Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Alan Aires foi o Secretário que mais fez pela Regularização Fundiária em Peixoto

Cerca de 1.000 Títulos Definitivos de Propriedade foram entregues as famílias assentadas em Peixoto de Azevedo

Alan Aires foi o Secretário que mais fez pela Regularização Fundiária em Peixoto
Foto: Alan Aires - Ex-Secretário
O ex-secretário de agricultura de Peixoto de Azevedo, Alan Aires, participou o ato de entrega de Títulos Definidos de Propriedade a famílias que há décadas aguardam o documento nos Projetos de Assentamentos Cachimbo I, Cachimbo II, São José e Padovani.
 
O evento foi realizado em União do Norte contemplando nesta etapa mais de 90 agricultores familiares que a partir de agora com o Título Definitivo podem acessar créditos, assistência técnica, infraestrutura e outros benefícios de apoio ao desenvolvimento de suas atividades no campo.
 
Alan Aires lembrou que foram seis exaustivos anos de muito trabalho de toda equipe da Secretaria de Agricultura que prestou total apoio ao INCRA-MT para que cerca de 1.000 Títulos Definitivos de Propriedade fossem emitidos pelo órgão, legitimando as pessoas como sendo proprietárias desses imóveis rurais fruto de políticas públicas de reforma agrária.
 
O então secretário de agricultura, Alan Aires, se destacou no Portal da Amazônia por ter desenvolvido o alavanque das atividades da pasta que vão desde a disponibilização de patrulhas mecanizadas, farinheiras, plantadeiras de mandioca, resfriadores de leite, cursos de capacitação rural, assistência técnica, distribuição de calcário, logística de transporte de produtos, regularização fundiária, ações itinerantes, dentre outras.
 
“Agradeço a oportunidade de contribuir com os avanços e a implementação de políticas públicas que efetivamente beneficiaram os agricultores familiares, dando lhes as reais condições de permanecerem trabalhando com dignidade nos assentamentos rurais Peixotenses. Cumpri minhas atribuições, missões e metas de trabalho na certeza de que nossos pequenos e médios produtores rurais podem produzir mais e melhor, gerando emprego, renda e desenvolvimento social”, disse Alan Aires.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Coogavepe defende parceria institucional com Governos e Órgãos Fiscalizadores

O objetivo é garantir segurança jurídica às atividades regularmente licenciadas e evitar que maquinários e equipamentos utilizados por empreendimentos legalizados sejam destruídos durante operações de fiscalização.

Coogavepe defende parceria institucional com Governos e Órgãos Fiscalizadores
Foto: Reunião na Câmara de Vereadores

A Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) participou de uma importante reunião que reuniu representantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Comando Regional da Polícia Militar Ambiental, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e das cooperativas Coomipaz e Cooperrio para discutir medidas voltadas ao fortalecimento da mineração legal e sustentável.

Representando a Coogavepe, o vice-presidente Gabriel Cervantes defendeu a necessidade de um maior alinhamento entre as cooperativas, os poderes públicos, as forças de segurança e os órgãos fiscalizadores, com o objetivo de garantir segurança jurídica às atividades regularmente licenciadas e evitar que maquinários e equipamentos utilizados por empreendimentos legalizados sejam destruídos durante operações de fiscalização.

Durante o encontro, Gabriel também destacou a importância da desburocratização e da maior celeridade nos processos de licenciamento ambiental, além da construção de um trabalho conjunto, democrático e institucional capaz de aperfeiçoar as políticas públicas voltadas ao setor mineral. Entre as propostas apresentadas estão o incentivo a pesquisas, estudos, inovação tecnológica, assistência técnica, consultoria especializada, celebração de termos de cooperação, criação de linhas de crédito específicas e mecanismos de incentivo que fortaleçam a legalidade e a sustentabilidade ambiental.

“O garimpo legal não pode ser confundido com a extração mineral clandestina e criminosa. Quem trabalha dentro da legislação, cumpre as exigências ambientais, investe em tecnologia e promove a recuperação das áreas degradadas precisa ser reconhecido e respeitado. O combate deve ser direcionado à ilegalidade, preservando o direito de quem produz com responsabilidade e compromisso ambiental”, ressaltou o vice-presidente da Coogavepe.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Cooperrio solicita apoio do Governo de Mato Grosso

Cooperrio solicitou sensibilidade política e administrativa do Governo do Estado para a adoção de medidas que impeçam operações que resultem na queima de balsas, destruição de equipamentos e maquinários.

Cooperrio solicita apoio do Governo de Mato Grosso
Foto: Cooperativas presentes em Cuiabá-MT

O presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes, participou de uma importante audiência no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, com o governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, para discutir medidas voltadas ao fortalecimento da mineração legal por meio de balsas.

O encontro foi articulado pelo deputado estadual Diego Guimarães e reuniu representantes da Coogavepe, Coomipaz, Cooperrio, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Casa Civil de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT).

Durante a reunião, Vanderson Portes solicitou sensibilidade política e administrativa do Governo do Estado para a adoção de medidas que impeçam operações que resultem na queima de balsas, destruição de equipamentos e maquinários utilizados na atividade mineral.

Segundo ele, além dos elevados prejuízos financeiros e sociais causados aos garimpeiros, essas ações acabam contribuindo para a poluição dos rios, em razão dos destroços deixados nas águas e em suas margens.

O presidente destacou que a Cooperrio desenvolve uma ampla força-tarefa voltada à regularização da mineração em balsas, promovendo a adequação das embarcações às exigências legais e ambientais. O trabalho envolve melhorias estruturais, fortalecimento da segurança do trabalho, implantação de protocolos preventivos de proteção ambiental, obtenção de licenças, assistência técnica e jurídica aos cooperados, fortalecimento do cooperativismo, planejamento de recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento de projetos de responsabilidade social.

Como encaminhamento da audiência, ficou acordado que o Governo de Mato Grosso estudará mecanismos para promover o ressarcimento financeiro dos prejuízos ocasionados pela recente operação da Polícia Ambiental, que destruiu pelo menos 11 balsas de mineração que estavam fora de operação e em processo de legalização.

Outro avanço importante foi o compromisso de discutir, na Assembleia Legislativa, a criação da Frente Parlamentar da Mineração, iniciativa que contará com o apoio e a defesa do deputado estadual Diego Guimarães.

Ver Mais

Mais Vistas