Redes Sociais
Redes Sociais

Terra Nova do Norte

Chuvas castigam estradas em Terra Nova do Norte

Prefeito Valter Kuhn disse que Situação de Emergência será decretada diante de tanta destruição de pontes, bueiros e estradas.

Chuvas castigam estradas em Terra Nova do Norte
Foto: Bueiros foram levados pela enxurrada

As chuvas intensas dos últimos dias na região Norte de Mato Grosso têm causado transtornos nos municípios, destruindo estradas e pontes. Em Terra Nova do Norte, a situação está caótica.

O prefeito Valter Kuhn informou ao Nortão Online que está em viagem, já providenciando a documentação para decretar estado de emergência no município. Também pretende pedir auxílio da Defesa Civil.

Várias pontes e bueiros foram arrancados parcial ou totalmente pelas chuvas torrenciais e muitos produtores ficaram temporariamente isolados.

Foram registrados prejuízos em pontes e bueiros na Linha Paraná, Estrada da Oitava Agrovila, Estrada da Guia, região da Uru, Peru, São Pedro, Sagrada Família, Coplaca no Travessão do Vilmar Barato entre outros.

A secretaria de obras do município, mesmo com equipe reduzida, já conseguiu recuperar em torno de 15 locais, entre pontes, bueiros e instalação de tubos de concreto. Até o final de semana devem ser recuperados pelo menos mais 3 locais que também foram prejudicados pelas chuvas.

O município de Terra Nova do Norte possui uma imensa extensão de área rural, sendo que um levantamento feito pelo departamento de engenharia da prefeitura mapeou cerca de 420 pontes e bueiros. É preciso um trabalho intenso para manter em condições de trafegabilidade de aproximadamente 1.500 km de estradas não pavimentadas, que infelizmente sofrem neste período de chuvas.

O Prefeito Valter Kuhn, juntamente com a sua equipe, conseguiu em 3 anos de mandato reconstruir, com a troca de todo madeiramento e ainda levantar cabeceiras de pedra em aproximadamente 100 pontes e ainda promover o conserto e melhoria de outras cerca de 120 entre pontes e bueiros, porém ainda existe uma grande parte que deve receber atenção especial nos próximos anos para dar continuidade nesta sequência de trabalho.

Além do interior, também foram registrados pontos de alagamento na cidade e a equipe está fazendo um esforço para conseguir atender todas as situações com o maquinário da prefeitura.

Comentários
Aviso Importante: Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Vip , não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.

UNIÃO DO NORTE

Travessões que ligam Peixoto e Matupá recebem infraestrutura

Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo realizou a implantação de tubo de aço corrugado em substituição à antiga ponte de madeira na estrada do Travessão 01 ao Travessão 03 do PA S.J. União

Travessões que ligam Peixoto e Matupá recebem infraestrutura
Foto: Recuperação do Travessão 01 SJ União

A Secretaria de Obras de Peixoto de Azevedo realizou a implantação de tubo de aço corrugado em substituição à antiga ponte de madeira na estrada do Travessão 01 ao Travessão 03 do PA S.J. União, importante via de ligação entre os municípios de Peixoto de Azevedo e Matupá.

Além da substituição da estrutura, as obras contemplaram a reabertura das laterais da estrada, minimização da curva, implantação de desaguadouros, aterro e a execução de serviços complementares, garantindo mais segurança e durabilidade ao trecho.

A via, que registra intenso tráfego de máquinas e caminhões, especialmente no período de escoamento da produção agropecuária, já está liberada para o trânsito. A intervenção reforça o compromisso da gestão Paulistinha em oferecer suporte à infraestrutura rural, assegurando melhores condições de mobilidade e fortalecendo o desenvolvimento do setor produtivo do município.

Ver Mais

Peixoto de Azevedo

Estrada de acesso a Mineradora em Peixoto é revitalizada

Estrada do Baixão Velho é fundamental para o setores de mineração e agropecuário

Estrada de acesso a Mineradora em Peixoto é revitalizada
Foto: Estrada do Baixão Velho

A Secretaria de Obras realizou a recuperação da estrada do Baixão Velho, importante via de acesso a empreendimentos de mineração, garimpos de ouro e áreas de plantio de grãos no município de Peixoto de Azevedo.

Para restabelecer as condições de tráfego, foram empregados motoniveladoras, pá-carregadeiras, PCs, caminhões basculantes e outros maquinários no patrolamento, cascalhamento, limpeza das margens, abertura de desaguadouros e na execução de ações emergenciais, assegurando a trafegabilidade da via rural.

A iniciativa atende à determinação do Prefeito Paulistinha de garantir o acesso às propriedades e empreendimentos, o transporte da produção mineral, o escoamento agropecuário e o deslocamento da população até a sede do município, onde estão concentrados os serviços públicos essenciais.

Ver Mais

Saúde

Cirurgias de Catarata serão realizadas no HM Nossa Senhora do Rosário

A ação faz parte do Programa Fila Zero que tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por procedimentos especializados

Cirurgias de Catarata serão realizadas no HM Nossa Senhora do Rosário
Foto: Avaliações Oftalmológicas

A Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte realizou, neste sábado, 07 de fevereiro, atendimentos médicos na especialidade de oftalmologia, com foco na triagem e preparação de pacientes para a realização de cirurgias de catarata previstas para este mês de fevereiro de 2026.

A ação faz parte do Programa Fila Zero, que tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por procedimentos especializados, garantindo mais agilidade e dignidade no atendimento à população Guarantaense.

Dezenas de pacientes passaram por avaliações e serão submetidos ao procedimento cirúrgico de forma totalmente gratuita no Hospital Nossa Senhora do Rosário.

O programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Guarantã do Norte e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), reforçando o compromisso com a ampliação do acesso à saúde pública e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

“A iniciativa representa um avanço significativo na área da saúde ocular, devolvendo visão, autonomia e bem-estar aos pacientes atendidos”, disse a Secretária de Saúde, Tatiane Aranda.

Ver Mais

Mais Vistas