Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Júlia Uczai assume Presidência da Câmara de Vereadores de Matupá

Decisão do TSE determino que então Presidente Marcos Icassati Porte ocupasse a Chefia do Poder Executivo Matupaense deviso a cassação do ex-prefeito Fernando Zafonato.

Júlia Uczai assume Presidência da Câmara de Vereadores de Matupá
Foto: Júlia Uczai - Presidente

A vereadora Júlia Uczai (MDB) que começou sua vida política em agosto de 2019 quando assumiu a vaga do saudoso vereador, Paulo Carletto, foi candidata no pleito eleitoral de 2020 onde obteve 344 votos, sendo a segunda mais votada no município de Matupá-MT.

Conhecida pelo seu posicionamento firme diante dos debates e deliberações no plenário do Poder Legislativo, além de ser veemente no cumprimento de seu papel de fiscalização, a vereadora também é uma profunda conhecedora do regimento interno da Casa de Leis, Lei Orgânica Municipal e Constituição da república, fatores que potencializam suas atividades legislativas quando da apresentação de indicações, requerimentos e projetos de lei.

Julia Uczai implementou durante o seu mandato eletivo o Gabinete Itinerante, onde vai de encontro as demandas dos bairros e comunidades do interior, buscando ouvir a municipalidade e levando ao conhecimento do Prefeito e Secretários as necessidades e problemáticas para que tomem medidas urgentes de solução em todas as áreas, objetivando assegurar aos cidadãos serviços públicos de melhor qualidade.

De 2019 a 2020 ela foi muito atuante aprovando todos os projetos que viabilizaram por exemplo a realização de obras de drenagem e pavimentação asfáltica, iluminação de LED, aquisição de ônibus escolares, regularização fundiária urbana e rural, distribuição de kits de materiais escolares, construção e reforma de escolas, ampliação da frota de maquinários e ambulâncias, reforma do Hospital Municipal e Unidades Básicas de Saúde, recuperação de estradas vicinais, construção de academias ao ar livre, entre outras importantes ações de desenvolvimento contínuo da cidade.

Em sessão extraordinária, a vereadora Júlia Uczai foi empossada esta semana no cargo de Presidente da Mesa Diretora no lugar do parlamentar Marcos Icassati, em virtude da vacância ocasionada pela decisão do Tribunal Superior Eleitoral que cassou o Prefeito Fernando Zafonato (DEM) por crime de Improbidade Administrativa, Danos ao Erário Público e Enriquecimento Ilícito.

O ex-prefeito Zafonato além de ter seu registro de candidatura cassado teve os votos recebidos nas eleições de 2020 anulados Justiça Eleitoral, que determinou de forma imediata ao então Presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Icassati Porte, a ocupação da Chefia do Governo Municipal até que seja convocada novas eleições majoritárias.

Júlia Uczai proferiu o juramento, assinou o termo de posse e ocupou a Presidência do Poder Legislativo de Matupá.

“Estou ciente deste grande desafio, porém preparada para corresponder com o povo Matupaense. Minha atuação sempre foi pautada na transparência, ética, responsabilidade política e bem comum da coletividade. A exemplo dos anos anteriores, continuarei pronta para me posicionar positivamente a todos os projetos que venham manter nossa cidade no ritmo de desenvolvimento, e é claro, exercerei minha missão de fiscalização coerente e responsável com foco sempre no aprimoramento dos serviços públicos em benefício de nossa gente. O Prefeito Marcos Icassati poderá contar com os nove vereadores para desenvolver seu Plano de Trabalho enquanto permanecer a frente do Poder Executivo. Não tenho dúvidas que Matupá está em boas mãos”, disse a Presidente Júlia Uczai.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Hoje tem EXPOMATUPÁ com Eduardo Costa

A tradicional Expomatupá é um dos eventos mais aguardados do calendário cultural e agropecuário de Mato Grosso e a abertura oficial acontece nesta quarta-feira dia 02 de julho

Hoje tem EXPOMATUPÁ com Eduardo Costa
Foto: Parque de Exposições

A tradicional Expomatupá é um dos eventos mais aguardados do calendário cultural e agropecuário de Mato Grosso e a abertura oficial acontece nesta quarta-feira, dia 02 de julho de 2025 e faz parte da programação dos 37 anos da cidade.

Nesta edição, a abertura será marcada por um grande show nacional com o cantor Eduardo Costa, prometendo arrastar uma multidão e emocionar o público com seus sucessos.

