Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Vereadora Eliege vai a SINFRA-MT buscar solução para falta de água em União do Norte

Setor de Engenharia Sanitária da SINFRA-MT e Prefeitura alinham adequações ao projeto de ampliação da ETA e obra deverá ser executada neste ano de 2024

Vereadora Eliege vai a SINFRA-MT buscar solução para falta de água em União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Sinfra-MT
Com o firme propósito de buscar a solução para o problema de desabastecimento de água vivenciado a muitos anos pela população do distrito União do Norte, a vereadora Eliege Krul (UB) esteve cumprindo agenda nesta segunda-feira (05) junto a Secretaria de Estado de Infraestrutura – SINFRA-MT.
 
Na oportunidade ela esteve acompanhada do líder do governo na Assembleia Legislativa Deputado Dilmar Dal Bosco e o ex-vereador Nilmar Miranda (Paulistinha). Na pasta governamental foram feitas tratativas relacionadas as adequações e correções no projeto hidráulico que estão sendo desenvolvidos pelos Departamentos de Engenharia e Saneamento da SINFRA-MT e Prefeitura de Peixoto de Azevedo, observando que foram mais de sete correções aferidas desde a aprovação do Projeto de Ampliação e Adequação da Estação de Tratamento de Água, Captação e Rede de Distribuição – ocorrido em outubro de 2023.
 
Conforme exposto pela secretaria estadual todas as adequações foram feitas ao projeto original e agora encaminha-se para os procedimentos finais junto a administração do município de Peixoto de Azevedo para posterior ordem de serviço e execução das obras.
 
“Agradeço imensamente o Governador Mauro Mendes que chamou para si a responsabilidade política e moral de fazer acontecer na prática este importante projeto que irá solucionar um problema antigo dos mais de 12.000 habitantes de União do Norte que enfrentam gravíssimas e insuportáveis situações com relação a falta de água até mesmo para a higiene pessoal. Estamos esperançosos com esta informação positiva nos dada pelo Secretário Estadual de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira e Silva.
 
Acompanharei de perto o desenrolar das tratativas com a Prefeitura que infelizmente demorou mais que 90 dias providenciar as correções ao projeto”, disse a Vereador Eliege Krul.
 
O legisladora Peixotense fez questão de frisar que a obra será custeada pelo Governo do Estado, não havendo recursos da esfera federal. Ela também enalteceu a luta dos moradores quando da assinatura do abaixo assinado e o acolhimento da demanda apresentada ao deputado estadual Dilmar Dal Bosco que fez uma forte gestão política na SINFRA-MT.
 
“Não irei desistir, é uma questão de necessidade pública. Espero que o mais breve possível a ETA de União do Norte seja capaz de suprir as necessidades deste futuro município Mato-grosssense através da coleta de água, tratamento e distribuição contínua, visando o bem-estar, a higiene e o atendimento das necessidades humanas deste povo que já sofreu anos a fio”, desabafou Eliege Krul.
 
Visitação a Sinfra-MT
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Saúde

Secretaria de Saúde reforça Vigilâncias com entrega de veículo 0 km em Peixoto de Azevedo

O novo veículo representa um importante reforço à estrutura da saúde pública, oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores e garantindo mais segurança e mobilidade

Secretaria de Saúde reforça Vigilâncias com entrega de veículo 0 km em Peixoto de Azevedo
Foto: Strada 0 Km das Vigilâncias em Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo realizou a entrega de um veículo Fiat Strada 0 km, cabine dupla (04 portas) para atender as equipes das Vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária. O automóvel será utilizado exclusivamente nas atividades, serviços, fiscalizações e ações desenvolvidas pelos departamentos, proporcionando mais agilidade, eficiência e melhor logística no cumprimento do cronograma diário de trabalho.

O novo veículo representa um importante reforço à estrutura da saúde pública, oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores e garantindo mais segurança e mobilidade durante os deslocamentos para atendimentos em bairros, comunidades rurais e demais localidades do município.

