Redes Sociais
Redes Sociais

BR 163

Jornal da Band evidenciará em rede nacional Mineração Legal da Cooagevepe

O Jornal da Band é exibido sempre as 18h20, traz uma nova série de reportagens: BR-163 – AVENTURA NA ESTRADA ESQUECIDA.

Capturado
Foto: Divulgação

O JORNAL DA BAND, que vai ao ar de terça(18) a sábado(22) sempre as 19h20, traz uma nova série de reportagens: BR-163 – AVENTURA NA ESTRADA ESQUECIDA.

Durante duas semanas, os repórteres do JORNAL DA BAND percorreram mais de 1.700 quilômetros do trecho mais problemático da BR-163, rodovia que atravessa seis estados para ligar Sul e Norte do País. Uma estrada que começou a ser construída durante o regime militar e passados mais de 40 anos e 8 presidentes da República, ainda não ficou pronta.

Projetada para integrar a Amazônia, a rodovia rasgou imensos trechos de floresta virgem, abriu caminho para os pioneiros da colonização, semeou cidades nas regiões Centro-Oeste e Norte e tornou-se rota para escoamento da produção. Mas trouxe junto as mazelas da ocupação desregrada: garimpos clandestinos, disputas agrárias, exploração irregular de madeira, banditismo e prostituição infantil... Além dos atoleiros instransponíveis em épocas de chuva, as pontes de madeira que não aguentam o trânsito pesado dos caminhões e a poeira que impede a visão e provoca acidentes nos períodos secos.

No interior do Pará, a equipe do JORNAL DA BAND acompanhou uma operação do Ibama que estourou um garimpo ilegal em área de reserva no coração da floresta amazônica. E descobriu que a maior parte do ouro que sai dali clandestinamente vai parar em grandes centros comerciais do Sudeste, do Sul e do exterior.

Em contraponto, os repórteres do JORNAL DA BAND visitaram uma cooperativa autorizada a explorar o garimpo de forma legal no Mato Grosso. O trabalho é feito com o mínimo de agressão ao meio ambiente e a área escavada, depois de esgotada, é usada para criatório de espécies nativas de peixes.

Em outra frente, a equipe acompanhou agentes federais em busca de desmatadores, que extraem e transportam madeira de áreas de preservação para grandes madeireiras por todo o país, usando notas falsificadas para esconder a verdadeira origem das árvores.

Num cenário de conflitos, perigos e tensões permanentes, a BR-163 é uma estrada esquecida, onde a história de cada dia é escrita com coragem, determinação e confiança no futuro.

Todos poderão conhecer as sagas de personagens marcantes, como os homens que não conseguiram escapar da chamada "maldição do ouro": ganharam muito dinheiro no garimpo, alguns chegaram a ser milionários, e depois perderam tudo. Ou dos agricultores pioneiros que, atraídos pelos apelos das autoridades, acreditaram no sonho da terra prometida - mas encontraram uma realidade muito diferente... Com poucos recursos, sem apoio, tiveram que inventar novos jeitos de sobreviver e criar raízes.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Saúde Guarantaense adquire Van 0 km

O investimento supera os R$ 390 mil e representa mais um importante avanço na estrutura da saúde pública municipal.

Saúde Guarantaense adquire Van 0 km
Foto: Van 0 km adquirida pela saúde

A Prefeitura de Guarantã do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a aquisição de uma nova Van Sprinter Mercedes-Benz com capacidade para 16 passageiros, destinada ao transporte de pacientes que necessitam realizar consultas, exames e procedimentos especializados nos polos regionais de saúde do Estado de Mato Grosso.

O investimento supera os R$ 390 mil e representa mais um importante avanço na estrutura da saúde pública municipal. O veículo conta com moderno dispositivo de acessibilidade, incluindo cadeira especial com poltrona móvel, garantindo mais conforto, segurança e inclusão para pessoas com mobilidade reduzida.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tatiane Aranda, a aquisição reforça o compromisso da gestão do Prefeito Marcio Gonçalves com um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente.

“Esta van foi adquirida para proporcionar mais conforto, segurança e dignidade aos nossos pacientes durante os deslocamentos para atendimento especializado. Além disso, também será utilizada pelas equipes multidisciplinares nas ações itinerantes desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, ampliando o alcance dos serviços e fortalecendo o atendimento nas comunidades do município”, destacou a secretária.

A nova logística de transporte contribuirá diretamente para a otimização da saúde pública, garantindo maior agilidade no deslocamento de pacientes e profissionais, reduzindo custos operacionais e ampliando a capacidade de atendimento das equipes de saúde.

