Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Implante de mama é associado a câncer

Próteses nos seios poderiam causar uma forma rara de linfoma.

Protese
Foto: Divulgação

Médicos americanos alertam para uma rara forma de câncer que afeta mulheres que colocaram implantes mamários.

Chamado linfoma anaplásico de células grandes associado a implantes mamários, ele atingiu um pequeno percentual das mais de dez milhões de mulheres no mundo que já receberam esse tipo de prótese, segundo reportagem publicada ontem no jornal “The New York Times”.

Uma delas, Raylene Hollrah, de 43 anos, fez uma mastectomia há dez anos para tratar um câncer de mama.

A mulher removeu as mamas e passou por quimioterapia e cirurgia reconstrutora, na qual recebeu próteses de silicone.

Porém, em 2013, Raylene descobriu que sofria de câncer mais uma vez. Não o de mama. Mas uma forma rara que atacou seu sistema imunológico e foi, de acordo com os médicos, causado pelos implantes.

Segundo médicos, quase todos os casos são associados a implantes com algum tipo de rugosidade na superfície.

Essas rugosidades poderiam causar inflamações que, por sua vez, levariam ao câncer. Se detectada precocemente, essa forma de linfoma tem cura.

A Administração de Remédios e Alimentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) registrou os primeiros casos de uma ligação entre as próteses e a doença em 2011.

E recomendou que advertências fossem acrescentadas na embalagem desses produtos.

Porém, nenhum tipo de prótese foi retirada do mercado.

A FDA recomenda apenas às mulheres que sigam as orientações de seus médicos no monitoramento dos implantes.

De acordo com o “New York Times”, muitos médicos jamais ouviram falar da doença.

Um estudo da FDA em março deste ano relacionou nove mortes aos implantes mamários.

A agência americana informa ter recebido 359 notificações desse tipo de linfoma em todo o mundo.

No entanto, o número real de casos é desconhecido porque o sistema da FDA é baseado em notificações voluntárias de médicos e pacientes.

Por isso, se espera que o número de casos venha a crescer à medida que mais médicos e mulheres tomem conhecimento da existência da doença, que pode estar sendo erroneamente diagnosticada.

Os implantes mamários se tornaram muito comuns. Nos EUA, a maioria das mulheres que os colocam o faz por motivos estéticos.

Só cem mil das 400 mil mulheres que colocam próteses mamárias a cada ano nos EUA precisam de reconstrução mamária após um câncer.

As demais desejam aumentar o tamanho dos seios, segundo a Sociedade Americana de Cirurgia de Plástica.

Nos EUA, essas mulheres encontram mais dificuldades para que as seguradoras de saúde paguem a remoção das próteses.

De acordo com a Rede Nacional do Câncer dos EUA, uma aliança de centros de tratamento da doença, a orientação para tratar este tipo de linfoma é primeiro remover as próteses e todo o tecido mamário à volta delas.

Remoção é necessária

Os números são incertos, mas médicos estimam que, em média, a doença se desenvolva oito anos após a implantação das próteses.

Uma em cada 30 mil mulheres com próteses mamárias poderiam contrair essa forma de linfoma nos EUA e na Europa, informou o “New York Times”.

Para o resto do mundo não há estimativa.

Os sintomas incluem inchaço doloroso e acúmulo de fluidos em volta da prótese. Podem ocorrer caroços nos seios e nas axilas.

Para fazer o diagnóstico, os médicos precisam extrair fluidos dos seios e testá-los para uma substância chamada CD30, indicadora de linfoma. Cerca de 85% dos casos são tratados com a remoção da prótese e o prognóstico quase sempre é bom.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri

Neri garantiu que a associação será contemplada com os equipamentos para mecanização das áreas de plantio dos agricultores familiares do assentamento rural.

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri
Foto: Neri Geller atende vereadoras
Em uma postagem nas redes sociais a Vereadora Roângela Matos Dias (Zinha) presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo disse que 'Credibilidade política se conquista com respeito, verdade e muito trabalho, e jamais se impõe'.
 
A parlamentar fez menção e agradeceu o Secretário Nacional de Políticas Agrícolas do MAPA-Governo Federal, Neri Geller por atender o pleito de 01 Patrulha Agricola Mecanizada para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Iriri, que é uma referência em produtividade no Projeto de Assentamento Planalto do Iriri, localizado a mais de 170 km da sede do município.
 
Ela frizou que a instituição abastece o mercado local, oferta alimentos para escolas, entidades e instituições filantrópicas, além de gerar empregos e renda no campo.
 
