Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Vereadora Zinha vota para que município tenha autonomia para comprar vacinas contra Covid-19

Projeto de Lei autorizando o município de Peixoto de Azevedo a integrar consórcio de municípios para aquisição de vacinas foi aprovado pela Câmara de Vereadores

Vereadora Zinha vota para que município tenha autonomia para comprar vacinas contra Covid-19
Foto: Vereador Zinha

A vereadora Rosangela Matos Dias (Zinha) representa o Legislativo Peixotense no Comitê Municipal de Enfrentamento a COVID-19. A parlamentar tem acompanhado todas as ações e medidas de caráter preventivo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde no município e distrito União do Norte.

Ela tem defendido o cumprimento dos Decretos Municipal e Estadual de forma mais rigorosa e eficiente para frear a escalada dos índices de notificações, suspeitos, confirmados e até mesmo óbitos ocorridos por conta da pandemia do coronavírus.

“Tenho solicitado da Prefeitura fiscalização mais rígida, campanhas de conscientização mais enfáticas, ações estratégicas de impedimento de aglomerações, exigências mais veementes sobre a disponibilização de álcool em gel e máscara facial, manutenção do distanciamento social, respeito ao toque de recolher, multas para quem está contaminado e continua circulando normalmente, entre outras regras e normativas presentes nos Decretos e que devem ser seguidas para contermos a disseminação do vírus”, frisou a vereadora Zinha.

Ela deu total apoio a implantação dos 10 leitos de UTI no Hospital Regional, instalação do Centro de Triagem da Covid-19 na UPA, compra de medicamentos e equipamentos de proteção individual, campanha de coleta de cilindros de oxigênio, força tarefa de conscientização no comércio, vacinação do grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização e demais atividades propostas pela administração para minimizar os impactos da pandemia na vida da municipalidade.

“Sabemos que existe o colapso do sistema de saúde, daí a necessidade da participação da população em cumprir as medidas, regras, normas e direcionamentos apontados pelos Decretos, Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde. Isso agregado a chegada da vacina irá refletir na queda dos índices de contaminação e de mortes”, disse a vereadora.

Zinha, como é popularmente conhecida, votou favoravelmente a tramitação e aprovação do Projeto de Lei Nº. 010 de 18 de março de 2021 de autoria do Poder Executivo Municipal que solicita autorização legislativa para que Peixoto de Azevedo participe de um Consórcio Intermunicipal de abrangência Nacional que visa promover a aquisição de vacinas, medicamentos, equipamentos e demais insumos exclusivamente para COVID-19.

“Não temos tempo para esperar que a solução para o impasse e morosidade da disponibilização da vacina contra o coronavírus caia do céu. Temos que ter atitude e coragem para buscar a vacinação em massa de nossos cidadãos. Votei favoravelmente para que a exemplo de outros 2.100 municípios brasileiros, possamos agilizar a aquisição da vacina diretamente com os laboratórios internacionais. Precisamos despolitizar essa questão da vacina no Brasil, pois nosso povo está padecendo e morrendo nos hospitais. É importante citar que além de nossa cidade, outras 37 de Mato Grosso aderiram ao consórcio. Vacina Peixoto, vamos superar juntos esse caos pandêmico”, enfatizou a vereadora Zinha.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Dia C é comemorado em Peixoto de Azevedo

A magia do teatro deu vida aos princípios do cooperativismo durante a apresentação do espetáculo Na Linha do Coop – Terra de Muitas Mãos – 50 anos do Cooperativismo em Mato Grosso

Dia C é comemorado em Peixoto de Azevedo
Foto: Apresentação Teatral

A magia do teatro deu vida aos princípios do cooperativismo na noite desta sexta-feira (11/07), durante a apresentação do espetáculo “Na Linha do Coop – Terra de Muitas Mãos – 50 anos do Cooperativismo em Mato Grosso”, realizada na Praça dos Três Poderes, em Peixoto de Azevedo.

O evento integrou a programação do Dia de Cooperar (Dia C) 2026 e reuniu centenas de crianças, adolescentes, jovens e famílias em uma verdadeira celebração da união, da solidariedade e da transformação social.

A iniciativa reuniu as cooperativas Coogavepe, Sicredi, Sicoob Norte MT, Cresol e Coomipaz, em parceria com o Sistema OCB/MT, demonstrando que o trabalho conjunto amplia resultados e fortalece o desenvolvimento das comunidades.

