Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Prefeito Marcos Icassati concede entrevista e tranquiliza população

Prefeito em Exercício falou sobre decisão do TSE, Cassação de Ex-Prefeito, Tomada de Decisões e reafirmou Compromisso com a População

Prefeito Marcos Icassati concede entrevista e tranquiliza população
Foto: Marcos Icassati - Prefeito em Exercício

O Prefeito em Exercício de Matupá, Marcos Icassati, concedeu entrevista coletiva para esclarecer e tranquilizar a população em relação ao cumprimento da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o ex-prefeito Fernando Zafonato (DEM) e o conduziu de forma imediata ao cargo de Chefe do Poder Executivo Municipal.

“Fui eleito em novembro de 2020 para exercer a vereança pela terceira vez consecutiva. Deixo evidente que não tenho vaidade política, tenho sim responsabilidade, experiência e compromisso com o nosso povo, não estou assumindo a Prefeitura por mero capricho ou prazer pessoal, estou sim cumprindo a intimação feita pela Justiça que cassou o registro de candidatura de Fernando Zafonato por improbidade administrativa, danos ao erário público e enriquecimento ilícito, todos os crimes que o colocaram como sendo Ficha Suja, deixando-o inelegível. Jamais fugirei desta convocação e missão imposta telo TSE, pois Matupá não pode ficar numa espécie de corda bamba administrativa, onde o prefeito esteja a todo momento sob a eminencia de cassação, isso é extremamente prejudicial a este município que em 2020 foi eleito como sendo a 3ª melhor cidade para se viver no Brasil com até 20.000 habitantes e que foi destaque em gestão, finanças e desempenho. Estou tranquilo e preparado para esse desafio”, disse o Prefeito Marcos Icassati.

Ele lembrou que a Chapa composta pelo candidato Fernando Zafonato e Bruno Mena, além de cassada também teve todos os votos de 2020 anulados pela Justiça Eleitoral, a exemplo do que ocorreu em 2012 quando disputou as eleições, inclusive já enquadrado na Lei da Ficha Suja, sujeitando os cidadãos Matupaenses a conviverem com a incerteza e insegurança política-administrativa.

“Fernando Zafonato estava ciente de sua inelegibilidade, apontada por todos os demais candidatos majoritários no período eleitoral, pois foi julgado por um colegiado em segunda instância, mas preferiu fazer o enfrentamento junto a justiça eleitoral para tentar retornar ao poder a qualquer custo, fato que em tempo foi sabiamente corrigido unanimemente pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral, que determinou ao Juiz da 33ª Zona que se fizesse cumprir de imediato a minha condução a Prefeitura até a realização de novas eleições. Portanto, não fui eu Marcos Icassati que cassou o então prefeito e sim os crimes que o mesmo cometeu em sua gestão e que o colocaram na mira da Justiça pela segunda vez, causando instabilidade administrativa e que vamos neste período em que estiver a frente da Prefeitura de Matupá reestabelecer a ordem, planejamento, credibilidade e o verdadeiro respeito com a coisa pública", mencionou o Prefeito em Exercício.

Marcos Icassati teceu comentários sobre as insinuações descabidas de alguns veículos de comunicação que vem tentando induzir, tumultuar, intrigar e desestabilizar a decisão do TSE, quando escreve matérias visivelmente politiqueiras dizendo que após Notificação e Intimação da Justiça Eleitoral, o Prefeito em Exercício esteve substituindo fechaduras, desmerecendo secretários e agindo de truculência.

“Hora, não me candidatei para ser prefeito e sim vereador, mas nasci neste lugar, aqui constitui família, faço parte desta comunidade, sou profissional da comunicação e já caminho para meu terceiro mandato eletivo. Não é do meu perfil e índole agir de maneira abrupta como mentirosamente foi colocado. Recebi a intimação para imediata chefia da Paço Municipal no dia 21 de maio após horário de expediente, por volta das 17:20 horas, sendo que o Prefeito Cassado Fernando Zafonato fora notificado pelo menos uma hora antes. Não houve contato com a minha pessoa para providencias de transição ou entrega das chaves, o que seria mais justo, e até mesmo a Prefeitura estava fechada. A partir do momento em que assinei a intimação toda responsabilidade do Governo recaia sobre mim, oportunidade em que para resguardar o patrimônio público, documentos administrativos e evitar problemas e transtornos nas secretarias, departamentos e outras repartições, e evidentemente resguardar a minha pessoa de qualquer ato que prejudicasse a governança, optei por substituir a fechadura de algumas secretarias. Todo este procedimento foi feito com testemunhas e registros, assegurando a transparência do ato, até porque naquele momento havia recebido denúncia de que algumas secretarias estavam abertas, fora do horário de expediente, com movimentação de pessoas e com veículos de portas abertas, onde estavam levando papeis e pastas, algo que nos preocupou levando a tomada desta responsável decisão. Essa é a verdade”, esclareceu o Prefeito Marcos Icassati.

No encerramento da coletiva, o gestor garantiu e assegurou ao povo Matupaense que trabalhara neste período em que estiver a frente da Prefeitura com muita responsabilidade, transparência, determinação e comprometimento. Icassati já está montando sua equipe de governo e várias ações alinhadas com as necessidades da municipalidade em todos os setores públicos começam a acontecer, pois segundo ele, será um breve, porém muito produtivo período de gestão com obras, projetos e melhorias para comunidade.

