Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Deputado Carlos Avalone visita Matupá

Ele foi recebido pelo Vice-Prefeito e a Secretária de Agricultura. Várias demandas foram apresentadas ao parlamentar Mato-grossense.

Deputado Carlos Avalone visita Matupá
Foto: Deputado Avalone na Secretaria de Agricultura

O Deputado Estadual, Carlos Avalone, esteve visitando o município de Matupá, oportunidade em que esteve reunido na manhã desta terça-feira (18) com o Vice-Prefeito Celso Sorgato e a Secretária de Agricultura Andreia Varea.

O parlamentar foi informado dos projetos e ações que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura Municipal visando o incentivo e fortalecimento das cadeias produtivas da Agricultura Familiar nas chácaras, sítios, Gleba Liberdade e Assentamentos São José União e Padovani.

Na ocasião foram protocoladas reivindicações para dotar a Estrada Municipal E-60 de pavimentação asfáltica, já que é uma via estratégica de escoamento da produção agropecuária para os municípios de Matupá e Peixoto de Azevedo.

Outra solicitação diz respeito ao gestionamento político junto a INCRA-MT e o INTERMAT para celeridade no processo de regularização fundiária rural com entregas de Títulos Definitivos aos proprietários de terras nas Glebas União e Padovani, que aguardam a décadas o documento para buscar linhas de crédito junto as instituições financeiras.

O Vice-Prefeito Celso Sorgato e a Secretária de Agricultura Andreia Varea também requisitaram esforços do Deputado Carlos Avalone para que aconteça uma gama de cursos de formação profissionalizante direcionados ao agronegócio, zootecnia, fruticultura, agroindustrialização e outros correspondentes as características econômicas e potencialidades locais.

“Pedimos ao Deputado Carlos Avalone que nos ajude a ampliar o número de patrulhas agrícolas, maquinários e implementos, e que viabilize calcário, melhoramento genético do gado leiteiro, trabalhe pelas cadeias produtivas da fruticultura, piscicultura, olericultura e as demais predominantes na agricultura familiar Matupaense. Em relação a qualificação profissional, precisamos de mão-de-obra capaz de suprir as necessidades da agropecuária e do agronegócio. Mas o principal de tudo, garantir segurança jurídica para aqueles que vivem há muitos anos nas Glebas União e Padovani e que ainda não tem o documento da terra para fomentar sua propriedade de forma segura, justa e digna”, disse o Vice-Prefeito Celso Sorgato.

O Deputado Carlos Avalone agradeceu a recepção por parte das lideranças políticas de Matupá e se comprometeu no sentido de atender as demandas apresentadas. Ele disse que as políticas públicas desenvolvidas até o momento pela Secretaria Municipal de Agricultura estão alinhadas com as da SEAF-MT e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“O que é encaminhado pelas esferas de governo ao município, de imediato é colocado a disposição dos pequenos produtores rurais, alavancando o processo de produção de alimentos, gerando empregos e renda no campo, propiciando a melhoria da qualidade de vida das famílias, proporcionando assistência técnica e garantindo a logística de transporte e comercialização. Continuarei trabalhando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para que Matupá faça mais e cada vez melhor por este setor”, mencionou o Deputado Carlos Avalone.       

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Assembleia da Cooperrio acontece neste sábado em Peixoto

Balseiros de Mineração devidamente cooperados estão sendo convidados para Assembleia Geral Extraordinária

Assembleia da Cooperrio acontece neste sábado em Peixoto
Foto: Divulgação

A Cooperativa dos Garimpeiros do Rio Peixoto (Cooperrio) realiza neste sábado, 15 de agosto, a partir das 8h, na sede da APAE de Peixoto de Azevedo, mais uma importante Assembleia com a participação dos cooperados e representantes da entidade.

O presidente Vanderson Lobato reforça o convite aos cooperados para que participem ativamente do encontro, que terá como foco os avanços e as ações necessárias para a consolidação da atividade legal e sustentável de extração mineral nos trechos já licenciados do Rio Peixoto.

Durante a Assembleia, as equipe técnica multiprofissional, administrativa e jurídica da Cooperrio apresentará dados e informações sobre os avanços nos processos de licenciamento, estratégias para a efetiva operacionalização das balsas, obrigações previstas na legislação e medidas necessárias para que a atividade seja desenvolvida dentro dos critérios legais, ambientais e de segurança.

Também estarão em pauta o alinhamento institucional com governos, órgãos públicos, instituições e organizações, além das cooperações técnicas, parcerias ambientais e demais iniciativas voltadas ao fortalecimento da mineração responsável e legalizada.

Outros assuntos de interesse dos garimpeiros-balseiros devidamente inscritos na cooperativa também serão discutidos.

