Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Deputado Diego Guimarães visita COOGAVEPE

Parlamentar Mato-grossense recebe pauta e demandas da classe garimpeira do Vale do Rio Peixoto

Deputado Diego Guimarães visita COOGAVEPE
Foto: Reunião com Diretoria da COOGAVEPE
Na manhã desta terça-feira (18) esteve fazendo visita as dependências da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – COOGAVEPE, o Deputado Estadual Diego Guimarães.
 
Ele foi recebido pelo Presidente, Gilson Camboim, Conselheiro Flávio Gomes, Tesoureiro André Loesia e o Cooperado Fundador José Antônio da Silva Filho (Lhó).
 
Oportunamente a Diretoria da COOGAVEPE formalizou algumas demandas junto ao parlamentar Mato-grossense no que diz respeito ao aprimoramento das leis vigentes que regem o setor de mineração em Mato Grosso.
 
Outra solicitação está atrelada a melhor dinâmica e celeridade nos procedimentos de emissão de licenciamentos ambientais pela SEMA-MT para os empreendimentos de mineração que atendam efetivamente as portarias, regramentos, normativas e exigências da legislação, de forma a garantir a legalidade, o planejamento, organização e operacionalização dos garimpos que geram empregos, fortalece a economia regional, promove a recuperação ambiental, o desenvolvimento social das comunidades e são providenciais para arrecadação de tributos que retornam em serviços públicos aos cidadãos por meio das esferas de governo.
 
O Deputado Diego Guimarães é autor de projeto que propõe em lei impedir que maquinários apreendidos nas operações de fiscalização da SEMA-MT sejam queimados, colocando-os a disposição das prefeituras, associações, cooperativas e demais instituições que possam utiliza-los no fomento das cadeias produtivas, na recuperação de estradas, obras e projetos de interesse coletivo.
 
“Serei um defensor na Assembleia Legislativa da mineração com responsabilidade ambiental e social. Tenho acompanhado as ações transformadoras desenvolvidas nos mais de 10 municípios de abrangência da COOGAVEPE, quer seja no desenvolvimento formal e legal da atividade garimpeira, nas parcerias com os órgãos fiscalizadores, ambientais e de pesquisas geológicas, na implementação de tecnologia, capacitação profissional, segurança no trabalho, projetos sociais, na participação efetiva nas discussões das políticas públicas para o setor, mas principalmente no seu grande compromisso com a recuperação dos passivos advindos pós extração mineral, sendo uma referência nacional na criação de novas alternativas para as áreas já mineralizadas. Os mais de 7.000 cooperados terão no meu trabalho legislativo o respeito toda classe garimpeira”, disse o Deputado Diego Guimarães.
 
A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto conta com o nobre parlamentar para prosseguir atuante na mineração sustentável com a premissa de aliar a produtividade, responsabilidade e a consciência ambiental. Propondo no cooperativismo mineral o equilíbrio entre a exploração dos recursos naturais e o comprometimento com o meio ambiente e com a qualidade de vida das comunidades.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Projeto Poupadores do Futuro é lançado em Matupá

A ação contou com a importante parceria institucional do Sicredi e foi realizada na Escola Municipal Jane Pereira Lopes, envolvendo mais de 120 alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental

Projeto Poupadores do Futuro é lançado em Matupá
Foto: Parceiros do Projeto

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Matupá – Previ-Muni realizou em comemoração à Semana da Educação Financeira o lançamento oficial do Projeto “Poupadores do Futuro”, uma iniciativa desenvolvida em todo o Brasil pelo Ministério da Previdência Social em parceria com os RPPS.

No município, a ação contou com a importante parceria institucional do Sicredi e foi realizada na Escola Municipal Jane Pereira Lopes, envolvendo mais de 120 alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental em uma programação educativa, dinâmica e interativa.

Durante o evento foram ministradas palestras sobre educação financeira, planejamento econômico familiar e educação previdenciária, além de dinâmicas recreativas, painel de perguntas e respostas, atividades de recorte e colagem, caça-palavras e a entrega de cofrinhos personalizados e certificados de participação aos estudantes.

A Diretora do Previ-Muni destacou a relevância do Projeto Poupadores do Futuro para a formação cidadã das crianças. “Estamos trabalhando conceitos importantes de responsabilidade financeira, organização e planejamento desde cedo. O conhecimento adquirido pelos alunos também chega até suas famílias, promovendo reflexões positivas dentro dos lares sobre consumo consciente, economia e preparação para o futuro”, enfatizou.

