Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

MT tem 901 casos de covid-19 e 39 pacientes estão na UTI

Mato Grosso teve 44 novos casos confirmados de covid-19 nas últimas 24 horas.

MT tem 901 casos de covid-19 e 39 pacientes estão na UTI
Foto: Divulgação

Mato Grosso teve 44 novos casos confirmados de covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, o número de contaminados pelo coronavírus no estado chega a 901. Do total, há 70 infectados hospitalizados, 39 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 31 em enfermaria, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado na tarde de domingo (17).

Quatro casos atribuídos à Várzea Grande foram remanejados para Cuiabá, pois os pacientes moram na capital.

O cenário atual mostra casos confirmados em Cuiabá (274), Rondonópolis (91), Várzea Grande (76), Barra do Garças (53), Primavera do Leste (36), Tangará da Serra (34), Lucas do Rio Verde (31), Sinop (29), Sorriso (27), Rosário Oeste (23), Cáceres (18), Confresa (17), Peixoto de Azevedo (15), Nova Mutum (13), Querência (12), Jaciara (12), Alta Floresta (9), Mirassol D’Oeste (8), Tapurah (7), Jangada (7), Chapada dos Guimarães (7), São José dos Quatro Marcos (6), São Pedro da Cipa (5), Vila Rica (4), Pontes e Lacerda (4), Pontal do Araguaia (4), Curvelândia (4), Nova Ubiratã (3), Ipiranga do Norte (3), Campo Novo do Parecis (3), Aripuanã (3), Água Boa (3), Vila Bela da Santíssima Trindade (2), Vale de São Domingos (2), Rondolândia (2), Rio Branco (2), Poxoréo (2), Poconé (2), Nova Lacerda (2), Juscimeira (2), Canarana (2), Campo Verde (2), Alto Araguaia (2), União do Sul (2), São Felix do Araguaia (1), Santo Antônio de Leverger (1), Santa Rita do Trivelato (1), Ponte Branca (1), Nova Xavantina (1), Nova Olímpia (1), Nova Monte Verde (1), Nossa Senhora do Livramento (1), Nobres (1), Lambari D’Oeste (1), Guarantã do Norte (1), Cotriguaçu (1), Conquista D’oeste (1), Alto Paraguai (1), Alto Garças (1), Acorizal (1) e residentes de outros Estados (21).

As 44 novas notificações estão concentradas da seguinte forma: Cuiabá (6), Rondonópolis (11), Várzea Grande (9), Barra do Garças (1), Primavera do Leste (2), Alta Floresta (2), Alto Garças (1), Campo Verde (1), Guarantã do Norte (1), Nova Mutum (1), Nova Ubiratã (2), Querência (5), São Pedro da Cipa (1) e residentes de outros estados (1).

Além dos contaminados hospitalizados, outros 481 estão em isolamento domiciliar e 323 já se recuperaram.

Segundo a SES, considerando o número total de casos em Mato Grosso, 50,9% dos diagnosticados são do sexo feminino e 49,1% masculino; além disso, 253 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos. O documento ainda aponta que um total de 3.788 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 120 amostras em análise laboratorial.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Peixoto de Azevedo

Vereador Ismael indica Praça de Lazer e Ginásio de Esportes para o Bairro Liberdade

Vereador Peixotense ouviu comunidade e apresentou em plenário indicação ao Prefeito Paulistinha e Deputado Dilmar Dalbosco

Vereador Ismael indica Praça de Lazer e Ginásio de Esportes para o Bairro Liberdade
Foto: Vereador Ismael Marcelinho

O Vereador Ismael Marcelinho (UB) indicou ao Prefeito Nilmar Miranda (Paulistinha) e também está fazendo gestão politica junto a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e o Deputado Estadual Dilmar Dalbosco para viabilizar a construção de uma praça de lazer e um ginásio de esportes para um dos bairros mais antigos de Peixoto de Azevedo, a Comunidade Liberdade.

O parlamentar justificou que o bairro conta com escolas, posto de saúde, CREAS e outros equipamentos públicos, porém o crescimento populacional reflete a necessidade de dotar esta região de uma Praça com arborização, bancos, playgroud, pergolados, iluminação de led, quadra de vôlei de areia, academia ao ar livre e um ginásio de esportes ou pelo menos uma quadra poliesportiva.