Para o presidente Vanderson Lobato, a participação dos cooperados é fundamental para fortalecer as decisões coletivas e construir novos caminhos para o setor.

“A Assembleia é o espaço para ouvir nossos cooperados, receber sugestões, ideias e propostas, promover debates proativos e, principalmente, deliberar e votar sobre temas importantes para todos. Queremos avançar de forma organizada, legal e sustentável, fortalecendo a Cooperrio e contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de toda a nossa região de abrangência”, destacou o presidente Vanderson Lobato.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Obras de pavimentação asfaltica chegam ao Bairro Bela Vista

Mais de R$ 5 milhões de investimento em infraestrutura de drenagem pluvial e asfaltamento

Obras de pavimentação asfaltica chegam ao Bairro Bela Vista
Foto: Pavimentação Bela Vista

Depois de décadas de espera, os moradores do Bairro Bela Vista, um dos mais antigos de Peixoto de Azevedo, estão acompanhando a transformação da infraestrutura urbana com a execução de importantes obras de drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica.

Os investimentos ultrapassam R$ 5 milhões e contemplarão ruas e avenidas da comunidade.
Localizado às margens da BR-163, o Bela Vista conviveu durante muitos anos com problemas provocados pela falta de infraestrutura adequada. Erosões, buracos, poeira no período de estiagem e muita lama durante as chuvas faziam parte da rotina de moradores, comerciantes e de quem precisava circular pelo bairro.

Na gestão do prefeito Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha), as obras seguem a todo vapor, com homens e máquinas trabalhando na implantação do sistema de drenagem pluvial, preparação das vias e aplicação da capa asfáltica. As melhorias beneficiam diretamente residências, estabelecimentos comerciais, igrejas e prédios públicos, além de proporcionar melhores condições de mobilidade para toda a população.

A chegada do pavimento representa mais qualidade de vida, segurança, acessibilidade e valorização dos imóveis, além de reduzir a poeira, a lama e os problemas de trafegabilidade. A drenagem adequada também é fundamental para direcionar as águas das chuvas, minimizar erosões e contribuir para uma maior durabilidade do pavimento.

Além da drenagem e do asfalto, o projeto prevê posteriormente a realização dos serviços complementares de implantação de guias e meio-fio e sinalização de trânsito, proporcionando melhor organização, segurança viária e um novo aspecto urbanístico ao bairro.

Obras em execução

Ver Mais

Guarantã do Norte

Prosseguem obras da UTI do Hospital Municipal Guarantaense

As intervenções representam um importante avanço na modernização da estrutura hospitalar e no fortalecimento dos atendimentos de média e alta complexidade.

Prosseguem obras da UTI do Hospital Municipal Guarantaense
Foto: Hospital Municipal de Guarantã

Seguem em andamento as obras de reforma, ampliação e adequação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e implantação do novo Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário.

As intervenções representam um importante avanço na modernização da estrutura hospitalar e no fortalecimento dos atendimentos de média e alta complexidade.

As novas alas estão sendo preparadas para atender aos padrões de infraestrutura hospitalar, proporcionando ambientes mais adequados, seguros, funcionais e humanizados para os pacientes. As melhorias também contribuirão diretamente para a otimização das condições de trabalho de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, oferecendo espaços apropriados para o desenvolvimento dos procedimentos e assistência aos pacientes.

Os investimentos financeiros na estrutura física e adequações são essenciais para ampliar a capacidade resolutiva do Hospital
e garantir que a população tenha acesso a serviços especializados com qualidade, segurança e eficiência, reduzindo inclusive a necessidade de deslocamentos para outros municípios.

Enquanto as obras avançam, o Hospital Nossa Senhora do Rosário mantém normalmente os serviços essenciais. A unidade vem realizando procedimentos cirúrgicos especializados em diversas áreas por meio do Programa Fila Zero, contribuindo para diminuir a demanda reprimida e agilizar o atendimento aos pacientes que aguardam por cirurgias.

Os pacientes que necessitam de cuidados intensivos continuam sendo assistidos em uma ala provisória de UTI devidamente preparada e estruturada para o cumprimento dos protocolos assistenciais e de segurança, garantindo a continuidade dos atendimentos durante a execução das melhorias.

“A reforma e ampliação consolidam mais uma etapa importante no fortalecimento do Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário como referência na assistência hospitalar, com investimentos direcionados à qualificação dos serviços, valorização das equipes de saúde e, principalmente, ao cuidado com a população Guarantaense”, disse a Secretária de Saúde, Tatiane Aranda.

Obras da UTIObras Centro Cirurgico

Ver Mais

Mais Vistas