Redes Sociais
Redes Sociais

Política

TRE-MT absolve por 6 votos a 1 Prefeito Maurício Ferreira e Vice Gilmar Santos

Gestores Peixotenses permanecem nos cargos eletivos após julgamento da Ação de Cassação pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso

TRE-MT absolve por 6 votos a 1 Prefeito Maurício Ferreira e Vice Gilmar Santos
Foto: Prefeito Maurício e Vice Gilmar Santos

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso julgou na manhã desta quinta-feira (17) o Recurso Eleitoral Inominado (Processo nº. 0600899-34.2020.6.11.0033) em que o Prefeito Maurício Ferreira de Souza e o seu Vice-Prefeito Gilmar Santos de Souza recorriam de decisão proferida pelo Juízo da Zona Eleitoral de Peixoto de Azevedo, na qual havia sido cassado os seus mandatos.

Durante sessão virtual do TRE-MT, o Julgador Revisor, Gilberto Bussiki, contrariou posição da Relatora, e foi acompanhado pelos demais pares, entendendo que Maurício Ferreira de Souza e Gilmar Santos de Souza não poderiam perder seus mandatos na medida em que não praticaram ilícito eleitoral que ensejasse tal punição.

Bussiki foi veemente em dizer que faz-se presente no bojo do processo elementos necessários a comprovar que os Representados possuíam todas as condições legais para realizar a contratação de cabos eleitorais, tanto no quesito quantitativo, quanto no financeiro e, por esta razão, não precisariam praticar tais ilícios.

Em sua tese o membro da corte do TRE-MT, Gilberto Bussik, sustentou que os candidatos, no que se refere a quantidade de pessoas, contrataram somente 35% (trinta e cinco por cento) do total de cabos eleitorais que poderiam ser contratados por permissão legal, ou seja, havia ainda um saldo positivo de 65% (sessenta e cinco por cento) disponível para o explicito procedimento.

Já no que tange ao quesito financeiro, Maurício Ferreira de Souza e Gilmar Santos gastaram 86,67% do que poderiam gastar, contendo ainda um saldo remanescente de 13,33% a disposição da campanha eleitoral, o que corresponde a um montante de R$ 25.521,65.

Em suas considerações, Bussiki concluiu que é completamente ilusório acreditar que os candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito de Peixoto de Azevedo se utilizariam de meios ilegais para contratação de cabos eleitorais durante o pleito, vez que estavam totalmente aptos a caminharem legalmente.

O processo foi julgado por 6 votos a favor de Maurício Ferreira de Souza e Gilmar Santos de Souza e somente um contrário.

“Sempre me mantive sereno, tranquilo e de consciência limpa com relação as denúncias e até mesmo a ação que estava tramitando no TRE-MT. Vencemos as eleições de forma democrática, foi a vontade popular que prevaleceu, respeitamos a legislação eleitoral e levamos com seriedade, responsabilidade e acima de tudo respeito ao cidadão Peixotense as nossas propostas e plano de governo, amplamente apresentados nos programas no rádio, tv e redes sociais, mas principalmente no corpo a corpo, no frente a frente e olho no olho nas visitações aos bairros e comunidades. Fui reeleito para trabalhar e continuar promovendo as grandes transformações que a nossa cidade merece em todos os setores públicos. Agora mais do que nunca, com mais força de vontade político-administrativa, capacidade de gestão, determinação, confiança, equilíbrio e foco na melhoria da qualidade de vida e no bem estar de nossa gente”, disse o Prefeito Maurício Ferreira de Souza.

O Prefeito declarou que investirá cada vez mais na prestação de serviços públicos mais eficientes e humanizados, no aprimoramento das secretarias, departamentos e repartições, sempre com a participação direta e efetiva da Câmara de Vereadores e da Sociedade Organizada, a fim de fortalecer e estreitar o relacionamento, otimizando as capacidades administrativas, oportunidades e bem-estar para o desenvolvimento sustentável e inclusivo no processo de construção do Peixoto de Azevedo que nós queremos e almejamos.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Saúde

União do Norte terá mês de conscientização da Saúde Integral do Homem

Será nos dias 14 e 17 de Novembro conforme programação da Secretaria Municipal de Saúde Peixotense

União do Norte terá mês de conscientização da Saúde Integral do Homem
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Peixoto de Azevedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe da Atenção Básica, realizará no dia 14 de novembro, no PSF 07 – Irineu dos Santos, uma mobilização especial de conscientização sobre a saúde integral do homem, alusiva à campanha Novembro Azul.

