Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

400 gestantes foram infectadas pelo vírus HIV em 4 anos em MT

Mais de 3 mil casos de Aids foram registrados

400 gestantes foram infectadas pelo vírus HIV em 4 anos em MT
Foto: Divulgação

Em Mato Grosso foram registrados mais de três mil casos de Aids no estado em quatro anos. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os dados englobam os anos de 2016 a 2019. Do total, quase 400 gestantes foram infectadas pelo vírus HIV.

De acordo com Boletim Epidemiológico da Vigilância Epidemiológica do estado, o aumento nos casos foi na faixa etária de 20 a 39 anos de idade. O índice mostra que o maior nível de infecção foi no sexo masculino, com escolaridade fundamental incompleta.

No período de 2016 a 2019 houve o registro de 3.376 casos de Aids em adultos; no mesmo período, 397 gestantes foram infectadas pelo vírus HIV. Sugere-se que os casos aumentaram devido às notificações que possam estar relacionadas ao diagnóstico precoce e ao tratamento em tempo oportuno.

A SES disse que não deve realizar campanhas locais ou diretas à população no período de carnaval. Entretanto, foram distribuídas cerca de 2 milhões de preservativos aos 141 municípios do estado. A ação é para reforçar a prevenção de novos casos da Aids e do vírus HIV durante o carnaval.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Viviane Cardozo Modesto, orienta que a melhor forma de evitar o contágio é a prevenção. O foco da pasta neste momento é oferecer a testagem e os insumos de prevenção a toda população. A secretaria produziu apenas campanhas publicitárias veiculadas na mídia.

O índice mostrou o aumento da doença em relação à infecção em gestantes. Os dados do estado apresentaram aumento de detecção em mulheres mais jovens.

Como estratégia de tratamento, o governo busca aumentar a imunidade e diminuir a carga viral das pessoas infectadas com o vírus HIV ou com a doença.

 

O Unaids, programa das Nações Unidas, estima que em 2019, semanalmente, cerca de 6 mil jovens entre 15 a 24 anos foram infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) no mundo. Cerca de 1,7 milhões são crianças, menores que 15 anos.

Os estudos e dados do programa global, estima que quase 2 milhões de pessoas no mundo não conhecem o próprio estado sorológico. Portanto podem estar convivendo com o vírus no organismo.

Cerca de 37,9 milhões de pessoas vivem com o vírus e 770 mil pessoas morrem em decorrência de doenças relacionadas à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), de acordo com dados estimados em 2018.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Peixoto implantará Tubos de Aço Corrugado em estradas rurais

Todas as áreas onde ocorrerão as substituições estão georeferenciadas e catalogadas, garantindo planejamento técnico e eficiência na execução.

Peixoto implantará Tubos de Aço Corrugado em estradas rurais
Foto: Tubos sendo montados

O Prefeito Paulistinha viabilizou junto à Sinfra-MT a liberação de tubos de aço corrugado de alto impacto, que já começaram a ser montados pela Secretaria Municipal de Obras. As estruturas, com 3 metros de diâmetro, serão implantadas nos antigos pontilhões de madeira das estradas rurais do distrito de União do Norte.

Todas as áreas onde ocorrerão as substituições estão georeferenciadas e catalogadas, garantindo planejamento técnico e eficiência na execução. A iniciativa vai eliminar um dos maiores problemas enfrentados durante o período chuvoso: o transbordamento da água, que frequentemente deixa pontes submersas e comunidades isoladas.

Nesta primeira etapa, estão sendo implantadas 6 redes de tubulação de aço, com vida útil superior a 50 anos. Após a conclusão deste estágio inicial de infraestrutura, o Governo de Mato Grosso já se comprometeu em continuar fornecendo os materiais à Prefeitura de Peixoto de Azevedo, até que todas as pontes, pontilhões e bueiros de madeira sejam totalmente substituídos.

O prefeito destacou a relevância estratégica da ação:
“Este investimento garante estradas seguras o ano inteiro, fortalecendo o setor agropecuário, mineral, madeireiro, a agricultura familiar e todas as cadeias produtivas que geram empregos, renda e desenvolvimento para nosso município”, afirmou.

A obra representa um avanço histórico em infraestrutura rural para Peixoto de Azevedo, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável e a integração das comunidades do campo.

Ver Mais

Política

Senador Jayme Campos garante mais recursos para Peixoto de Azevedo

Foi protocolado o pedido de destinação de recursos da União para a construção de um ginásio de esportes no Bairro Mãe de Deus.

Senador Jayme Campos garante mais recursos para Peixoto de Azevedo
Foto: Senador Jayme e Prefeito Paulistinha

O prefeito de Peixoto de Azevedo, Paulistinha, esteve em Brasília reunido com o senador Jayme Campos para agradecer as emendas parlamentares já oficializadas, cadastradas e outras já liberadas em favor do município.

Entre os investimentos assegurados estão recursos para a revitalização e urbanização do Córrego das Lavadeiras, fortalecimento da saúde de média e alta complexidade, aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários, micropavimentação asfáltica, compra de tratores agrícolas e a para construção da feira de agricultura familiar, impulsionando o desenvolvimento urbano e rural.

Durante o encontro, também foi protocolado o pedido de destinação de recursos da União para a construção de um ginásio de esportes no Bairro Mãe de Deus. O senador Jayme Campos garantiu que, em 2026, destinará emenda parlamentar de sua autoria para viabilizar a obra, que beneficiará uma das maiores comunidades peixotenses com infraestrutura esportiva, recreativa e de lazer.

O prefeito Paulistinha destacou a importância da parceria com o senador Jayme Campos e ressaltou que os investimentos representam mais qualidade de vida, mobilidade, fortalecimento da produção agrícola e novas oportunidades para a juventude e as famílias do município.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Prefeitura faz terraplenagem para obras do Complexo Esportivo Bela Vista

Projeto chega a R$ 1,2 milhão para construção do espaço público de esporte, cultura, lazer e meio ambiente

Prefeitura faz terraplenagem para obras do Complexo Esportivo Bela Vista
Foto: Máquinas trabalhando na área

A Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo está trabalhando contra o tempo para agilizar a preparação da terraplenagem da área onde será construído o Complexo Esportivo do Bairro Bela Vista.

Motoniveladoras, caminhões basculantes e rolos compactadores estão sendo utilizados na limpeza, nivelamento e compactação do aterro que vai receber um projeto moderno e completo, com campo sintético, quadra de streetball (basquete), playground infantil, pista de caminhada, área de contemplação com pergolados, iluminação em LED, além de proposta de jardinagem e paisagismo.

O prefeito Prefeito Paulistinha determinou que a secretaria dê todas as condições necessárias para que a empresa vencedora do processo licitatório inicie os trabalhos e entregue a obra dentro do prazo preconizado.

O complexo orçado em mais de R$ 1,2 milhão será um marco histórico para o lazer, a recreação, o esporte, a cultura, o turismo e o meio ambiente da região, que, na gestão Paulistinha e Dr. José Agnaldo, também vem recebendo importantes investimentos em drenagem e pavimentação asfáltica.

O novo espaço está estrategicamente localizado nas imediações de conjuntos habitacionais e da sede da APAE Peixotense, ampliando o acesso da comunidade a um ambiente de esporte, convivência e qualidade de vida.

Ver Mais

Mais Vistas