Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Vereadora Eliege leva ao MPE situação precária de falta de água em Creche e Escola

As duas unidades de ensino estão no distrito União do Norte

Vereadora Eliege leva ao MPE situação precária de falta de água em Creche e Escola
Foto: Vereadora Eliege Krul
A vereador Eliege Krul usou a tribuna para defender o pagamento do RGA (Revisão Geral Anual) aos profissionais da educação Peixotense. Segundo a parlamentar é inaceitável que o Prefeito Maurício Ferreira de Souza não pague o que é de direito da classe, algo mais que R$ 300 mil, mas em contrapartida o gestor destinou milhões para uma festa de rodeio.
 
“São exatamente eles, os professores que cotidianamente estão em sala de aula preparando nossas crianças para o futuro educacional, profissional e para serem cidadãos conscientes de seus deveres, direitos e obrigações. Mas infelizmente, nem o que lhes são de efetivo direito, ou seja, a recomposição salarial devido as perdas inflacionárias não está sendo honrada pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, que literalmente virou as costas para a Educação, diante da precariedade das escolas, transporte de alunos, falta de água potável e outras situações que nos deixa indignada pelo total desgoverno”, disse a vereadora Eliege Krul.
 
Ela também comemorou a notícia dada pelo Líder do Prefeito na Câmara de Vereadores, Chiquinho Aboiador, no que se refere a abertura de processo licitatório para perfuração de poços artesianos na Escola Municipal Paciência e na Creche Lucy Agner Gallo, ambos no distrito União do Norte.
 
“Graças a uma denúncia minha quanto vereadora sobre a falta de água e o uso de água imprópria para o consumo, levados de caminhonetes até as unidades em tonéis e caminhões pipa, houve uma repercussão estadual nos meios de comunicação como a TV Centro América e o próprio G1, além da imprensa regional que mostrou o descaso e a falta de sensibilidade humana do gestor em submeter centenas de crianças e todos os servidores a uma situação lastimável, sem ter água potável para beber e até mesmo para higienizar adequadamente os ambientes”, comentou Eliege Krul.
 
A legisladora lembrou que foi convocada pela nova Promotora de Justiça de Peixoto de Azevedo, Dra. Andreia Monte Alegre Bezerra de Menezes, para formalizar a denúncia, apresentar acervo de fotos e filmagens e falar da realidade da Escola Paciência localizada na MT-322 e da Creche Lucy Agner Gallo do núcleo urbano do distrito União do Norte que ainda sofrem devido a falta de água.
 
“Foi por causa deste posicionamento duro, realista e responsável como fiscal do povo que obtivemos uma resposta positiva quanto a perfuração dos poços artesianos. Neste contexto agradeço a todos os veículos de comunicação pelo apoio e também a humanidade da promotora de justiça, que de imediato está tomando as medidas cabíveis para solucionar este problema que não irá onerar os cofres públicos, mas irá impactar diretamente na melhoria das condições de trabalho dos profissionais e propiciar o acesso aos alunos a uma água potável que lhes venham cessar a cede e que de fato irá influenciar na melhor assimilação do aprendizado”, comemorou a vereadora Eliege Krul.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Agricultura Familiar Guarantaense contará com mais 02 Tratores

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Guarantã do Norte realizou gestão administrativa e cadastrou projeto junto à EMPAER para a destinação de 02 tratores de pneu

Agricultura Familiar Guarantaense contará com mais 02 Tratores
Foto: Aquisição de Tratores EMPAER

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) de Guarantã do Norte realizou gestão administrativa e cadastrou projeto junto à EMPAER para a destinação de 02 tratores de pneu, viabilizados também por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal Coronel Assis.

A iniciativa representa mais um importante avanço para a mecanização das pequenas propriedades rurais do município.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Taise Bechlin, os equipamentos serão fundamentais para ampliar a capacidade produtiva dos agricultores familiares, oferecendo melhores condições de trabalho no campo e fortalecendo a economia rural.

Com o apoio do trator de pneu, os produtores poderão desenvolver diversos serviços essenciais nas propriedades, como preparo e gradagem do solo, aração, plantio, transporte de insumos e produção, abertura e manutenção de carreadores, além do apoio em atividades de cultivo e manejo das lavouras. Essas ações contribuem diretamente para o aumento da produtividade e redução do esforço manual dos agricultores.

A secretária também destacou que um dos tratores será destinado à Associação Santa Clara, que atenderá aproximadamente 50 famílias de agricultores. Segundo ela, o equipamento ajudará a fortalecer o associativismo rural e poderá incentivar a adesão de novos produtores à entidade, ampliando o trabalho coletivo no campo.

