Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

MT tem 901 casos de covid-19 e 39 pacientes estão na UTI

Mato Grosso teve 44 novos casos confirmados de covid-19 nas últimas 24 horas.

MT tem 901 casos de covid-19 e 39 pacientes estão na UTI
Foto: Divulgação

Mato Grosso teve 44 novos casos confirmados de covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, o número de contaminados pelo coronavírus no estado chega a 901. Do total, há 70 infectados hospitalizados, 39 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 31 em enfermaria, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado na tarde de domingo (17).

Quatro casos atribuídos à Várzea Grande foram remanejados para Cuiabá, pois os pacientes moram na capital.

O cenário atual mostra casos confirmados em Cuiabá (274), Rondonópolis (91), Várzea Grande (76), Barra do Garças (53), Primavera do Leste (36), Tangará da Serra (34), Lucas do Rio Verde (31), Sinop (29), Sorriso (27), Rosário Oeste (23), Cáceres (18), Confresa (17), Peixoto de Azevedo (15), Nova Mutum (13), Querência (12), Jaciara (12), Alta Floresta (9), Mirassol D’Oeste (8), Tapurah (7), Jangada (7), Chapada dos Guimarães (7), São José dos Quatro Marcos (6), São Pedro da Cipa (5), Vila Rica (4), Pontes e Lacerda (4), Pontal do Araguaia (4), Curvelândia (4), Nova Ubiratã (3), Ipiranga do Norte (3), Campo Novo do Parecis (3), Aripuanã (3), Água Boa (3), Vila Bela da Santíssima Trindade (2), Vale de São Domingos (2), Rondolândia (2), Rio Branco (2), Poxoréo (2), Poconé (2), Nova Lacerda (2), Juscimeira (2), Canarana (2), Campo Verde (2), Alto Araguaia (2), União do Sul (2), São Felix do Araguaia (1), Santo Antônio de Leverger (1), Santa Rita do Trivelato (1), Ponte Branca (1), Nova Xavantina (1), Nova Olímpia (1), Nova Monte Verde (1), Nossa Senhora do Livramento (1), Nobres (1), Lambari D’Oeste (1), Guarantã do Norte (1), Cotriguaçu (1), Conquista D’oeste (1), Alto Paraguai (1), Alto Garças (1), Acorizal (1) e residentes de outros Estados (21).

As 44 novas notificações estão concentradas da seguinte forma: Cuiabá (6), Rondonópolis (11), Várzea Grande (9), Barra do Garças (1), Primavera do Leste (2), Alta Floresta (2), Alto Garças (1), Campo Verde (1), Guarantã do Norte (1), Nova Mutum (1), Nova Ubiratã (2), Querência (5), São Pedro da Cipa (1) e residentes de outros estados (1).

Além dos contaminados hospitalizados, outros 481 estão em isolamento domiciliar e 323 já se recuperaram.

Segundo a SES, considerando o número total de casos em Mato Grosso, 50,9% dos diagnosticados são do sexo feminino e 49,1% masculino; além disso, 253 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos. O documento ainda aponta que um total de 3.788 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 120 amostras em análise laboratorial.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Matupá

Prefeito de Matupá, Bruno Mena, conquista Selo Ouro em Transparência Pública pelo TCE-MT

Seu governo tem se destacado pelo forte investimento em processos estruturados e pela abertura ao diálogo com a população, promovendo uma administração mais acessível e integrada.

Prefeito de Matupá, Bruno Mena, conquista Selo Ouro em Transparência Pública pelo TCE-MT
Foto: TCE-MT premia Prefeito Matupaense

O prefeito de Matupá, Bruno Mena, acaba de conquistar o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública, iniciativa desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

A certificação reconhece os municípios que se destacam na disponibilização de informações ao cidadão e na adoção de práticas de governança que favorecem a clareza, o controle social e a eficiência na administração pública.

Jovem, empreendedor e comprometido com a modernização da gestão municipal, Bruno Mena tem pautado sua administração em pilares como planejamento, organização, inovação, transparência, responsabilidade, legalidade, engajamento político-administrativo, ética e gestão participativa.

