Redes Sociais
Redes Sociais

Policial

Operação conjunta em terra indígena prende 33 suspeitos de garimpagem ilegal

O prejuízo ao crime foi estimado em R$ 5 milhões, entre multas aplicadas e materiais apreendidos.

Operação conjunta em terra indígena prende 33 suspeitos de garimpagem ilegal
Foto: Garimpo Ilegal

Durante cinco dias de atuação, a operação conjunta Caseus V prendeu 33 suspeitos e apreendeu veículos, barcos, gerador de energia, entre outros equipamentos. A operação ocorreu entre os dias 16 e 20 de novembro e teve como objetivo o combate à exploração ilegal de minérios na Terra Indígena Sararé, localizada em Pontes e Lacerda (440 km de Cuiabá).

Além da participação do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), a força tarefa teve atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e das forças especializadas da Polícia Militar de Mato Grosso, como Polícia Ambiental e Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Além da identificação e prisão dos 33 suspeitos, as forças policiais destruíram acampamentos, ferramentas, canos, combustíveis, barcos, motores e diversos materiais utilizados para a prática de garimpagem ilegal.

Entre as apreensões realizadas estão um total de cinco veículos, 12 barcos, 14 motores de popa, um motor estacionário e um gerador de energia. O prejuízo ao crime foi estimado em R$ 5 milhões, entre multas aplicadas e materiais apreendidos.

Os suspeitos foram conduzidos para a Polícia Federal de Cáceres para as providências que o caso requer.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Secretário de Agricultura alinha apoio da Câmara Municipal

Presidente da Câmara Thawê Dorta discute prioridades da pasta e garante apoio institucional do Poder Legislativo Peixotense

Secretário de Agricultura alinha apoio da Câmara Municipal
Foto: Reunião de Trabalho na Câmara

O Secretário de Agricultura, Clóvis Mânica, se reuniu com o Presidente da Câmara de Vereadores de Peixoto de Azevedo, Thawê Dorta, para fortalecer os vínculos institucionais de apoio às políticas públicas de incentivo aos agricultores familiares.

As tratativas incluíram:

- Ampliação da frota de maquinários para serviços porteira a dentro
- Parcerias para assistência técnica em campo
- Diversificação de culturas nas propriedades rurais
- Otimização das ações de regularização fundiária
- Linhas de crédito
- Qualificação profissional rural
- Logística de apoio à industrialização, transporte e comercialização de produtos

O Presidente Thawê Dorta reafirmou seu apoio às iniciativas que gerem emprego, renda e sustentabilidade para os agricultores familiares, destacando a importância do desenvolvimento rural para a economia local.

“Estamos prontos para fazer gestão com as esferas de governo, parlamentares estaduais e federais e para aprovar projetos que garantam condições de trabalho a Secretaria de Agricultura e principalmente fomentem todas as cadeias produtivas”, disse Thawê Dorta.

Ver Mais

Matupá

Madeira Zero: Estrada E-60 conta com todas as pontes de concreto

Prefeitura de Matupá constrói 02 Galerias de Aduelas de concreto e elimina todas as pontes de madeira na estrada vicinal

Madeira Zero: Estrada E-60 conta com todas as pontes de concreto
Foto: Galerias sendo construídas na E-60

A Prefeitura Municipal de Matupá deu início a mais uma importante obra de infraestrutura rural na Estrada E-60. Está em fase de construção a segunda galeria de aduelas de concreto com 5 metros de largura por 12 metros de extensão, que substituirá de forma definitiva todas as antigas pontes e pontilhões de madeira existentes nesta região estratégica.

A localidade concentra forte produção de grãos, pecuária de corte e de leite, empreendimentos da base florestal, atividades de agricultura familiar e ainda interliga diversos projetos de assentamentos rurais.

A nova estrutura atenderá diretamente às demandas de escoamento dessa produção, trazendo mais segurança e eficiência à trafegabilidade da via.

A obra está sendo executada com recursos próprios da Prefeitura de Matupá e representa um marco na modernização da malha viária.

Com a galeria de concreto, será possível melhorar a fluidez do trânsito pesado, encurtar distâncias, baratear custos do frete e agilizar o ingresso da produção nos armazéns, frigoríficos, feiras, supermercados e indústrias madeireiras do município.

Segundo o Secretário de Obras, Lacerda, serão executados além da implantação das galerias os serviços complementares de aterramento e cascalhamento deste trecho, o investimento reafirma responsabilidade das políticas públicas com o desenvolvimento do setor produtivo e com a qualidade de vida das famílias que dependem diretamente dessa estrada para trabalhar, produzir e se locomover.

Ver Mais

Mais Vistas