Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Vereador Joranir solicitará a Bancada Federal apoio para que UTIs permaneçam no HR depois da pandemia

Vereador Peixotense quer que Unidade de Terapia Intensiva seja mantida na estrutura do Hospital Regional após crise da COVID-19

Vereador Joranir solicitará a Bancada Federal apoio para que UTIs permaneçam no HR depois da pandemia
Foto: Leitos de UTI do Hospital Regional

O Vereador de Peixoto de Azevedo, Joranir José Soares, foi entrevistado pela nossa reportagem para falar sobre o encaminhamento de expediente reivindicatório a bancada de deputados federais e senadores de Mato Grosso para que as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que estão sendo implantadas na estrutura do Hospital Regional para atender especificamente casos complexos da COVID-19, sejam mantidos pós período de pandemia e o prazo emergencial da vigência do contrato de seis meses.

“Entendo que cinco municípios serão beneficiados diretamente, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo e Terra Nova do Norte que juntos somam mais de 100.000 habitantes, que até então estavam desprovidos de cobertura especializada de serviços de terapia intensiva hospitalar. A problemática das transferências de pacientes em estado grave para as UTIs do estado está exatamente na logística de transporte, quer seja terrestre ou aéreo, onde várias vidas acabam sendo perdidas, mesmo diante dos esforços de regulação e das equipes médicas”, comentou Joranir Soares.

O legislador declarou que as UTIs já estarão equipadas com recursos tecnológicos e científicos de última geração, assegurando aos enfermos cuidados especializados e humanizados, que possibilitarão maior eficácia e rapidez no atendimento, tratamento e salvamento de vidas.

“Além de encaminharmos o documento aos parlamentares federais para que façam gestão com o Ministério da Saúde para recebermos contrapartidas de recursos da União para manutenção e custeio das UTIs, também reivindicaremos aos Deputados Estaduais, à Secretaria de Estado de Saúde e o próprio Governador Mauro mendes, a inserção de aporte financeiro necessário no planejamento orçamentário para 2021 visando garantir este atendimento no Vale do Peixoto”, informou Joranir Soares.    

Informações do CISVP, Empresa Cure Tratamentos em Saúde e a Diretoria do Hospital Regional é de que os 10 leitos de UTI entrem em funcionamento e comece a receber pacientes até o próximo final de semana em Peixoto de Azevedo-MT. Todos os equipamentos, aparelhos, medicação, recursos humanos e EPIs já estão disponíveis, faltando apenas a rede de gases medicinais que está sendo instalada.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

UNIÃO DO NORTE

Agripac apoia ações de regularização fundiária do INCRA-MT

Entregas de títulos, coleta de assinaturas, juntada de documentos para novos títulos definitivos, além de orientações sobre baixas de cláusulas resolutivas e desbloqueios de áreas.

Agripac apoia ações de regularização fundiária do INCRA-MT
Foto: Entrega de Títulos INCRA-MT

A Associação de Mini e Pequenos Agricultores do PA Cachimbo – Agripac ofereceu total apoio à Unidade Regional do INCRA-MT durante o processo de regularização fundiária dos Projetos de Assentamentos Rurais de Peixoto de Azevedo.

Nos dias 11 e 12 de novembro, uma equipe técnica de servidores do órgão federal esteve na sede da associação realizando entregas de títulos, coleta de assinaturas, juntada de documentos para novos títulos definitivos, além de orientações sobre baixas de cláusulas resolutivas e desbloqueios de áreas.

As ações contemplaram os assentamentos PA Cachimbo I e II, PA São José União e PA Padovani, beneficiando dezenas de famílias que aguardavam há anos pela regularização de suas propriedades rurais.

O Chefe da Unidade Regional do INCRA-MT, Elias Araújo, agradeceu a parceria da Agripac pela cedência do espaço físico, apoio logístico e, principalmente, pela articulação junto às famílias de agricultores e divulgação das ações por meio das redes de comunicação da entidade, o que fortaleceu o alcance das atividades na região de União do Norte e comunidades adjacentes.

