A Secretaria de Infraestrutura de Guarantã do Norte está intensificando esforços para assegurar o escoamento da produção agropecuária em todas as regiões do município, mesmo diante do grande desafio imposto pelas fortes chuvas deste ano. Cumprindo um rigoroso cronograma de prioridades e urgências, diversas patrulhas de máquinas atuam simultaneamente em serviços de patrolamento, cascalhamento, abertura de desaguadouros, compactação, elevação de aterros e manutenção de pontes e bueiros.
Os trabalhos já contemplam importantes trechos como o Km 32, Linha Lupatini, Madre Paulina, ligação Guarantã–Matupá, Linha Kobayashi, Linha Páscoa, Páscoa 05 e Linha Ipê Amarelo, garantindo melhores condições de trafegabilidade e segurança.
O Secretário de Infraestrutura, Alex Pilatti, destacou que as ações seguem determinação do prefeito Márcio Gonçalves para a realização de manutenções, reparos e revitalizações emergenciais durante o período chuvoso. Segundo ele, a estratégia é assegurar acesso e mobilidade agora, para que, na estiagem, sejam executados serviços de melhor qualidade, incluindo a substituição de pontes e bueiros de madeira por estruturas de concreto e aço corrugado.
Estradas trafegáveis neste período do ano são fundamentais para pecuaristas, lavoureiros, agricultores familiares, produtores de leite e todas as demais cadeias produtivas de Guarantã do Norte, garantindo o transporte da produção, o abastecimento e o fortalecimento da economia local.

