Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Júlia Uczai assume Presidência da Câmara de Vereadores de Matupá

Decisão do TSE determino que então Presidente Marcos Icassati Porte ocupasse a Chefia do Poder Executivo Matupaense deviso a cassação do ex-prefeito Fernando Zafonato.

Júlia Uczai assume Presidência da Câmara de Vereadores de Matupá
Foto: Júlia Uczai - Presidente

A vereadora Júlia Uczai (MDB) que começou sua vida política em agosto de 2019 quando assumiu a vaga do saudoso vereador, Paulo Carletto, foi candidata no pleito eleitoral de 2020 onde obteve 344 votos, sendo a segunda mais votada no município de Matupá-MT.

Conhecida pelo seu posicionamento firme diante dos debates e deliberações no plenário do Poder Legislativo, além de ser veemente no cumprimento de seu papel de fiscalização, a vereadora também é uma profunda conhecedora do regimento interno da Casa de Leis, Lei Orgânica Municipal e Constituição da república, fatores que potencializam suas atividades legislativas quando da apresentação de indicações, requerimentos e projetos de lei.

Julia Uczai implementou durante o seu mandato eletivo o Gabinete Itinerante, onde vai de encontro as demandas dos bairros e comunidades do interior, buscando ouvir a municipalidade e levando ao conhecimento do Prefeito e Secretários as necessidades e problemáticas para que tomem medidas urgentes de solução em todas as áreas, objetivando assegurar aos cidadãos serviços públicos de melhor qualidade.

De 2019 a 2020 ela foi muito atuante aprovando todos os projetos que viabilizaram por exemplo a realização de obras de drenagem e pavimentação asfáltica, iluminação de LED, aquisição de ônibus escolares, regularização fundiária urbana e rural, distribuição de kits de materiais escolares, construção e reforma de escolas, ampliação da frota de maquinários e ambulâncias, reforma do Hospital Municipal e Unidades Básicas de Saúde, recuperação de estradas vicinais, construção de academias ao ar livre, entre outras importantes ações de desenvolvimento contínuo da cidade.

Em sessão extraordinária, a vereadora Júlia Uczai foi empossada esta semana no cargo de Presidente da Mesa Diretora no lugar do parlamentar Marcos Icassati, em virtude da vacância ocasionada pela decisão do Tribunal Superior Eleitoral que cassou o Prefeito Fernando Zafonato (DEM) por crime de Improbidade Administrativa, Danos ao Erário Público e Enriquecimento Ilícito.

O ex-prefeito Zafonato além de ter seu registro de candidatura cassado teve os votos recebidos nas eleições de 2020 anulados Justiça Eleitoral, que determinou de forma imediata ao então Presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Icassati Porte, a ocupação da Chefia do Governo Municipal até que seja convocada novas eleições majoritárias.

Júlia Uczai proferiu o juramento, assinou o termo de posse e ocupou a Presidência do Poder Legislativo de Matupá.

“Estou ciente deste grande desafio, porém preparada para corresponder com o povo Matupaense. Minha atuação sempre foi pautada na transparência, ética, responsabilidade política e bem comum da coletividade. A exemplo dos anos anteriores, continuarei pronta para me posicionar positivamente a todos os projetos que venham manter nossa cidade no ritmo de desenvolvimento, e é claro, exercerei minha missão de fiscalização coerente e responsável com foco sempre no aprimoramento dos serviços públicos em benefício de nossa gente. O Prefeito Marcos Icassati poderá contar com os nove vereadores para desenvolver seu Plano de Trabalho enquanto permanecer a frente do Poder Executivo. Não tenho dúvidas que Matupá está em boas mãos”, disse a Presidente Júlia Uczai.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Cooperrio viabiliza Licenças Ambientais junto a SEMA-MT

Neste caminho de legalidade, a cooperativa já obteve duas grandes conquistas: a Licença Prévia (LP nº 319673/2025) e a Licença de Instalação (LI nº 78478/2025).

Cooperrio viabiliza Licenças Ambientais junto a SEMA-MT
Foto: Sede da Cooperativa

Peixoto de Azevedo (MT) – A Cooperrio – Cooperativa de Garimpeiros do Rio Peixoto – reforça seu compromisso com a legalização, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do cooperativismo mineral no norte de Mato Grosso. Legalmente constituída (CNPJ 59.444.456/0001-93), a entidade vem garantindo aos seus quase 70 cooperados a possibilidade de exercer a tradicional atividade de extração de ouro por meio de embarcações (balsas), prática que faz parte da história e da cultura de Peixoto de Azevedo.

Um dos principais objetivos da Cooperrio é promover a formalização dos garimpeiros, assegurando que a atividade ocorra dentro da legalidade e de forma ambientalmente responsável. Para isso, a cooperativa conta com um quadro técnico e jurídico especializado, voltado à viabilização dos licenciamentos ambientais obrigatórios junto aos órgãos competentes, como SEMA-MT, ANM, IBAMA, entre outros.

A Cooperrio também tem buscado constante diálogo e apoio institucional junto ao Ministério Público Estadual, Prefeituras, Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa e Governo do Estado de Mato Grosso, com o intuito de fortalecer a continuidade da garimpagem por via pluvial, garantindo que o setor atue de acordo com as normas, portarias e legislações vigentes.

