Além de utilizar os veículos de comunicação como o rádio e a televisão, o Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Thawê Dorta, está fazendo o chamamento à população Peixotense para a Audiência Pública com a Diretoria da APA – Águas de Peixoto de Azevedo, também pelos canais oficiais do Poder Legislativo na internet.
Para reforçar o enfrentamento a possíveis descumprimentos do Contrato de Concessão dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário, o vereador Thawê Dorta convidou a Promotora de Justiça, Dra. Andreia Monte Alegre Bezerra de Menezes, para participar da audiência que contará com a presença de representantes do Poder Executivo Municipal.
Estão cada vez mais frequentes as denúncias sobre a falta de abastecimento em diversos bairros, cobranças indevidas e abusivas de tarifas, demora no atendimento aos consumidores, danificação de vias públicas sem o devido reparo e ineficiência dos canais de reclamações por telefone ou online.
“Convido à população que já não suporta a inoperância desta empresa. O município vem crescendo e são poucos ou quase nada os investimentos no sistema de captação, tratamento e distribuição de água e esgotamento sanitário. Iremos exigir informações, dados, aporte financeiro investido, cumprimento dos prazos contratuais, enfim. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) em muitos casos está passando batido, serviços essenciais, como o fornecimento de água, devem ser adequados, eficientes, seguros e contínuos. Deixar as famílias Peixotenses tanto tempo sem água e ainda atrasar o restabelecimento previsto são falhas graves que violam os direitos dos consumidores”, mencionou o Presidente Thawê Dorta.
A audiência pública acontecerá na próxima segunda-feira, dia 12 de maio, às 18:00 horas na sede da Câmara de Vereadores, localizada na Avenida Lions Internacional na paralela da rodovia BR-163.

Peixoto de Azevedo
Descaso e Inoperância da APA serão discutidos em Audiência Pública
Concessionária de Água e Esgoto Peixotense é convocada pela Câmara de Vereadores para explicar precariedade dos serviços oferecidos à população
Matupá
Comunidade solicita faixa elevada em frente à Creche Dirlei Zafonato, em Matupá
A avenida também é um importante acesso ao Complexo Turístico dos Lagos, o que contribui para o elevado movimento diário.
Pais, professores, direção, coordenação e membros da comunidade escolar da Creche Dirlei Zafonato encaminharam um documento à vereadora Dra. Andreia Varea solicitando intervenção para a construção de uma faixa elevada em frente à unidade, localizada na Avenida Hermínio Ometto, uma das vias mais movimentadas de Matupá.
De acordo com o pedido, apesar de a Secretaria de Urbanismo já ter implantado redutores de velocidade conhecidos como “tartarugas”, a medida não tem sido suficiente para garantir o respeito à sinalização por parte de alguns condutores.
A região registra intenso fluxo de veículos, motocicletas, ciclistas e pedestres, situação que se agrava nos horários de entrada e saída das crianças, aumentando o risco de acidentes e gerando temor e insegurança entre pais e profissionais da educação.
A avenida também é um importante acesso ao Complexo Turístico dos Lagos, o que contribui para o elevado movimento diário. Diante disso, a vereadora Dra. Andreia Varea deve se reunir com o Secretário de Urbanismo para solicitar urgência na construção da faixa elevada, acompanhada da devida sinalização de trânsito, considerada essencial para garantir mais segurança e tranquilidade a todos que circulam pelo local.
Guarantã do Norte
Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Guarantã do Norte
Reunião Ordinária com Conselheiros, Secretaria de Saúde, Direção do Hospital Municipal e do ISSL
O Conselho Municipal de Saúde de Guarantã do Norte realizou a 1ª reunião ordinária de 2026, oportunidade em que foram debatidos diversos temas estratégicos voltados ao fortalecimento das políticas públicas municipais de saúde, abrangendo desde a atenção básica até os serviços de média e alta complexidade.
Durante o encontro, foram tratados assuntos como a capacitação profissional continuada, a organização da Conferência Municipal de Saúde, melhorias estruturais e de aparelhamento das unidades, a viabilização de emendas parlamentares estaduais e federais, a intensificação das campanhas de saúde preventiva, além da continuidade das consultas, exames e cirurgias eletivas por meio do Programa Fila Zero. Também esteve em pauta o fortalecimento institucional das coordenações de saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, da gestão e do próprio Conselho.
A reunião contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Tatiane Aranda, da Diretora do Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário, Heyd Tauffer, e da Consultora Administrativa do Instituto São Lucas, Maria das Graças, que realizaram explanações sobre os avanços, investimentos, metas alcançadas, índices positivos da saúde municipal e apresentaram relatórios das atividades e ações desenvolvidas ao longo de 2025.
A Prefeitura de Guarantã do Norte reforça a importância do Conselho Municipal de Saúde como instância fundamental de participação e controle social, contribuindo de forma decisiva para a otimização de programas, projetos, atividades, ações e serviços de saúde, garantindo mais eficiência, transparência e qualidade no atendimento à população.
-
Mato Grossoatrás 5 dias100% dos municípios estão filiados a AMM
-
Políticaatrás 5 diasVereador Gleisson Noleto é atendido pelo MAPA
-
Peixoto de Azevedoatrás 2 diasEstrada de acesso a Mineradora em Peixoto é revitalizada
-
UNIÃO DO NORTEatrás 3 diasTravessões que ligam Peixoto e Matupá recebem infraestrutura