O atendimento acontecerá das 07h às 11h e das 13h às 16h30, com uma equipe multiprofissional oferecendo diversos serviços e orientações voltados à promoção da saúde masculina.

Durante a ação, serão realizados atendimentos médicos, avaliações de pressão arterial e glicemia, atualização e checagem do cartão de vacinas, além de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Também haverá solicitação e leitura de exames laboratoriais, avaliação para saúde mental (ansiedade, estresse e sono), orientações sobre doenças crônicas como hipertensão e diabetes, e encaminhamentos para especialidades médicas.

Outros serviços disponíveis incluem aconselhamento para planejamento reprodutivo, orientações sobre prevenção do câncer de próstata e câncer de pele, atendimento odontológico básico (triagem e encaminhamentos) e coleta do exame PSA para homens acima de 45 anos.

A Secretaria de Saúde convida todos os homens do distrito União do Norte a participarem da ação e lembra que cuidar da saúde é essencial para garantir qualidade de vida e longevidade. O Novembro Azul reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como principais aliados na manutenção da saúde masculina.

Já no dia 17 de novembro os atendimentos acontecerão no PSF 06 - João Bosges Sobrinho (União do Norte) com os mesmos serviçoes e horários de atendimentos.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Linhas e Travessões são patrolados e cascalhados em Guarantã

Nesta etapa a Secretaria de Infraestrutura atua nas Linhas do Betão, 27 e Serra do Havaí.

Linhas e Travessões são patrolados e cascalhados em Guarantã
Foto: Patrolamento Sinfra Guarantã

A Secretaria Municipal de Infraestrutura está com frentes de serviços de patrolhamento e cascalhamento em pontos críticos das Linhas e Travessões do Betão (Torre), Vinte e Sete (Iririzinho) e Serra do Havaí, na estrada de acesso à Comunidade São Jorge.

De acordo com o Chefe de Linhas Rurais, Gabriel Dembogurski, os trabalhos têm como objetivo garantir a trafegabilidade e atender às necessidades de uma região caracterizada pelo plantio de grãos e pela pecuária de corte e leite.

As ações seguem a determinação do Prefeito Márcio Gonçalves e do Secretário de Infraestrutura Alex Pilatti, que tem priorizado o atendimento às demandas de pontes, bueiros e estradas rurais, assegurando o escoamento da produção agrícola, bem como a chegada de insumos e máquinas às propriedades rurais guarantaenses.

Os serviços estão sendo realizados com recursos próprios do município e do FETHAB – Governo de Mato Grosso, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento do setor produtivo e a melhoria da infraestrutura rural, entre patrolamento e cascalhamento serão cerca de 50 km de revitalização que chegará também a Linha 51.

 

 

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Câmara de Vereadores aprova projeto que amplia recursos da verba indenizatória em Peixoto de Azevedo

A ampliação dos recursos irá refletir diretamente na potencialização do desempenho dos servidores e na qualidade dos serviços oferecidos.

Câmara de Vereadores aprova projeto que amplia recursos da verba indenizatória em Peixoto de Azevedo
Foto: Sede do Poder Legislativo

A Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária, o projeto de lei que amplia os recursos da verba indenizatória destinada à administração municipal. A proposta, considerada constitucional, tem como objetivo garantir melhores condições de trabalho ao Prefeito, secretários e demais membros da equipe de Governo, proporcionando maior eficiência e resolutividade nas ações e atividades voltadas à otimização da prestação de serviços públicos à população.

Com a ampliação dos recursos irá refletir diretamente na potencialização do desempenho dos servidores e na qualidade dos serviços oferecidos. A medida reforça o compromisso da administração com a valorização do funcionalismo público, criando condições mais adequadas para o exercício das funções e para o desenvolvimento das políticas públicas municipais.

Durante a votação, os vereadores destacaram a responsabilidade do Poder Legislativo em assegurar que o Executivo disponha de instrumentos que garantam dedicação, qualificação e eficiência no serviço público.

A aprovação do projeto demonstra a harmonia e o comprometimento entre os poderes municipais em buscar soluções que resultem em uma gestão mais moderna, eficiente e voltada para o bem-estar da população de Peixoto de Azevedo.

Ver Mais

Mais Vistas