Formada por homens e mulheres que vivem do trabalho garimpeiro e ajudam a sustentar suas famílias, a cooperativa contribui diretamente para o aquecimento da economia local. Além da geração de emprego e renda, a Cooperrio também se dedica à promoção de ações sociais e ambientais voltadas à educação, preservação e sustentabilidade, reforçando seu compromisso com a proteção dos recursos naturais e o desenvolvimento responsável.

Neste caminho de legalidade, a cooperativa já obteve duas grandes conquistas: a Licença Prévia (LP nº 319673/2025) e a Licença de Instalação (LI nº 78478/2025). Agora, a Cooperrio trabalha para alcançar a Licença de Operação, etapa final do processo de regularização ambiental.

De acordo com a diretoria da cooperativa, o trabalho vem sendo conduzido com responsabilidade, coerência, transparência e respeito às leis. A Cooperrio faz um chamado a todos os balseiros-garimpeiros e segmentos organizados da sociedade para que se unam em apoio à continuidade dessa atividade tradicional, agora conduzida de forma sustentável e legalizada.

“Nosso compromisso é com a legalização, a sustentabilidade e o futuro das próximas gerações. Acreditamos que é possível conciliar a atividade garimpeira com o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social da região”, destacou o Presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes.

Com uma atuação pautada na responsabilidade e no diálogo, a Cooperrio reafirma sua missão de promover uma mineração sustentável e racional ao longo do Rio Peixoto, aliando progresso, preservação ambiental e valorização do trabalho cooperativo.

Licenças Ambientais emitidas pela Sema-MT

Ver Mais

Guarantã do Norte

Conselho Tutelar de Guarantã recebe veículo 0 km

A chegada do novo veículo representa um avanço importante para a logística de transporte dos conselheiros tutelares

Conselho Tutelar de Guarantã recebe veículo 0 km
Foto: Entrega do veículo

A secretária de Assistência Social de Guarantã do Norte, Xênia Lima, realizou a entrega de um veículo Fiat Strada 0 km ao Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente. A aquisição foi possível por meio de emenda parlamentar do senador Jayme Campos, solicitada pela própria Primeira-Dama Xênia e pelos vereadores David da Farmácia e Zilmar, que se uniram para fortalecer as políticas de proteção à infância no município.

A chegada do novo veículo representa um avanço importante para a logística de transporte dos conselheiros tutelares, que dependem de deslocamento ágil e seguro para atender denúncias, realizar visitas técnicas e acompanhar situações de risco envolvendo crianças e adolescentes. Em muitos casos, a resposta rápida pode ser determinante para garantir direitos e prevenir violações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além de reforçar a estrutura de trabalho, a entrega simboliza o reconhecimento do papel fundamental dos conselheiros tutelares no cotidiano da comunidade. São eles que atuam na linha de frente da defesa dos direitos, acolhendo famílias, mediando conflitos e articulando ações com a rede de proteção.

A gestão do prefeito Marcio Gonçalves também destacou que este é apenas um dos investimentos previstos para fortalecer o Conselho Tutelar. Segundo a administração, novos aportes serão realizados para garantir melhores condições de trabalho aos servidores, ampliando a eficiência e a qualidade do atendimento às crianças e adolescentes de Guarantã do Norte.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Hospital de Guarantã do Norte terá NIR

O NIR permitirá o conhecimento da necessidade de leitos, por especialidades e patologias, além de ser essencial para regular e gerenciar os atendimentos ambulatoriais, internações, urgência

Hospital de Guarantã do Norte terá NIR
Foto: Equipe NIR Guarantã do Norte

Uma equipe técnica do Hospital Municipal de Guarantã do Norte participou de uma visitação ao Núcleo Interno de Regulação – NIR, do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo. O objetivo é capacitar os profissionais para a otimização do gerenciamento de leitos da unidade hospitalar de forma centralizada e servir de interface entre as Unidades de Saúde, as Centrais de Regulação e a Secretaria Municipal de Saúde.

A implantação do NIR no Hospital Nossa Senhora do Rosário é vital para a organização e eficiência dos atendimentos de média e alta complexidade, atuando no gerenciamento de vagas, no controle do fluxo de internações, na gestão, operação e planejamento de serviços de saúde.

Devem compor o NIR Guarantaense gestores do hospital, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos administrativos e demais profissionais.

Segundo a Diretora do Hospital Nossa Senhora do Rosário, Heyd Tauffer, a implantação do NIR permitirá o conhecimento da necessidade de leitos, por especialidades e patologias, além de ser essencial para regular e gerenciar os atendimentos ambulatoriais, internações, urgência e emergência e agendamentos cirúrgicos.

Witilla Naiara Meireles – Enfermeira NIR do Hospital Regional, destacou os avanços na saúde de Guarantã do Norte através da criação e implantação do NIR, quer seja, na coordenação do trabalho de regulação intra-hospitalar, no controle diário da disponibilidade de leitos, monitoramento do tempo médio de permanência de cada paciente, no planejamento, organização e melhoria dos indicadores e também nas estratégias de atuação, afim de cumprir protocolos e metas de trabalho de eficiência, qualidade, resolutividade e humanização de atendimento.

O Hospital Nossa Senhora do Rosário, o Instituto São Lucas, a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Guarantã do Norte estão engajados na eficiência do acesso e giro dos leitos para atender satisfatoriamente a população e o NIR é o modelo inovador de regulação de leitos, que conta com metodologias ágeis e ferramentas de gestão e controle.

Ver Mais

Mais Vistas