Redes Sociais
Redes Sociais

Política

Caravana de Vereadores leva Pacote de Projetos a Brasília

Objetivo é canalizar recursos federais para obras, ações, projetos e desenvolvimento do município de Peixoto de Azevedo

Caravana de Vereadores leva Pacote de Projetos a Brasília
Foto: Gabinete do Dep. Fed. Cel. Assis

Composta pelos parlamentares Thawê Dorta, Ismael Filho, Wechinton Brito, Daniel da Master, Evandro Kommers, Odair Dallazen e Zinha diversos ministérios e gabinetes de deputados federais e senadores foram visitados.

Na pauta reivindicatória destacam-se solicitações ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para aquisição de patrulhas agrícolas, sistema de irrigação sustentável, maquinários para infraestrutura rural e demais incentivos para os 11 projetos de assentamentos rurais do município.

Já na área de esporte, cultura e lazer foram protocolados projetos para construção de campo sintético no Bairro Mãe de Deus, complexo esportivo, cultural, turístico e ambiental no Bairro Nova Esperança e implantação do Projeto "Viva Peixoto – Cultura e Esporte para Todos" que prevê ações itinerantes de torneios em diversas modalidades esportivas, festival de teatro, música e dança, feiras de gastronomia e artesanato, oficinas culturais, circuito de turismo ambiental, atividades físicas ao ar livre, entre outras atividades.

Preocupados com relação aos acidentes de trânsito na travessia urbana de Peixoto de Azevedo, inclusive com vítimas fatais. Os legisladores cobraram da Bancada Federal que intervenha junto ao Ministério dos Transportes para construção de viaduto urbano ligando as Avenidas Lions e Rotary Internacional.

A medida visa reduzir congestionamentos e a melhoria do fluxo de tráfego pela rodovia federal que é um importante corredor de escoamento da produção brasileira. A obra de infraestrutura será primordial para a melhoria da mobilidade urbana, segurança viária, desenvolvimento econômico regional, conexão entre os bairros da cidade e logística de transporte de cargas.

A caravana do Poder Legislativo solicitou a aquisição de 01 ônibus para transportar alunos das escolinhas esportivas de base da Secretaria Municipal de Esportes. A expectativa é de que mais de 1.200 crianças e adolescentes sejam contemplados com um transporte seguro e confortável, não apenas para leva-los para os espaços públicos de treinamento, mas também para as competições locais e intermunicipais.

As reuniões aconteceram com os deputados federais, Juarez Costa, Coronel Assis, Nelson Barbudo e Valtenir Pereira, Senador Jayme Campos e o Secretário Executivo do MAPA, Irajá Lacerda.

O Presidente da Câmara, Thawê Dorta, avaliou positivamente a viagem a capital do país e os compromissos acordados, e que deverão ser cumpridos pelos Ministérios e os Parlamentares Federais, o que demonstra não apenas o acesso, mas a credibilidade política do legislativo que está sendo essencial para garantir que os recursos públicos sejam viabilizados e utilizados de forma eficiente e transparente, atendendo às necessidades da população e promovendo o desenvolvimento da cidade de Peixoto de Azevedo.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

MINERAÇÃO

Cooperrio realiza evento com foco no fortalecimento do cooperativismo

O evento contou com a participação do presidente da Coogavepe, da Fecomin e membro da Comissão de Mineração da OCB-MT, Gilson Gomes Camboim

Cooperrio realiza evento com foco no fortalecimento do cooperativismo
Foto: Intercooperação Coogavepe Cooperrio

A Cooperativa dos Garimpeiros do Rio Peixoto (Cooperrio) realizou uma importante reunião de trabalho voltada aos membros da diretoria, assessoria jurídica e equipe administrativa, com o objetivo de fortalecer o planejamento estratégico e aprimorar as ações desenvolvidas no setor mineral. O encontro aconteceu no auditório do Green Palace Hotel, em Matupá.

O evento contou com a participação do presidente da Coogavepe, da Fecomin e membro da Comissão de Mineração da OCB-MT, Gilson Gomes Camboim, que ministrou uma palestra abordando temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável da atividade mineral.

Entre os assuntos discutidos estiveram o Cooperativismo Mineral, Legislação Ambiental, Produção e Comercialização Mineral, Recuperação de Áreas Degradadas, Mercúrio Zero, Organização da Cadeia Produtiva Mineral, Parcerias Estratégicas Institucionais, além do desenvolvimento de projetos sociais e de educação ambiental.

Gilson Camboim destacou a relevância do modelo cooperativista para a organização do setor. “O cooperativismo mineral promove transparência, segurança jurídica, fortalecimento econômico e maior credibilidade para a atividade garimpeira. Quando os trabalhadores atuam de forma organizada e comprometida com as normas ambientais, demonstram à sociedade que é possível produzir riqueza com responsabilidade e sustentabilidade”, afirmou.

O presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes, ressaltou que a cooperativa possui atuação consolidada nos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Novo Mundo e Nova Guarita, contando atualmente com mais de 70 cooperados ativos e mais de 50 títulos minerários vigentes. Segundo ele, o crescimento da cooperativa está diretamente ligado ao compromisso com a legalidade, a preservação ambiental e a valorização dos trabalhadores do setor.

Ver Mais

Esportes

Campenato Fúria de Voleibol Regional 2026

Evento esportivo terá premiação em dinheiro, troféus e medalhas e envolve 13 equipes do Vale do Peixoto

Campenato Fúria de Voleibol Regional 2026
Foto: Comissão Organizadora e apoiadores

Teve início oficialmente a 2ª Etapa do Campeonato Fúria Club de Voleibol, reunindo atletas e equipes de toda a região em uma grande celebração do esporte, da integração e da competitividade saudável.

Ao todo, mais de 13 equipes estão inscritas na competição, representando os municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte e Nova Guarita.

Os jogos acontecem na quadra poliesportiva da Escola Dom Helder Câmara e prometem quatro dias de intensas disputas, grandes emoções e alto nível técnico.

Além da presença marcante das torcidas, a competição conta com arbitragem qualificada, garantindo a organização e a qualidade dos confrontos.

A premiação total será de R$ 5.000,00 em dinheiro, além de troféus e medalhas para as equipes campeãs. Também serão entregues medalhas individuais aos destaques do campeonato nas categorias masculina e feminina, contemplando os atletas de Melhor Levantador, Melhor Oposto, Revelação do Campeonato, Melhor Líbero, Melhor Central e Melhor Ponteiro.

O Campeonato Fúria Club de Voleibol conta com o apoio da Secretaria de Esportes, Deputado Estadual Dilmar Dal’Bosco, Prefeito Paulistinha, Vereador Ismael Marcelinho, Deputado Federal Emanuelzinho e Vereador Professor Wechinton, importantes parceiros no fortalecimento do esporte regional.

Parabéns a toda a comissão organizadora do Fúria Club de Voleibol pelo empenho e dedicação. O trabalho desenvolvido que já vem se consolidando como referência na revelação de novos talentos, na formação de atletas e na promoção de competições esportivas bem organizadas, fortalecendo cada vez mais o voleibol em toda a região norte de Mato Grosso.

Ver Mais

Educação

Frota Matupaense continua sendo ampliada e modernizada

Entre os novos veículos estão dois ônibus Mascarello Volkswagen, com capacidade para 53 passageiros cada, adquiridos com investimento próprio superior a R$ 1,2 milhão.

Frota Matupaense continua sendo ampliada e modernizada
Foto: Novos ônibus Escolares

A Prefeitura de Matupá segue avançando no fortalecimento da educação com importantes investimentos na renovação da frota do transporte escolar. Somente nestes primeiros meses de 2026, já foram adquiridos oito novos ônibus escolares, demonstrando o compromisso da gestão municipal com a segurança, o conforto e a qualidade dos serviços oferecidos aos estudantes da rede pública de ensino.

As aquisições fazem parte do planejamento estratégico e do cumprimento das metas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação para modernização da frota. Entre os novos veículos estão dois ônibus Mascarello Volkswagen, com capacidade para 53 passageiros cada, adquiridos com investimento próprio superior a R$ 1,2 milhão.

A gestão do prefeito Bruno Mena e do vice-prefeito Celso Sorgatto tem tratado o transporte escolar como uma das prioridades da administração, reconhecendo a grande responsabilidade de garantir o acesso diário dos estudantes da cidade e da zona rural às unidades escolares. O transporte escolar é um direito assegurado aos alunos e, em Matupá, tem sido respeitado e valorizado por meio de investimentos contínuos que proporcionam mais segurança, conforto e tranquilidade durante o deslocamento, sem prejuízos ao cumprimento dos itinerários dos bairros e comunidades.

A secretária municipal de Educação, Jozeli Cardoso Giazzoni, destacou que os resultados são fruto de uma gestão comprometida com o planejamento e a boa aplicação dos recursos públicos.

“A renovação da frota é resultado de uma administração organizada, que planeja suas ações e trabalha com responsabilidade. Temos uma equipe comprometida com a gestão eficiente dos veículos, cumprindo rigorosamente todos os protocolos e exigências da legislação do transporte escolar. Nosso objetivo é oferecer um serviço cada vez mais seguro, confortável e de qualidade para os nossos estudantes”, ressaltou a secretária.

Ver Mais

Mais Vistas