A presidente da Agripac, Fátima Sirlene Rasch, destacou a importância do avanço da regularização fundiária, “O Título Definitivo representa segurança jurídica e o reconhecimento do trabalho de famílias que há mais de 20 anos produzem e vivem da terra. É um sonho que se realiza e um passo fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar”, ressaltou.

O Secretário de Agricultura de Peixoto de Azevedo, Clóvis Mânica, enfatizou a parceria entre a Agripac, EMPAER, Prefeitura e o INCRA-MT, e reforçou o compromisso conjunto com a valorização do produtor rural e o desenvolvimento sustentável do campo.

Ver Mais

MINERAÇÃO

Cooperrio viabiliza Licenças Ambientais junto a SEMA-MT

Neste caminho de legalidade, a cooperativa já obteve duas grandes conquistas: a Licença Prévia (LP nº 319673/2025) e a Licença de Instalação (LI nº 78478/2025).

Cooperrio viabiliza Licenças Ambientais junto a SEMA-MT
Foto: Sede da Cooperativa

Peixoto de Azevedo (MT) – A Cooperrio – Cooperativa de Garimpeiros do Rio Peixoto – reforça seu compromisso com a legalização, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do cooperativismo mineral no norte de Mato Grosso. Legalmente constituída (CNPJ 59.444.456/0001-93), a entidade vem garantindo aos seus quase 70 cooperados a possibilidade de exercer a tradicional atividade de extração de ouro por meio de embarcações (balsas), prática que faz parte da história e da cultura de Peixoto de Azevedo.

Um dos principais objetivos da Cooperrio é promover a formalização dos garimpeiros, assegurando que a atividade ocorra dentro da legalidade e de forma ambientalmente responsável. Para isso, a cooperativa conta com um quadro técnico e jurídico especializado, voltado à viabilização dos licenciamentos ambientais obrigatórios junto aos órgãos competentes, como SEMA-MT, ANM, IBAMA, entre outros.

A Cooperrio também tem buscado constante diálogo e apoio institucional junto ao Ministério Público Estadual, Prefeituras, Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa e Governo do Estado de Mato Grosso, com o intuito de fortalecer a continuidade da garimpagem por via pluvial, garantindo que o setor atue de acordo com as normas, portarias e legislações vigentes.

Formada por homens e mulheres que vivem do trabalho garimpeiro e ajudam a sustentar suas famílias, a cooperativa contribui diretamente para o aquecimento da economia local. Além da geração de emprego e renda, a Cooperrio também se dedica à promoção de ações sociais e ambientais voltadas à educação, preservação e sustentabilidade, reforçando seu compromisso com a proteção dos recursos naturais e o desenvolvimento responsável.

Neste caminho de legalidade, a cooperativa já obteve duas grandes conquistas: a Licença Prévia (LP nº 319673/2025) e a Licença de Instalação (LI nº 78478/2025). Agora, a Cooperrio trabalha para alcançar a Licença de Operação, etapa final do processo de regularização ambiental.

De acordo com a diretoria da cooperativa, o trabalho vem sendo conduzido com responsabilidade, coerência, transparência e respeito às leis. A Cooperrio faz um chamado a todos os balseiros-garimpeiros e segmentos organizados da sociedade para que se unam em apoio à continuidade dessa atividade tradicional, agora conduzida de forma sustentável e legalizada.

“Nosso compromisso é com a legalização, a sustentabilidade e o futuro das próximas gerações. Acreditamos que é possível conciliar a atividade garimpeira com o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social da região”, destacou o Presidente da Cooperrio, Vanderson Lobato Portes.

Com uma atuação pautada na responsabilidade e no diálogo, a Cooperrio reafirma sua missão de promover uma mineração sustentável e racional ao longo do Rio Peixoto, aliando progresso, preservação ambiental e valorização do trabalho cooperativo.

Licenças Ambientais emitidas pela Sema-MT

Ver Mais

Mais Vistas