Redes Sociais
Redes Sociais

Terra Nova do Norte

Família Picinni de Terra Nova do Norte recebe Prêmio Top Farm MT 2018

Empreendedores da Agricultura Familiar de Terra Nova do Norte tornam-se referência estadual em evento que destaca o Agronegócio de Mato Grosso.

Família Picinni
Foto: Divulgação

A Top Farm MT 2018 aconteceu na última segunda-feira (02) e premiou os destaques do Agronegócio em Mato Grosso.

Mais de 41 personalidades indicadas e avaliadas criteriosamente por uma comissão julgadora elegeu os vencedores em 19 categorias: Soja, Milho, Suinocultura, Agricultura Familiar, Arroz, Feijão e Pulses, Leite, Pecuária de Corte, Irrigação, Mel, Florestal, Algodão, Bioenergia, Pesquisa, Mulher Destaque, Piscicultura, Integração Lavoura Pecuária, Prêmio pesquisa Dario Minoru, Girassol e Milho Pipoca, e o Prêmio Especial Farm Show, concedido especialmente a um dos concorrentes.

O evento aconteceu no Centro de Convenções Primacredi em Primavera do Leste e contou com a presença do Prefeito de Terra Nova do Norte, Valter Kunh, que foi acompanhar e prestigiar a Família Picinni que conquistou o 1º lugar na Categoria Agricultura Familiar.

Em uma área de pouco mais de 20 hectares localizada na 8ª Agrovila a família atua em diversas frentes de cadeias produtivas, tais como:

Fruticultura - com mais de 20 espécies de frutas produzidas e comercializadas In Natura e de forma Industrializada (Polpas – 4 Tonelas/Mês).

Suinocultura – criação de suínos para o consumo próprio e aquisição de carne de porco inspecionada para fabricação de embutidos e defumados.

Pecuária Leiteira – manejo de gado leiteiro para produção de leite e seus derivados (queijo, ricota, nata).

Piscicultura – em dois tanques de aproximadamente 200 M² de lâmina de água onde são cultivados inicialmente peixes da espécie Tabatinga.

Segundo o Patriarca Sr. Ari Picinni, a mais de 28 anos a família está em cima deste pedaço de terra no município e pelo menos há 13 anos lida com a atividade agropastoril, promovendo o desenvolvimento rural de forma sustentável, ou seja, com foco na diversificação de culturas e rotatividade, sempre se levando em consideração os aspectos ecológicos e ambientais. Neste contexto a mão-de-obra é praticamente familiar.      

“Em nossa propriedade a renda gira entorno de R$ 12.000,00 e R$ 15.000,00 ao mês. Por meio das linhas de crédito adquirimos máquinas, equipamentos e implementos, que agregados ao conhecimento e experiência que temos na lida, conseguimos produzir mais e com maior qualidade. Realmente é uma engrenagem que trabalha em harmonia e que garante o sustento de todos os membros da família e alguns colaboradores. Não posso esquecer-me de agradecer a COOPERNOVA que tem nos auxiliado no processo de assistência técnica e pesquisas, sempre que necessitamos”, declarou o Produtor Ari Picinni.

O Prêmio Top Farm MT 2018 foi recebido pelo filho e produtor rural Terranovense, Odair Picinni, que na oportunidade representou o setor produtivo do município. Em um telão de LED ele fez o seu emocionante depoimento da história de evolução, crescimento, desenvolvimento e sucesso do empreendimento rural familiar referencial para todos os 141 municípios de Mato Grosso.

Em entrevista concedida a imprensa estadual, o Prefeito Valter Kuhn enalteceu o trabalho pioneiro da Família Picinni na Agricultura Famíliar de Terra Nova do Norte e do Estado. Ele lembrou das dificuldades enfrentadas pelos agricultores, o pioneirismo no processo de mecanização da área, as estratégias usadas para minimizar os impactos ambientais, a promoção da diversificação de culturas e principalmente a capacidade de produzir mais e com excelência de qualidade.

