A Secretaria de Assistência Social de Peixoto de Azevedo tem buscado garantir o incremento da renda familiar das pessoas através da capacitação profissional com reconhecimento e garantia dos produtos no mercado consumidor.
No Bairro Aeroporto um grupo de mulheres aprenderam as técnicas de preparação de embutidos e defumados de suíno. Uma das carnes mais presentes nas mesas dos brasileiros e que após o processo de produção ganha agregação de valor devido as práticas de defumação, conservação, embalagem e comercialização dentro dos padrões sanitários.
Desenvolvido pelo Senar-MT o curso foi exitoso com aproveitamento total teórico e prático. As mulheres capacitadas já pensam em criar uma pequena associação ou trabalhar em cooperativismo e buscar apoio para produzirem em pequena e média escala afim de atender a demanda local.
Todas receberam uniformes, materiais didáticos, lanche e acessarão os certificados reconhecidos em todo território nacional.
“É prazeroso ver no rosto de cada mulher a certeza de que o aprendizado ajudará não apenas no preparo e melhor utilização da carne, mas na possibilidade de ter uma nova fonte de renda. Capacitar e qualificar é uma missão que vem para transformar a vida das pessoas e isso iremos levar a todos os bairros e comunidades. Nosso povo tem capacidade de empreender e nós apostamos neste sucesso”, disse a Primeira Dama, Cristiane Lima.

Peixoto de Azevedo
Mulheres do Bairro Aeroporto são capacitadas
Curso garante nova alternativa de fonte de renda a mulheres da comunidade
Política
Prefeito Paulistinha busca apoio para Regularização Fundiária e Solução e Embargos
O prefeito esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
O prefeito, Paulistinha, esteve nesta semana em Brasília, onde participou de uma reunião na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O objetivo principal da agenda foi solicitar apoio institucional para dar maior celeridade aos processos de regularização fundiária rural dos assentamentos do município, especialmente aqueles localizados na região do distrito União do Norte.
Durante o encontro, Paulistinha destacou que a regularização é fundamental para garantir segurança jurídica, estabilidade às famílias agricultoras, acesso às linhas de crédito, participação em programas de incentivo governamental e valorização dos imóveis rurais. Segundo o prefeito, a formalização das áreas também é estratégica para prevenir conflitos agrários e promover melhores condições de vida no campo.
A solicitação foi acolhida pelo Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda, que reconheceu a urgência da pauta e demonstrou disposição em colaborar para que os processos avancem em parceria com os órgãos responsáveis pela política fundiária.
Outro ponto de grande relevância tratado foi a situação dos embargos ambientais que têm afetado dezenas de produtores de União do Norte. Muitos agricultores enfrentam multas elevadas, restrições para comercializar sua produção e impossibilidade de acessar crédito rural — um cenário que compromete diretamente o desenvolvimento local. O secretário Irajá Lacerda recebeu as demandas e manifestou empenho em buscar encaminhamentos para solucionar o problema, garantindo que o setor produtivo não seja ainda mais comprometido.
Para Paulistinha, a agenda política em Brasília reforça a necessidade de uma atuação articulada entre município, Estado e União.


-
Políticaatrás 5 diasPesquisa da Exame Dados aponta aprovação de 90% da gestão em Guarantã do Norte
-
UNIÃO DO NORTEatrás 7 diasSeaf-MT fan entrega de cartões do Fundaaf em União do Norte
-
Guarantã do Norteatrás 5 diasNovo prédio da Sema-MT em Guarantã é inaugurado
-
Meio Ambienteatrás 5 diasSEMMA Matupá inaugura Outdoor Expositivo do Concurso de Desenhos Unidos Pelo Rio 2025

