
Política
Prefeito de Matupá participa de ato pela Duplicação da BR-163
TAC viabiliza transferência da concessão da rodovia BR-163 da Rota Oeste para o MT Par

Saúde
Fila Zero: Guarantã desenvolve ações de detecção precoce de câncer de pele
Mais de 70 pacientes passaram por consultas, exames, biópsias e demais procedimentos especializados em dermatologia

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte, em parceria com o Instituto São Lucas, está trabalhando para zerar a fila de espera por consultas e procedimentos dermatológicos.
Setenta pacientes que foram avaliados pelos médicos dos postos de saúde foram encaminhados para o Centro de Especialidades Médicas Guarantaense, onde recebem atendimento especializado.
Por meio da dermatoscopia e biópsia, procedimentos desenvolvidos pela Médica Dermatologista Dra. Graziele Balastrelli, será feita a detecção precoce de câncer de pele para o início do tratamento e o aumento das chances de sucesso e cura, pois quanto antes a doença for identificada, mais eficazes serão os tratamentos.
Os casos mais complexos deverão ser encaminhados para clínicas e hospitais especializados credenciados ao Sistema Único de Saúde - SUS.
De acordo com a Secretária de Saúde, Tatiane Aranda, essa é uma grande conquista, pois anteriormente os pacientes precisavam se deslocar para Cuiabá para acessar esses serviços especializados, gerando custos e muito desconforto.
Agora, os pacientes podem receber tratamento dermatológico de qualidade dentro do próprio município, graças aos investimentos da Prefeitura em ampliar as especialidades médicas disponíveis.
Essa iniciativa visa melhorar a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos de Guarantã do Norte e a parceria entre a Secretaria de Saúde e o Instituto São Lucas demonstra o compromisso com a missão de melhorar a saúde pública e oferecer serviços de qualidade a toda população.
Fonte: NotíciaVIP
Matupá
Estrada E-70 recebe galerias de aduelas de concreto em Matupá
Serão 05 intervenções estruturantes permanentes na estrada de acesso a aldeias, sítios e grandes fazendas de produção agropecuária

A Secretaria de Obras de Matupá está realizando a construção das primeiras galerias de aduelas na estrada municipal E-70, localizada na zona rural do município.
Essa vicinal não pavimentada receberá 5 intervenções de infraestrutura permanente, que terão um impacto significativo na melhoria da logística de transporte da produção agropecuária da região do Iriri.
“A obra está sendo realizada com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB) e próprios da Prefeitura de Matupá. O investimento em infraestrutura é fundamental para garantir a segurança e a eficiência do transporte de mercadorias e pessoas que continuam desbravando e desenvolvendo esta região”, disse o Secretário de Obras, Lacerda.
As aduelas de concreto utilizadas na construção das galerias são conhecidas por sua durabilidade e resistência. Elas são projetadas para suportar o fluxo de água e garantir a estabilidade da estrada, mesmo em condições climáticas adversas.
A estrada E-70 é uma via importante que dá acesso às aldeias indígenas Terenas, Panarás e Turipuku, além de sítios e grandes fazendas produtivas da região do Iriri.
O Prefeito Bruno Mena e Vice-prefeito Celso Sorgato tem demonstrado um compromisso firme com a permanente manutenção das estradas rurais de Matupá.
“A construção das galerias de aduelas na estrada E-70 é um exemplo desse compromisso e reflete a importância que a nossa administração dá à infraestrutura e ao desenvolvimento desta importante região”, declarou o produtor e vice-prefeito Celso Sorgato.
Ações como esta consolidam Matupá como um município que valoriza o desenvolvimento e a qualidade de vida de seus habitantes.
Saúde
Saúde do Garimpeiro com centenas de atendimentos em Matupá
19 garimpos Matupaenses serão visitados com centenas de atendimentos de saúde preventiva

O Projeto Saúde do Garimpeiro é uma iniciativa que visa levar atendimento médico e serviços de saúde diretamente aos garimpos da região Vale do Peixoto.
Em Matupá é realizado em parceria entre a Cooperativa de Garimpeiros (Coogavepe) e a Secretaria de Saúde oferecendo uma equipe multidisciplinar que se desloca até os empreendimentos de mineração para prestar atendimentos a esses trabalhadores.
A Secretária Executiva da Coogavepe, Tatiane Silva, informou que 19 empreendimentos de mineração serão atendidos nesta semana pelo projeto, recebendo uma equipe de saúde que oferecerá os seguintes serviços:
Consultas Médicas
- Avaliação Tuberculose e Hanseníase
- Fisioterapia
- Atualização da Carteira de Vacinação
- Testes Rápidos e de Malária
- Exame de Glicemia
- Aferição da Pressão Arterial
- Orientação sobre Postura Corporal
- Vacina Antirrábica
A Enfermeira, Karla Daniella Alves de Oliveira, destacou que a saúde preventiva é fundamental para os trabalhadores garimpeiros, que estão expostos a riscos e desafios específicos em seu trabalho. Ela disse que o Projeto Saúde do Garimpeiro visa atender às necessidades de saúde desse público de forma descentralizada, levando os serviços de saúde diretamente aos garimpos de forma itinerante e gratuito.
O empresário, Clever Truilho, parabenizou a iniciativa do Projeto Saúde do Garimpeiro enfatizando que a iniciativa é um exemplo a ser seguido no estado e no Brasil, pois visa melhorar a saúde e o bem-estar dos garimpeiros.
O Prefeito Bruno Mena garantiu a formalização da parceria entre a Coogavepe e a Secretaria de Saúde e o envolvimento de cerca de 10 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e da vigilância sanitária.
A equipe da Agência Sicoob falou sobre educação financeira e as vantagens do banco cooperativo que oferta propostas financeiras competitivas, serviços personalizados, investimentos em projetos sociais e ambientais, demonstrando seu compromisso com a comunidade, a atuação em tecnologia para oferecer serviços digitais e inovadores aos garimpeiros.
- Peixoto de Azevedoatrás 6 dias
Gestão política da Dep. Fed. Flavinha garante mais de R$ 1 milhão para saúde
- Matupáatrás 6 dias
Iniciada a recuperação da Ponte do Rio Peixotinho II entre Matupá e Peixoto
- EducaçãoHá 1 dia
SEDUC-MT anuncia R$ 10 milhões em infraestrutura escolar de Matupá
- Terra Nova do Norteatrás 11 horas
72 pacientes atendidos em Oftalmologia em Terra Nova do Norte