Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Pacientes denunciam falta de transporte na Casa de Apoio em Cuiabá

Vereador Paulistinha recebeu fotos e áudios de pacientes indignados com a falta de transporte. A Van do Consórcio Intermunicipal de Saúde estáabandonada ha mais de quatro meses.

Pacientes denunciam falta de transporte na Casa de Apoio em Cuiabá
Foto: Van do Consórcio parada ha mais de 4 meses

Pacientes de quatro municípios do extremo norte encaminhados pelas Secretarias de Saúde para exames mais complexos, consultas especializadas e até mesmo para procedimentos cirúrgicos na capital do estado de Mato Grosso, estão denunciando o descaso do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Peixoto - CISVP, que é presidido pelo Prefeito de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira de Souza, mas que atende os municípios de Terra Nova do Norte, Matupá e Novo Mundo.  

Eles reclamam que não estão sendo assistidos com o serviço de transporte de pacientes para os hospitais e clínicas credenciadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS, sendo obrigados a gastarem de R$ 50,00 a R$ 100,00 por dia com Taxi e UBER para não perderem os agendamentos de consultas, exames, cirurgias e tratamentos de saúde.

Mensalmente cerca de 500 pessoas passam pela Casa de Apoio que é mantida pelos municípios consorciados, que até então eram transportados em uma Van adquirida em meados de 2015/2016 quando o Ex-Prefeito de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos Brito, presidia o consórcio de saúde.

O vereador, Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha), recebeu fotos e áudios denunciando a calamidade da Van que está parada há mais de quatro meses com problemas mecânicos, de freios, pneus e ar-condicionado, ou seja, o veículo está praticamente abandonado e inservível no pátio da Casa de Apoio.

“São crianças, jovens e idosos que estão enfermos e dependem exclusivamente do SUS para terem acesso a um tratamento mais eficaz, tecnológico, sofisticado e especializado em Cuiabá. Nosso povo está padecendo devido a falta de gestão deste prefeito, que também está a frente do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Peço pelo amor de Deus, cumpra o compromisso assumido com os Prefeitos Valtinho Miotto, Walter Kuhn e Toni Mafini, bem como com todos os secretários municipais de saúde, principalmente com a população regional, pois o Prefeito Maurício Ferreira usou o rádio, a televisão e os sites para anunciar que tinha dinheiro em caixa para comprar um micro-ônibus para a Casa de Apoio, e cadê? Esses cidadãos merecem respeito”, criticou Paulistinha.

O legislador Peixotense disse que existem denúncias, que serão averiguadas, quanto ao guarda da Casa de Apoio e o motorista da van que está de férias, mas que faz bico como UBER ou Taxista tendo como ‘ponto’ a referida instituição.

Ele disse ser inadmissível que o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Maurício Ferreira de Souza, deixe de adquirir prioritariamente 01 Micro-ônibus inclusive com elevador para portadores de necessidades especiais, para comprar 01 veículo Toyota Etios 0 Km que foi entregue em maio/2019 aos técnicos do CISVP.

“Isso é um absurdo, irmãos, pais, filhos, amigos e outros adoentados na Casa de Apoio precisando ser transportados até as clínicas, hospitais e consultórios de Cuiabá, tendo que se humilhar e gastar o pouco que tem para ter o mínimo de dignidade no transporte, enquanto o presidente compra carro para transportar documentos”, salientou o vereador Paulistinha.

Pelas informações colhidas, os cidadãos que estão se sentindo lesados deverão procurar em seus respectivos municípios o Ministério Público Estadual para que intervenha e faça se cumprir o compromisso assumido de garantir transporte seguro e confiável aos pacientes, até porque, já havia sido anunciado que recursos financeiros para proceder a aquisição já estavam assegurados, faltando tão somente a abertura de processo licitatório.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Guarantã do Norte

Reunião Ordinária com Conselheiros, Secretaria de Saúde, Direção do Hospital Municipal e do ISSL

Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Guarantã do Norte
Foto: Reunião Cons. Mun. de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Guarantã do Norte realizou a 1ª reunião ordinária de 2026, oportunidade em que foram debatidos diversos temas estratégicos voltados ao fortalecimento das políticas públicas municipais de saúde, abrangendo desde a atenção básica até os serviços de média e alta complexidade.