Com a ampliação da capacidade de atendimento, as equipes poderão intensificar ações de prevenção, monitoramento, fiscalização e promoção da saúde, assegurando maior presença dos agentes nas comunidades e respostas mais rápidas às demandas da população.

A iniciativa reafirma o compromisso da Administração Municipal em fortalecer a rede de saúde, investindo em infraestrutura e equipamentos que contribuem para a qualidade dos serviços prestados, refletindo diretamente na proteção da saúde coletiva e na melhoria da qualidade de vida dos peixotenses.

Ver Mais

Matupá

Matupá recebe viatura para Patrulha Maria da Penha

Avanços representam uma conquista coletiva e reafirmam o compromisso com a defesa da vida e da dignidade das mulheres.

Matupá recebe viatura para Patrulha Maria da Penha
Foto: Presidente Dra. Andréia Varea

Antes mesmo da implantação oficial da Patrulha Maria da Penha em Matupá, importantes avanços já demonstram o fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres no município. A atuação da presidente da Câmara Municipal, vereadora Dra. Andreia, tem sido decisiva na construção dessa rede de enfrentamento à violência de gênero, por meio de iniciativas legislativas e articulações junto aos órgãos estaduais de segurança pública.

De autoria da parlamentar, o Projeto de Lei que instituiu a Procuradoria da Mulher no âmbito da Câmara Municipal consolidou um importante instrumento de acolhimento, orientação e defesa dos direitos das mulheres. Paralelamente, Dra. Andreia articulou e protocolou junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT) e ao Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso a solicitação para implantação da Patrulha Maria da Penha em Matupá.

Os resultados dessa mobilização já são concretos. O município sediou a formação regional de policiais militares para atuação especializada na Patrulha Maria da Penha, passou a contar com duas mulheres integrando o efetivo da Polícia Militar e, mais recentemente, foi contemplado com uma viatura exclusiva destinada às diligências, operações, rondas, patrulhamento e demais ações voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar.

Além do reforço operacional, o trabalho também prioriza a prevenção, por meio de palestras educativas, pit stops, campanhas de conscientização e atividades desenvolvidas em escolas, bairros e comunidades, fortalecendo a cultura do respeito, da proteção e da denúncia.

Para a presidente da Câmara, esses avanços representam uma conquista coletiva e reafirmam o compromisso com a defesa da vida e da dignidade das mulheres.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Peixoto está no maior Congresso de Saúde Pública do Mundo

39ª edição do Congresso do CONASEMS é considerado o maior congresso de saúde pública do mundo e reúne cerca de 13 mil participantes

Peixoto está no maior Congresso de Saúde Pública do Mundo
Foto: Participantes de Peixoto de Azevedo

O município de Peixoto de Azevedo está presente em Porto Alegre-RS chamada de capital da saúde pública brasileira por estar recebendo a 39ª edição do Congresso do CONASEMS, considerado o maior congresso de saúde pública do mundo, que reúne cerca de 13 mil participantes, entre secretários municipais de saúde, gestores, trabalhadores do SUS, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições de todo o país.

Os servidores Kamilla Machado, Aline Danielli Silva e Leonardo Moraes formam a delegação Peixotense no evento que tem como tema central a regionalização como uma forma de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o aprimoramento estratégico de saúde acessível aos cidadãos haverá a participação efetiva nos debates, troca de experiências e construção coletiva de soluções para os desafios da saúde pública. Ao longo da programação, painéis, seminários, oficinas e reuniões discutem estratégias para ampliar a integração entre municípios, fortalecer as redes de atenção e garantir um atendimento cada vez mais qualificado à população.

Os servidores estiveram presentes na Mostra Brasil, aqui tem SUS, vitrine das experiências exitosas desenvolvidas nos municípios brasileiros.


A Enfermeira Aline Danielli destacou que o congresso que acontece de 12 a 15 de julho traz atualizações técnicas sobre temas como: financiamento, economia da saúde, saúde digital, atenção especializada e o protagonismo dos municípios na construção das políticas públicas de saúde.

Ver Mais

Mais Vistas