“Reforço meu compromisso, não apenas de cumprir ao chamamento da Justiça, mas principalmente de continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida de nossa gente, que vivenciou ao longo dos últimos 20 anos muito desenvolvimento e prosperidade, e que merece ter a continuidade de tudo que faça o município avançar, progredir e evoluir. Matupá vai retomar sua estabilidade político-administrativa e conto com toda população nesta reconstrução que já começou”, finalizou Marcos Icassati.   

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

31 policiais do CR15 são promovidos no norte de MT

A conquista representa também a honra de vestir a farda, reforçando valores como responsabilidade, lealdade e coragem no cumprimento da missão constitucional da Polícia Militar.

31 policiais do CR15 são promovidos no norte de MT
Foto: Auditório da Câmara de Vereadores
O presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, participou da Solenidade de Promoção de 31 praças ao posto de Cabo do 15º Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso, realizada na Câmara de Vereadores de Guarantã do Norte.
 
O evento reuniu representantes do Ministério Público Estadual (MPE), dos Poderes Executivo e Legislativo, autoridades da Segurança Pública, CONSEGs, além de familiares dos promovidos e imprensa regional.
 
A cerimônia marcou um momento de grande significado para os policiais militares promovidos, simbolizando a elevação de patente como resultado do comprometimento profissional, da disciplina e da dedicação ao serviço público.
 
A conquista representa também a honra de vestir a farda, reforçando valores como responsabilidade, lealdade e coragem no cumprimento da missão constitucional da Polícia Militar.
 
Durante a solenidade, foi destacada a importância da valorização e do reconhecimento da sociedade aos profissionais da segurança pública, que diariamente atuam na preservação da ordem, na proteção da vida e na garantia da paz social.
 
“A promoção a Cabo representa não apenas avanço na carreira, mas também maior responsabilidade no exercício da liderança e no fortalecimento da atuação policial junto à comunidade”, disse o Presidente da Coogavepe, Gilson Camboim a nossa reportagem.
 
Ver Mais

Matupá

Prefeito Bruno Mena reforça medidas legais contra empresas que descumprem contratos públicos em Matupá

Mais de 20 empresas já estão impedidas de atuar junto à Prefeitura de Matupá, em razão de desrespeito contratual, má qualidade de obras e serviços e reiterado descumprimento das obrigações assumidas.

Prefeito Bruno Mena reforça medidas legais contra empresas que descumprem contratos públicos em Matupá
Foto: Divulgação

O Prefeito Bruno Mena, utilizou as redes sociais para informar a população sobre a adoção de medidas legais punitivas contra empresas que vêm descumprindo contratos firmados com o município. As irregularidades envolvem contratos de prestação de serviços, execução de obras, fornecimento de materiais e insumos, entre outras situações que têm provocado transtornos significativos em diversos setores da administração pública.

Segundo o gestor, os prejuízos atingem áreas essenciais como saúde, infraestrutura, educação, obras, comprometendo o andamento de projetos, ações e serviços planejados pela gestão municipal.

Diante desse cenário, a Prefeitura, por meio do Departamento de Gestão de Contratos e da Procuradoria Jurídica, intensificou a fiscalização e passou a adotar providências rigorosas, como notificações, aplicação de multas e inabilitação de empresas para participação em licitações e contratação com o Poder Público por período superior a três anos.

Atualmente, mais de 20 empresas já estão impedidas de atuar junto à Prefeitura de Matupá, em razão de desrespeito contratual, má qualidade de obras e serviços e reiterado descumprimento das obrigações assumidas.

O Prefeito Bruno Mena destacou que as ações demonstram sua preocupação institucional e cidadã em assegurar que as obras, projetos, campanhas e serviços públicos sejam executados com excelência, respeitando o anseio da população e garantindo a correta aplicação dos recursos públicos.

“Nosso compromisso é com o cidadão matupaense. Não vamos tolerar empresas que prejudiquem o município e a qualidade dos serviços oferecidos à população”, enfatizou.

As medidas adotadas pelo município estão amparadas em lei, que estabelece regras rigorosas para garantir a execução de obras e serviços públicos com qualidade, transparência e responsabilidade em todo o município de Matupá.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Guarantã recebe maquinários do Governo Federal

O município foi contemplado com uma escavadeira hidráulica, uma motoniveladora e um caminhão-pipa

Guarantã recebe maquinários do Governo Federal
Foto: Entrega de Maquinários do Promaq

Com muita alegria, o Município de Guarantã do Norte compartilha com a população mais uma conquista significativa, resultado de planejamento, articulação institucional e trabalho contínuo ao longo de 2025. Nesta terça-feira, 16 de dezembro, o município foi contemplado por meio do PROMAC, programa do Governo Federal voltado ao fortalecimento das políticas públicas municipais.


A conquista é fruto da atuação do prefeito Márcio Gonçalves, que tem conduzido a gestão com responsabilidade e estratégia na busca por recursos estaduais e federais, sempre com foco em resultados concretos para a população.


O apoio do ministro Carlos Fávaro e da deputada federal Flavinha foi fundamental para que Guarantã do Norte fosse atendida pelo programa.


Por meio do PROMAC, o município foi contemplado com uma escavadeira hidráulica, uma motoniveladora e um caminhão-pipa, equipamentos que irão reforçar a frota municipal e ampliar a capacidade de atendimento às demandas de infraestrutura urbana e rural.


A conquista contou ainda com a contribuição do vereador suplente Patinho e com o trabalho integrado das secretarias municipais, com destaque para a Infraestrutura, sob responsabilidade de Alex Pilatti, e a SEDEC, conduzida pela Dra. Taise Bechlin.


A nova conquista reforça que Guarantã do Norte segue avançando com gestão responsável, planejamento e resultados, consolidando um novo momento para o município.

Ver Mais

Mais Vistas