Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Pacientes denunciam falta de transporte na Casa de Apoio em Cuiabá

Vereador Paulistinha recebeu fotos e áudios de pacientes indignados com a falta de transporte. A Van do Consórcio Intermunicipal de Saúde estáabandonada ha mais de quatro meses.

Pacientes denunciam falta de transporte na Casa de Apoio em Cuiabá
Foto: Van do Consórcio parada ha mais de 4 meses

Pacientes de quatro municípios do extremo norte encaminhados pelas Secretarias de Saúde para exames mais complexos, consultas especializadas e até mesmo para procedimentos cirúrgicos na capital do estado de Mato Grosso, estão denunciando o descaso do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Peixoto - CISVP, que é presidido pelo Prefeito de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira de Souza, mas que atende os municípios de Terra Nova do Norte, Matupá e Novo Mundo.  

Eles reclamam que não estão sendo assistidos com o serviço de transporte de pacientes para os hospitais e clínicas credenciadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS, sendo obrigados a gastarem de R$ 50,00 a R$ 100,00 por dia com Taxi e UBER para não perderem os agendamentos de consultas, exames, cirurgias e tratamentos de saúde.

Mensalmente cerca de 500 pessoas passam pela Casa de Apoio que é mantida pelos municípios consorciados, que até então eram transportados em uma Van adquirida em meados de 2015/2016 quando o Ex-Prefeito de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos Brito, presidia o consórcio de saúde.

O vereador, Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha), recebeu fotos e áudios denunciando a calamidade da Van que está parada há mais de quatro meses com problemas mecânicos, de freios, pneus e ar-condicionado, ou seja, o veículo está praticamente abandonado e inservível no pátio da Casa de Apoio.

“São crianças, jovens e idosos que estão enfermos e dependem exclusivamente do SUS para terem acesso a um tratamento mais eficaz, tecnológico, sofisticado e especializado em Cuiabá. Nosso povo está padecendo devido a falta de gestão deste prefeito, que também está a frente do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Peço pelo amor de Deus, cumpra o compromisso assumido com os Prefeitos Valtinho Miotto, Walter Kuhn e Toni Mafini, bem como com todos os secretários municipais de saúde, principalmente com a população regional, pois o Prefeito Maurício Ferreira usou o rádio, a televisão e os sites para anunciar que tinha dinheiro em caixa para comprar um micro-ônibus para a Casa de Apoio, e cadê? Esses cidadãos merecem respeito”, criticou Paulistinha.

O legislador Peixotense disse que existem denúncias, que serão averiguadas, quanto ao guarda da Casa de Apoio e o motorista da van que está de férias, mas que faz bico como UBER ou Taxista tendo como ‘ponto’ a referida instituição.

Ele disse ser inadmissível que o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Maurício Ferreira de Souza, deixe de adquirir prioritariamente 01 Micro-ônibus inclusive com elevador para portadores de necessidades especiais, para comprar 01 veículo Toyota Etios 0 Km que foi entregue em maio/2019 aos técnicos do CISVP.

“Isso é um absurdo, irmãos, pais, filhos, amigos e outros adoentados na Casa de Apoio precisando ser transportados até as clínicas, hospitais e consultórios de Cuiabá, tendo que se humilhar e gastar o pouco que tem para ter o mínimo de dignidade no transporte, enquanto o presidente compra carro para transportar documentos”, salientou o vereador Paulistinha.

Pelas informações colhidas, os cidadãos que estão se sentindo lesados deverão procurar em seus respectivos municípios o Ministério Público Estadual para que intervenha e faça se cumprir o compromisso assumido de garantir transporte seguro e confiável aos pacientes, até porque, já havia sido anunciado que recursos financeiros para proceder a aquisição já estavam assegurados, faltando tão somente a abertura de processo licitatório.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Guarantã do Norte

31 policiais do CR15 são promovidos no norte de MT

A conquista representa também a honra de vestir a farda, reforçando valores como responsabilidade, lealdade e coragem no cumprimento da missão constitucional da Polícia Militar.

31 policiais do CR15 são promovidos no norte de MT
Foto: Auditório da Câmara de Vereadores
O presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, participou da Solenidade de Promoção de 31 praças ao posto de Cabo do 15º Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso, realizada na Câmara de Vereadores de Guarantã do Norte.
 
O evento reuniu representantes do Ministério Público Estadual (MPE), dos Poderes Executivo e Legislativo, autoridades da Segurança Pública, CONSEGs, além de familiares dos promovidos e imprensa regional.
 
A cerimônia marcou um momento de grande significado para os policiais militares promovidos, simbolizando a elevação de patente como resultado do comprometimento profissional, da disciplina e da dedicação ao serviço público.
 
A conquista representa também a honra de vestir a farda, reforçando valores como responsabilidade, lealdade e coragem no cumprimento da missão constitucional da Polícia Militar.
 