“O associativismo é um importante instrumento de fortalecimento da agricultura familiar. Quando os produtores se unem, conseguem compartilhar equipamentos, reduzir custos de produção, ampliar o acesso a políticas públicas e desenvolver as cadeias produtivas com mais sustentabilidade ambiental e social”, ressaltou Taise Bechlin.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

12 instituições participam da rede de enfrentamento a violência contra a mulher

Durante a reunião foram debatidas ações integradas que envolvem campanhas educativas, projetos de conscientização, fortalecimento da rede de atendimento e ampliação das políticas públicas voltadas à defesa dos direitos da mulher

12 instituições participam da rede de enfrentamento a violência contra a mulher
Foto: Reunião MPE sobre Rede de Enfrentamento

Pelo menos 12 instituições, órgãos e entidades integrarão a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar de Peixoto de Azevedo. Diante dos índices alarmantes registrados no estado de Mato Grosso e da necessidade urgente de medidas efetivas para prevenir, combater e penalizar este tipo de crime, foi realizada uma importante reunião de trabalho reunindo representantes do sistema de justiça, segurança pública e poder público municipal.

Participaram do encontro juiz, promotores de justiça, representantes da Defensoria Pública, membros da 14ª Subseção da OAB, forças de segurança, Conselho Tutelar, clubes de serviços e representantes dos poderes Executivo e Legislativo. O objetivo foi discutir estratégias e fortalecer a atuação conjunta para ampliar a proteção às mulheres e garantir respostas rápidas e eficazes diante de casos de violência doméstica e familiar.

Durante a reunião foram debatidas ações integradas que envolvem campanhas educativas, projetos de conscientização, fortalecimento da rede de atendimento e ampliação das políticas públicas voltadas à defesa dos direitos da mulher. Entre as iniciativas destacadas estão campanhas permanentes de conscientização, capacitação de profissionais da rede de atendimento, divulgação de canais de denúncia, além de ações comunitárias que incentivam a sociedade a participar ativamente do enfrentamento à violência.

A rede também busca ampliar projetos de acolhimento e orientação às vítimas, estimular a denúncia segura e fortalecer mecanismos legais que assegurem proteção, justiça e dignidade às mulheres. A participação da sociedade civil, instituições públicas e entidades representativas é considerada fundamental para construir um ambiente de respeito, igualdade e oportunidades.

A Secretária de Administração, Solange Barbosa, disse que prefeitura está engajada nesta causa por meio de suas secretarias e que a mobilização conjunta das instituições e da comunidade é vista como essencial para romper o ciclo da violência e construir uma sociedade mais segura e justa.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Bacia Leiteira Guarantaemse será fortalecida com novos equipamentos

11 resfriadores de leite, uma ensiladeira e 01 grade niveladora, equipamentos que serão utilizados para atender diretamente os agricultores familiares, especialmente os produtores da cadeia leiteira.

Bacia Leiteira Guarantaemse será fortalecida com novos equipamentos
Foto: 11 Resfriadores adquiridos

O Prefeito Márcio Gonçalves, acompanhado da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Taise Bechlin, e de lideranças Guarantaenses, esteve no centro de distribuição da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT) para realizar a retirada de importantes equipamentos destinados ao fortalecimento da produção rural. A viabilização desses investimentos e a agenda foram articulados pelo deputado estadual Dilmar Dalbosco.

Na oportunidade foram destinados 11 resfriadores de leite com capacidade de 500 litros cada, além de uma ensiladeira e uma grade niveladora, equipamentos que serão utilizados para atender diretamente os agricultores familiares, especialmente os produtores da cadeia leiteira.

Os resfriadores de leite terão papel fundamental na melhoria da qualidade e conservação da produção, garantindo melhores condições de armazenamento e contribuindo para a agregação de valor à bacia leiteira.

Já a ensiladeira será essencial para a preparação da silagem utilizada na alimentação do gado leiteiro, garantindo nutrição adequada ao rebanho durante todo o ano, principalmente nos períodos de estiagem.

A grade niveladora, por sua vez, contribuirá diretamente na preparação e recuperação das áreas de pastagem, possibilitando melhores condições de manejo do solo e aumento da produtividade das propriedades rurais.

Esses equipamentos somam-se ainda a dois tratores de pneus conquistados nesta semana junto à EMPAER e do Deputado Federal Coronel Assis, ampliando a capacidade de mecanização nas pequenas propriedades e fortalecendo as atividades produtivas da agricultura familiar.

O Prefeito Márcio Gonçalves destacou a importância da parceria institucional para que investimentos como estes cheguem a Guarantã do Norte.

Ver Mais

Mais Vistas