Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Prefeito Marcos Icassati concede entrevista e tranquiliza população

Prefeito em Exercício falou sobre decisão do TSE, Cassação de Ex-Prefeito, Tomada de Decisões e reafirmou Compromisso com a População

Prefeito Marcos Icassati concede entrevista e tranquiliza população
Foto: Marcos Icassati - Prefeito em Exercício

O Prefeito em Exercício de Matupá, Marcos Icassati, concedeu entrevista coletiva para esclarecer e tranquilizar a população em relação ao cumprimento da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o ex-prefeito Fernando Zafonato (DEM) e o conduziu de forma imediata ao cargo de Chefe do Poder Executivo Municipal.

“Fui eleito em novembro de 2020 para exercer a vereança pela terceira vez consecutiva. Deixo evidente que não tenho vaidade política, tenho sim responsabilidade, experiência e compromisso com o nosso povo, não estou assumindo a Prefeitura por mero capricho ou prazer pessoal, estou sim cumprindo a intimação feita pela Justiça que cassou o registro de candidatura de Fernando Zafonato por improbidade administrativa, danos ao erário público e enriquecimento ilícito, todos os crimes que o colocaram como sendo Ficha Suja, deixando-o inelegível. Jamais fugirei desta convocação e missão imposta telo TSE, pois Matupá não pode ficar numa espécie de corda bamba administrativa, onde o prefeito esteja a todo momento sob a eminencia de cassação, isso é extremamente prejudicial a este município que em 2020 foi eleito como sendo a 3ª melhor cidade para se viver no Brasil com até 20.000 habitantes e que foi destaque em gestão, finanças e desempenho. Estou tranquilo e preparado para esse desafio”, disse o Prefeito Marcos Icassati.

Ele lembrou que a Chapa composta pelo candidato Fernando Zafonato e Bruno Mena, além de cassada também teve todos os votos de 2020 anulados pela Justiça Eleitoral, a exemplo do que ocorreu em 2012 quando disputou as eleições, inclusive já enquadrado na Lei da Ficha Suja, sujeitando os cidadãos Matupaenses a conviverem com a incerteza e insegurança política-administrativa.

“Fernando Zafonato estava ciente de sua inelegibilidade, apontada por todos os demais candidatos majoritários no período eleitoral, pois foi julgado por um colegiado em segunda instância, mas preferiu fazer o enfrentamento junto a justiça eleitoral para tentar retornar ao poder a qualquer custo, fato que em tempo foi sabiamente corrigido unanimemente pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral, que determinou ao Juiz da 33ª Zona que se fizesse cumprir de imediato a minha condução a Prefeitura até a realização de novas eleições. Portanto, não fui eu Marcos Icassati que cassou o então prefeito e sim os crimes que o mesmo cometeu em sua gestão e que o colocaram na mira da Justiça pela segunda vez, causando instabilidade administrativa e que vamos neste período em que estiver a frente da Prefeitura de Matupá reestabelecer a ordem, planejamento, credibilidade e o verdadeiro respeito com a coisa pública", mencionou o Prefeito em Exercício.

Marcos Icassati teceu comentários sobre as insinuações descabidas de alguns veículos de comunicação que vem tentando induzir, tumultuar, intrigar e desestabilizar a decisão do TSE, quando escreve matérias visivelmente politiqueiras dizendo que após Notificação e Intimação da Justiça Eleitoral, o Prefeito em Exercício esteve substituindo fechaduras, desmerecendo secretários e agindo de truculência.

“Hora, não me candidatei para ser prefeito e sim vereador, mas nasci neste lugar, aqui constitui família, faço parte desta comunidade, sou profissional da comunicação e já caminho para meu terceiro mandato eletivo. Não é do meu perfil e índole agir de maneira abrupta como mentirosamente foi colocado. Recebi a intimação para imediata chefia da Paço Municipal no dia 21 de maio após horário de expediente, por volta das 17:20 horas, sendo que o Prefeito Cassado Fernando Zafonato fora notificado pelo menos uma hora antes. Não houve contato com a minha pessoa para providencias de transição ou entrega das chaves, o que seria mais justo, e até mesmo a Prefeitura estava fechada. A partir do momento em que assinei a intimação toda responsabilidade do Governo recaia sobre mim, oportunidade em que para resguardar o patrimônio público, documentos administrativos e evitar problemas e transtornos nas secretarias, departamentos e outras repartições, e evidentemente resguardar a minha pessoa de qualquer ato que prejudicasse a governança, optei por substituir a fechadura de algumas secretarias. Todo este procedimento foi feito com testemunhas e registros, assegurando a transparência do ato, até porque naquele momento havia recebido denúncia de que algumas secretarias estavam abertas, fora do horário de expediente, com movimentação de pessoas e com veículos de portas abertas, onde estavam levando papeis e pastas, algo que nos preocupou levando a tomada desta responsável decisão. Essa é a verdade”, esclareceu o Prefeito Marcos Icassati.

