A Secretária de Assistência Social de Peixoto de Azevedo, Cristiane Lima, participou do lançamento do Projeto ‘Reconstruindo Sonhos’ que está contemplando 19 reeducandos do Centro de Detenção Provisória – CDP.
São parceiros nesta ação o Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Defensoria Pública, 14º Subseção da OAB, Senar-MT, Diretoria do CDP, Governo do Estado, Prefeitura Municipal e Instituições Parceiras.
O projeto visa fortalecer a ressocialização dos reeducandos, contribuindo para a ampliação da compreensão do sentido da vida e promovendo a reinserção social, por meio da qualificação e habilitação para o mercado de trabalho.
A Primeira Dama, Cristiane Lima, colocou a disposição do Projeto ‘Reconstruindo Sonhos’ a equipe técnica de assistentes sociais e psicólogos para encontros, rodas de conversas e palestras, bem como está pronta a propiciar as contrapartidas possíveis para capacitação profissional dos reeducandos dentro do perfil produtivo do CDP e socioeconômico do município.
O Projeto Reconstruindo Sonhos será executado em duas etapas. Na primeira, chamada de “Ampliação do sentido da vida”, são realizados 12 encontros semanais presenciais dentro do CDP, nos quais são abordados com os participantes temas como valores, humanização e espiritualidade, relações interpessoais, família, comunicação, trabalho, perspectiva de futuro, planejamento, entre outros.
Terminada essa fase, o projeto segue com a oferta de cursos profissionalizantes, etapa chamada de “Qualificação profissional”.

Peixoto de Azevedo
SMAS de Peixoto apoia Projeto Reconstruindo Sonhos
19 reeducandos do CDP serão atendidos nesta etapa do projeto social de ressocialização que envolve diversos órgãos e instituições parceiras

Matupá
Bairros e Chácaras serão contemplados com PSF Industrial
Mais de 3.000 pessoas estarão na abrangência da Unidade Básica de Saúde que deverá ser inaugurada nos próximos dias em Matupá

O Setor Industrial, Bairro Bom Jardim e Chácaras que margeiam a rodovia BR-163 serão de abrangência do atendimento da nova Unidade Básica de Saúde que está em fase de construção e que deverá ser inaugurado nos próximos dias.
Consultórios Médicos, Gabinete Odontológico, Sala de Vacinas, Recepção, Farmácia, Sala de Procedimentos, Sala de ACS, Almoxarifado, Sala de Enfermagem, Sala de Vacinas, Salas de Inalação e Coleta de Exames, dentre outros espaços favorecerão o atendimento humanizado a mais de 3.000 pessoas.
A obra está sendo executada com recursos próprios da Prefeitura de Matupá e fazia parte de plano de governo da gestão 2025-2028.
A preocupação do Prefeito Bruno Mena é garantir aos moradores acesso ao primeiro ponto de contato com o sistema público de saúde, permitindo a detecção precoce de doenças, a oferta de consultas, tratamento medicamentoso e encaminhamento para serviços especializados quando necessário.
Política
Senador Jayme Campos deverá atender pleitos da Vereadora Dra Andreia Varea
Vereadora Matupaense reivindicou recursos federais para maquinários, agricultura familiar e assistência social

Em Brasília Dra. Andréia protocola solicitações para Infraestrutura, Agricultura Familiar e Assistência Social Matupaense
A Presidente da Câmara de Matupá, Dra. Andreia Varea, esteve no Senado Federal em audiência com o parlamentar, Jayme Campos (UB), oportunidade em que fez a entrega dos ofícios reivindicatórios para aquisição de 01 Trator de Pneu 110 cv, 01 Escavadeira Hidráulica, 01 Caminhão Caçamba, 01 Pá Carregadeira e 01 Caminhão Pipa.
Os maquinários seriam destinados para execução de serviços do Programa ‘Porteira a Dentro’ e na infraestrutura das estradas rurais das glebas União, Padovani, Liberdade e setor de chácaras produtivas do entorno da cidade.
“O Senador Jayme Campos é municipalista e sabe da importância da infraestrutura, mecanização, logística e demais incentivos para haja a diversificação de culturas e o fomento da produção da agricultura familiar. Matupá é um município essencialmente agrícola e se destaca no agronegócio Mato-grossense, gerando empregos, fortalecimento econômico, desenvolvimento social e incremento da receita. Nossos pedidos serão encaminhados aos ministérios e teremos resultados positivos, pois a liderança política deste parlamentar tem viabilizado recursos federais para os mais diferentes setores, e não será diferente com as demandas vindos do setor produtivo Matupaense”, mencionou a Vereadora Dra. Andréia.
Na ocasião, a legisladora pediu apoio e o voto do Senador de Mato Grosso para aprovação da PEC 383/2017, que atualmente tramita no Congresso Nacional e visa estabelecer o financiamento mínimo de 1% da receita corrente líquida do orçamento da União para a área da Assistência Social.
“Isso será fundamental para garantir recursos adequados para serviços, benefícios, programas e projetos que assegurem a integral proteção social dos indivíduos e das famílias em situação de vulnerabilidade. Pedi também ao senador emenda parlamentar para custeio da Assistência Social Matupaense que pode chegar até R$ 2.300,000,00 desde que esteja devidamente cadastrado na plataforma do Estrutura SUAS”, disse a vereadora a nossa reportagem.
Ela agradeceu ao ex-prefeito de Sinop, então deputado estadual e federal e atual Presidente do Instituto Pensar Agro, Nilson Leitão, por respaldar os pleitos apresentados ao senador Jayme Campos e seu compromisso de utilizar de influencia política para fazer gestões em prol dos projetos que consolidem Matupá como Polo Regional de Desenvolvimento do norte de Mato Grosso.
Terra Nova do Norte
Ação Inclusiva de Crianças Autistas é desenvolvida em Terra Nova do NOrte
Encontro Municipal “Conhecer para Incluir – Juntos pela Causa Autista”

A Secretaria de Educação de Terra Nova do Norte realizou o Encontro Municipal “Conhecer para Incluir – Juntos pela Causa Autista”, reunindo profissionais da educação, da saúde, autoridades e pais de crianças autistas. O evento aconteceu na sede da ATAP, na noite desta quinta-feira 12 de Junho.
Com o objetivo de promover a conscientização e o acolhimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o evento contou com a palestra “Primeiros sinais da criança autista”, ministrada pelo médico psiquiatra Ruddy Rimer Hocuvere, especialista em atendimentos infantis e adultos.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão e o apoio às famílias e profissionais que atuam diretamente com o público autista.