Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Andreia Varea comadará a Mesa Diretora da Câmara de Matupá

Vereadora, Advogada e Ex-Secretária de Agricultura promete um trabalho legislativo a altura que a população Matupaense merece.

Andreia Varea comadará a Mesa Diretora da Câmara de Matupá
Foto: Dra. Andreia Varea - Presidente
A sessão solene de posse dos nove vereadores, vice-prefeito e prefeito de Matupá aconteceu nesta quarta-feira (01) e foi muito prestigiada pelos segmentos da sociedade organizada e a população. O auditório foi totalmente ocupado pelo público.
 
Foram empossados: Alberto de Souza Bohn, Andreia Ferdinando Varea, José Aparecido Oliveira, Renan Barros Gomes e Valdemar Frigeri, Carmilton Jorge, Elisando dos Santos Soares, Silvano Ramos e Samuel José Pereira.
 
Durante a sessão ocorreu a eleição para mesa diretora biênio 2025-2026, onde apenas uma chapa foi registrada, denominada ‘Matupá em Primeiro Lugar’, a mesma foi eleita e empossada com a seguinte composição:
 
Presidente: Andreia Ferdinando Varea (União Brasil)
Vice-Presidente: Silvano Ramos da Silva (Republicanos)
1° Secretário: Samuel José Pereira (Republicanos)
2° Secretário:Valdemar Frigeri (Republicanos)
 
Em seguida foram empossados o Prefeito Bruno Santos Mena e o Vice-Prefeito Celso Sorgatto, reeleitos com 8.372 votos, o equivalente a 80,01% do eleitorado que compareceu as urnas no pleito de outubro de 2024.
 
A Presidente Dra. Andreia Varea foi eleita agradeceu aos companheiros legisladores pela confiança na escolha democrática para conduzir a Mesa Diretiva, ela disse estar preparada para este novo desafio e atuará com responsabilidade para garantir o bom andamento dos trabalhos legislativos, a harmonia entre os poderes, assegurar a participação popular nas atividades da Casa de Leis, valorizar os servidores públicos, fazer a interlocução e mediação das demandas dos cidadãos junto ao prefeito e sua equipe de governo e zelar pela ética e transparência.
 
“Estou feliz em poder representar a população Matupaense e também de ocupar a Presidência, pois é a evidente demonstração de que nós mulheres estamos com respeito e dignidade conquistando nosso espaço por mérito de trabalho, sensibilidade humana e participação efetiva no desenvolvimento desta cidade abençoada. Reitero meu compromisso de contribuir para construção de políticas públicas que de fato impactam positivamente a vida das pessoas que mais precisam”, disse a Vereadora Dra. Andreia.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Previ-Muni recebe reconhecimento do Ministério da Previdência

Reconhecimento concedido pelo Ministério da Previdência Social e pela ABIPEM ao Previ-Muni Matupá pelo desenvolvimento do projeto Poupadores do Futuro

Previ-Muni recebe reconhecimento do Ministério da Previdência
Foto: Recebimento da Honraria

A Diretora Executiva e Conselheiros do Previ-Muni de Matupá participaram da 59ª Conferência Nacional da ABIPEM (Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais), realizada entre os dias 10 e 12 de junho de 2026, em Natal-RN. O encontro reuniu representantes dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de todas as regiões do Brasil para debates, capacitações e troca de experiências voltadas ao fortalecimento da gestão previdenciária.

Durante a programação, foram promovidos atendimentos itinerantes do Ministério da Previdência Social relacionados à Certificação Profissional, Pró-Gestão, Programas e Plataformas Públicas Institucionais Previdenciárias. As representantes do Previ-Muni tiveram a oportunidade de ampliar e atualizar conhecimentos sobre novas resoluções e normativas, ferramentas de controle, alternativas de investimentos, metas atuariais, aspectos médicos e jurídicos da previdência, além de relatórios de sustentabilidade e balanço cidadão dos RPPS.

A participação na conferência proporcionou importantes orientações e direcionamentos que contribuirão para a eficiência, modernização e aprimoramento dos serviços prestados pelo Previ-Muni aos segurados do município de Matupá.

Um dos momentos de maior destaque do evento foi o reconhecimento concedido pelo Ministério da Previdência Social e pela ABIPEM ao Previ-Muni Matupá pelo desenvolvimento do projeto “Poupadores do Futuro”, voltado à educação financeira e previdenciária. A iniciativa envolveu mais de 120 alunos da Escola Municipal Jane Pereira Lopes, por meio de palestras orientativas, oficinas, dinâmicas educativas, distribuição de adesivos, cartazes e cofrinhos personalizados, entrega de certificados e produção audiovisual das atividades.