O evento acontece no Parque de Exposições de Matupá e contará com uma programação especial na noite de estreia, incluindo cerimônia de abertura com autoridades locais, rodeio, expositores, praça de alimentação, parque de diversão e a tão esperada apresentação de Eduardo Costa, um dos maiores nomes da música sertaneja do Brasil.

Com sua voz marcante e um repertório que mistura romantismo e raiz sertaneja, o artista deve embalar o público com canções como “Sapequinha”, “Amor de Violeiro”, “Me Apaixonei” e muitos outros hits.

A expectativa é de recorde de público já na primeira noite. O ingresso social para a entrada é de R$ 20,00 (antecipado) e R$ 30,00 (portaria) e toda renda será revertida para entidades filantrópicas do município de Matupá-MT.

Não perca a chance de viver essa grande festa! A Expomatupá está apenas começando, e o melhor ainda está por vir.

Ver Mais

Saúde

Matupá continua investindo no transporte humanizado de pacientes

Mais uma Ambulância Equipada foi entregue a Secretaria Municipal de Saúde Matupaense

Matupá continua investindo no transporte humanizado de pacientes
Foto: Ambulância 0 Km

A Prefeitura de Matupá continua fazendo investimentos no transporte seguro e humanizado de pacientes em situações de urgência e emergência.


O Prefeito Bruno Mena efetuou a entrega de mais uma ambulância 0 km para a Secretaria Municipal de Saúde. A unidade móvel é totalmente equipada oferecendo as condições adequadas para atendimento e suporte à vida.


A Secretária de Saúde, Célia Matos, disse que o veículo já está a disposição para garantia de agilidade, segurança, acesso e dignidade no cuidado à população Matupaense.


Adquirida com recursos próprios a ambulância está conta também equipe treinada e é uma ferramenta estratégica e essencial para salvar vidas.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Cooperativas firmarão compromisso para regularizar extração mineral em balsas

A consulta, presidida pela promotora de Justiça Fernanda Luckmann Saratt, reuniu diversas autoridades e membros da comunidade para discutir medidas de controle e fiscalização.

Cooperativas firmarão compromisso para regularizar extração mineral em balsas
Foto: Audiência Pública

Os impactos ambientais das atividades de mineração no Rio Peixoto foram debatidos em Audiência Pública promovida pelo Ministério Público de Mato Grosso, no dia 3 de junho, na Câmara de Vereadores de Peixoto de Azevedo (a 691 km de Cuiabá). A consulta, presidida pela promotora de Justiça Fernanda Luckmann Saratt, reuniu diversas autoridades e membros da comunidade para discutir medidas de controle e fiscalização.

 

Na abertura da sessão, Fernanda Luckmann Saratt destacou a importância da audiência pública como instrumento fundamental para a implementação de ações concretas voltadas à mitigação dos impactos ambientais provocados pela atividade mineradora. Ela enfatizou a necessidade de cooperação entre os diversos órgãos envolvidos e a comunidade local, a fim de assegurar que a mineração no Rio Peixoto ocorra de maneira sustentável e responsável.

 

O promotor de Justiça Cristiano de Miguel Felipini, da Promotoria de Justiça de Matupá, também participou da audiência e destacou a importância da atuação conjunta da Sema-MT e das forças policiais no combate às balsas irregulares utilizadas na atividade garimpeira.

 

Durante a audiência, ficou definido que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) firmarão um Termo de Compromisso com as cooperativas de garimpeiros, com o objetivo de regularizar a extração mineral na região. Também será criada uma comissão de trabalho, composta por representantes de todas as instituições envolvidas, sob a coordenação do MPMT.
 

A Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) comprometeu-se a enviar, no prazo de cinco dias, os dados necessários para viabilizar a autorização da concessão da área a ser regularizada. A Sema-MT, por sua vez, orientou a apresentação de um novo pedido de desembargo da área de concessão da cooperativa, assumindo o compromisso de celeridade na análise do processo.

 

Além disso, a Prefeitura e as cooperativas assumiram o papel de atuar como órgãos fiscalizadores das atividades de mineração. Também foi definido que a Marinha do Brasil será responsável pela orientação e regularização das embarcações utilizadas na atividade, bem como pela formação e capacitação dos cooperados.

 

A audiência contou com a presença de representantes do Ministério Público, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Polícia Civil, Marinha, Polícia Militar, Prefeitura de Peixoto de Azevedo, Coogavepe, Cooperativa dos Garimpeiros do Rio Peixoto (Cooperrio), Assembleia Legislativa de Mato Grosso, entre outros.

Ver Mais

Mais Vistas