“Além do prêmio outorgado por renomadas instituições públicas e privadas do Setor Produtivo de Mato Grosso, e de parabenizar e felicitar a Família Picinni, minha função quanto Prefeito Municipal de Terra Nova do Norte é propor a título de contrapartida a prestação de um serviço público de qualidade no que tange a recuperação de estradas, construção de pontes e bueiros, mas também de fortalecer a parceria junto a SEAF-MT, SENAR-MT, EMBRAPA, COOPERNOVA, entre outros órgãos para promover os devidos incentivos para que a Agricultura Familiar continue prosperando em nosso município, que é essencialmente agrícola”, disse o Prefeito Valter Kuhn.   

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

Política

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri

Neri garantiu que a associação será contemplada com os equipamentos para mecanização das áreas de plantio dos agricultores familiares do assentamento rural.

Patrulha Mecanizada para a Associação de Produtores Rurais do Vale do Iriri
Foto: Neri Geller atende vereadoras
Em uma postagem nas redes sociais a Vereadora Roângela Matos Dias (Zinha) presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo disse que 'Credibilidade política se conquista com respeito, verdade e muito trabalho, e jamais se impõe'.
 
A parlamentar fez menção e agradeceu o Secretário Nacional de Políticas Agrícolas do MAPA-Governo Federal, Neri Geller por atender o pleito de 01 Patrulha Agricola Mecanizada para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Iriri, que é uma referência em produtividade no Projeto de Assentamento Planalto do Iriri, localizado a mais de 170 km da sede do município.
 
Ela frizou que a instituição abastece o mercado local, oferta alimentos para escolas, entidades e instituições filantrópicas, além de gerar empregos e renda no campo.
 
A expectativa é de que nos próximos 90 dias o trator e implementos sejam disponibilizados conforme anunciou em entrevista o Secretário Neri Geller.
Ver Mais

UNIÃO DO NORTE

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte

Vereadora e Moradores se unem para buscar construção de pontes e bueiros nas estradas rurais

Vereadora Eliege continua trabalhando para garantir estradas em União do Norte
Foto: Vereadora Eliege na Ponte do Trav. 02
A vereadora Eliege Krul segue defendendo a população do distrito União do Norte, quer seja na Tribuna da Câmara, na Imprensa e com mais assiduidade através da Promotoria de Justiça da Comarca de Peixoto de Azevedo.
 
Neste final de semana a parlamentar esteve no Travessão 02 onde a Secretaria de Obras fez a construção da ponte de madeira em atendimento a um termo de compromisso assumido junto ao MPE, a Legisladora e as dezenas de famílias que estavam praticamente ilhadas nas comunidades dos travessões 02 e 03 por conta da queda de pontes ocasionada pela falta de manutenção e fortes chuvas deste ano.
 
Duas pontes foram construídas nas ligações dos travessões onde concentra-se um grande número de agricultores familiares, bem como por onde passa o transporte escolar e é feito o escoamento dos produtos hortifrutigranjeiros.
 
“Em partes estou satisfeita. Essa cobrança tem mais de 2 anos e só foi parcialmente resolvida por conta do acionamento da promotoria de justiça e uma grande mobilização dessas famílias que estiveram pessoalmente na sede do Ministério Público, a exemplo da Ação Civil Pública que eu mesma movi para que as pessoas tivessem o direito de ir e vir. Não darei descanso a esta gestão até que ela faça obras mais duradouras, ou seja que se construa pontes, bueiros e galerias de concreto”, mencionou a Vereadora Eliege Krul.
 
A parlamentar garantiu que será intransigente para que os 11 projetos de assentamentos rurais tenham estradas trafegáveis e sejam respeitados como território integrante do município de Peixoto de Azevedo e que ajuda no desenvolvimento econômico local.
Ver Mais

Mais Vistas