Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Vereadora Eliege vai a SINFRA-MT buscar solução para falta de água em União do Norte

Setor de Engenharia Sanitária da SINFRA-MT e Prefeitura alinham adequações ao projeto de ampliação da ETA e obra deverá ser executada neste ano de 2024

Vereadora Eliege vai a SINFRA-MT buscar solução para falta de água em União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Sinfra-MT
Com o firme propósito de buscar a solução para o problema de desabastecimento de água vivenciado a muitos anos pela população do distrito União do Norte, a vereadora Eliege Krul (UB) esteve cumprindo agenda nesta segunda-feira (05) junto a Secretaria de Estado de Infraestrutura – SINFRA-MT.
 
Na oportunidade ela esteve acompanhada do líder do governo na Assembleia Legislativa Deputado Dilmar Dal Bosco e o ex-vereador Nilmar Miranda (Paulistinha). Na pasta governamental foram feitas tratativas relacionadas as adequações e correções no projeto hidráulico que estão sendo desenvolvidos pelos Departamentos de Engenharia e Saneamento da SINFRA-MT e Prefeitura de Peixoto de Azevedo, observando que foram mais de sete correções aferidas desde a aprovação do Projeto de Ampliação e Adequação da Estação de Tratamento de Água, Captação e Rede de Distribuição – ocorrido em outubro de 2023.
 
Conforme exposto pela secretaria estadual todas as adequações foram feitas ao projeto original e agora encaminha-se para os procedimentos finais junto a administração do município de Peixoto de Azevedo para posterior ordem de serviço e execução das obras.
 
“Agradeço imensamente o Governador Mauro Mendes que chamou para si a responsabilidade política e moral de fazer acontecer na prática este importante projeto que irá solucionar um problema antigo dos mais de 12.000 habitantes de União do Norte que enfrentam gravíssimas e insuportáveis situações com relação a falta de água até mesmo para a higiene pessoal. Estamos esperançosos com esta informação positiva nos dada pelo Secretário Estadual de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira e Silva.
 
Acompanharei de perto o desenrolar das tratativas com a Prefeitura que infelizmente demorou mais que 90 dias providenciar as correções ao projeto”, disse a Vereador Eliege Krul.
 
O legisladora Peixotense fez questão de frisar que a obra será custeada pelo Governo do Estado, não havendo recursos da esfera federal. Ela também enalteceu a luta dos moradores quando da assinatura do abaixo assinado e o acolhimento da demanda apresentada ao deputado estadual Dilmar Dal Bosco que fez uma forte gestão política na SINFRA-MT.
 
“Não irei desistir, é uma questão de necessidade pública. Espero que o mais breve possível a ETA de União do Norte seja capaz de suprir as necessidades deste futuro município Mato-grosssense através da coleta de água, tratamento e distribuição contínua, visando o bem-estar, a higiene e o atendimento das necessidades humanas deste povo que já sofreu anos a fio”, desabafou Eliege Krul.
 
Visitação a Sinfra-MT
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Saúde

PSF Adão Veloso no Outubro Rosa Peixotense

Dia D de conscientização, prevenção e cuidados integrais à saúde da mulher

PSF Adão Veloso no Outubro Rosa Peixotense
Foto: Cooperrio apoia campanha

A Cooperativa de Garimpeiros do Rio Peixoto (Cooperrio) continua demonstrando seu compromisso social com a saúde e o bem-estar das mulheres peixotenses, participando ativamente das ações da campanha Outubro Rosa promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Desta vez, a parceria contemplou o PSF 05 “Adão Veloso”, localizado na Avenida Lions Internacional, onde foi realizado o Dia D de conscientização, prevenção e cuidados integrais à saúde da mulher.

Durante a mobilização, foram disponibilizados consultas médicas, atendimentos odontológicos, aferição da pressão arterial, testes rápidos, coleta de exame preventivo, avaliação clínica das mamas e encaminhamentos para mamografias. Uma programação voltada à prevenção, ao diagnóstico precoce e à promoção da qualidade de vida.

As participantes também foram acolhidas com um delicioso café da manhã e agraciadas com brindes patrocinados pela Cooperrio, proporcionando momentos de confraternização, valorização feminina e incentivo ao autocuidado.

Para a Cooperrio, apoiar o Outubro Rosa é contribuir diretamente para a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A cooperativa destaca que os exames preventivos, a vacinação contra o HPV, o acompanhamento médico e o acesso à informação são fundamentais para proteger a saúde e salvar vidas.

“Nossa missão vai além do fortalecimento da mineração legalizada. Temos um compromisso com as pessoas, com as famílias e com a comunidade. Apoiar o Outubro Rosa é incentivar nossas mulheres, especialmente as garimpeiras, a cuidarem da própria saúde, valorizarem a vida e buscarem os serviços de prevenção.

Agradecemos à Secretaria Municipal de Saúde e às equipes das unidades básicas pela oportunidade de somarmos forças nessa campanha tão importante”, destaca a mensagem institucional da Cooperrio.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Guarantã continua com atendimentos especializados em Otorrinolaringologia

A realização dessas cirurgias dentro do próprio município representa um avanço significativo na assistência especializada

Guarantã continua com atendimentos especializados em Otorrinolaringologia
Foto: Atendimento em Guarantã

O Hospital Nossa Senhora do Rosário, em Guarantã do Norte, realizou mais uma importante etapa do Programa Fila Zero, desta vez com cirurgias na especialidade de otorrinolaringologia, atendendo pacientes que necessitavam de procedimentos relacionados ao nariz e às amígdalas.

A realização dessas cirurgias dentro do próprio município representa um avanço significativo na assistência especializada, evitando deslocamentos para outros centros e proporcionando mais conforto, agilidade e segurança aos pacientes e seus familiares.

Para garantir a qualidade dos atendimentos, o Hospital Municipal conta com aparelhamento adequado, infraestrutura hospitalar, insumos, protocolos de segurança e profissionais altamente capacitados, oferecendo todo o suporte necessário no período pré-operatório, durante os procedimentos e também na recuperação pós-cirúrgica.

O fortalecimento dos serviços especializados integra as ações da Secretaria de Saúde para ampliar a resolutividade da rede pública e reduzir a demanda reprimida por consultas, exames e cirurgias.

A Secretária de Saúde, Tatiane Aranda, destacou que os investimentos buscam aproximar cada vez mais os serviços especializados da população.

“Estamos investindo para que os nossos pacientes possam realizar consultas, exames e procedimentos especializados aqui mesmo em Guarantã do Norte, contando com estrutura adequada, profissionais qualificados e todo o suporte necessário. Nosso compromisso é oferecer um atendimento humanizado, seguro e de excelência, cuidando das pessoas em todas as etapas do tratamento”, ressaltou Tatiane Aranda.

Ver Mais

Mais Vistas