Redes Sociais
Redes Sociais

Saúde

Centro de Triagem da COVID-19 foi transferido para UPA Peixotense

Objetivo é facilitar o acesso da população ao diagnóstico precoce da doença

Centro de Triagem da COVID-19 foi transferido para UPA Peixotense
Foto: Centro de Atendimento

Diante do aumento significativo da procura de pessoas ao Centro de Atendimento Especializado a COVID-19, até então estabelecido provisóriamente ao lado da Creche Irmã Dulce, a Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo optou de forma estratégica pela transferência do órgão para a estrutura física da UPA que funciona em anexo ao Hospital Regional no Bairro Alvorada.

O Centro de Atendimento a COVID-19 terá um espaço mais adequado de Consultório Médico, Sala de Triagem, Sala de Coleta de Exames, Farmácia, Sala de Observação, Farmácia e Recepção.

Essa medida foi tomada para que as pessoas ao sentirem os primeiros sintomas, procurem de imediato os postos de saúde e até mesmo o centro de atendimento, visto que o diagnóstico precoce é fundamental para a eficácia do tratamento e minimização das possibilidades de agravamento e óbito.

Outro fator positivo diz respeito às situações de maior gravidade que ao serem observadas clinicamente serão encaminhas de imediato ao Hospital Referencial da COVID-19, otimizando inclusive a logística de transporte e ingresso na Unidade Hospitalar Peixotense respeitando todo tramitar e protocolos do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde..

O Centro de Atendimento Especializado a COVID-19 conta com equipe multiprofissional para este acolhimento imediato, com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e auxiliares.

Desde domingo, dia 07 de março de 2021, o centro já estará em funcionamento nas novas instalações e observa-se que por conta do relaxamento, despreocupação, descuido e não cumprimento das regras, normativas e medidas preventivas as pessoas já chegam praticamente em estado respiratório grave devido o acometimento pelo coronavirus fator que está provocando o calapso no sistema de saúde que tem numero insuficiente de leitos clínicos e de UTI para atender a demanda que na última semana triplicou o número de atendimentos no Centro Municipal de Triagem da Covid-19 em Peixoto de Azevedo. 

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Meio Ambiente

Ação Ambiental Unidos pelo Rio 2026

A 4ª edição do projeto Unidos pelo Rio promoveu mais uma grande mobilização em defesa do Rio Peixoto

Ação Ambiental Unidos pelo Rio 2026
Foto: Voluntário do Projeto

A 4ª edição do projeto Unidos pelo Rio promoveu mais uma grande mobilização em defesa do Rio Peixoto, reunindo clubes de serviços, cooperativas, Bombeiros Militares, pescadores, empresas, comerciantes, secretarias municipais e dezenas de voluntários em uma ação conjunta de limpeza e preservação ambiental.

Durante os trabalhos, foram utilizadas embarcações, maquinários e caminhonetes para percorrer diferentes pontos do rio e suas margens, possibilitando a coleta, armazenagem, transporte e destinação adequada dos resíduos retirados do meio ambiente.

A iniciativa é relevante pois o Rio Peixoto é responsável pelo abastecimento de água dos municípios de Matupá e Peixoto de Azevedo. A retirada de lixo e materiais descartados irregularmente contribui para reduzir a contaminação, preservar a qualidade da água e proteger a fauna, a flora e todo o ecossistema associado ao curso d’água.

Além do resultado imediato da limpeza, o Unidos pelo Rio fortalece a conscientização ambiental e chama a atenção da população para a responsabilidade coletiva de conservar os recursos hídricos.

Cuidar do Rio Peixoto significa também proteger uma das principais fontes de água da região e contribuir diretamente para a saúde, a qualidade de vida e o futuro das próximas gerações.
O evento é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Matupá com a parceria de mais de 25 instituições. A união entre instituições, iniciativa privada, poder público e voluntários demonstra, mais uma vez, que a preservação ambiental depende da participação de todos.

As Cooperativas Coogavepe e Cooperrio participaram ativamente desta tradicional ação ambiental que neste ano mostrou-se eficaz e imprescindível devido a maior conscientização da comunidade a respeito da preservação deste patrimônio que é de todos nós!

Ver Mais

Guarantã do Norte

Caminhão de Vacinação em Guarantã do Norte

SES-MT e Secretaria Municipal de Saúde unidos nesta ação de prevenção a saúde e cumprimento de metas de vacinação

Caminhão de Vacinação em Guarantã do Norte
Foto: Dia de Vacinação

Ação realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a SES-MT busca ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de crianças, jovens, adultos e idosos.

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), está intensificando as ações de imunização no município.

Nos dias 9 e 10 de setembro, o Caminhão de Imunização está na cidade para atender a população, contribuindo para o cumprimento das metas de cobertura vacinal e a atualização das cadernetas de vacinação.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro e Santa Marta foram definidas como pontos de referência e bases de apoio para a mobilização. O Caminhão de Imunização conta com estrutura especialmente adaptada para a aplicação de vacinas, incluindo sala de vacinação, elevador para pessoas com deficiência e sistema de rede de frio, garantindo o armazenamento adequado e seguro dos imunizantes e demais insumos.

Para fortalecer a iniciativa, a Coordenação Municipal de Imunização realiza uma verdadeira força-tarefa, com a participação de vacinadores, disponibilização de insumos, mobilização da comunidade e todo o suporte logístico e institucional necessário para o atendimento à população.

“A ação representa mais uma oportunidade para que moradores de diferentes faixas etárias verifiquem a situação vacinal e recebam as doses previstas no calendário de imunização”, disse a Secretária de Saúde, Tatiane Aranda.

Nesta quinta-feira, 10 de setembro, o atendimento acontece na UBS do Bairro Santa Marta até as 17h.

A orientação é para que os moradores procurem a unidade e levem o cartão de vacinação, possibilitando à equipe de saúde verificar as doses já recebidas e aquelas que precisam ser atualizadas.

Vacinação é prevenção. Mantenha sua caderneta atualizada e proteja sua saúde!

Ver Mais

Mais Vistas