Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Pacientes denunciam falta de transporte na Casa de Apoio em Cuiabá

Vereador Paulistinha recebeu fotos e áudios de pacientes indignados com a falta de transporte. A Van do Consórcio Intermunicipal de Saúde estáabandonada ha mais de quatro meses.

Pacientes denunciam falta de transporte na Casa de Apoio em Cuiabá
Foto: Van do Consórcio parada ha mais de 4 meses

Pacientes de quatro municípios do extremo norte encaminhados pelas Secretarias de Saúde para exames mais complexos, consultas especializadas e até mesmo para procedimentos cirúrgicos na capital do estado de Mato Grosso, estão denunciando o descaso do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Peixoto - CISVP, que é presidido pelo Prefeito de Peixoto de Azevedo, Maurício Ferreira de Souza, mas que atende os municípios de Terra Nova do Norte, Matupá e Novo Mundo.  

Eles reclamam que não estão sendo assistidos com o serviço de transporte de pacientes para os hospitais e clínicas credenciadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS, sendo obrigados a gastarem de R$ 50,00 a R$ 100,00 por dia com Taxi e UBER para não perderem os agendamentos de consultas, exames, cirurgias e tratamentos de saúde.

Mensalmente cerca de 500 pessoas passam pela Casa de Apoio que é mantida pelos municípios consorciados, que até então eram transportados em uma Van adquirida em meados de 2015/2016 quando o Ex-Prefeito de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos Brito, presidia o consórcio de saúde.

O vereador, Nilmar Nunes Miranda (Paulistinha), recebeu fotos e áudios denunciando a calamidade da Van que está parada há mais de quatro meses com problemas mecânicos, de freios, pneus e ar-condicionado, ou seja, o veículo está praticamente abandonado e inservível no pátio da Casa de Apoio.

“São crianças, jovens e idosos que estão enfermos e dependem exclusivamente do SUS para terem acesso a um tratamento mais eficaz, tecnológico, sofisticado e especializado em Cuiabá. Nosso povo está padecendo devido a falta de gestão deste prefeito, que também está a frente do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Peço pelo amor de Deus, cumpra o compromisso assumido com os Prefeitos Valtinho Miotto, Walter Kuhn e Toni Mafini, bem como com todos os secretários municipais de saúde, principalmente com a população regional, pois o Prefeito Maurício Ferreira usou o rádio, a televisão e os sites para anunciar que tinha dinheiro em caixa para comprar um micro-ônibus para a Casa de Apoio, e cadê? Esses cidadãos merecem respeito”, criticou Paulistinha.

O legislador Peixotense disse que existem denúncias, que serão averiguadas, quanto ao guarda da Casa de Apoio e o motorista da van que está de férias, mas que faz bico como UBER ou Taxista tendo como ‘ponto’ a referida instituição.

Ele disse ser inadmissível que o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Maurício Ferreira de Souza, deixe de adquirir prioritariamente 01 Micro-ônibus inclusive com elevador para portadores de necessidades especiais, para comprar 01 veículo Toyota Etios 0 Km que foi entregue em maio/2019 aos técnicos do CISVP.

“Isso é um absurdo, irmãos, pais, filhos, amigos e outros adoentados na Casa de Apoio precisando ser transportados até as clínicas, hospitais e consultórios de Cuiabá, tendo que se humilhar e gastar o pouco que tem para ter o mínimo de dignidade no transporte, enquanto o presidente compra carro para transportar documentos”, salientou o vereador Paulistinha.

Pelas informações colhidas, os cidadãos que estão se sentindo lesados deverão procurar em seus respectivos municípios o Ministério Público Estadual para que intervenha e faça se cumprir o compromisso assumido de garantir transporte seguro e confiável aos pacientes, até porque, já havia sido anunciado que recursos financeiros para proceder a aquisição já estavam assegurados, faltando tão somente a abertura de processo licitatório.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Governador reeleito recebe Prefeito e Vereadores Matupaenses

O principal objetivo renovar compromissos e fortalecer a parceria entre o Governo do Estado e o município, com foco nos investimentos e ações prioritárias para 2027.