O espetáculo transportou o público para a trajetória dos 50 anos do cooperativismo em Mato Grosso, evidenciando que, quando pessoas unem esforços em torno de um propósito comum, constroem oportunidades, promovem inclusão, geram renda, impulsionam a sustentabilidade e fortalecem o desenvolvimento econômico e social. A arte cênica transformou valores cooperativistas em emoção, despertando reflexão, inspiração e um sentimento coletivo de pertencimento.

Além da apresentação teatral, as cooperativas parceiras e dezenas de voluntários promoveram ações de integração com a comunidade, distribuindo materiais educativos sobre educação financeira, cooperativismo, responsabilidade socioambiental e o Dia de Cooperar, cabine fotográfica, além de pipoca, picolé, suco e algodão-doce, proporcionando momentos de lazer, acolhimento e convivência para toda a família.

Ver Mais

Matupá

Matupá recebe viatura para Patrulha Maria da Penha

Avanços representam uma conquista coletiva e reafirmam o compromisso com a defesa da vida e da dignidade das mulheres.

Matupá recebe viatura para Patrulha Maria da Penha
Foto: Presidente Dra. Andréia Varea

Antes mesmo da implantação oficial da Patrulha Maria da Penha em Matupá, importantes avanços já demonstram o fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres no município. A atuação da presidente da Câmara Municipal, vereadora Dra. Andreia, tem sido decisiva na construção dessa rede de enfrentamento à violência de gênero, por meio de iniciativas legislativas e articulações junto aos órgãos estaduais de segurança pública.

De autoria da parlamentar, o Projeto de Lei que instituiu a Procuradoria da Mulher no âmbito da Câmara Municipal consolidou um importante instrumento de acolhimento, orientação e defesa dos direitos das mulheres. Paralelamente, Dra. Andreia articulou e protocolou junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT) e ao Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso a solicitação para implantação da Patrulha Maria da Penha em Matupá.

Os resultados dessa mobilização já são concretos. O município sediou a formação regional de policiais militares para atuação especializada na Patrulha Maria da Penha, passou a contar com duas mulheres integrando o efetivo da Polícia Militar e, mais recentemente, foi contemplado com uma viatura exclusiva destinada às diligências, operações, rondas, patrulhamento e demais ações voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar.

Além do reforço operacional, o trabalho também prioriza a prevenção, por meio de palestras educativas, pit stops, campanhas de conscientização e atividades desenvolvidas em escolas, bairros e comunidades, fortalecendo a cultura do respeito, da proteção e da denúncia.

Para a presidente da Câmara, esses avanços representam uma conquista coletiva e reafirmam o compromisso com a defesa da vida e da dignidade das mulheres.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Centro Especializado em Autismo será entregue este ano em Guarantã

Com investimentos superiores a R$ 500 mil, a unidade será referência regional no atendimento especializado às pessoas com autismo.

Centro Especializado em Autismo será entregue este ano em Guarantã
Foto: Obra em execução

A Prefeitura de Guarantã do Norte, em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, está promovendo a reforma e ampliação do antigo prédio da PRF para implantação do Centro Especializado de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com investimentos superiores a R$ 500 mil, a unidade será referência regional no atendimento especializado às pessoas com autismo.

A moderna estrutura contará com recepção, consultório médico, salas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, oficinas e terapias ocupacionais, espaço multissensorial, sala de apoio escolar, além de copa, cozinha e área de serviço, proporcionando um ambiente adequado para um atendimento completo e humanizado.

A execução da obra é resultado de uma ampla cooperação entre instituições, reunindo mão de obra de reeducandos do Centro de Detenção Provisória, recursos provenientes de Transações Penais do Ministério Público, apoio do Rotary Clube na aquisição de equipamentos e investimentos da Prefeitura.

Por determinação do prefeito Márcio Gonçalves, as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Infraestrutura e demais órgãos envolvidos acompanham de forma integrada o andamento da obra e o planejamento dos serviços que serão ofertados, assegurando um modelo de atendimento inclusivo, especializado e de excelência.

Em breve, Guarantã do Norte entregará à população o Centro de Autismo, uma iniciativa pioneira na região que oferecerá equipe multidisciplinar, terapias inovadoras e atendimento especializado, proporcionando mais qualidade de vida, desenvolvimento e apoio às pessoas com TEA e suas famílias.

Ver Mais

Mais Vistas