Redes Sociais
Redes Sociais

Peixoto de Azevedo

Reativação da Biblioteca Municipal e Realização de Oficinas Culturais em Peixoto

Prefeitura reforma Centro Cultural e abre inscrições para oficinas culturais em três períodos

Reativação da Biblioteca Municipal e Realização de Oficinas Culturais em Peixoto
Foto: Centro Cultual Luiz Gonzaga

A Prefeitura de Peixoto de Azevedo está promovendo reformas e adequações no Centro Cultural Luiz Gonzaga com foco na reativação da Biblioteca Pública, um importante espaço de incentivo à leitura, ao conhecimento e à formação intelectual da população. O investimento reforça o compromisso da gestão Paulistinha com a educação, a cultura e o desenvolvimento humano, reconhecendo a leitura como ferramenta essencial para a pesquisa, o entretenimento, a valorização cultural e o fortalecimento da cidadania.

Além da reestruturação do espaço físico, o Departamento de Cultura está ampliando as atividades culturais oferecidas à comunidade. A diretora de Cultura, Kelli Carvalho, convida crianças, jovens e adultos a se inscreverem nas oficinas de balé, violão, teclado e técnica vocal, que contam com um quadro de instrutores qualificado, além de instrumentos e materiais adequados para garantir o pleno desenvolvimento das atividades.

“As oficinas exercem forte influência positiva no cotidiano da comunidade, atuando como instrumentos de inclusão social, terapia ocupacional, estímulo motivacional e melhoria da qualidade de vida, promovendo bem-estar, disciplina, criatividade e integração social”, disse Kelli Carvalho.

As aulas serão realizadas nos períodos matutino, vespertino e noturno. Para participar, os interessados devem apresentar documentos pessoais e comprovante de residência no ato da inscrição.

Quadro de vagas:

  • Balé: para crianças nascidas entre 2008 a 2012, 2013 e 2014, e 2015 e 2016
  • Violão e Teclado: vagas disponíveis para turmas noturnas, destinadas a maiores de 15 anos
  • Técnica Vocal: vagas nos períodos matutino e vespertino

As inscrições e as oficinas são totalmente gratuitas no Centro Cultural Luiz Gonzaga no Bairro Alvorada (aos fundos do Estádio Morada do Ouro), oferecidas pelo Departamento Municipal de Cultura de Peixoto de Azevedo, reafirmando o papel da cultura como agente transformador da sociedade.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Educação

Educação: 15,4% de reajuste aos profissionais Matupaenses

Anuncio foi feito pelo Prefeito Bruno Mena na abertura da Semana Pedagógica

Educação: 15,4% de reajuste aos profissionais Matupaenses
Foto: Anuncio do reajuste

Durante a abertura da Semana Pedagógica Matupaense, o Prefeito Bruno Mena anunciou um reajuste salarial de 15,4% para todos os servidores da educação municipal, contemplando professores, técnicos, motoristas, merendeiras, vigias e demais profissionais da rede.

O percentual é resultado de um forte engajamento intersetorial envolvendo as secretarias e setores de Finanças, Contabilidade, Jurídico, Administrativo e Educação, que trabalharam de forma integrada para garantir responsabilidade fiscal e valorização profissional. O reajuste é composto por 3,9% de recomposição das perdas inflacionárias de 2025, 5,4% referentes ao reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério e 6,1% de ganho real, representando um avanço concreto na valorização dos profissionais da educação básica matupaense.

Em sua fala, o Prefeito Bruno Mena destacou que o investimento vai além do salário:

“Valorizar nossos profissionais é reconhecer o empenho, o compromisso e a dedicação de cada servidor que constrói diariamente a educação de Matupá. Estamos investindo em incentivos, reconhecimento e motivação, porque acreditamos que políticas públicas sólidas só se constroem quando a educação é tratada como prioridade absoluta. Nosso compromisso é com uma educação forte, humana e de qualidade para todos”, mencionou o Prefeito Bruno Mena.

A medida reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização dos servidores, o fortalecimento da educação pública e a construção de políticas públicas que promovam desenvolvimento, qualidade de ensino e justiça social no município.

O Projeto de Lei Nº 269, de 20 de Janeiro de 2026 já foi protocolado na Câmara Municipal de Vereadores e deverá ser aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Coogavepe recebe visita do influencer Jeferson Agostinelli, o FalaTchê

A agenda possibilitou ao comunicador conhecer de perto a realidade, o desenvolvimento e a modernização da extração mineral de pequeno e médio porte no norte de Mato Grosso.

Coogavepe recebe visita do influencer Jeferson Agostinelli, o FalaTchê
Foto: Visita a FlotMine

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Peixoto recebeu, em Peixoto de Azevedo, a visita do influencer Jeferson Agostinelli, conhecido nacionalmente como FalaTchê, com mais de 1 milhão de seguidores ele é uma referência nas redes sociais pela produção de conteúdos voltados a veículos, máquinas pesadas, tecnologia e grandes operações produtivas. A agenda possibilitou ao comunicador conhecer de perto a realidade, o desenvolvimento e a modernização da extração mineral de pequeno e médio porte no norte de Mato Grosso.

Na sede da Coogavepe o influencer conheceu as repartições técnicas e administrativas, além da dinâmica do cooperativismo mineral, que abrange cerca de nove municípios da região atuando diretamente na legalização, organização, pesquisa e no desenvolvimento sustentável da atividade garimpeira.

Durante a visita, Jeferson Agostinelli foi recebido pelo cooperado e empresário, Flávio Gomes, na empresa FlotMine Mineração, especializada na extração de minérios e no fornecimento de suprimentos, produtos, maquinários, equipamentos e materiais voltados à mineração. O influencer também conheceu o Centro Tecnológico de Mineração e o Viveiro de Mudas da cooperativa, responsável pela produção e fornecimento de mudas utilizadas na recuperação de áreas degradadas e no cumprimento das condicionantes ambientais, com total suporte técnico aos cooperados.

Outro ponto de destaque foi a visita a uma frente de lavra garimpeira, onde são empregadas sondagens tecnológicas, maquinários de grande porte e práticas modernas de produção, evidenciando uma cadeia produtiva que já avançou significativamente ao eliminar o uso de produtos químicos no beneficiamento do ouro, reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Em uma Compra de Ouro devidamente constituída, registrada e habilitada foi apresentado todo o processo de comercialização do metal, desde a pesagem, fundição, análise do teor de pureza, verificação da procedência até a emissão da nota fiscal, garantindo transparência, legalidade e rastreabilidade.

Ver Mais

Mais Vistas