Durante o encontro, foram tratados assuntos como a capacitação profissional continuada, a organização da Conferência Municipal de Saúde, melhorias estruturais e de aparelhamento das unidades, a viabilização de emendas parlamentares estaduais e federais, a intensificação das campanhas de saúde preventiva, além da continuidade das consultas, exames e cirurgias eletivas por meio do Programa Fila Zero. Também esteve em pauta o fortalecimento institucional das coordenações de saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, da gestão e do próprio Conselho.

A reunião contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Tatiane Aranda, da Diretora do Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário, Heyd Tauffer, e da Consultora Administrativa do Instituto São Lucas, Maria das Graças, que realizaram explanações sobre os avanços, investimentos, metas alcançadas, índices positivos da saúde municipal e apresentaram relatórios das atividades e ações desenvolvidas ao longo de 2025.

A Prefeitura de Guarantã do Norte reforça a importância do Conselho Municipal de Saúde como instância fundamental de participação e controle social, contribuindo de forma decisiva para a otimização de programas, projetos, atividades, ações e serviços de saúde, garantindo mais eficiência, transparência e qualidade no atendimento à população.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Tempos de Chuva: Secretaria atua em várias frentes de infraestrutura nas estradas

Mesmo diante das fortes chuvas a gestão municipal continuará trabalhando na recuperação das estradas rurais, promovendo desenvolvimento e mobilidade aos moradores dos projetos de assentamentos.

Tempos de Chuva: Secretaria atua em várias frentes de infraestrutura nas estradas
Foto: Recuperação dos Travessões

A Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo segue com várias patrulhas rodoviárias atuando de forma intensa nos travessões do distrito União do Norte. A força-tarefa conta com o emprego de modernos e robustos maquinários, entre eles PCs, pás carregadeiras, motoniveladoras, caminhões basculantes, retroescavadeiras e outros equipamentos pesados.

Os trabalhos contemplam a recuperação e manutenção de estradas vicinais, além de intervenções em pontes e bueiros, garantindo melhores condições de trafegabilidade. O objetivo principal é assegurar o escoamento da produção agropecuária, a segurança e regularidade do transporte escolar e, sobretudo, o direito de ir e vir das famílias que vivem e produzem nesta importante e produtiva região Peixotense.

Mesmo diante das fortes chuvas a gestão municipal continuará trabalhando na recuperação das estradas rurais, promovendo desenvolvimento e mobilidade aos moradores dos projetos de assentamentos.

Ver Mais

Matupá

Vistoria Técnica nas futuras instalações do Corpo de Bombeiros de Matupá

Prefeito Bruno Mena recebe Comandante do Corpo de Bombeiros Militar e faz visita técnica ao prédio localizado na Av. Sebastião Alves Júnior

Vistoria Técnica nas futuras instalações do Corpo de Bombeiros de Matupá
Foto: Futuras Intalações do CBM de Matupá

O Prefeito Bruno Mena, acompanhado da Presidente do CONSEG, da Presidente da Câmara Municipal, Dra. Andréia, e do Comandante Regional do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente-Coronel BM Ranie Sousa, realizou a vistoria técnica no prédio que abrigará o futuro Quartel do Corpo de Bombeiros Militares de Matupá.

Localizada na Avenida Sebastião Alves Júnior, a unidade está em fase final de implantação e deverá ser inaugurada nos próximos meses, contando com estrutura moderna, totalmente equipada, mobiliada e aparelhada, garantindo condições adequadas para o pleno cumprimento da missão institucional do Corpo de Bombeiros, com mais agilidade, eficiência e segurança no atendimento à população.

A conquista é resultado de uma parceria sólida e institucional entre a Prefeitura de Matupá, Governo do Estado de Mato Grosso, SESP-MT, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Câmara Municipal, Ministério Público Estadual e o CONSEG, demonstrando união de esforços em prol da proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente.

A implantação do Corpo de Bombeiros representa um marco histórico para Matupá, fortalecendo a segurança pública, ampliando a capacidade de resposta em situações de emergência e reafirmando o compromisso das instituições com o desenvolvimento e o bem-estar de todos os cidadãos.

Ver Mais

Mais Vistas