Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Pacientes denunciam falta de transporte na Casa de Apoio em Cuiabá

Vereador Paulistinha recebeu fotos e áudios de pacientes indignados com a falta de transporte. A Van do Consórcio Intermunicipal de Saúde estáabandonada ha mais de quatro meses.

Pacientes denunciam falta de transporte na Casa de Apoio em Cuiabá
Foto: Van do Consórcio parada ha mais de 4 meses

Pacientes de quatro municípios do extremo norte encaminhados pelas Secretarias de Saúde para exames mais complexos, consultas especializadas e até mesmo para procedimentos cirúrgicos na capital do estado de Mato Grosso, estão denunciando o descaso do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Peixoto - CISVP, que é presidido pelo Prefeito de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira de Souza, mas que atende os municípios de Terra Nova do Norte, Matupá e Novo Mundo.  

Eles reclamam que não estão sendo assistidos com o serviço de transporte de pacientes para os hospitais e clínicas credenciadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS, sendo obrigados a gastarem de R$ 50,00 a R$ 100,00 por dia com Taxi e UBER para não perderem os agendamentos de consultas, exames, cirurgias e tratamentos de saúde.

Mensalmente cerca de 500 pessoas passam pela Casa de Apoio que é mantida pelos municípios consorciados, que até então eram transportados em uma Van adquirida em meados de 2015/2016 quando o Ex-Prefeito de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos Brito, presidia o consórcio de saúde.

O vereador, Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha), recebeu fotos e áudios denunciando a calamidade da Van que está parada há mais de quatro meses com problemas mecânicos, de freios, pneus e ar-condicionado, ou seja, o veículo está praticamente abandonado e inservível no pátio da Casa de Apoio.

“São crianças, jovens e idosos que estão enfermos e dependem exclusivamente do SUS para terem acesso a um tratamento mais eficaz, tecnológico, sofisticado e especializado em Cuiabá. Nosso povo está padecendo devido a falta de gestão deste prefeito, que também está a frente do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Peço pelo amor de Deus, cumpra o compromisso assumido com os Prefeitos Valtinho Miotto, Walter Kuhn e Toni Mafini, bem como com todos os secretários municipais de saúde, principalmente com a população regional, pois o Prefeito Maurício Ferreira usou o rádio, a televisão e os sites para anunciar que tinha dinheiro em caixa para comprar um micro-ônibus para a Casa de Apoio, e cadê? Esses cidadãos merecem respeito”, criticou Paulistinha.

O legislador Peixotense disse que existem denúncias, que serão averiguadas, quanto ao guarda da Casa de Apoio e o motorista da van que está de férias, mas que faz bico como UBER ou Taxista tendo como ‘ponto’ a referida instituição.

Ele disse ser inadmissível que o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Maurício Ferreira de Souza, deixe de adquirir prioritariamente 01 Micro-ônibus inclusive com elevador para portadores de necessidades especiais, para comprar 01 veículo Toyota Etios 0 Km que foi entregue em maio/2019 aos técnicos do CISVP.

“Isso é um absurdo, irmãos, pais, filhos, amigos e outros adoentados na Casa de Apoio precisando ser transportados até as clínicas, hospitais e consultórios de Cuiabá, tendo que se humilhar e gastar o pouco que tem para ter o mínimo de dignidade no transporte, enquanto o presidente compra carro para transportar documentos”, salientou o vereador Paulistinha.

Pelas informações colhidas, os cidadãos que estão se sentindo lesados deverão procurar em seus respectivos municípios o Ministério Público Estadual para que intervenha e faça se cumprir o compromisso assumido de garantir transporte seguro e confiável aos pacientes, até porque, já havia sido anunciado que recursos financeiros para proceder a aquisição já estavam assegurados, faltando tão somente a abertura de processo licitatório.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Educação

Frota de Ônibus Escolares passa por revisão em Terra Nova do Norte

31 ônibus da frota estão sendo revisados e passando por manutenções preventivas

Frota de Ônibus Escolares passa por revisão em Terra Nova do Norte
Foto: Secretário acompanha serviços

A Prefeitura de Terra Nova do Norte tem reforçado o compromisso com a segurança e o bem-estar dos estudantes da rede municipal de ensino por meio da revisão e manutenção preventiva da frota de ônibus escolares.

Neste período de férias a Secretaria Municipal de Educação realiza os serviços que visam assegurar que os mais de 30 veículos estejam em plenas condições de uso, garantindo um transporte seguro, confortável e eficiente para os alunos.

“Além de ser uma exigência legal e um fator fundamental para evitar acidentes, a revisão dos ônibus escolares é uma demonstração de responsabilidade com o dinheiro público”, declarou o Secretário Reginaldo Marcolan.

Estão sendo desenvolvidos serviços de manutenção — que incluem revisão mecânica, elétrica, suspensão e outros.

“Estamos zelando pelo transporte dos nossos estudantes com um olhar cuidadoso e preventivo. A revisão da frota não só proporciona mais segurança, como também evita gastos maiores com consertos de última hora. É uma política de gestão eficiente do Prefeito Pascoal Alberton que prioriza o futuro das nossas crianças e adolescentes”, destacou Reginaldo.

Com a manutenção adequada, os ônibus escolares cumprem os trajetos com pontualidade e confiabilidade, fator essencial para o bom andamento do calendário escolar. Além disso, a conservação dos veículos reflete diretamente na autoestima dos alunos, que passam a ser transportados com mais dignidade.

Com esse cuidado contínuo com a frota, Terra Nova do Norte reafirma seu compromisso com a educação, a segurança e o uso consciente dos recursos públicos, assegurando um transporte escolar digno para todos os seus estudantes.

Ver Mais

Mais Vistas