O projeto integrou a 13ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada de 18 a 24 de maio de 2026, que teve como tema “Educação Financeira: construindo um futuro com longevidade e prosperidade”, consolidando Matupá como referência em ações de conscientização e formação das novas gerações sobre a importância do planejamento financeiro e previdenciário.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Prefeito concede coletiva sobre ação do MPE referente a UPA 24Hs

A medida determinada pelo Ministério Público Estadual refere-se exclusivamente ao Contrato nº 115/2025

Prefeito concede coletiva sobre ação do MPE referente a UPA 24Hs
Foto: Prefeito Paulistinha

O prefeito de Peixoto de Azevedo, Paulistinha, concedeu uma coletiva de imprensa para esclarecer informações relacionadas ao contrato de gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas por meio de uma Organização Social de Saúde. O gestor restabeleceu a verdade sobre notícias veiculadas recentemente e afirmou de forma categórica que não existe qualquer determinação de afastamento de suas funções como prefeito.

Segundo Paulistinha, a medida determinada pelo Ministério Público Estadual refere-se exclusivamente ao Contrato nº 115/2025, possibilitando que as investigações sobre denúncias de possíveis irregularidades sejam conduzidas de maneira criteriosa, transparente e minuciosa.

Ele destacou que tem total interesse na elucidação dos fatos e reforçou seu compromisso com a correta aplicação dos recursos públicos.

“Tenho o maior interesse que toda denúncia seja devidamente esclarecida. Minha consciência está tranquila e, caso alguma irregularidade seja efetivamente comprovada, não haverá qualquer hesitação em responsabilizar os envolvidos, inclusive com a exoneração imediata de quem quer que seja. Fui eleito para promover melhorias na saúde e estamos investindo fortemente na aquisição de medicamentos, no programa Fila Zero das cirurgias, na construção de unidades de saúde, na contratação de especialidades médicas, na realização de mutirões nos bairros e comunidades e na aquisição de equipamentos e aparelhos”, disse o Prefeito.

Paulistinha assegurou que em breve também será retomada a gestão integral do Hospital Regional e as obras da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cujo projeto de engenharia apresentava desconformidades e já determinou as adequações para que a obra seja retomada, concluída e colocada à disposição da população.

Diante do andamento das investigações, o prefeito anunciou que a gestão da UPA 24 Hs passará a contar com acompanhamento técnico, administrativo e operacional permanente do médico e vice-prefeito, Dr. José Agnaldo. A medida visa assegurar maior controle, eficiência e qualidade dos serviços prestados à população Peixotense.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Saúde Guarantaense adquire Van 0 km

O investimento supera os R$ 390 mil e representa mais um importante avanço na estrutura da saúde pública municipal.

Saúde Guarantaense adquire Van 0 km
Foto: Van 0 km adquirida pela saúde

A Prefeitura de Guarantã do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a aquisição de uma nova Van Sprinter Mercedes-Benz com capacidade para 16 passageiros, destinada ao transporte de pacientes que necessitam realizar consultas, exames e procedimentos especializados nos polos regionais de saúde do Estado de Mato Grosso.

O investimento supera os R$ 390 mil e representa mais um importante avanço na estrutura da saúde pública municipal. O veículo conta com moderno dispositivo de acessibilidade, incluindo cadeira especial com poltrona móvel, garantindo mais conforto, segurança e inclusão para pessoas com mobilidade reduzida.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tatiane Aranda, a aquisição reforça o compromisso da gestão do Prefeito Marcio Gonçalves com um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente.

“Esta van foi adquirida para proporcionar mais conforto, segurança e dignidade aos nossos pacientes durante os deslocamentos para atendimento especializado. Além disso, também será utilizada pelas equipes multidisciplinares nas ações itinerantes desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, ampliando o alcance dos serviços e fortalecendo o atendimento nas comunidades do município”, destacou a secretária.

A nova logística de transporte contribuirá diretamente para a otimização da saúde pública, garantindo maior agilidade no deslocamento de pacientes e profissionais, reduzindo custos operacionais e ampliando a capacidade de atendimento das equipes de saúde.

Para o Prefeito Marcio Gonçalves a iniciativa fortalece a rede municipal e assegura que os serviços especializados cheguem com mais eficiência à população, promovendo qualidade, acessibilidade e cuidado humanizado.

Ver Mais

Mais Vistas