Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Secretaria de Saúde confirma 11ª morte por coronavírus no Estado

Boletim divulgado pela Pasta informa até hoje, havia 256 casos da doença em Mato Grosso

Secretaria de Saúde confirma 11ª morte por coronavírus no Estado
Foto: Divulgação

Um homem de 61 anos morreu na tarde desta segunda-feira (27) infectado com o novo coronavírus (Covid-19) em Sinop (a 480km de Cuiabá). É a 11ª morte no Estado.

Conforme informações da Secretaria de Saúde do Município, a vítima fazia parte do grpo de risco e, além da idade, tinha hipertensão (pressão alta) e diabetes.

Ele deu entrada no Hospital Regional de Sinop no dia 14 de abril e, desde então, estava internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

Esse é o segundo óbito registrado pelo Município. O primeiro foi o secretário-adjunto de Saúde de Sinop, Wirciley Fonseca, de 45 anos, ocorrido na noite de sexta-feira (24). 

A cidade possui 19 casos confirmados de coronavírus, de acordo com os boletins da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Mais cedo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) havia divulgado boletim informando que notificou, até a tarde desta segunda-feira (27), 256 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso. O boletim ainda não computava a morte do paciente de Sinop e informava que havia dez óbitos no Estado.

Nas últimas 24 horas, surgiram oito novas confirmações em Rondonópolis (2), Cáceres (2), Poconé (2) e residentes de outros estados (2). Contudo, em errata, a SES corrigiu o número de casos de Sinop para 19 e de Cuiabá para 126.  

 Dos 256 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 85 estão em isolamento domiciliar e 145 estão recuperados. Há ainda 16 pacientes hospitalizados, sendo 11 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cinco em enfermaria.

 No boletim, a SES também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 99 leitos de UTI e 403 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado.

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 58% dos diagnosticados são do sexo feminino e 42% masculino; além disso, 122 pacientes têm faixa-etária entre 36 a 55 anos. O documento ainda aponta que um total de 1.907 amostras já foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 24 amostras em análise laboratorial.

 Os casos confirmados estão em Cuiabá (126), Rondonópolis (38), Sinop (19), Várzea Grande (12), São José dos Quatro Marcos (6), Primavera do Leste (6), Mirassol D’Oeste (6), Cáceres (6), Tangará da Serra (5), Barra do Garças (3), Rio Branco (2), Poconé (2), Aripuanã (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), Querência (1), Pontes e Lacerda (1), Pontal do Araguaia (1), Nova Mutum (1), Nova Monte Verde (1), Lucas do Rio Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Jaciara (1), Ipiranga do Norte (1), Conquista D’oeste (1), Confresa (1), Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Alta Floresta (1) e residentes de outros Estados (7).

Os pacientes são acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES partir das 17h.

 Cenário nacional

Nesta segunda-feira (27), o Governo Federal confirmou 66.501 casos da Covid-19 no Brasil e 4.543 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde, o país contabilizava 4.205 mortes e 61.888 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Meio Ambiente

Ação Ambiental Unidos pelo Rio 2026

A 4ª edição do projeto Unidos pelo Rio promoveu mais uma grande mobilização em defesa do Rio Peixoto

Ação Ambiental Unidos pelo Rio 2026
Foto: Voluntário do Projeto

A 4ª edição do projeto Unidos pelo Rio promoveu mais uma grande mobilização em defesa do Rio Peixoto, reunindo clubes de serviços, cooperativas, Bombeiros Militares, pescadores, empresas, comerciantes, secretarias municipais e dezenas de voluntários em uma ação conjunta de limpeza e preservação ambiental.

Durante os trabalhos, foram utilizadas embarcações, maquinários e caminhonetes para percorrer diferentes pontos do rio e suas margens, possibilitando a coleta, armazenagem, transporte e destinação adequada dos resíduos retirados do meio ambiente.

A iniciativa é relevante pois o Rio Peixoto é responsável pelo abastecimento de água dos municípios de Matupá e Peixoto de Azevedo. A retirada de lixo e materiais descartados irregularmente contribui para reduzir a contaminação, preservar a qualidade da água e proteger a fauna, a flora e todo o ecossistema associado ao curso d’água.

Além do resultado imediato da limpeza, o Unidos pelo Rio fortalece a conscientização ambiental e chama a atenção da população para a responsabilidade coletiva de conservar os recursos hídricos.

Cuidar do Rio Peixoto significa também proteger uma das principais fontes de água da região e contribuir diretamente para a saúde, a qualidade de vida e o futuro das próximas gerações.
O evento é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Matupá com a parceria de mais de 25 instituições. A união entre instituições, iniciativa privada, poder público e voluntários demonstra, mais uma vez, que a preservação ambiental depende da participação de todos.

As Cooperativas Coogavepe e Cooperrio participaram ativamente desta tradicional ação ambiental que neste ano mostrou-se eficaz e imprescindível devido a maior conscientização da comunidade a respeito da preservação deste patrimônio que é de todos nós!

Ver Mais

Guarantã do Norte

Caminhão de Vacinação em Guarantã do Norte

SES-MT e Secretaria Municipal de Saúde unidos nesta ação de prevenção a saúde e cumprimento de metas de vacinação

Caminhão de Vacinação em Guarantã do Norte
Foto: Dia de Vacinação

Ação realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a SES-MT busca ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de crianças, jovens, adultos e idosos.

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), está intensificando as ações de imunização no município.

Nos dias 9 e 10 de setembro, o Caminhão de Imunização está na cidade para atender a população, contribuindo para o cumprimento das metas de cobertura vacinal e a atualização das cadernetas de vacinação.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro e Santa Marta foram definidas como pontos de referência e bases de apoio para a mobilização. O Caminhão de Imunização conta com estrutura especialmente adaptada para a aplicação de vacinas, incluindo sala de vacinação, elevador para pessoas com deficiência e sistema de rede de frio, garantindo o armazenamento adequado e seguro dos imunizantes e demais insumos.

Para fortalecer a iniciativa, a Coordenação Municipal de Imunização realiza uma verdadeira força-tarefa, com a participação de vacinadores, disponibilização de insumos, mobilização da comunidade e todo o suporte logístico e institucional necessário para o atendimento à população.

“A ação representa mais uma oportunidade para que moradores de diferentes faixas etárias verifiquem a situação vacinal e recebam as doses previstas no calendário de imunização”, disse a Secretária de Saúde, Tatiane Aranda.

Nesta quinta-feira, 10 de setembro, o atendimento acontece na UBS do Bairro Santa Marta até as 17h.

A orientação é para que os moradores procurem a unidade e levem o cartão de vacinação, possibilitando à equipe de saúde verificar as doses já recebidas e aquelas que precisam ser atualizadas.

Vacinação é prevenção. Mantenha sua caderneta atualizada e proteja sua saúde!

Ver Mais

Mais Vistas