A expectativa é de que nos próximos 90 dias o trator e implementos sejam disponibilizados conforme anunciou em entrevista o Secretário Neri Geller.
Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte

Vereadora e Moradores se unem para buscar construção de pontes e bueiros nas estradas rurais

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 02
A vereadora Eliege Krul segue defendendo a população do distrito União do Norte, quer seja na Tribuna da Câmara, na Imprensa e com mais assiduidade através da Promotoria de Justiça da Comarca de Peixoto de Azevedo.
 
Neste final de semana a parlamentar esteve no Travessão 02 onde a Secretaria de Obras fez a construção da ponte de madeira em atendimento a um termo de compromisso assumido junto ao MPE, a Legisladora e as dezenas de famílias que estavam praticamente ilhadas nas comunidades dos travessões 02 e 03 por conta da queda de pontes ocasionada pela falta de manutenção e fortes chuvas deste ano.
 
Duas pontes foram construídas nas ligações dos travessões onde concentra-se um grande número de agricultores familiares, bem como por onde passa o transporte escolar e é feito o escoamento dos produtos hortifrutigranjeiros.
 
“Em partes estou satisfeita. Essa cobrança tem mais de 2 anos e só foi parcialmente resolvida por conta do acionamento da promotoria de justiça e uma grande mobilização dessas famílias que estiveram pessoalmente na sede do Ministério Público, a exemplo da Ação Civil Pública que eu mesma movi para que as pessoas tivessem o direito de ir e vir. Não darei descanso a esta gestão até que ela faça obras mais duradouras, ou seja que se construa pontes, bueiros e galerias de concreto”, mencionou a Vereadora Eliege Krul.
 
A parlamentar garantiu que será intransigente para que os 11 projetos de assentamentos rurais tenham estradas trafegáveis e sejam respeitados como território integrante do município de Peixoto de Azevedo e que ajuda no desenvolvimento econômico local.
Ver Mais

Terra Nova do Norte

Armazém Sastre de Terra Nova do Norte Anuncia Expansão

Capacidade de recebimento de grãos será aumentada de 1,6 milhão de sacas

Armazém Sastre de Terra Nova do Norte Anuncia Expansão
Foto: Foto: WV Produções

No sábado, 4 de maio, Terra Nova do Norte foi palco de um evento memorável para a comunidade agrícola local. O Armazém Sastre, sob a liderança do dedicado Murilo Sastre, reuniu produtores rurais, autoridades, funcionários e parceiros comerciais em uma celebração marcante. O motivo da festa foi o encerramento da safra de Soja 2023/2024, um período desafiador para os produtores.

O evento, que contou com um almoço especial, foi uma justa homenagem aos incansáveis esforços dos produtores, que, mesmo diante das adversidades da produção agrícola e das incertezas do mercado, conseguiram produzir grãos de excelente qualidade.

O Armazém Sastre, diante do impressionante volume de grãos movimentados durante a última safra, superando em mais de 2 vezes a capacidade inicial do armazém, Murilo Sastre, diretor geral do Armazém Sastre, anunciou uma expansão crucial. Com a construção de um armazém anexo, a capacidade de recebimento de grãos será aumentada em mais de 1 milhão de sacas, a capacidade que hoje é de 500 mil sacas será elevada para o total de 1.600.000 sacas. Um crescimento de mais de 200%.

Murilo enfatizou a importância do armazém, destacando que isso agiliza significativamente todo o processo. Segundo ele, com a proximidade estratégica do armazém e a capacidade operacional adequada, os produtores passam menos tempo aguardando o descarregamento dos caminhões. Isso permite que possam colher com tranquilidade, sabendo que garantimos eficiência, agilidade e capacidade para o recebimento, secagem e carregamento dos grãos.

Miguel Sastre, líder do Grupo Sastre, enfatizou sua sólida compreensão das adversidades enfrentadas pelos agricultores. Ele salientou que o grupo inclui a Agropecuária Sastre, fazenda situada em Terra Nova do Norte, onde também se cultiva grãos. Miguel ressaltou a importância de compartilhar dessa experiência e compreender as demandas dos produtores, garantindo que o Armazém Sastre permaneça sempre ao lado do agricultor

Valmor Marchioro, proprietário da Fazenda Pai e Filho, expressou sua satisfação com a notícia da expansão. Ele destacou a importância de um armazém com capacidade tão significativa de armazenagem próximo às lavouras, agilizando o processo de colheita. Além disso, elogiou o Armazém Sastre como uma empresa séria e confiável, fundamental para o sucesso dos produtores rurais da região.

A expansão do Armazém Sastre não apenas representa um marco na trajetória da empresa, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e agrícola da região do Nortão Matogrossense. Este passo audacioso reforça ainda mais a posição da empresa como um parceiro indispensável para os produtores de grãos locais, promovendo um futuro próspero para a comunidade agrícola do Nortão.

Ver Mais

Mais Vistas