A câmara de vereadores de Peixoto de Azevedo sediou a reunião envolvendo o Comando do 22 BPM, Major Neto, representantes do segmento comercial e da prefeitura municipal afim de discutir o apoio institucional dos poderes executivo e legislativo, bem como dos empresários no desenvolvimento dos trabalhos da corporação no enfrentamento a criminalidade.
A pauta principal discutida foi exatamente a retomada da ‘Jornada Voluntária’ a ser instituída por meio de projeto de lei de autoria do Prefeito com autorização da Câmara Municipal.
O Presidente do Legislativo, Thawe Dorta, enfatizou que os 13 vereadores são favoráveis a proposta que irá proporcionar maior segurança ao cidadão Peixotense através das rondas, operações, blitz e as demais ações de policiamento ostensivo no perímetro urbano e na zona rural.
“Peixoto é uma cidade que vem crescendo e esse desenvolvimento também provoca problemas sociais e de segurança pública. Com a Jornada Voluntária o Policial de folga poderá trabalhar de forma voluntária e receberá por isso. Além de ser justo, é legal. Com isso haverá mais policiamento nos turnos pelas ruas, bairros e comunidades”, disse o vereador Thawe Dorta.
Os vereadores Progessor Clécio, Daniel da Master, Margarete Cavallini, Evandro Kommers e Gleisson Noleto destacaram que os impactos serão positivos na manutenção da segurança, ordem pública, proteção do patrimônio e de otimização das atividades de caráter preventivo.

Peixoto de Azevedo
Vereadores Peixotenses apoiam Jornada Voluntária de PMs
Prefeitura e Câmara estudam retomada da Jornada Voluntária de Policiais para otimizar os serviços de segurança pública

Política
Dep. Barranco garante emenda para Posto de Saúde no Vida Nova II
Parlamentar atendeu pedido do Vereador Joranir Soares e destinou R$ 300 mil para construção da Unidade Básica de Saúde

O vereador Joranir Soares viabilizou junto ao Deputado Estadual, Valdir Barranco, emenda parlamentar da ordem de R$ 300 mil para construir o tão almejado Posto de Saúde na Comunidade Paredão – localizada a cerca de 120 km do município de Peixoto de Azevedo e que atenderá os Projetos de Assentamentos Vida Nova I, Vida Nova II, Planalto do Iriri e Antônio Soares, além das grandes fazendas e até mesmo comunidades indígenas da região.
A confirmação foi feita pelo parlamentar que tem um grande compromisso com as famílias assentadas pela reforma agrária e os povos originários que precisam de uma assistência maior na questão da saúde.
O vereador Joranir Soares observou que a distância do distrito União do Norte e da sede do município é um grande gargalo para o acesso a saúde pública nesta região evolutiva de agricultura familiar, pecuária leiteira e de corte, agronegócio, base florestal e territórios indígenas, e que a construção da Unidade Básica de Saúde será essencial para a implementação de programas, ações e políticas públicas de saúde.
“Quero agradecer imensamente o Deputado Valdir Barranco, esse municipalista que conhece a realidade e os desafios da saúde pública nos assentamentos rurais. Este não será apenas um grande marco para essas comunidades, será efetivamente a democratização do acesso aos serviços de saúde que são fundamentais para a permanência das famílias no campo, garantindo atendimento digno e humanizado”, mencionou o Vereador Joranir Soares.
A expectativa é de que o Prefeito Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha) garanta a contrapartida no sentido de equipar, aparelhar e garantir medicamentos, insumos e a presença do quadro multidisciplinar neste posto de saúde que deverá ser construído no PA Vida Nova II.
Social
SETASC-MT reforça frota da Secretaria de Assistência Social Peixotense
Melhor logística de transporte, diligências, visitações domiciliares e atividades desenvolvidas

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Peixoto de Azevedo ganha um reforço em sua frota de veículos, o que garantirá melhor logística de transporte, diligências, visitações domiciliares e atividades desenvolvidas pela equipe técnica multidisciplinar das coordenações dos programas assistenciais como CRAS, CREAS, SCFV e Bolsa Família.
A Secretária de Assistência Social, Cristiane Lima, enfatizou que a SETASC-MT e a Primeira Dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, estão ajudando a Prefeitura de Peixoto de Azevedo a levar ações itinerantes nos bairros, distrito, aldeias indígenas e assentamentos rurais, numa verdadeira descentralização dos projetos assistenciais dos governos municipal, estadual e federal.
“Estamos agradecidos pelo veículo Fiat Strada 0 km que já está reforçando a dinâmica de trabalho dos assistentes sociais, psicólogos, técnicos e demais servidores da Secretaria de Assistência Social Peixotense. Precisamos desenvolver visitas domiciliares, organizar mutirões de atendimento, transportar produtos e materiais, desenvolver busca ativa em campo, distribuir documentos as instituições e órgãos, enfim. Teremos muita atividade a ser desenvolvida com maior agilização e planejamento. Obrigada Primeira Dama, Virginia Mendes, Secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Paes e ao nosso Governador Mauro Mendes”, disse a nossa reportagem a Secretária Cristiane Lima.