Seu governo tem se destacado no norte de MT pelo forte investimento em processos estruturados e pela abertura ao diálogo com a população, promovendo uma administração mais acessível e integrada.

A conquista do Selo Ouro evidencia o avanço da Prefeitura de Matupá na oferta de informações públicas e na consolidação de políticas que ampliam a participação do cidadão.

O reconhecimento do TCE-MT demonstra que o município está entre os que mais evoluíram em governança, integridade e acesso à informação, reforçando a credibilidade da gestão.

Em agradecimento pela certificação, o prefeito Bruno Mena destacou o trabalho coletivo que tornou o resultado possível.

“Este prêmio é fruto do esforço diário de toda a nossa equipe de governo e dos servidores públicos municipais. Cada setor, cada profissional contribuiu para que Matupá alcançasse este nível de excelência. Agradeço profundamente em meu nome e do Vice-Prefeito Celso Sorgatto a todos pelo compromisso, dedicação e pelo desejo de fazer uma cidade cada vez mais transparente, organizada e preparada para o futuro”, comentou o Prefeito Bruno Mena a reportagem NoticiaVip.

 

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Prefeitura de Peixoto de Azevedo mobiliza força‑tarefa nas estradas rurais

PCs, caminhões, motoniveladoras e pá‑carregadeiras já estão em ação nos trechos danificados pelas últimas chuvas nas estradas Porto dos Gaúchos e Zé Deco.

Prefeitura de Peixoto de Azevedo mobiliza força‑tarefa nas estradas rurais
Foto: Região do Porto dos Gaúchos

O Prefeito Paulistinha determinou o engajamento total de homens e máquinas para recuperar as vias de acesso às lavouras de grãos, áreas de gado de corte e leite, garimpos e demais cadeias produtivas do entorno da cidade.

PCs, caminhões, motoniveladoras e pá‑carregadeiras já estão em ação nos trechos danificados pelas últimas chuvas nas estradas Porto dos Gaúchos e Zé Deco.

A ação visa garantir a chegada de insumos e o escoamento da produção agropecuária e mineral, reduzindo ao máximo os transtornos aos setores que geram emprego e impulsionam a economia de Peixoto de Azevedo.

A Prefeitura agradece a compreensão da população e reforça o compromisso de manter as estradas em condições de uso mesmo em tempos de chuvarada.

Ver Mais

Guarantã do Norte

Guarantã conta agora com aparelho Retinógrafo

O retinógrafo permite a captação de imagens de alta precisão, possibilitando a identificação de alterações como retinopatia diabética, glaucoma, degenerações e outras enfermidades

Guarantã conta agora com aparelho Retinógrafo
Foto: Recebimento do Aparelho

A Secretaria de Saúde recebeu da SES-MT, por meio dos Programas Tele Saúde e Saúde Digital, um moderno aparelho Retinógrafo, equipamento fundamental para o diagnóstico precoce de doenças que afetam a retina e outras estruturas oculares.

Com tecnologia avançada, o retinógrafo permite a captura de imagens de alta precisão, possibilitando a identificação de alterações como retinopatia diabética, glaucoma, degenerações e outras enfermidades que, quando detectadas antecipadamente, evitam complicações e perda de visão.

“O equipamento representa um grande avanço para o sistema municipal de atendimento oftalmológico, oferecendo mais agilidade, precisão e segurança aos pacientes”, disse a secretária de Saúde, Tatiane Aranda.

A enfermeira Silvana Macedo Massotti, representante da saúde municipal, participou de uma capacitação técnica na sede da AMM, onde recebeu treinamento especializado para o uso do equipamento. Ela atuará como multiplicadora, repassando o conhecimento aos demais profissionais da rede de saúde de Guarantã do Norte, garantindo que todos estejam aptos a operar a nova tecnologia.

A iniciativa conta com a determinação da Secretária de Saúde, Tatiane Aranda, e do prefeito Márcio Gonçalves, que defendem uma atualização constante técnica, operacional e dos protocolos de saúde, seguindo padrões de excelência e qualidade no atendimento à população.

 

Ver Mais

Mais Vistas