Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Córrego das Lavadeiras será integralmente revitalizado em Peixoto

Limpeza em regra, desassoreamento e recuperação das vias de acesso

Córrego das Lavadeiras será integralmente revitalizado em Peixoto
Foto: Inicio dos Trabalhos
A Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo deu início a uma das ações mais almejadas pela população, o desassoreamento, drenagem preventiva e limpeza das laterais do Córrego das Lavadeiras e Córregos adjacentes que cortam os Bairros Aeroporto, Bela Vista, Nova Esperança, Centro Antigo, Mãe de Deus, Liberdade, Jerusalém, Alvorada, entre outros.
 
Estão sendo utilizados PCs, Pá Carregadeiras, Caminhões Basculantes, Retroescavadeiras e demais maquinários pesados para revitalização deste que será efetivamente um cartão postal após projeto urbanístico, turístico, esportivo, ambiental, cultural e de infraestrutura que será desenvolvido ao longo do Córrego das Lavadeiras com recursos de emenda parlamentar já garantida pelo Senador Jayme Campos.
 
Os serviços são considerados estratégicos pela administração do Prefeito Paulistinha e visam evitar alagamentos e enxentes, poluição devido ao lixo e entulhos descartados irregularmente no local, prevenção as doenças transmitidas por animais peçonhentos e para eliminação do matagal as margens do córrego que serve de esconderijo para criminosos e dificulta a visibilidade no trânsito.
 
O Secretário de Obras, Valdecir Noronha, foi enfático em dizer que jamais na história de Peixoto de Azevedo foi executada uma ação focada exclusivamente na solução ambiental, de infraestrutura, urbanismo e até de saúde pública em relação a revitalização do Córrego das Lavandeiras, um trabalho que demanda tempo, investimento financeiro, planejamento e coragem por parte do atual Prefeito Nilmar Miranda (Paulistinha).
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Cooperrio solicita apoio do Governo de Mato Grosso

Cooperrio solicitou sensibilidade política e administrativa do Governo do Estado para a adoção de medidas que impeçam operações que resultem na queima de balsas, destruição de equipamentos e maquinários.

Cooperrio solicita apoio do Governo de Mato Grosso
Foto: Cooperativas presentes em Cuiabá-MT

O presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes, participou de uma importante audiência no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, com o governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, para discutir medidas voltadas ao fortalecimento da mineração legal por meio de balsas.

O encontro foi articulado pelo deputado estadual Diego Guimarães e reuniu representantes da Coogavepe, Coomipaz, Cooperrio, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Casa Civil de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT).

Durante a reunião, Vanderson Portes solicitou sensibilidade política e administrativa do Governo do Estado para a adoção de medidas que impeçam operações que resultem na queima de balsas, destruição de equipamentos e maquinários utilizados na atividade mineral.

Segundo ele, além dos elevados prejuízos financeiros e sociais causados aos garimpeiros, essas ações acabam contribuindo para a poluição dos rios, em razão dos destroços deixados nas águas e em suas margens.

O presidente destacou que a Cooperrio desenvolve uma ampla força-tarefa voltada à regularização da mineração em balsas, promovendo a adequação das embarcações às exigências legais e ambientais. O trabalho envolve melhorias estruturais, fortalecimento da segurança do trabalho, implantação de protocolos preventivos de proteção ambiental, obtenção de licenças, assistência técnica e jurídica aos cooperados, fortalecimento do cooperativismo, planejamento de recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento de projetos de responsabilidade social.

Como encaminhamento da audiência, ficou acordado que o Governo de Mato Grosso estudará mecanismos para promover o ressarcimento financeiro dos prejuízos ocasionados pela recente operação da Polícia Ambiental, que destruiu pelo menos 11 balsas de mineração que estavam fora de operação e em processo de legalização.

Outro avanço importante foi o compromisso de discutir, na Assembleia Legislativa, a criação da Frente Parlamentar da Mineração, iniciativa que contará com o apoio e a defesa do deputado estadual Diego Guimarães.

Ver Mais

Mais Vistas