thawê Dorta, garantiu brevidade na tramitação do Projeto de Lei Nº 023/2025 que traz a implementação da Lei Federal nº 13.465/2017, conhecida como Lei da Regularização Fundiária Urbana (REURB) no município de Peixoto de Azevedo, que foi aprovada por unanimidade em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (16/07).
Thawê Dorta lembrou que a REURB é uma ferramenta essencial para garantir o direito à moradia digna e promover o desenvolvimento urbano sustentável da cidade.
“Em Peixoto de Azevedo, município com mais de 35 mil habitantes, a aplicação da REURB representa um marco importante para centenas de famílias que há décadas vivem em áreas sem a devida regularização”, mencionou o vereador.
Com a adesão à REURB, a Prefeitura Municipal dá um passo decisivo rumo à inclusão social, à valorização imobiliária e à melhoria da infraestrutura urbana. Famílias que antes viviam em situação de insegurança jurídica agora poderão obter a titulação definitiva de seus imóveis, ganhando tranquilidade, dignidade e acesso a uma série de benefícios sociais e econômicos.
“Agradeço a todos os vereadores que estão sando corresponsáveis neste grande avanço, pois a regularização fundiária é muito mais do que entregar escrituras. Ela garante que cada cidadão Peixotense tenha reconhecido o direito à propriedade, permitindo acesso ao financiamento habitacional, à venda legalizada do imóvel, à transferência de herança e até ao uso da casa como garantia para pequenos negócios”, declarou Thawê Dorta.
Outro impacto direto da REURB é a valorização dos imóveis, que passam a ter reconhecimento oficial. Isso estimula o mercado imobiliário local, facilita o acesso ao crédito e fomenta o empreendedorismo, beneficiando especialmente pequenos comerciantes e prestadores de serviço.
Matupá
Dona Helena quase quatro décadas de pioneirismo em Matupá
Projeto Decreto Legislativo Nº 004/2025, de 17 de junho de 2025 foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo de Matupá-MT concedendo o Título de Cidadã Honorária Matupaense à Sra. Helena Beltrame da Silva.

Através do Projeto Decreto Legislativo Nº 004/2025, de 17 de junho de 2025, de autoria do Vereador Silvano Ramos e aprovado por uanimidade pelo Poder Legislativo de Matupá-MT, foi concedido o Título de Cidadã Honorária Matupaense à Sra. Helena Beltrame da Silva.
Dona Helena Beltrame da Silva é um exemplo inspirador de vida e dedicação em Matupá. Com 39 anos de residência na Capital da Amizade, ela construiu uma trajetória marcada por amor, cuidado e empreendedorismo. Como enfermeira do Hospital Santa Luzia, ela cuidou de inúmeras vidas. Seu pioneirismo no ramo hoteleiro e voluntariado no combate à malária na década de 80 demonstram sua força, determinação e solidariedade.
Sua atuação na política como então candidata a vereadora e na presidência da Associação da Terceira Idade Tia Celina (2007-2012) mostram seu compromisso social com a comunidade. Aos 80 anos, Dona Helena continua ativa e apaixonada pelas modalidades de bocha e canastra nos encontros da melhor idade.
A Sra. Helena é uma mulher espirituosa, empreendedora, empoderada e visionária. Sua vida é um testemunho de que a idade não é limite para sonhar e realizar. Ela é um orgulho para Matupá e inspira gerações a serem mais fortes, determinadas e comprometidas com o bem-estar da comunidade.
Rodeada de familiares, amigos, parentes, personalidades e lideranças do município, Dona Helena foi homenageada em uma Festa de Aniversário carregada de energia positiva e grandes emoções.
Parabéns, Dona Helena, por ser uma verdadeira Matupaense!
Terra Nova do Norte
Hospital de Terra Nova do Norte Oferece Atendimentos Cirúrgicos de Ortopedia
Nesta etapa foram 14 procedimentos cirúrgicos realizados por profissionais especializados e auxílio de aparelhos tecnológicos

O Hospital de Terra Nova do Norte está oferecendo atendimentos cirúrgicos de ortopedia, especialidade contratada pelo município. Essa iniciativa visa melhorar a saúde e a qualidade de vida da população local, oferecendo procedimentos cirúrgicos essenciais para tratar doenças e lesões ortopédicas.
A relevância desses procedimentos é significativa, pois a ortopedia é uma especialidade médica que trata de doenças e lesões do sistema musculoesquelético, que podem afetar a mobilidade e a qualidade de vida das pessoas. Além disso, a oferta desses serviços no município reduz a necessidade de deslocamentos para outras cidades, tornando o acesso à saúde mais fácil e rápido.
Nesta etapa foram 14 procedimentos que fazem parte do Programa de Cirurgias de Média Complexidade, sendo elas de ligamento e menisco desenvolvidas por especialistas e aparelhos hospitalares de alta tecnologia.
No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), a oferta de atendimentos cirúrgicos de ortopedia é fundamental para garantir o acesso à saúde de qualidade para a população. O SUS visa garantir o acesso universal e equitativo à saúde, e a contratualização de serviços de ortopedia pelo município de Terra Nova do Norte é um passo importante para alcançar esse objetivo.
“Com essa iniciativa, Terra Nova do Norte está contribuindo para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população, oferecendo serviços de saúde essenciais e acessíveis”, comentou o Secretário de Saúde, Rafael Barros.
- Terra Nova do Norteatrás 6 horas
Terra Nova está prestes a escrever uma nova história na saúde pública
- Meio Ambienteatrás 5 dias
Unidos pelo Rio 2025 deve envolver mais de 150 voluntários
- Matupáatrás 6 dias
Estradas da Gleba Liberdade estão sendo recuperadas em Matupá
- Peixoto de Azevedoatrás 4 dias
Aprovado RGA para ACS, ACE e outras categorias em Peixoto