“Estive no Bairro Liberdade e conversei com os moradores, comerciantes, jovens e até mesmo com os idosos que a mais de 30 anos moram nesta localidade. Todos almejam ter uma praça de lazer para poder se confraternizar, bater um bom papo, tomar um tereré, fazer uma caminhada, enfim para a recreação e o descanso. Com relação a quadra de esportes ou ginásio, qualquer um é bem vindo para que a juventude possa praticar diversas modalidades e até para a associação desenvolva torneios, campeonatos e competições, sem contar que seria um espaço para a realização do Projeto de Escolinhas Esportivas de Base. Espero que minha solicitação seja atendida pelo Prefeito Paulistinha, mas em contrapartida estou fazendo o pedido ao nosso Líder do Governo na AL-MT, Dilmar Dalbosco”, disse o Vereador Ismael Marcelinho.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Grupo Frajola de Mineração realiza treinamento de segurança no trabalho

Capacitação e Treinamento tem apoio da cooperativa de garimpeiros de Peixoto de Azevedo

Grupo Frajola de Mineração realiza treinamento de segurança no trabalho
Foto: Treinamento

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe, participou do 1º ciclo de palestras dos Empreendimentos de Mineração Frajola – localizados na região do Troca-Tiro em Peixoto de Azevedo-MT.

Cerca de 40 garimpeiros assistiram a palestra e o treinamento sobre Técnicas de Segurança no Trabalho ministrados pelo Engenheiro Dhionatan Gianchini da Empresa Expert Engenharia.

Dentre as exposições estiveram em pauta a segurança e saúde na mineração, procedimentos, metodologias e medidas preventivas que devem ser seguidos por gestores e parceiros, avaliações de risco, planos de emergência, uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), sinalização da área de trabalho, treinamento adequado e promoção da cultura de segurança no ambiente laboral.

O Presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, parabenizou a iniciativa do cooperado Francisco Frajola e o comprometimento das normativas da legislação, pois o treinamento e monitoramento desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes no setor da mineração, provocando atitudes e procedimentos adequados para as situações de riscos e o uso correto dos EPIs, fundamental para manter um ambiente de trabalho seguro e produtivo.

A cooperativa de garimpeiros apoia incondicionalmente todas as ações providenciais a saúde, bem-estar e segurança do trabalhador do setor mineral e coloca-se a disposição uma atuação coletiva nos municípios que impactem na redução de acidentes e doenças ocupacionais.

Proprietários do Grupo Frajola

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Descaso e Inoperância da APA serão discutidos em Audiência Pública

Concessionária de Água e Esgoto Peixotense é convocada pela Câmara de Vereadores para explicar precariedade dos serviços oferecidos à população

Descaso e Inoperância da APA serão discutidos em Audiência Pública
Foto: Presidênte Thawê Dorta

Além de utilizar os veículos de comunicação como o rádio e a televisão, o Presidente da Câmara de Peixoto de Azevedo, Thawê Dorta, está fazendo o chamamento à população Peixotense para a Audiência Pública com a Diretoria da APA – Águas de Peixoto de Azevedo, também pelos canais oficiais do Poder Legislativo na internet.

Para reforçar o enfrentamento a possíveis descumprimentos do Contrato de Concessão dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário, o vereador Thawê Dorta convidou a Promotora de Justiça, Dra. Andreia Monte Alegre Bezerra de Menezes, para participar da audiência que contará com a presença de representantes do Poder Executivo Municipal.

Estão cada vez mais frequentes as denúncias sobre a falta de abastecimento em diversos bairros, cobranças indevidas e abusivas de tarifas, demora no atendimento aos consumidores, danificação de vias públicas sem o devido reparo e ineficiência dos canais de reclamações por telefone ou online.

“Convido à população que já não suporta a inoperância desta empresa. O município vem crescendo e são poucos ou quase nada os investimentos no sistema de captação, tratamento e distribuição de água e esgotamento sanitário. Iremos exigir informações, dados, aporte financeiro investido, cumprimento dos prazos contratuais, enfim. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) em muitos casos está passando batido, serviços essenciais, como o fornecimento de água, devem ser adequados, eficientes, seguros e contínuos. Deixar as famílias Peixotenses tanto tempo sem água e ainda atrasar o restabelecimento previsto são falhas graves que violam os direitos dos consumidores”, mencionou o Presidente Thawê Dorta.

A audiência pública acontecerá na próxima segunda-feira, dia 12 de maio, às 18:00 horas na sede da Câmara de Vereadores, localizada na Avenida Lions Internacional na paralela da rodovia BR-163.

Ver Mais

Mais Vistas