Para o Prefeito Marcio Gonçalves a iniciativa fortalece a rede municipal e assegura que os serviços especializados cheguem com mais eficiência à população, promovendo qualidade, acessibilidade e cuidado humanizado.

Ver Mais

Política

Autismo: Câmara homenageia empresas compromissadas com a causa em Matupá

Entrega de Moções de Aplausos às empresas Casa Aurora e Machadão Atacadista

Autismo: Câmara homenageia empresas compromissadas com a causa em Matupá
Foto: Molão de Aplaudos ao Machadão Atacadista

A Câmara Municipal de Matupá realizou nesta semana, durante sessão ordinária, a entrega de Moções de Aplausos às empresas Casa Aurora e Machadão Atacadista, em reconhecimento ao compromisso e engajamento com a inclusão social e a valorização das pessoas com deficiência física e dos autistas no mercado de trabalho.

A homenagem foi conduzida pela presidente do Poder Legislativo, Dra. Andréa Varea, que fez a entrega das honrarias aos representantes das empresas, Ronaldo Polizelli, da Casa Aurora, e Talles Rodrigo, do Machadão Atacadista.

As duas conceituadas empresas do ramo supermercadista vêm se destacando por garantir percentuais de vagas exclusivas para pessoas com deficiência física e autistas, promovendo oportunidades de emprego, autonomia financeira e inclusão efetiva no ambiente profissional.

A iniciativa possui grande relevância social, pois contribui significativamente para o desenvolvimento físico, psicológico e emocional desses trabalhadores, fortalecendo a autoestima, a independência e o sentimento de pertencimento à sociedade. Além disso, demonstra o cumprimento da legislação vigente e o compromisso empresarial com a cidadania, a igualdade de oportunidades e a justiça social.

Durante a homenagem, a presidente Dra. Andréa Varea agradeceu aos representantes das empresas pelo exemplo de responsabilidade social e solidariedade, ressaltando que ações como essas fortalecem uma sociedade mais humana, inclusiva e acessível.

Dra. Andréa também felicitou todos os trabalhadores autistas e pessoas com deficiência que diariamente cumprem metas, superam desafios e demonstram sua capacidade no mercado de trabalho Matupaense.

Segundo ela, o exemplo dessas empresas deve servir de inspiração para outros comércios e segmentos empresariais do município, ampliando cada vez mais as oportunidades de inclusão e valorização das pessoas especiais.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Cooperrio realiza evento com foco no fortalecimento do cooperativismo

O evento contou com a participação do presidente da Coogavepe, da Fecomin e membro da Comissão de Mineração da OCB-MT, Gilson Gomes Camboim

Cooperrio realiza evento com foco no fortalecimento do cooperativismo
Foto: Intercooperação Coogavepe Cooperrio

A Cooperativa dos Garimpeiros do Rio Peixoto (Cooperrio) realizou uma importante reunião de trabalho voltada aos membros da diretoria, assessoria jurídica e equipe administrativa, com o objetivo de fortalecer o planejamento estratégico e aprimorar as ações desenvolvidas no setor mineral. O encontro aconteceu no auditório do Green Palace Hotel, em Matupá.

O evento contou com a participação do presidente da Coogavepe, da Fecomin e membro da Comissão de Mineração da OCB-MT, Gilson Gomes Camboim, que ministrou uma palestra abordando temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável da atividade mineral.

Entre os assuntos discutidos estiveram o Cooperativismo Mineral, Legislação Ambiental, Produção e Comercialização Mineral, Recuperação de Áreas Degradadas, Mercúrio Zero, Organização da Cadeia Produtiva Mineral, Parcerias Estratégicas Institucionais, além do desenvolvimento de projetos sociais e de educação ambiental.

Gilson Camboim destacou a relevância do modelo cooperativista para a organização do setor. “O cooperativismo mineral promove transparência, segurança jurídica, fortalecimento econômico e maior credibilidade para a atividade garimpeira. Quando os trabalhadores atuam de forma organizada e comprometida com as normas ambientais, demonstram à sociedade que é possível produzir riqueza com responsabilidade e sustentabilidade”, afirmou.

O presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes, ressaltou que a cooperativa possui atuação consolidada nos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Novo Mundo e Nova Guarita, contando atualmente com mais de 70 cooperados ativos e mais de 50 títulos minerários vigentes. Segundo ele, o crescimento da cooperativa está diretamente ligado ao compromisso com a legalidade, a preservação ambiental e a valorização dos trabalhadores do setor.

Ver Mais

Mais Vistas