No encerramento da coletiva, o gestor garantiu e assegurou ao povo Matupaense que trabalhara neste período em que estiver a frente da Prefeitura com muita responsabilidade, transparência, determinação e comprometimento. Icassati já está montando sua equipe de governo e várias ações alinhadas com as necessidades da municipalidade em todos os setores públicos começam a acontecer, pois segundo ele, será um breve, porém muito produtivo período de gestão com obras, projetos e melhorias para comunidade.

“Reforço meu compromisso, não apenas de cumprir ao chamamento da Justiça, mas principalmente de continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida de nossa gente, que vivenciou ao longo dos últimos 20 anos muito desenvolvimento e prosperidade, e que merece ter a continuidade de tudo que faça o município avançar, progredir e evoluir. Matupá vai retomar sua estabilidade político-administrativa e conto com toda população nesta reconstrução que já começou”, finalizou Marcos Icassati.   

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Previ-Muni anuncia pagamento do 13º Salário em Matupá

Dia 09 de dezembro de 2025, o pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas vinculados à previdência municipal Matupaense

Previ-Muni anuncia pagamento do 13º Salário em Matupá
Foto: Divulgação

A Previ-Muni informa que realizará nesta terça-feira, dia 09 de dezembro de 2025, o pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas vinculados à previdência municipal. A antecipação e a regularidade no cumprimento desta obrigação reforçam o compromisso da instituição com a pontualidade, o equilíbrio financeiro e a transparência na gestão dos recursos previdenciários.

A direção, conselhos e comitê destacam que todas as ações do regime próprio seguem rigoroso planejamento, garantindo segurança, responsabilidade e a continuidade das políticas de proteção social voltadas aos servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas, que são valorizados e tratados com o respeito que sua trajetória de trabalho e dedicação merece.

A Previ-Muni reforça ainda que permanece firme em sua missão institucional de assegurar benefícios de forma sustentável, primando pelo cumprimento prioritário de suas atribuições legais e pela confiança construída ao longo dos anos.

Que o espírito natalino renove a esperança, a união e a paz em cada lar. A Previ-Muni deseja a todos os servidores, aposentados, pensionistas e suas famílias um Feliz Natal repleto de saúde, alegria e prosperidade. Que 2026 seja um ano de conquistas e realizações para todos.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Peixoto conquista mais uma Escavadeira Hidráulica

Peixoto de Azevedo iniciará o ano de 2026 com um parque de máquinas renovado, mais moderno e preparado para responder às demandas dos 11 Projetos de Assentamentos Rurais

Peixoto conquista mais uma Escavadeira Hidráulica
Foto: Nova PC adquirida

O prefeito Paulistinha tem se destacado pela forte articulação política junto ao Governo do Estado, à SEAF-MT e ao deputado estadual Dilmar Dalbosco. Graças a essa atuação integrada, o município de Peixoto de Azevedo acaba de receber sua 2ª escavadeira hidráulica PC Lonking 6205, equipamento essencial para ampliar e qualificar os serviços voltados à infraestrutura e ao atendimento da agricultura familiar.

Com essa conquista, Peixoto de Azevedo iniciará o ano de 2026 com um parque de máquinas renovado, mais moderno e preparado para responder às demandas dos 11 Projetos de Assentamentos Rurais do município. A nova fase prevê um amplo conjunto de ações estratégicas, como a construção de pontes de concreto, implantação de bueiros de aduelas e aço corrugado, além de estradas patroladas, cascalhadas e totalmente recuperadas.

Desde o início da gestão, uma das preocupações imediatas do prefeito Paulistinha foi buscar apoio governamental para a aquisição de máquinas pesadas, garantindo condições reais para que o município pudesse avançar na manutenção das estradas vicinais. Uma verdadeira força-tarefa vem sendo montada para garantir mão de obra, recursos humanos e estrutura operacional à Secretaria Municipal de Obras, permitindo que os serviços sejam executados com eficiência e alcance social.

A chegada de mais um equipamento reforça não apenas a capacidade de trabalho do município, mas comprova a força política e a credibilidade de Paulistinha junto ao Governo do Estado e à União. Essas parcerias seguem sendo determinantes para assegurar investimentos, ampliar frentes de serviço e promover qualidade de vida aos produtores rurais e à população peixotense.

Ver Mais

Mais Vistas