Redes Sociais
Redes Sociais

Terra Nova do Norte

Mulheres Terranovenses participam de curso de Planejamento e Aproveitamento de Alimentos

Na teoria e na prática elas aprenderam a reaproveitar partes das frutas, verduras, legumes e hortaliças, que anteriormente eram descartados.

Curso Terra Nova
Foto: Divulgação

Com objetivo de assegurar as famílias mais uma fonte de geração de renda, a Secretaria de Assistência Social de Terra Nova do Norte ofertou mais um curso de capacitação profissional em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-MT – e o Sindicato Rural.

Um grupo de mulheres foi qualificado por meio do Curso de Planejamento e Aproveitamento de Alimentos. Na teoria e na prática elas aprenderam a reaproveitar partes das frutas, verduras, legumes e hortaliças, que anteriormente eram descartados.

Durante as aulas as cursistas tiveram acesso a conhecimentos técnicos específicos sobre a utilização de raízes, cascas, talos e sementes no preparo de deliciosas receitas, quer seja para o consumo no próprio lar ou até mesmo para comercialização.

O município de Terra Nova do Norte é essencialmente agrícola e diante de tantas cadeias produtivas o treinamento e a capacitação são bem vindos para agregar valor a produção de alimentos nas propriedades rurais.

“O que é mais importante que estamos garantindo ao mesmo tempo uma ocupação e também oportunidade de renda a essas mulheres empreendedoras. Outro ponto positivo é o enriquecimento da alimentação familiar e a eliminação de possíveis desperdícios. Quero parabenizá-las pela participação e empenho, e solicitar que coloquem em prática no seu dia-a-dia este importante conhecimento”, declarou a Secretária de Assistência Social, Giovana Rodrigues Kuhn.

A Coordenação do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) lembrou da importância do aproveitamento integral dos alimentos, pois a sua associação a técnicas culinárias e gastronômicas garantirá mais saúde e bem-estar as pessoas, bem como a preservação do meio ambiente e a redução de custos.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri

Neri garantiu que a associação será contemplada com os equipamentos para mecanização das áreas de plantio dos agricultores familiares do assentamento rural.

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri
Foto: Neri Geller atende vereadoras
Em uma postagem nas redes sociais a Vereadora Roângela Matos Dias (Zinha) presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo disse que 'Credibilidade política se conquista com respeito, verdade e muito trabalho, e jamais se impõe'.
 
A parlamentar fez menção e agradeceu o Secretário Nacional de Políticas Agrícolas do MAPA-Governo Federal, Neri Geller por atender o pleito de 01 Patrulha Agricola Mecanizada para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Iriri, que é uma referência em produtividade no Projeto de Assentamento Planalto do Iriri, localizado a mais de 170 km da sede do município.
 
Ela frizou que a instituição abastece o mercado local, oferta alimentos para escolas, entidades e instituições filantrópicas, além de gerar empregos e renda no campo.
 
A expectativa é de que nos próximos 90 dias o trator e implementos sejam disponibilizados conforme anunciou em entrevista o Secretário Neri Geller.
Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte

Vereadora e Moradores se unem para buscar construção de pontes e bueiros nas estradas rurais

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 02
A vereadora Eliege Krul segue defendendo a população do distrito União do Norte, quer seja na Tribuna da Câmara, na Imprensa e com mais assiduidade através da Promotoria de Justiça da Comarca de Peixoto de Azevedo.
 
Neste final de semana a parlamentar esteve no Travessão 02 onde a Secretaria de Obras fez a construção da ponte de madeira em atendimento a um termo de compromisso assumido junto ao MPE, a Legisladora e as dezenas de famílias que estavam praticamente ilhadas nas comunidades dos travessões 02 e 03 por conta da queda de pontes ocasionada pela falta de manutenção e fortes chuvas deste ano.
 
Duas pontes foram construídas nas ligações dos travessões onde concentra-se um grande número de agricultores familiares, bem como por onde passa o transporte escolar e é feito o escoamento dos produtos hortifrutigranjeiros.
 
“Em partes estou satisfeita. Essa cobrança tem mais de 2 anos e só foi parcialmente resolvida por conta do acionamento da promotoria de justiça e uma grande mobilização dessas famílias que estiveram pessoalmente na sede do Ministério Público, a exemplo da Ação Civil Pública que eu mesma movi para que as pessoas tivessem o direito de ir e vir. Não darei descanso a esta gestão até que ela faça obras mais duradouras, ou seja que se construa pontes, bueiros e galerias de concreto”, mencionou a Vereadora Eliege Krul.
 
A parlamentar garantiu que será intransigente para que os 11 projetos de assentamentos rurais tenham estradas trafegáveis e sejam respeitados como território integrante do município de Peixoto de Azevedo e que ajuda no desenvolvimento econômico local.
Ver Mais

Mais Vistas