Governador reeleito recebe Prefeito e Vereadores Matupaenses
Foto: Audiência com Governador

O governador reeleito de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, recebeu no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o prefeito de Matupá, Bruno Mena, acompanhado dos vereadores Valdemar Frigeri (Capitão), Silvano Ramos e Samuel Carteiro. A audiência, articulada pelo deputado estadual Diego Guimarães, teve como principal objetivo renovar compromissos e fortalecer a parceria entre o Governo do Estado e o município, com foco nos investimentos e ações prioritárias para 2027.

Na oportunidade, as lideranças matupaenses parabenizaram o governador pela reeleição, destacando a expressiva votação conquistada em Matupá: 6.568 votos, correspondentes a 61,81% dos votos válidos, demonstrando a confiança da população na continuidade das políticas públicas e no desenvolvimento regional.

Durante a reunião, prefeito e vereadores apresentaram uma ampla pauta de reivindicações, contemplando a ampliação de cirurgias, consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade na saúde; investimentos em pavimentação urbana e rural, construção de pontes, bueiros e galerias; fortalecimento dos programas habitacionais e ampliação dos incentivos à agricultura familiar.

Na educação, foram solicitados novos convênios para melhorias na infraestrutura das unidades escolares, transporte de estudantes, tecnologia, inovação pedagógica, aquisição de mobiliários e equipamentos. Também foram reivindicados a continuidade da entrega de máquinas e equipamentos para atender às demandas municipais, recursos para construção de quadras poliesportivas e campos de futebol com grama sintética, além do fortalecimento da segurança pública e da inclusão permanente de Matupá entre as prioridades dos programas sociais estaduais.

Todas as proposições foram formalmente apresentadas ao governador Otaviano Pivetta e ao deputado Diego Guimarães, que também conquistou expressiva votação em Matupá, recebendo 2.582 votos nas eleições de 2026.

Os vereadores Capitão, Silvano Ramos e Samuel Carteiro também ressaltaram a importância da união entre os poderes e agradeceram ao governador e ao deputado pelo diálogo aberto com as lideranças municipais.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Guarantã continua com atendimentos especializados em Otorrinolaringologia

A realização dessas cirurgias dentro do próprio município representa um avanço significativo na assistência especializada

Guarantã continua com atendimentos especializados em Otorrinolaringologia
Foto: Atendimento em Guarantã

O Hospital Nossa Senhora do Rosário, em Guarantã do Norte, realizou mais uma importante etapa do Programa Fila Zero, desta vez com cirurgias na especialidade de otorrinolaringologia, atendendo pacientes que necessitavam de procedimentos relacionados ao nariz e às amígdalas.

A realização dessas cirurgias dentro do próprio município representa um avanço significativo na assistência especializada, evitando deslocamentos para outros centros e proporcionando mais conforto, agilidade e segurança aos pacientes e seus familiares.

Para garantir a qualidade dos atendimentos, o Hospital Municipal conta com aparelhamento adequado, infraestrutura hospitalar, insumos, protocolos de segurança e profissionais altamente capacitados, oferecendo todo o suporte necessário no período pré-operatório, durante os procedimentos e também na recuperação pós-cirúrgica.

O fortalecimento dos serviços especializados integra as ações da Secretaria de Saúde para ampliar a resolutividade da rede pública e reduzir a demanda reprimida por consultas, exames e cirurgias.

A Secretária de Saúde, Tatiane Aranda, destacou que os investimentos buscam aproximar cada vez mais os serviços especializados da população.

“Estamos investindo para que os nossos pacientes possam realizar consultas, exames e procedimentos especializados aqui mesmo em Guarantã do Norte, contando com estrutura adequada, profissionais qualificados e todo o suporte necessário. Nosso compromisso é oferecer um atendimento humanizado, seguro e de excelência, cuidando das pessoas em todas as etapas do tratamento”, ressaltou Tatiane Aranda.

Ver Mais

Mais Vistas