A Gerente de Negócios do Sicredi, Camila Nayana, ressaltou a satisfação da cooperativa em participar da iniciativa educacional. “É uma parceria muito importante, pois desperta nas crianças a consciência sobre o planejamento financeiro e a valorização do ato de poupar. Ficamos felizes em contribuir com um projeto que leva aprendizado, cidadania e visão de futuro aos estudantes”, comentou.

O Previ-Muni agradeceu de forma especial a Direção, Coordenação, Professores e Alunos da Escola Municipal Jane Pereira Lopes pela receptividade, participação efetiva e engajamento nas atividades desenvolvidas. De acordo com a instituição previdenciária, o Projeto Poupadores do Futuro passará a integrar oficialmente o Calendário de Ações Educativas do Previ-Muni em Matupá.

Ver Mais

Educação

Segue o Plano: Prefeitura conta com 12 novos ônibus escolares em Peixoto

Além dos ônibus escolares, a atual administração também entregou duas caminhonetes traçadas para reforçar o apoio logístico às escolas do campo

Segue o Plano: Prefeitura conta com 12 novos ônibus escolares em Peixoto
Foto: Onibus Escolares novos

A Prefeitura de Peixoto de Azevedo segue avançando na consolidação da frota própria do transporte escolar municipal. Durante as comemorações dos 40 anos do município, realizadas no Bairro Bela Vista, foram apresentados à população os 12 novos ônibus escolares adquiridos em pouco mais de um ano e cinco meses de gestão do prefeito Paulistinha, todos modelos padrão Caminho da Escola.

A nova frota ficou exposta durante a inauguração do Complexo Esportivo, Cultural e Turístico Leda Frizzon, evento que reuniu secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e centenas de moradores. Os investimentos foram viabilizados por meio de recursos próprios da prefeitura e convênio firmado com a SEDUC-MT.

Além dos ônibus escolares, a atual administração também entregou duas caminhonetes traçadas para reforçar o apoio logístico às escolas do campo, garantindo mais eficiência no atendimento das comunidades rurais.

Outro importante investimento destacado foi a aquisição de um moderno ônibus executivo, avaliado em cerca de R$ 2 milhões, destinado ao Departamento Municipal de Esportes para o transporte de atletas em competições intermunicipais e regionais.

O prefeito Paulistinha ressaltou que os investimentos representam compromisso com a educação, valorização dos estudantes e incentivo ao esporte. “Estamos trabalhando para garantir um transporte seguro, confortável, digno e humanizado às nossas crianças e adolescentes da cidade e do interior. Esses ônibus oferecem mais qualidade, segurança e tranquilidade para os alunos e suas famílias. E no esporte estamos realizando um sonho antigo dos nossos desportistas, que agora terão um ônibus moderno e adequado para representar Peixoto de Azevedo em competições regionais e estaduais”, declarou o gestor municipal.

Ver Mais

Guarantã do Norte

RGA de 6,69% aos servidores públicos de Guarantã do Norte

O projeto foi encaminhado em Regime de Urgência Urgentíssima e deverá ser analisado pelos nobres vereadores, que irão exarar pareceres e deliberar sobre sua aprovação.

RGA de 6,69% aos servidores públicos de Guarantã do Norte
Foto: Guarantã do Norte MT

O Prefeito de Guarantã do Norte, Márcio Gonçalves, encaminhou para apreciação da Câmara Municipal o Projeto de Lei Nº 007/2026, que dispõe sobre o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores públicos municipais no percentual de 6,69%, correspondente ao índice inflacionário apurado no período de janeiro de 2025 a abril de 2026.

A proposta assegura um direito legítimo do funcionalismo público, garantindo a recomposição salarial diante das perdas inflacionárias e fortalecendo o poder de compra dos servidores municipais.

A medida também contribui diretamente para a adimplência financeira das famílias, além de representar valorização profissional aos trabalhadores que atuam nas diferentes secretarias, departamentos, repartições e instituições da administração pública municipal.

De acordo com a gestão, a concessão da RGA é considerada um importante fator motivacional, reconhecendo o comprometimento e a dedicação dos servidores públicos no atendimento à população e na prestação dos serviços essenciais do município.

O projeto foi encaminhado em Regime de Urgência Urgentíssima e deverá ser analisado pelos nobres vereadores, que irão exarar pareceres e deliberar sobre sua aprovação.

A expectativa do Poder Executivo é de que o reajuste seja instituído ainda na folha salarial de maio de 2026, assegurando maior agilidade na efetivação do benefício aos servidores municipais.

Ver Mais

Mais Vistas