Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Andreia Varea comadará a Mesa Diretora da Câmara de Matupá

Vereadora, Advogada e Ex-Secretária de Agricultura promete um trabalho legislativo a altura que a população Matupaense merece.

Andreia Varea comadará a Mesa Diretora da Câmara de Matupá
Foto: Dra. Andreia Varea - Presidente
A sessão solene de posse dos nove vereadores, vice-prefeito e prefeito de Matupá aconteceu nesta quarta-feira (01) e foi muito prestigiada pelos segmentos da sociedade organizada e a população. O auditório foi totalmente ocupado pelo público.
 
Foram empossados: Alberto de Souza Bohn, Andreia Ferdinando Varea, José Aparecido Oliveira, Renan Barros Gomes e Valdemar Frigeri, Carmilton Jorge, Elisando dos Santos Soares, Silvano Ramos e Samuel José Pereira.
 
Durante a sessão ocorreu a eleição para mesa diretora biênio 2025-2026, onde apenas uma chapa foi registrada, denominada ‘Matupá em Primeiro Lugar’, a mesma foi eleita e empossada com a seguinte composição:
 
Presidente: Andreia Ferdinando Varea (União Brasil)
Vice-Presidente: Silvano Ramos da Silva (Republicanos)
1° Secretário: Samuel José Pereira (Republicanos)
2° Secretário:Valdemar Frigeri (Republicanos)
 
Em seguida foram empossados o Prefeito Bruno Santos Mena e o Vice-Prefeito Celso Sorgatto, reeleitos com 8.372 votos, o equivalente a 80,01% do eleitorado que compareceu as urnas no pleito de outubro de 2024.
 
A Presidente Dra. Andreia Varea foi eleita agradeceu aos companheiros legisladores pela confiança na escolha democrática para conduzir a Mesa Diretiva, ela disse estar preparada para este novo desafio e atuará com responsabilidade para garantir o bom andamento dos trabalhos legislativos, a harmonia entre os poderes, assegurar a participação popular nas atividades da Casa de Leis, valorizar os servidores públicos, fazer a interlocução e mediação das demandas dos cidadãos junto ao prefeito e sua equipe de governo e zelar pela ética e transparência.
 
“Estou feliz em poder representar a população Matupaense e também de ocupar a Presidência, pois é a evidente demonstração de que nós mulheres estamos com respeito e dignidade conquistando nosso espaço por mérito de trabalho, sensibilidade humana e participação efetiva no desenvolvimento desta cidade abençoada. Reitero meu compromisso de contribuir para construção de políticas públicas que de fato impactam positivamente a vida das pessoas que mais precisam”, disse a Vereadora Dra. Andreia.
Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Estradas da Gleba Liberdade estão sendo recuperadas em Matupá

Malha viária que liga Matupá aos distritos de Flor da Serra e Alto Alegre está sendo patrolhada

Estradas da Gleba Liberdade estão sendo recuperadas em Matupá
Foto: Recuperação das Estradas

A Secretaria de Obras de Matupá realizou o patrolamento das estradas da Gleba Liberdade e núcleos urbanos de Alto Alegre e Flor da Serra.

Essa ação visa melhorar a trafegabilidade das vias, garantindo segurança e acessibilidade para os moradores e produtores rurais da região.

As estradas rurais são fundamentais para o desenvolvimento local, pois permitem o escoamento da produção agrícola e o acesso a serviços essenciais.

Além do patrolamento foi desenvolvida a limpeza das laterais e reabertura dos desaguadouros.

Segundo o Secretário de Obras, Lacerda, a prefeitura atua constantemente na manutenção das estradas rurais para garantir trafegabilidade em todas as temporadas, melhorando a qualidade de vida da população e impulsionando a economia local.

A iniciativa demonstra o compromisso da gestão municipal com a melhoria da infraestrutura e o bem-estar dos cidadãos.