Durante a solenidade, foi destacada a importância da valorização e do reconhecimento da sociedade aos profissionais da segurança pública, que diariamente atuam na preservação da ordem, na proteção da vida e na garantia da paz social.
 
“A promoção a Cabo representa não apenas avanço na carreira, mas também maior responsabilidade no exercício da liderança e no fortalecimento da atuação policial junto à comunidade”, disse o Presidente da Coogavepe, Gilson Camboim a nossa reportagem.
 
Ver Mais

Matupá

Prefeito Bruno Mena reforça medidas legais contra empresas que descumprem contratos públicos em Matupá

Mais de 20 empresas já estão impedidas de atuar junto à Prefeitura de Matupá, em razão de desrespeito contratual, má qualidade de obras e serviços e reiterado descumprimento das obrigações assumidas.

Prefeito Bruno Mena reforça medidas legais contra empresas que descumprem contratos públicos em Matupá
Foto: Divulgação

O Prefeito Bruno Mena, utilizou as redes sociais para informar a população sobre a adoção de medidas legais punitivas contra empresas que vêm descumprindo contratos firmados com o município. As irregularidades envolvem contratos de prestação de serviços, execução de obras, fornecimento de materiais e insumos, entre outras situações que têm provocado transtornos significativos em diversos setores da administração pública.

Segundo o gestor, os prejuízos atingem áreas essenciais como saúde, infraestrutura, educação, obras, comprometendo o andamento de projetos, ações e serviços planejados pela gestão municipal.

Diante desse cenário, a Prefeitura, por meio do Departamento de Gestão de Contratos e da Procuradoria Jurídica, intensificou a fiscalização e passou a adotar providências rigorosas, como notificações, aplicação de multas e inabilitação de empresas para participação em licitações e contratação com o Poder Público por período superior a três anos.

Atualmente, mais de 20 empresas já estão impedidas de atuar junto à Prefeitura de Matupá, em razão de desrespeito contratual, má qualidade de obras e serviços e reiterado descumprimento das obrigações assumidas.

O Prefeito Bruno Mena destacou que as ações demonstram sua preocupação institucional e cidadã em assegurar que as obras, projetos, campanhas e serviços públicos sejam executados com excelência, respeitando o anseio da população e garantindo a correta aplicação dos recursos públicos.

“Nosso compromisso é com o cidadão matupaense. Não vamos tolerar empresas que prejudiquem o município e a qualidade dos serviços oferecidos à população”, enfatizou.

As medidas adotadas pelo município estão amparadas em lei, que estabelece regras rigorosas para garantir a execução de obras e serviços públicos com qualidade, transparência e responsabilidade em todo o município de Matupá.

Ver Mais

Esportes

Professor Evandro tem trabalho reconhecido na 24ª Olimpíadas das APAEs

O Norte do Estado se orgulha de ter em Evandro Kommers um representante comprometido e atuante junto à Federação das APAEs de Mato Grosso

Professor Evandro tem trabalho reconhecido na 24ª Olimpíadas das APAEs
Foto: Homenagem durante as Olimpíadas

O Diretor da APAE de Peixoto de Azevedo e Coordenador Estadual de Educação Física da Federação das APAEs do Estado de Mato Grosso, Evandro Kommers, integrou a Delegação Técnica Mato-grossense que participou das 24ª Olimpíadas das APAEs, realizadas em Brasília entre os dias 8 e 13 de dezembro.

O evento, que celebrou os 71 anos do movimento apaeano, reuniu mais de 1.800 atletas, professores e integrantes das comissões técnicas de todo o país.

Também vereador, Evandro Kommers destacou a grandiosidade da competição e o espírito de inclusão, superação e cidadania que marcaram as disputas. Os atletas peixotenses tiveram participação de destaque, conquistando medalhas de Ouro e Prata nas provas do 4x100 metros masculino e feminino, além do título de Vice-Campeão no futsal masculino.

A Delegação de Mato Grosso obteve ainda expressivos resultados, somando mais de 60 medalhas de ouro, prata e bronze nas modalidades de futebol sete, futsal, atletismo, capoeira, natação e bocha, consolidando o Estado como referência no esporte apaeano.

Reconhecido pelo seu trabalho contínuo de engajamento, motivação, incentivo, parceria, companheirismo, amizade e respeito, Evandro Kommers é uma liderança que dedica sua atuação ao cuidado, valorização e inclusão das pessoas com deficiência. Sua trajetória inspira atletas, famílias e profissionais, fortalecendo o movimento apaeano em Mato Grosso.

O Norte do Estado se orgulha de ter em Evandro Kommers um representante comprometido e atuante junto à Federação das APAEs de Mato Grosso, levando o nome da região e a causa da inclusão social aos maiores eventos do país.

Ver Mais

Mais Vistas