Estradas sendo revitalizadas

Ver Mais

Meio Ambiente

Unidos pelo Rio 2025 deve envolver mais de 150 voluntários

Projeto Ambiental Matupaense conta com mais de 25 instituições parceiras de Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte

Unidos pelo Rio 2025 deve envolver mais de 150 voluntários
Foto: Reunião na Câmara de Vereadores

No próximo dia 23 de agosto, os municípios de Matupá e Peixoto de Azevedo sediarão a grande ação de limpeza dos rios Peixoto e Peixotinho, por meio do Projeto Unidos pelo Rio.

Como etapa fundamental para a organização da iniciativa, foi realizada uma reunião preparatória no auditório da Câmara de Vereadores reunindo representantes de 25 instituições parceiras que estarão engajadas na causa ambiental que está em sua 3ª edição.

Segundo a Engenheira Florestal, Elizangela Claro, a reunião teve como objetivo alinhar estratégias, dividir responsabilidades e planejar toda a logística da ação, garantindo que cada ponto do trajeto dos rios receba a devida atenção.

Entre os envolvidos estão Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação, Agricultura e Saúde, Lions Clube, Rotary Clube, Cooperativa de Garimpeiros, Concessionária Via Brasil, Frigorífico Frialto, ASSCOMIN, Corpo de Bombeiros, Confinamento Ponto Alto, Igrejas Adventista e Assembleia de Deus Madureira, Sindicato Rural, ExGold Mineração, PA Gold, Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires, SEMA-MT, Câmara Municipal de Matupá, AGRIPAC, TV Miragem, Águas de Matupá e Peixoto, Master Print, Semma Peixoto, entre outras. Todos comprometidos com a preservação dos recursos hídricos da região.

O Projeto Unidos pelo Rio representa uma mobilização coletiva em prol da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente. Além da limpeza, coleta seletiva, afixação de placas ambientais, a ação também busca conscientizar a população sobre a importância de manter os rios limpos, proteger a fauna e flora aquáticas e valorizar os recursos naturais como patrimônio de todos.

O Engenheiro Florestal da Coogavepe, André Zampieri, destacou que a união entre os municípios e os parceiros reforça o compromisso com o futuro e demonstra que, com cooperação e dedicação, é possível transformar realidades e preservar o que a natureza tem de mais precioso.

Estão sendo preparados para o dia de limpeza, uniformes personalizados, barcos, caminhonetes, EPI’s, caminhões e maquinários, além de café da manhã e almoço de confraternização.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Aprovado RGA para ACS, ACE e outras categorias em Peixoto

ACS e ACE receberão RGA de 2,38% enquanto outras categorias revisão de 6,27%

Aprovado RGA para ACS, ACE e outras categorias em Peixoto
Foto: Sede do Legislativo

A Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo aprovou, por unanimidade, o Reajuste Geral Anual (RGA) aos servidores públicos municipais, reconhecendo o compromisso e a dedicação dos profissionais que atuam em prol da população.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) receberão o reajuste de 2,38%, enquanto os demais servidores municipais terão o índice de 6,27% aplicado em seus vencimentos.

O projeto de lei segue para a sanção do Prefeito Municipal e a medida representa mais que uma correção inflacionária, simboliza o respeito ao trabalho diário desempenhado com responsabilidade e zelo por esses profissionais.

“O reajuste reafirma o compromisso dos 13 vereadores com a valorização do funcionalismo e a importância da atuação do Poder Legislativo na defesa dos direitos dos servidores Peixotenses. É de nossa competência e responsabilidade de trabalho reconhecer, respeitar e valorizar àqueles que, com dedicação, ajudam a construir um serviço público de qualidade e acessível a todos os cidadãos”, mencionou o Presidente da Câmara de Vereadores, Thawê Dorta.

Ele lembrou que o RGA de 6,27% que será pago ao funcionalismo supera o índice de inflação de 2024 que foi de 4,83%.

Ver Mais

Mais Vistas